» Esportes » Mergulho

Guia de Mergulho em Ubatuba

Fazer um mergulho em Ubatuba é vivenciar uma das melhores experiências que a cidade oferece. Além das ilhas, ao longo de quase 100 km de costa há pontos de mergulho e praias boas para mergulhar e praticar snorkeling. Muitas delas são desertas e preservadas, acessíveis apenas trilhas ou embarcações.

Com mais de 50 pontos de mergulho, há muitas operadoras e escolas de mergulho, onde você pode se especializar para realizar mergulhos autônomos por Ubatuba.

Entretanto, para mergulhar em Ubatuba não é necessário fazer cursos e se especializar. É grande a variedade de ilhas e praias onde é possível praticar snorkeling e mergulho livre com segurança.

Nessa página tentamos reunir o maior volume de informações para você que deseja realizar mergulhos recreacionais em Ubatuba, focando em dicas e orientações abrangentes para todos os níveis e perfis.

SIGA-NOS
     

Mergulhador no fundo do mar em imagem ilustrativa de destaque dessa página que é um Guia de Mergulho em Ubatuba, com os melhores pontos de mergulho, praias boas para mergulhar e praticar snorkeling, ilhas, equipamentos, passeios e tudo mais para quem deseja realizar um mergulho em Ubatuba

Guia de Mergulho em Ubatuba: pontos de mergulho, ilhas e praias boas para mergulhar e praticar snorkeling, passeios de mergulho, equipamentos, dicas de segurança, peixes avistados e tudo mais para você planejar e viver a experiência de mergulhar em Ubatuba

Orientações básicas para mergulhar com segurança

Antes de submergir nas praias e pontos de mergulho em Ubatuba, algumas dicas de segurança básica sobre mergulho, especialmente para principiantes.

Dicas básicas para iniciantes

  • A primeira e mais importante regra é jamais mergulhar sozinho(a). Mesmo ao praticar snorkeling, procure sempre uma companhia e, caso queira fazer um mergulho livre e não tenha experiência, se possível vá na companhia de um mergulhador com experiência em resgate e primeiros socorros.
  • Sempre busque orientações sobre o local ou ponto de mergulho antes de se aventurar. Águas desconhecidas podem revelar surpresas desagradáveis.
  • Jamais mergulhe sob efeito de álcool, medicamentos que alteram a percepção, entorpecentes ou depois de ingerir alimentos pesados. Convulsões são comuns e, em alguns casos, fatais.
  • Planeje o mergulho e respeite o mar. Ainda que você nade muito bem em ambientes totalmente controlados, como piscinas, no mar é preciso avaliar e se preparar para as condições locais, marés, correntes etc.

Ainda no básico, um pouco além do snorkeling

  • Se você já pratica ou se sente a vontade para fazer mergulho livre, evite mergulhar com gripe ou resfriado, pois é mais difícil equalizar.
  • Equalize constante e suavemente ao sentir qualquer variação de pressão. Jamais deixe para equalizar apenas quando sentir a pressão (principalmente dor nos tímpanos). Caso sinta dificuldade em equalizar, suspensa o mergulho nesse dia.
  • Faça intervalos pelo menos a cada duras horas para se alimentar e hidratar.
  • Avalie o condicionamento físico, médico e mental e respeite seus limites.
  • Verifique a condição dos equipamentos e dê preferência aos produtos com cores chamativas para facilitar sua identificação.
  • Tenha atenção ao se aproximar do costão: ouriços, cracas e mexilhões estão por toda parte.

Outras dicas de segurança

Essas são apenas algumas dicas e orientações de segurança no mar durante a prática e snorkeling e mergulho livre.

Orientar praticantes iniciantes é nossa missão e, se você deseja realizar mergulhos autônomos (com cilindro), procure uma escola ou operadora de mergulho.

Qual a melhor época para mergulhar em Ubatuba?

O verão é, sem dúvida, a melhor época para mergulhar em Ubatuba. Águas mais quentes e com melhor visibilidade.

