Ecoturismo em Ubatuba
Aqui você encontrará diversas referências do Ecoturismo em Ubatuba e estamos sempre disponíveis para auxiliar. Nos baseamos na definição da Organização Mundial do Turismo sobre o Ecoturismo:
“Todas as formas de turismo em que a motivação principal do turista é a observação e apreciação da natureza, de forma a contribuir para a sua preservação e minimizar os impactos negativos no meio ambiente natural e sociocultural onde se desenvolve” (OMT, 2002).
Partindo dessa definição e para simplificar a organização do conteúdo sobre o ecoturismo em Ubatuba, tratamos da mesma maneira o turismo sustentável, turismo de natureza, turismo ecológico e outras variantes que, no fim, possuem praticamente o mesmo sentido.
Independente do passeio, sempre recomendamos a contratação de agências de ecoturismo de Ubatuba ou de quaisquer outras localidades que prestam serviços por aqui.
Trekking e Trilhas em Ubatuba
As trilhas de Ubatuba estão distribuídas por toda a costa da cidade. Algumas conduzem para cachoeiras, outras para praias, algumas são fáceis e outras indicadas para quem curte um trekking mais desafiador.
Ainda que muitos façam sem contratar as agências de ecoturismo, nem todos encaram por si a travessia de quase 10 km e que exige cerca de 3h30 de caminhada.
Apesar de também carregar o número sete em seu nome, a Trilha das 7 Fontes é mais rápida e curta, passando apenas por três principais praias.
Ela inicia no Saco da Ribeira, passa pela Praia do Flamengo e termina naquela que dá origem ao seu nome, a Praia das Sete Fontes. É feita em aproximadamente 1h30.
A Trilha da Ponta da Espia ou da Praia da Enseada inicia no extremo esquerdo da Praia da Enseada em Ubatuba, como o nome sugere.
O correto é Ponta da Espia e ela leva esse nome por ser o ponto mais próximo no continente da Ilha Anchieta, onde os guardas ficam na “espia” caso algum detendo escapasse.
Antes ela conectava a Enseada e a Praia das Toninhas. Atualmente só se chega até a Praia do Godói, passando ainda pela Prainha da Enseada, Praia de Fora, Tapiá e Itapecerica.
Ainda que o destino final seja uma cachoeira, para chegar até lá é preciso percorrer toda a Trilha da Cachoeira da Água Branca.
Ela inicia na Cachoeira da Renata e passa por outras quatro antes de chegar no destino final.
Essa é uma trilha de nível difícil, com 9 km de subida íngreme e que deve ser feita apenas com guias capacitados. Veja as agências de ecoturismo em Ubatuba que realizam o passeio.
Cachoeiras de Ubatuba
São inúmeras as cachoeiras em Ubatuba, sendo que muitas delas estão localizadas no Sertão da Quina, região de Maranduba, extremo sul de Ubatuba. Mas ao norte você também encontra boas opções.
A Cachoeira dos Poços é acessível por trilha no extremo esquerdo da Praia do Camburi das Pedras, onde há trilhas para a Praia do Groza, para a Praia Brava do Camburi e uma que leva até a Trindade, já em Paraty.
Nela há sete poços, sendo que em três deles é possível banhar-se. Para chegar até essa cachoeira de Ubatuba é preciso passar pela Comunidade do Quilombo do Cambury. O acesso fica no km 1 da Rio-Santos.
A Cachoeira do Prumirim é uma das mais visitadas de Ubatuba, posi seu acesso é muito fácil, pelas margens da rodovia Rio-Santos.
Localiza-se na região norte, entre a Praia do Félix e a Praia do Prumirim.
Nela há três poços adequados para banho, além de hidromassagens naturais. Ofurôs selvagens e rústicos, esculpidos pela natureza.
Apesar do fácil acesso, a Cachoeira da Escada não tem poços bons para se banhar e o trecho onde ocorrem as quedas são extremamente escorregadios.
Entretanto é uma das cachoeiras de Ubatuba mais propícias para a prática de rapel. Ela fica no extremo norte, no km 1, diante do acesso da Praia do Camburi e há estacionamento nas duas margens da rodovia. É um local para fazer uma rápida parada e alguns cliques.
Localizada no extremo sul de Ubatuba, a Cachoeira da Água Branca é uma mais procuradas por àqueles que estão em busca dos passeios de ecoturismo em Ubatuba.
O percurso de ida tem aproximadamente 4,5 km e, em grupo com poucas paradas, em média leva-se 3h30 para chegar até ela. O início da trilha começa na Cachoeira da Renata e, entre as duas, existem outras quatro cachoeiras.
