» Praias » Norte » Praia da Justa

Praia da Justa Ubatuba: acessível por trilha, preservada e pouco frequentada

A Praia da Justa é um desses cantinhos que agradam aqueles que buscam praias isoladas e preservadas, sem agito e badalação. Com águas calmas e tranquilas, a praia da Justa é boa para banho e muito procurada por famílias, jovens e casais. Entre ela e Ubatumirim, a apenas 80 metros, fica a Ilha do Maracujá.

-23.336134, -44.911347

A Praia da Justa fica na região norte, entre a Praia do Puruba e a Praia do Ubatumirim.

Para conhecer e fazer na Praia da Justa e arredores: ela é praticamente uma opção do que fazer em Ubatumirim, porém merece crédito. Ótima para nadar, remar de stand up paddle ou de caiaque, bem como praticar mergulho livre. Também pode-se fazer a trilha ao invés de ir até ela pela costeira. Pela orla da praia de Ubatumirim chega-se na Praia do Estaleiro e, dela, é possível ir até a Praia da Almada. Boa opção para quem gosta de caminhar e explorar. As opções para se fazer na região da Justa são muitas, mas o melhor mesmo é curtir esse pedacinho de paraíso.

SIGA-NOS
   

Sobre a Praia

De fácil acesso, porém isolada, a Praia da Justa oferece boas condições para quem quer relaxar e aproveitar o dia. Com privilegiada vista para as ilhas Redonda e dos Porcos, além do fácil acesso da Ilha do Maracujá, o tempo passa sem ser notado. Distante no horizonte as praias da Almada e Engenho também são vistas.

Há um quiosque na orla, mas só funciona em períodos específicos. Se passar um bom tempo na praia da Justa, leve líquidos, alimentos e repelente. No caminho e no extremo direito da praia há córregos de água doce. Borrachudos marcam presença, especialmente no início e fim do dia. Por gentileza leve também sacolas plástica para recolher o lixo, pois não há coleta no local.

Praias próximas mais conhecidas. Sentido Centro: Puruba, Prumirim, Félix e Itamambuca. Sentido Paraty: Ubatumirim, Estaleiro do Padre, Almada, Engenho e Brava da Almada.

Outras praias pouco frequentadas e rústicas: Norte: (sentido centro) Léo, Lúcio ou Conchas, Português e Praia do Alto. (Sentido Paraty) Laço da Cavala, Brava da Almada, Praia da Fazenda e Brava do Camburi. Sul: Praia Cedro do Sul e Praia do Bonete.

Mais sobre a Praia da Justa

Um refúgio harmonioso das praias badaladas de Ubatuba no verão é uma definição justa para a Praia da Justa. Não somente ela, como também as praias vizinhas: Estaleiro do Padre e Ubatumirim.

Rasa, de águas cristalinas, sem ondas e com areias finas, é uma reservada praia, indicada para famílias e casais. O acesso mais usual tem ponto de partida no extremo direito da Praia do Ubatumirim.

Com a maré alta é possível atravessar pelas rochas na costeira e, se a maré estiver baixa, algo bem comum, pode-se contornar a costeira pela água mesmo, que fica entre a altura da cintura ou, no máximo, chega do peito. Mesmo que não haja correnteza, um pouco de zelo com crianças é sempre bom. Também chega-se por embarcação ou trilha, essa mais utilizada por moradores.

No lado esquerdo há um imóvel disponível para locação e, mais ao centro, um comércio que abre em períodos de grande fluxo. No outro extremo algumas poucas famílias tradicionais residem. Além disso apenas a beleza da natureza num ângulo de 360º.

Entre ela e a Praia do Ubatumirim está a Ilha do Maracujá. Quando a maré está baixa é possível ir até ela caminhando pela água, mas dependendo da altura de quem atravessa, em alguns trechos pode ser necessário nadar um pouquinho. Não é uma aventura desafiadora, mas um trajeto seguro e rápido, pois ela fica a cerca de 80 metros da costeira que liga as duas praias.

Nas proximidades de toda e qualquer ilha ou lajes grandes a vida marinha se desenvolve. A probabilidade de se encontrar peixes e outras espécies da vida marinha é muito granda. Aliás, a praia e o entorno são muito convidativos para mergulhos com máscara, snorkel e nadadeiras.

Fotos da Praia da Justa

Breve seleção de fotos da Praia da Justa

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

Como ir até a Praia da Justa

Como já foi dito, a Praia da Justa é acessível a partir da Praia do Ubatumirim. É fácil ancorar por ali mas, se você não for pelo mar, a entrada do Ubatumirim fica na altura do KM 19,5.

Para ir até até a Praia da Justa é preciso seguir por uma via de terra batida. Em alguns trechos existem muitos buracos. A distância entre o acesso da rodovia e o extremo direito da praia do Ubatumirim é de aproximadamente 1,5 km. As ruas não possuem nome e a sinalização é precária.

Chegar não é um problema, longe disso, porém talvez você termine no outro extremo do Ubatumirim. Siga o fluxo natural da via sem fazer curvas acentuadas. Na primeira ocasião em que avistar o mar, ao lado direito, entre. Você sairá no ponto mais próximo de onde inicia a trilha da Praia da Justa.

Na verdade ali não começa a trilha propriamente dita, pois ela corta o bairro. Nesse ponto atravessa-se contornando a costeira. Com maré cheia a água fica na altura do peito/pescoço de uma pessoa com estatura média.

Caso nunca tenha ido e queira conhecer a trilha, peça informações para os moradores, seja no Ubatumirim, seja na Justa. Em geral, as pessoas são simples, muito gentis e hospitaleiras.

Dúvidas? Escreva-nos!

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia da Justa no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia da Justa

Veja informações completas sobre como chegar na Praia da Justa no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Mapa da Praia da Justa em Ubatuba - Como chegar na Praia da Justa

Mapa da Praia da Justa Ubatuba – Como chegar na Praia da Justa

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

1 + 7 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em 08/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)