Com as melhores condições, alguns pontos de mergulho em Ubatuba oferecem visibilidade de até 20 metros durante o verão. No inverno ela é reduzida para 10 metros.

Apesar dessas condições favoráveis, é importante considerar alguns fatores, especialmente o trânsito. Como os pontos de mergulho estão distribuídos por toda a costa de Ubatuba, assim como as praias boas para a prática da atividade, planejamento é fundamental.

Seria complexo explicar toda a dinâmica de locomoção aqui. Nas páginas sobre ilhas e Praias de Ubatuba você encontra dicas de como é o fluxo turístico na alta e baixa temporada.

Se desejar, solicite-nos informações através da página de contato ou redes sociais. No Go Ubatuba, nosso parceiro, há páginas específicas sobre o trânsito e linhas de ônibus em tempo real. Teremos prazer em informar e enviar referências.

Equipamentos básicos para snorkeling e mergulho livre

Diferentes equipamentos são necessários/recomendados para a prática de snorkeling, mergulho livre, apneia e mergulho autônomo. Todos podem ser encontrados em lojas de mergulho especializadas da cidade.

Snorkeling e mergulho livre recreativo são muito similares. Apneia também é uma prática de mergulho livre, entretanto exige preparo e desenvolvimento de distintas técnicas.

Já o mergulho autônomo demanda a realização de determinados treinamentos e a utilização de equipamentos mais específicos, como coletes, cilindros, computadores e outros acessórios.

Para praticar snorkeling ou mergulho livre recreacional é preciso apenas alguns equipamentos básicos.

O snorkeling pode ser feito apenas com máscara e respirador (snorkel), enquanto para o mergulho livre é recomendada a utilização de nadadeiras, popularmente conhecidas como pé de pato.

Além de alugar equipamentos básicos e avançados, há muitas lojas de mergulho em Ubatuba onde você pode obter orientações e adquirir equipamentos adequados para seu nível de experiência, idade, peso etc.

Não são todas, mas muitas operadoras que oferecem passeio de escuna em Ubatuba também alugam equipamentos.

Praias de Ubatuba boas para mergulho livre e snorkeling

Temos 92 praias no continente, sendo 8 na região central, 30 na norte e 54 na região sul. Obviamente nem todas são indicadas e separamos para você algumas das melhores praias de Ubatuba para mergulho livre e para praticar snorkeling. Há links para cada uma e, se desejar informações, escreva-nos.

1. Praia do Cedrinho

Localizada na região central, a Praia do Cedrinho é uma das mais procuradas praias de Ubatuba para mergulho livre e snorkeling.

Costeira da Praia do Cedrinho banhada pelos raios solares ao entardecer, um dos melhores pontos e praias de Ubatuba para mergulho livre recreacional

A Praia do Cedrinho se destaca na lista das melhores de Ubatuba para mergulho livre e snorkeling e, sem dúvida, a melhor opção na região central

No centro, o Cedrinho é a melhor e talvez a única da região boa para submergir e apreciar a vida marinha. Com as condições adequadas oferece visibilidade entre 5 e 12 metros e é bem abrigada do vento.

A costeira no extremo esquerdo é sombreada, porém curta. Enquanto pelo extremo direito é possível avançar um longo trecho, passando por diversas pedras, cada uma com seu nome específico.

Avançar nesse sentido só é recomendado para quem possui experiência, pois ele leva até a Ponta Grossa e o Parcel do Patieiro, indicados para mergulhadores autônomos.

Em nossos mergulhos na Praia do Cedrinho comumente avistamos tartarugas marinhas, além de cirurgiões, frades, arraias, garoupas, badejos e olhos-de-cão, budiões, entre outros.

Muitas operadoras oferecem mergulhos na Praia do Cedrinho. Na orla da Praia do Itaguá diversas empresas que oferecem passeios de escuna incluem no roteiro uma parada nela.

