» Praias » Sul » Praia do Flamengo

Praia do Flamengo Ubatuba: paradisíaca na Trilha das Sete Fontes

A Praia do Flamengo impressiona tanto quem chega pelo mar como por trilha. O contraste de suas águas – ora azul, ora esverdeada – com a natureza do entorno é um colírio para olhos. O acesso por trilha começa na Ribeira e, do Flamengo, segue até a Praia das Sete Fontes através da Trilha das Sete Fontes.

-23.512896, -45.110523

Fica na região sul, entre a Praia da Ribeira e a Praia das Sete Fontes.

Para fazer e conhecer nas proximidades: A região do Saco da Ribeira, onde a Praia do Flamengo está inserida, dispõe de atrativos para todos os públicos. Nas proximidades está a Praia do Lamberto e, pouco depois, a Praia de Santa Rita, excelentes para crianças e casais. A Trilha das Sete Fontes e a Trilha da Gruta do Pirata são muito procuradas. Sentido sul, na Praia da Sununga está a Gruta que Chora. Na sequência estão as praias do Lázaro e Praia Domingas Dias.

Siga:      

Sobre a Praia

Definitivamente a Praia do Flamengo é um lugar para passar o dia. Apesar de ter apenas imóveis pé na areia e um quiosque/estabelecimento que abre nos períodos mais agitados, não dá vontade de ir embora.

O verde das águas e da vegetação cintilam e, na linha do horizonte, avista-se ao longe a Praia da Enseada e a Ilha Anchieta. No local são oferecidos passeios de barco para a ilha e outras praias, boa opção do que fazer ali mesmo no local.

Praias próximas mais conhecidas. Sul: Sete Fontes, Sununga, Lázaro, Domingas Dias e Dura. Sentido Centro: Saco da Ribeira, Lamberto, Perequê-Mirim, Santa Rita e Enseada.

Outras praias boas para famílias. Sul: Lagoinha e Maranduba. Sentido Centro: Enseada e Tenório. Região Norte: Félix (lado direito da praia) e Almada.

Informações rápidas

Praia paradisíaca, familiar e com águas cristalinas
Fica na região sul de Ubatuba
Está distante 17 km (aprox.) do centro da cidade
Acesso pela Praia da Ribeira, cuja entrada está na altura do KM 66
Depois de um trecho a via é de terra
Chega-se através da Trilha das 7 Fontes
Ambiente familiar
Trilha pode ser feita com crianças
Apesar de difícil chegar por trilha, é ótima para remar de SUP
Mar super calmo para nadar
Flamengo é ótima para mergulho livre
Diversas opções de alimentação na região
Muitas pousadas e casas para locação na região
Concentração de marinas e garagens náuticas nas proximidades
Lojas e prestadores de serviços náuticos na região
Região com muitos comércios
Estacionamento mais próximo é na Ribeira, aproximadamente 1 km de distância
Parada de ônibus distante 2,3 km
-23.512896, -45.110523

+Sobre a Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo fica na região sul de Ubatuba e é acessível somente por embarcações ou por trilha. É muito frequentada por famílias e pessoas com espírito aventureiro que gostam de caminhar pela mata.

A trilha para a Praia do Flamengo começa na Praia da Ribeira, que é acessível pelo Saco da Ribeira. Da Ribeira são aproximadamente 15 minutos, com trechos íngremes e vistas belíssimas da região. No cume do morro que separa a Ribeira do Flamengo tem-se um dos mais privilegiados visuais da Praia do Flamengo. Ponto obrigatório para fazer fotos e registrar o passeio.

A Praia do Flamengo figura facilmente na lista das praias mais bonitas de Ubatuba. Tem aproximadamente 400 metros de extensão e areias claras. Suas águas são extremamente cristalinas e é um bom lugar para a prática de mergulho livre, especialmente pela visibilidade.

Apesar de ser uma praia de tombo, não há ondas ou correnteza forte. Mesmo crianças e banhistas com pouca prática podem nadar com segurança. Além de boa para banho e para nadar, também é um ótimo lugar para a remar de SUP e caiaque. Contudo, por ser acessível somente por trilha, é pouco comum encontrar praticantes.

No local há apenas um imóvel que funciona como quiosque, bar e restaurante, e abre somente em períodos de maior movimentação turística. Ele fica no centro da praia e, ao lado, inicia a trilha para Praia das Sete Fontes. Trilha essa que exige preparo físico, pois tem trechos íngremes de subida e descida. Um passeio que contempla aqueles que o fazem com uma beleza natural singular.

Devido a pouca infraestrutura comercial no local, se você está planejando ir até a Praia do Flamengo por trilha, assegure-se de levar líquidos, alimentos e, por gentileza, recolha o lixo que produzir, pois não há coleta no local.

Fotos da Praia do Flamengo

Breve seleção de fotos da Praia do Flamengo em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Dicas de Ubatuba

Atualizações e Dicas de Ubatuba em seu e-mail: Cadastre-se

Siga-nos

Como ir até a Praia do Flamengo

Para ir até a Praia do Flamengo é preciso fazer a Trilha das Sete Fontes. Também é possível ir pelo mar, seja com sua própria embarcação ou contratando o serviço de agências. No Saco da Ribeira o passeio é oferecido a preços populares, mas você também encontra em muitos outros locais.

Se for por trilha, é preciso ir até o Saco da Ribeira, cuja entrada fica na altura do KM 66. Um bom ponto de referência é o Supermercado Porto Ribeira. Ele fica as margens da rodovia e é fácil localizá-lo.

Dali a melhor opção é seguir pela Rua Tapia, depois virar na Av. Ribeirão. Vire para a direita e siga contornando o Píer do Saco da Ribeira. Você passará por marinas e garagens náuticas. Existem placas sinalizando o caminho para a Praia da Ribeira, que é onde a trilha começa de fato.

Não é possível chegar com o veículo até a Praia da Ribeira. Você precisará estacionar ao final da Av. Beira Mar. Nesse ponto há uma rua que sobe, porém não siga. Não há acesso público para a praia, apenas imóveis.

As vagas são poucas e a via é estreita. Após estacionar você precisará caminhar alguns metros por um corredor estreito que corta alguns imóveis.

Ao chegar na Praia da Ribeira, caminhe até o extremo direito. É ali que a começa trilha e, após 1 km de caminhada, chega-se na Praia do Flamengo.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia do Flamengo no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Flamengo

Veja informações completas sobre como chegar na Praia do Flamengo no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Praia do Flamengo Ubatuba Mapa - Mapa da Praia do Flamengo em Ubatuba

Praia do Flamengo Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia do Flamengo

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

7 + 6 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)