» Esportes » Sup

Stand up paddle e SUP Surf em Ubatuba

Quem deseja praticar SUP Surf, remar de Stand Up Paddle em Ubatuba, encontra dezenas de praias boas, com mar calmo e tranquilo, além de roteiros variados, como rios e ilhas.

A título de curiosidade, essa atividade tem origens havaianas, onde é chamado de Hoe He’e nalu. Tradicionalmente os nativos do Havaí não resistem ao ver um toco de madeira que encontram uma maneira de flutuar sobre a água.

Poderia ser sarcasmo não fosse a habilidade histórica-cultural dos nativos em construir embarcações dos mais variados tipos. Porém, há vestígios de uma embarcação peruana chamada “Caballitos” ou “Caballitos de Totora”, que indicam a possibilidade do esporte ser originário do Peru.

Independente de suas origens, aqui em Ubatuba você encontrará muitos locais para remar de stand up paddle. Essa página trata disso.

SIGA-NOS
   

Dupla remando de Stand Up Paddle em Ubatuba com um cachorro a bordo de uma das pranchas

Guia de Referência de Stand Up Paddle (SUP) e SUP Surfing em Ubatuba

Onde remar de Stand up padlde e praticar SUP Surf

Navegue pela lista das melhores praias de Ubatuba para remar de stand up paddle e praticar SUP Surf.

No centro, com exceção da Praia Vermelha do Centro, é possível remar em todas. A Praia do Perequê-Açú e a Praia do Tenório são mais indicadas para o SUP Surf. Essa, porém, não é uma lista definitiva, existem muitas outras opções.

Passeios e Praias de Ubatuba boas para Stand up paddle e SUP Surf – Norte

Locais, passeios e praias de Ubatuba para Stand Up Paddle e SUP Surf na Região Norte.

1. Praia da Barra Seca

Logo no início da região norte, sentido Paraty, a Praia da Barra Seca é pouco frequentada, aconchegante, além do entardecer ser um dos mais belos região, é também uma excelente praia para remar de stand up paddle em Ubatuba.

O acesso é por via secundária bloquetada. Há alguns poucos quiosques próximos do acesso e pode-se estacionar nas proximidades da areia.

2. Praia do Alto

Distante 12 km do Centro, a Praia do Alto é acessível por trilha rápida, 5 minutos. Tem águas calmas e também é um local muito procurado praticar mergulho em Ubatuba, livre e snorkeling.

Há apenas um quiosque, que funciona nos períodos mais movimentados, além de um estacionamento privado.

3. Praia de Itamambuca

Ainda que seja uma das principais referências do surf em Ubatuba, no extremo direito da Praia de Itamambuca há um excelente rio para remar de stand up paddle.

O acesso principal é pelo condomínio/loteamento e paga-se zona azul para estacionar. Há quiosques apenas no extremo direito da praia, além de tendas de alimentos e líquidos distribuídos pela orla.

4. Praia do Félix e Praia do Português

Distante 16 KM do centro, acessível pelo condomínio, o extremo direito Praia do Félix é frequentado por famílias e com águas calmas. Por ali é possível ir remando de SUP até a Praia do Português.

Há poucos quiosques e inúmeras barracas de praia, além de estacionamentos privados e zona azul.

4. Praia do Prumirim

Conhecida por seus quiosques, quando entram ondas alguns se arriscam no SUP Surf, porém no extremo direito da Praia do Prumirim é mais comum remar de stand up paddle, principalmente no rio, que são as mesmas águas da Cachoeira do Prumirim

Com acesso pelo condomínio, no extremo esquerdo chega-se na Praia Canto Itaipu com facilidade. Quem tem prática faz a travessia para a Ilha do Prumirim remando. Uma distância de 800 metros.

5. Praia do Puruba

Rústica e preservada, a Praia do Puruba é de tombo e não é indicada para quem está aprendendo a remar de stand up paddle. Entretanto há um extenso rio que desemboca no mar e remar por ali é irresistível.

Não há quiosques em Puruba e, para chegar na praia, é preciso atravessar o rio. As areias são fofas e caminhar de um extremo ao outro é desgastante entretanto, para quem tem prática, lá pelo extremo direito é possível remar até a Praia do Meio e, um pouquinho adiante, está a Praia do Léo.

6. Praia do Ubatumirim e Praia do Estaleiro

Na lista das melhores praias de Ubatuba para ir com a família, tanto a Praia do Ubatumirim, como a Praia do Estaleiro e a Praia da Justa são ótimas opções para remar de SUP.

Há quiosques e, delas, pode-se remar até três pequenas ilhas de Ubatuba: do Negro/Maracujá, da Pedra e a Ilha Redonda.

7. Praia da Almada e Praia do Engenho

Vizinhas e separadas apenas por uma costeira, tanto a Praia da Almada como a Praia do Engenho são excelentes praias de Ubatuba para aprender a remar de stand up paddle. Abrigadas do vento, quase nunca se vê ondulações.

O acesso fica na altura do km 13 e é feito por uma estradinha estreita. Se chover muito nos dias anteriores, verifique as condições. Há bons quiosques no local e pode-se optar por estacionamentos privados ou zona azul.

9. Praia da Fazenda

Grande referência do ecoturismo em Ubatuba, a Praia da Fazenda é um local totalmente preservado, sem quiosques, agito e badalação. Vez por outra entram pequenas ondas gordas, colocando-a também na lista das boas praias para o sup surf em Ubatuba.

É nela que fica o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, um dos núcleos Parque Estadual da Serra do Mar.

10. Praia de Picinguaba

Por fim, mas sem excluir outras possibilidades, a Praia de Picinguaba, fecha a lista das praias da região norte de Ubatuba boas para remar de stand up paddle e praticar sup surf.