O acesso da Praia do Cedrinho é o mesmo da Praia do Tenório e passa ainda pela Praia Vermelha do Centro. Ela é uma das praias acessíveis por Trilhas de Ubatuba

Saiba mais sobre a Praia do Cedrinho

Fotos da Praia do Cedrinho em Ubatuba
Praia do Cedrinho no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

2. Praia do Alto

Localizada no início da região norte, a Praia do Alto está distante aproximadamente 12 km do centro, é acessível por trilha e suas águas são costumeiramente calmas e cristalinas.

Banhistas na orla e em local avançado nas águas da Praia do Alto, que é um excelente local para praticar técnicas de mergulho

Com mar calmo, rasa, águas cristalinas e abrigada do vento, a Praia do Alto se revela um excelente local para práticar técnicas de mergulho

Apesar do acesso ser por trilha, basta cinco minutos de descida para chegar na areia. A Praia do Alto é ótima para quem busca uma praia calma, boa para remar de stand up paddle, praticar snorkeling e treinar técnicas básicas de mergulho.

Rasa, sem ondas, cercada pela mata e com costões em ambos estremos, é possível explorar a costeira mesmo sem nadadeiras. Conforme se avança pelo extremo direito tenha atenção, pois é desprotegido do vento.

Para quem está iniciando no mergulho, ela é excelente para praticar técnicas, pois a profundidade aumenta gradativamente conforme se avança no mar mas, ainda assim, não há correnteza. Em alguns pontos atinge-se facilmente cinco metros.

O melhor local para fazer snorkeling ou treinar com equipamentos básicos é no extremo esquerdo, mais protegido do vento. Margeando pelas proximidades, a profundidade varia entre 3 e 4 metros, raramente com pontos mais fundos.

Além de sargentinhos e tartarugas, comuns por toda a costa, já tivemos a oportunidade de avistar cavalos marinhos e moreias.

A infraestrutura comercial local é apenas um quiosque, que só funciona nos períodos de grande fluxo turístico. Leve líquidos e alimentos e tenha atenção ao deixar equipamentos eletrônicos ou de valor sem o olhar cuidadoso de alguém para tomar conta.

Caso ninguém possa cuidar dos pertences, deixe os valiosos no veículo e leve apenas mantimentos. No extremo direito há uma bica de água doce e potável.

Saiba mais sobre a Praia do Alto

Fotos da Praia do Alto em Ubatuba
Praia do Alto no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

3. Praia do Félix e Português

Localizada na região norte, distante aproximadamente 16 KM do centro, a Praia do Félix é familiar e, ainda que não seja uma referência na prática do mergulho, é possível ir até a Praia do Português seguindo a costeira no extremo direito.

Orla da Praia do Félix em um dia de mar calmo destacando o extremo direito, onde é possível ir mergulhando até a Praia do Português

A Praia do Félix não é referência de mergulho em Ubatuba, entretanto pode-se visitar a Praia do Português. Também chega-se por trilha na Praia das Conchas, outro destino procurado para snorkeling e mergulho.

Félix tornou-se uma referência na região norte e atualmente é uma das mais frequentadas. Suas características são distintas e figura tanto na lista das melhores praias de Ubatuba para banho, como para famílias, crianças e também é referência do surf em Ubatuba.

Ela é acessível pelas ruas do condomínio e a infraestrutura comercial além da orla é escassa. Você encontra barracas de alimentos e líquidos, assim como passeios de banana boat e outros atrativos.

Com estratégica localização e próxima de diversas Ilhas de Ubatuba, como a do Prumirim, Porcos e Couves, ali são oferecidos passeios de lancha e barco. Alternativa para ir mergulhar em um desses destinos.

Entretanto, decidimos incluir a Praia do Félix nas lista de opções de praias boas para mergulho em Ubatuba pois é possível ir até a sua vizinha, Português, no extremo direito.

Ali forma-se uma piscina natural e, em dias de mar calmo, sem chuvas, a água é costumeiramente claras. O trajeto inicia raso mas, quase concluindo o contorno, atinge-se 6 metros nos mergulhos com facilidade.

Já avistamos robalos, donzelas, lagartos, tartarugas etc. No extremo esquerdo do Félix chega-se na Praia das Conchas mas, por ali, o mar é mais agitado e é mais indicado indicado ir por trilha. Você pode combinar com barqueiros para te deixar nas Conchas, contudo não há desembarque em terra.