Ilhas em Ubatuba
Existem dezenas de ilhotas e Ilhas em Ubatuba, porém são cinco as que mais recebem fluxo e três delas são consideradas as principais: Anchieta, Couves e do Prumirim.
Única sob o zelo de um Parque Estadual, a Ilha Anchieta é a 2ª maior ilha do estado de São Paulo. Ela possui uma área menor apenas que o município de Ilhabela.
Além de sete praias, trilhas e alguns dos melhores pontos de mergulho do Brasil, há diversos outros atrativos, como as ruínas do presídio, museu e muito mais.
Três dos principais pontos de embarque para ela são o Saco da Ribeira, a Praia do Itaguá e a Praia da Enseada de Ubatuba.
NO extremo norte de Ubatuba, a Ilha das Couves tornouse-se uma das mais procuradas devido ao seu mar cristalino e abundante vida marinha.
O acesso mais fácil é pela Praia de Picinguaba, porém você encontra diversas empresas que realizam a travessia. Confira algumas opções de passeios de escuna em Ubatuba.
As saídas de escunas são feitas a partir do Itaguá, mas você também encontrará quem realiza o passeio de lancha em Ubatuba, especialmente de barco nas praias da região norte.
Também ao norte, mas não no extremo, há mais ofertas de passeios para a Ilha do Prumirim que para Couves.
Desde Picinguaba até a Praia da Almada, Prumirim e Félix são oferecidos passeios de barco. No Itaguá a oferta de passeios de escuna é maior.
Suas águas também são cristalinas e rasas, excelente para visitar com as crianças. Há muitas sombras e a praia é bem ampla. É um ótimo lugar para mergulhar em Ubatuba.
A Ilha da Almada ou dos Porcos Pequena fica no extremo norte, bem próxima da Praia da Almada e da Praia da Fazenda, que são muito procuradas por famílias.
Ela é menos frequentada e, por isso, excelente para quem deseja mais discrição e privacidade. Assim como outras Ilhas em Ubatuba, mergulhar por ali é uma atividade agradável.
Ao sul de Ubatuba, a Ilha de Maranduba fica próxima da praia de mesmo nome, do Sapê e da Praia da Lagoinha.
Fica muito próxima do continente e a travessia é, costumeiramente, feita de banana boat. Também é um local bom para mergulho livre e snorkeling. As escunas apenas passam por ali, porém o destino anterior de quem contrata tais passeios é a Praia do Bonete.
A partir daqui começamos a submergir. A Ilha Rapada é uma das mais procuradas para a prática de mergulho em Ubatuba, assim como da pesca.
Na Rapada não há praias, de modo que não é uma das ilhas que integram o roteiro no dia a das empresas de turismo náutico. Além dos passeios de mergulho, uma maneira de visitá-la é fretar uma embarcação com as empresas que oferecem passeios de lancha em Ubatuba, charter ou privados.
Mergulho em Ubatuba
Confira as melhores praias de Ubatuba mergulho livre e snorkeling, pontos de mergulho, empresas que oferecem cursos e passeios de mergulho e muito mais (estamos construindo e nutrindo).
Agências de Ecoturismo em Ubatuba
Só criamos páginas de lugares que conhecemos e todo nosso material é recente, atualizado e original. Em 2019 nos dedicamos ao Ecoturismo e, apesar de ainda estar em construção, você encontra algumas empresas e agências de ecoturismo em Ubatuba.
Explore e conheça Ubatuba
O que fazer em Ubatuba
- Passeios de Escuna em Ubatuba
- Passeios de Lancha em Ubatuba
- Passeio de Escuna e Lancha em Ubatuba (Go Ubatuba)
- Aquário de Ubatuba
- Projeto Tamar em Ubatuba
- Rua Guarani, Ubatuba (Go Ubatuba)
- Feira de Artesanato de Ubatuba (Go Ubatuba)
- Casa do Artesão de Ubatuba (Go Ubatuba)
- O que fazer em Ubatuba com crianças
Outras Referências
- Ilha das Couves, Ilha Anchieta e Ilha do Prumirim
- Saiba sobre a Trilha das 7 Praias em Ubatuba
- onde ficar em Ubatuba: pousadas, hotéis e outras hospedagens (Blog Go Ubatuba)
- onde ficar na Praia Grande em Ubatuba: pousadas, hotéis e casas para locação (Blog Go Ubatuba)
- Melhores Praias de Ubatuba para banho, famílias e crianças (Blog Go Ubatuba)
Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.
Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.