Ela é acessível por via secundária, estrada estreita, porém rápida. Há uma pequena variedade de comércios na orla, desde quiosques até restaurantes e mercadinhos. Ficou ainda mais famosa por ser o local mais próximo da Ilha das Couves.

Praias de Ubatuba boas para Stand up paddle e SUP Surf – Sul

Locais e praias de Ubatuba para remar de Stand Up Paddle e praticar SUP Surf na Região Sul.

1. Praia Grande

Quase no centro, a Praia Grande tornou-se um point do Surf em Ubatuba, entretanto com constante ondulação é o cenário perfeito para quem quer os mais experientes no sup surf, porém pouco remandada para quem está iniciando no stand up paddle em Ubatuba.

Há dezenas de quiosques em sua orla e é possível estacionar nas marginais, bem como em estacionamentos privados.

2. Praia das Toninhas

Vizinha da Praia Grande, a Praia das Toninhas também tem ondulação constante. O melhor local para quem está iniciando e deseja praticar stand up paddle é no extremo direito da praia.

Você encontra quiosques por toda a orla das Toninhas e diversas ruas dão acesso a praia. O mais comum é zona azul, porém há algumas opções de estacionamentos privados.

3. Praia da Enseada (Ubatuba)

Extremamente tranquila, a Praia da Enseada figura na lista das melhores praias de Ubatuba para aprender a se equilibrar em uma prancha de stand up paddle. É possível explorar toda a praia e também as costeiras. A Ilha Anchieta fica próxima da Ponta da Espia, porém é um passeio de stand up paddle indicado apenas para quem tem bastante prática.

A Enseada fica em uma região bem estruturada e você encontrará inúmeros quiosques, pousadas pé na areia, bem como outros comércios, estacionamentos privados e zona azul.

4. Praia da Santa Rita

Logo após a Enseada, sentido Caraguá, fica a calma e tranquila Praia da Santa Rita e, entre as duas, está a Praia do Gerônimo, ou Boa Vista, onde é possível ir remando de sup a partir da Santa Rita, assim como as praias do Perequê-Mirim e Lamberto, mais ao sul. O acesso da Santa Rita é pelo condomínio e as vagas são limitadas, assim como a estrutura comercial.

Entre Santa Rita e o Lázaro há outras opções, a começar pelo Saco da Ribeira, passando também pela Praia da Ribeira, Praia do Flamengo e Praia das 7 Fontes.

5. Praia do Lázaro

Assim como a Enseada, a Praia do Lázaro é calma, com pouca ondulação e você encontrará aluguel pranchas de stand up paddle, caiaques, assim como passeios de lancha e passeios de escuna.

Você pode remar com segurança por toda a praia. Há alguns acessos, assim como estacionamentos privados, zona azul e também boa estrutura comercial no extremo esquerdo da praia, onde fica o acesso para a Praia da Sununga, capital brasileira e meca do skimboard em Ubatuba.

6. Praia Domingas Dias

Vizinha do Lázaro, mas com acesso principal pelo condomínio, a Praia Domingas Dias tem águas calmas na maior parte do ano e, por isso, figura também na lista das melhores praias de Ubatuba para banho.

As vagas para estacionar são nas ruas do condomínio e limitadas. Uma alternativa é ir remando a partir do Lázaro, ou ainda, ir caminhando, já que há um acesso que conecta as duas.

7. Praia da Fortaleza

Alguns quilômetros adiante da Dura está a estonteante Praia da Fortaleza, onde pode-se ir remando de sup até o Pontão da Fortaleza.

Por ali, os amantes do trekking e das trilhas de Ubatuba podem iniciar uma das mais procuradas da cidade, a Trilha das 7 Praias.

O acesso é por via secundária, mesmo da Dura e, antes de chegar até ela, passa-se pela Brava do Sul, Dóca, Prainha e Praia Vermelha do Sul, do Costa (também boa para sup) e pela Praia Brava da Fortaleza, boa para sup surf.

8. Praia Dura

Aproximando-se de Caraguá, a Praia Dura reserva belezas naturais peculiares e é excelente para remar de sup, independente do nível de experiência.

Suas águas calmas são ótimas para quem está começando, assim como o rio que desemboca no extremo esquerdo. Por ali chega-se na Praia da Palmira, enquanto no extremo direito pode-se avançar até a Fortaleza. Passeios de stand up indicado para quem tem prática.

Não há comércios ou quiosques na Praia Dura. Estaciona-se próximo da areia apenas no extremo esquerdo.

9. Praia da Lagoinha

Uma das últimas praias de Ubatuba com fácil acesso antes de Caraguá, a Praia da Lagoinha é destino de famílias em busca de tranquilidade.

Suas águas calmas são ótimas para todos os níveis de praticantes de stand up. No extremo direito, próximo da Praia do Sapê, com as condições adequadas, entram ondas para fazer um sup surf. Sapê também é referência no esporte.

Lagoinha tem um grande quiosque próximo do acesso do condomínio e alguns pequenos no outro extremo. Estaciona-se próximo da areia.

10. Praia de Maranduba

Fechando a lista de 20 ótimas praias de Ubatuba para remar de stand up paddle e praticar sup surf, a Praia de Maranduba merece figurar na lista. A partir dela é possível ir até a Ilha de Maranduba remando. Para quem possui experiência pode-se ir até a Caçandoca, passando ainda pela Praia do Pulso no caminho.

O acesso da Praia de Maranduba é pelas margens da rodovia e é possível estacionar nas marginais, a poucos metros da areia.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

1 + 8 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 26/06/2019 por Deyves Martins (Redação UG)