4. Praia Conchas ou do Lúcio

Com acesso por trilha a partir do Félix, a Praia das Conchas ou do Lúcio fica distante aproximadamente 17 km do centro e é muito procurada para mergulho livre e snorkeling.

Costões cercando a Praia das Conchas em Ubatuba, que é destino de amantes da natureza e atrai quem gosta de mergulhar em Ubatuba

Acessível por trilha, visitar a Praia das Conchas em Ubatuba é uma experiência em si e, para amplificar essa vivência, é comum praticar snorkeling e mergulhar em seus costões

Entranhada na mata, para mergulhar na Praia das Conchas é preciso conferir com atenção as condições climáticas, do tempo e a tábua de marés.

Com as condições ideais é mergulhar em águas cristalinas e a vida marinha é bem ativa por ali. Para quem possui prática e experiência é possível seguir pela costeira até a Praia do Prumirim sentido norte, ou ainda, retornar para o Félix. Entretanto essa travessia realmente só deve ser feita por quem realmente tem experiência.

A Praia das Conchas é protegida por uma grande laje que, com maré alta, fica submersa e, ainda que raro, por vezes é impossível avistar a partir do mar. Se a maré estiver baixa não é possível nadar por cima dela e, olhando para a linha do horizonte, no canto esquerdo há uma passagem.

Para iniciantes não é recomendado avançar além da laje, pois a maré pode te empurrar para os ouriços na costeira. Esse é o local preferido de alimentação das tartarugas, que sempre aparecem por ali.

Ainda para as pessoas menos experientes, é preciso ter um pouco de atenção no lado direito da Praia das Conchas, especialmente se você estiver fazendo snorkeling. A laje segura um pouco a maré, entretanto por ali a pouca profundidade pode também te empurrar para os ouriços.

Ao visitar a Praia das Conchas, leve alimentos e líquidos, pois não há nenhum comércio no local.

Saiba mais sobre a Praia das Conchas ou do Lúcio

Vídeo da Trilha da Praia das Conchas em nosso canal no YouTube
Fotos da Praia das Conchas em Ubatuba
Praia das Conchas no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

5. Praia da Almada e Engenho

Praia do Engenho é acessível por uma pequena escadaria no extremo esquerdo da Praia da Almada e, além de ambas estarem localizadas na região norte, o acesso é o mesmo e está distante cerca de 38 km do centro.

Costa norte de Ubatuba registrada a partir da costeira no extrmeo direito da Praia da Almada, um ótimo local para praticar mergulho livre e snorkeling

Destino de famílias em busca de tranquilidade, as águas da Praia da Almada são calmas e tranquilas e, o costão no extremo direito, assim como o costão do extremo esquerdo da Praia do Engenho, sua vizinha, são bons locais para a prática de snorkeling e mergulho livre na região norte de Ubatuba

Uma das praias preferidas para levar crianças na região norte, você raramente encontrará o mar mexido na Almada ou no Engenho, ainda que a visibilidade nem sempre seja boa.

A formação rochosa entre as duas é muito rasa para mergulhar e há pouca atividade marinha. No extremo direito da Almada é possível avançar mas, sem prática, o local indicado é o extremo esquerdo do Engenho.

Por ali, seguindo a costeira, chega-se na Praia Lanço da Cavala. Adiante e sem experiência, porém, não é recomendado avançar.

Esse local é bem abrigado e ali ficam as embarcações dos pescadores da comunidade. Velejadores também ancoram com frequência.

Durante a manhã esse é um local sombreado. Conforme o dia avança e o sol segue seu curso, você terá boas condições de luz incidindo na costeira e permitindo explorar o percurso.

Engenho é mais indicada para iniciantes e praticantes de snorkeling. Para os mais experientes, é possível avançar até a Praia do Estaleiro. Ao chegar nela você poderá subir uma pequena trilha e sair na estrada da Almada. Mas considere que há trechos íngremes pelo caminho e você precisará caminhar um pouco até retornar.

Saiba mais sobre as praias da Almada e Engenho (Norte)

Vídeo sobre a Praia da Almada em nosso canal no YouTube
Vídeo sobre a Praia do Engenho em nosso canal no YouTube
Fotos da Praia da Almada em Ubatuba
Fotos da Praia do Engenho em Ubatuba
Praia da Almada no Go Ubatuba
Praia do Engenho no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

6. Prainha, Praia da Enseada e Santa Rita

No início da região sul sentido Caraguatatuba, pela Praia da Enseada de Ubatuba chega-se na Prainha e, por ruas do condomínio, também é possível chegar na Praia da Santa Rita. Elas ficam distante aproximadamente 10 km do centro.

Rochas distribuídas pela costeira no extremo esquerdo da Praia da Enseada em Ubatuba, ótimo local para iniciantes no snorkeling e mergulho livre

A Praia da Enseada é um local incrível e muito procurada por famílias. No extremo esquerdo a costeira tem pouca profundidade e o mar é muito calmo, sendo muito procurado por iniciantes no snorkeling e mergulho livre em Ubatuba. No extremo direito é possível visitar a Praia da Santa Rita, cujas costeiras também são procuradas para r prática da atividade.

Três opções para fazer um mergulho em Ubatuba bem próximas. Talvez a Santa Rita desperte mais o interesse de quem já possui prática, pois a profundidade na Prainha é mais indicada para iniciantes e praticantes de snorkeling.

Essa Prainha fica no início da Trilha da Ponta da Espia, que leva até outras quatro, sendo que a Praia de Fora também é interessante para mergulhar.

Essa combinação de trilha e mergulho é um prato cheio para quem aprecia praticar Ecoturismo em Ubatuba, entretanto prime por sua segurança e jamais mergulhe sem companhia nela, pois é deserta.

Na Santa Rita é possível avançar pelos costões nos dois sentidos. Pelo direito chega-se no Perequê-Mirim e, no esquerdo, além da Pedra do Sino chega-se na Praia da Boa Vista. Local onde havia uma piscina natural artificial, destruída recentemente.

Tanto a Santa Rita como a Enseada figuraram na lista das praias impróprias em Ubatuba no começo do verão. Verifique as condições antes de ir.

7. Praia do Flamengo

Acessível por embarcações ou pela Trilha das 7 Fontes, a Praia do Flamengo está distante aproximadamente 16 km do centro, incluindo o trajeto do Saco da Ribeira até a Ribeira e de trilha.

Embarcações ancoradas nas cristalinas águas da Praia do Flamengo em Ubtuba, excelente local para a prática de snorkeling e mergulho livre

Paradisíaca e muito visitada por escunas e lanchas, as águas esverdeadas e cristalinas da Praia do Flamengo são um convite para mergulhar e praticar snorkeling em Ubatuba

Logo após superar o morro em uma das mais conhecidas Trilhas de Ubatuba, o visual é de tirar o fôlego, revelando um mar de águas cristalinas e diferentes tons de verde e azul.

De tombo e bem abrigada, Flamengo convida para viver a experiência de fazer um mergulho em Ubatuba. É possível avançar pelas costeiras em ambos os lados e, pelo direito, algumas dezenas de metros adiante, chega-se na Praia do Flamenguinho, cujo acesso é feito pelo mar.

Existem alguns poucos imóveis pé na areia no Flamengo e no entorno. Na orla há apenas um quiosque, única infraestrutura comercial disponível para adquirir líquidos e alimentos. Como ele abre apenas nos períodos mais movimentados, considere levar líquidos e alimentos.

A Enseada, Lázaro e Saco da Ribeira são pólos na região sul onde você encontra grande oferta de passeios de lancha em Ubatuba. Se não desejar trilhar, é possível alugar uma embarcação privativa e definir o roteiro. No Flamengo também há oferta de passeios de barco e lancha com roteiros pré-estabelecidos ou pré-acordado.

Saiba mais sobre a Praia do Flamengo

Fotos da Praia do Flamengo em Ubatuba
Praia do Flamengo no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

8. Praia das 7 Fontes

Destino final da trilha de mesmo nome, a Praia das 7 Fontes é familiar e seu acesso, além da trilha, é pode ser feito ao contratar um passeio de escuna no Saco da Ribeira

Gaivotão pousando tranquilamente na costeira da Praia das 7 Fontes, que oferece boas condições para a prática de snorkeling e mergulho livre iniciante

Destino final da trilha que leva o nome da Praia das 7 Fontes, são oferecidos passeios de lancha, barco e escuna para ela, que é totalmente abrigada e onde iniciantes podem praticar snorkeling e mergulho livre

Existem passeios exclusivamente para a Praia das 7 Fontes, contudo, em geral, ela é incluída no roteiro para a Ilha Anchieta. Nesse caso você terá ao seu dispor duas excelentes opções de mergulho em Ubatuba no mesmo pacote.

Seja por trilha ou pelo mar, ao chegar nas areias das Sete Fontes você notará que existem diversos quiosques, muitos de moradores, pescadores que vivem ali na comunidade.

Devido a complexidade logística de transporte e armazenamento, além do seleto perfil de frequentadores, os valores são um pouco acima da média e nem sempre há sinal para passar o cartão de crédito.

Além dessa importante questão para planejar o passeio para a Praia das 7 Fontes, seus costões permitem avançar uma boa distância. Assim como a Praia do Flamengo, suas águas são cristalinas e, com as condições favoráveis, pode-se explorar o entorno sem correntezas.

Saiba mais sobre Praia das 7 Fontes

Praia das Sete Fontes no Go Ubatuba
Trilha das Sete Fontes no Go Ubatuba
Passeio Praia das 7 Fontes de Escuna no Saco da Ribeira
Saco da Ribeira
Fotos da Praia das Sete Fontes em Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

9. Praia Domingas Dias

Seguindo para o extremo norte, a Praia Domingas Dias é acessível por um condomínio cujo acesso está distante cerca de 17 km do centro. Também é possível ir até ela caminhando pela Praia do Lázaro

Pessoas caminhando com água pela cintura na costeira da Praia Domingas Dias, com a Ilha Anchieta ao fundo. Dois ótimos locais para mergulhar em Ubatuba.

Ainda que não seja tão procurada para mergulhar, as águas cristalinas, o mar calmo e raso da Praia Domingas Dias são uma alternativa para praticar snorkeling e explorar a costeira mergulhando

Outro local pouco explorado para o mergulho em Ubatuba, a Praia Domingas Dias tem águas cristalinas e mar calmo durante a maior parte do ano, mas não sempre.

Com as condições adequadas oferece boa visibilidade e a pouca profundidade nas costeiras é um convite para fazer um mergulho de snorkel, ou snorkeling como habitualmente nos referimos.

Tudo isso diante de um belíssimo visual da Enseada da Fortaleza e da Ilha do Mar Virado, onde estão alguns dos melhores pontos de mergulho em Ubatuba para quem já possui experiência.

Diferente de sua vizinha, Lázaro, na Domingas Dias a infraestrutura comercial é escassa e, além do verão, raramente você encontrará barracas/tendas ou ambulantes pela praia. Ao escolher fazer um mergulho na Domingas Dias considere levar líquidos e alimentos.

Saiba mais sobre a Praia Domingas Dias

Fotos da Praia Domingas Dias em Ubatuba
Praia Domingas Dias no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

10. Praia Vermelha do Sul e do Costa

Localizadas no extremo sul de Ubatuba, tanto a Praia Vermelha do Sul como a Praia do Costa são acessíveis pela estrada que inicia na Dura e termina na Fortaleza. A distância aproximada do centro até ambas é de 21 km.

Lancha ancorada próxima da orla enquanto um adulto entra no mar com prancha de sup e a criança corre na areia no extremo direito da Praia Vermelha do Sul, por onde se pode ir mergulhando até a Prainha da Vermelha

Costumeiramente calma, a Praia Vermelha do Sul oferece duas opções para quem gosta de snorkeling e de praticar mergulho por Ubatuba. No extremo direito é possível explorar a costeira até chegar na Prainha e, pelo esquerdo, até o Squinho.

Conhecida também como Praia dos Arquitetos, a Vermelha é uma praia familiar e frequentada por quem prefere escapar das praias mais badaladas de Ubatuba.

Tal como ela, a Praia do Costa é outro refúgio tranquilo do tumulto. Ambas são abrigadas do vento e raramente o mar fica mais agitado, sendo que as águas são mais cristalinas na do Costa.

Tanto uma como outra são ótimas para iniciantes no mergulho e snorkeling. Na Vermelha, pelo extremo direito é possível avançar até uma Prainha, enquanto pelo esquerdo, após o saquinho chega-se na Praia Brava do Sul. Mas nesse caso é recomendado ter prática.

Assim como outras praias localizadas na Enseada da Fortaleza, não há comércios na orla das duas. São praias preservadas e rústicas onde os borrachudos costumam incomodar. Repelente, líquidos, alimentos e, possivelmente artigos de praia como cadeiras, guarda sol ou tenda/gazebo são uma boa pedida.

É possível ancorar próximo da orla nas duas, tal como na imagem acima. Remar de stand up paddle ou de caiaque também são excelentes opções.

Saiba mais sobre a Praia Vermelha do Sul e do Costa

Fotos da Praia Vermelha do Sul em Ubatuba
Fotos da Praia do Costa em Ubatuba
Praia Vermelha do Sul no Go Ubatuba
Praia do Costa no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

11. Praia da Fortaleza

Destino final da mesma estrada que conduz até a Vermelha e a do Costa, a Praia da Fortaleza está distante aproximadamente 7 km da rodovia e 25 km do centro. É familiar e com muitos atrativos naturais.

Panorâmica da Praia da Fortaleza, destino de famílias e onde fica uma famosa Piscina Natural em Ubatuba

Abrigada pelo Pontão da Fortaleza, no extremo direito da Praia da Fortaleza fica a famosa piscina natural, onde mesmo praticando snorkeling é possível apreciar diversos peixes

No extremo direito da Praia da Fortaleza inicia a Trilha das Sete Praias e, logo no início do percurso é possível visitar outros dois atrativos peculiares do local: a Piscina Natural e o Pontão da Fortaleza.

Enquanto o Pontão é destino de praticantes de Boulder, uma modalidade de escalada sem equipamentos de segurança básicos, a Piscina Natural da Fortaleza é um dos lugares mais incríveis para se levar crianças e para quem não tem nenhuma prática em mergulho.

O local é praticamente um abrigo sem nenhum vento ou correnteza, assim como é tão raso que é possível caminhar com a água pela cintura tranquilamente. Mas atenção, respeite o mar e evite avançar sem obter informações com os moradores. Jamais abuse.

Se você nunca viveu a experiência de um mergulho em Ubatuba, apesar de não ser tecnicamente um mergulho, ali você poderá admirar cardumes de sargentinhos. Contudo é comum ver pessoas alimentando os peixes. Por gentileza jamais faça isso, pois a natureza oferece os alimentos que eles precisam e jogar pão altera a biologia dos animais.

Já ouvimos pessoas alegarem não saber que peixes não comem pão. Venhamos e convenhamos, ninguém jamais viu ou verá um peixe na fila da padaria. O plástico também um problema seríssimo, ajude-nos a preservar.

Saiba mais sobre a Praia da Fortaleza

Fotos da Praia da Fortaleza em Ubatuba
Praia da Fortaleza no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

12. Praia do Cedro do Sul e Deserta

Vizinhas, separadas apenas por formações rochosas, tanto a a Praia do Cedro do Sul como a Praia Deserta são acessíveis pela Trilha das 7 Praias ou ao contratar um passeio de lancha em Ubatuba nas praias próximas. A trilha tem início/fim na Fortaleza e na Lagoinha.

Costeira de acesso da Praia do Cedro do Sul que, assim como a Prainha e a Praia Deserta, são ótimos locais para a prática de mergulho livre na costa sul de Ubatuba

Tanto a Praia do Cedro do Sul como a Prainha e Praia Deserta possuem apenas rochas as separando e, juntas, oferecem uma incrível experiência de mergulho na Trilha das 7 Praias

Além das duas há outra nesse mesmo trecho da Trilha das 7 Praias, a Prainha da Deserta, ou Prainha do Deserto.

Todas elas são praias com águas calmas durante a maior parte do ano, entretanto por se tratarem de algumas das praias desertas, como o próprio nome sugere, atenção redobrada e respeito absoluto com o mar.

Isoladas, o socorro pode demorar a chegar. Além disso, elas ficam no trecho mais difícil e desafiador da trilha, portanto, novamente reforçamos: zele por sua integridade física ao escolher fazer um mergulho em qualquer uma delas.

Dito isso, e com todas as condições favoráveis, você poderá desfrutar de praias selvagens e preservadas, com águas cristalinas e grande atividade de vida marinha.

O extremo esquerdo é mais seguro para iniciantes no mergulho e um ótimo local para mergulhar com snorkel em Ubatuba. É possível avançar dezenas de metros em local protegido do costão.

Como elas estão no trecho mais extremo da trilha, não há escunas para elas. Entretanto você encontrará passeios de barco e lancha em praias próximas. Na Praia da Lagoinha e Fortaleza, onde a trilha inicia/termina, além do Bonete e em Maranduba há barqueiros que realizam a travessia para a Praia do Cedro do Sul.

Saiba mais sobre as praias do Cedro do Sul e Deserta

Fotos da Praia do Cedro do Sul em Ubatuba
Fotos da Praia Deserta em Ubatuba
Praia do Cedro do Sul no Go Ubatuba
Praia do Deserto no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

13. Praia do Bonete

Outra acessível pela Trilha das Sete Praias, a Praia do Bonete de Ubatuba é rústica e preservada. Seu extremo esquerdo é ótimo para iniciantes no snorkeling e mergulho livre.

Costão rochoso da Praia do Bonete em Ubatuba, ótimo para explorar praticando snorkeling ou mergulhando

Relativamente bem abrigada, é possível explorar os costões rochosos da Praia do Bonete em Ubatuba pelos dois lados fazendo snorkeling ou mergulhando

Existem outras, tal como sua própria vizinha, a Praia Grande do Bonete, contudo encerramos temporariamente nossas sugestões das melhores praias para mergulho em Ubatuba na Praia do Bonete.

A partir da Praia Lagoinha ela está localizada em um trecho relativamente fácil da Trilha das 7 Praias. Entre 40 minutos e 1 hora de caminhada chega-se no Bonetinho, praticamente deserta durante todo o ano.

No local há apenas um quiosque e um imóvel. Na casa sempre há alguém, já o quiosque funciona apenas nos períodos de grande fluxo turístico. Leve alimentos e líquidos para garantir.

Se você não deseja percorrer o trecho de trilha para ir, pode contratar um passeio de escuna na Praia de Maranduba. Nas praias da região você também encontrará passeios de barco/lancha e, diferente da escuna, com barqueiros é possível combinar o horário de retorno.

O costão no extremo direito do Bonetinho é mais indicado para quem já possui prática, enquanto o extremo esquerdo, muitíssimo bem abrigado, é o mais indicado para mergulhadores iniciantes e praticantes de snorkeling.

Saiba mais sobre a Praia do Bonete de Ubatuba

Fotos da Praia do Bonete em Ubatuba
Praia do Bonete no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

Outras praias boas para mergulho em Ubatuba

Nossa intenção aqui é apresentar algumas praias boas para praticar mergulho em Ubatuba, tanto para iniciantes, apenas snorkel, como também para quem já possui prática e está buscando referências.

Apesar de tratarmos como um Guia de Mergulho em Ubatuba, essa não é uma lista definitiva das praias para a prática. Para quem ama cair no mar, submergir e explorar a fauna e flora marinha, com as condições apropriadas, é possível realizar mergulhos em diversos outros pontos.

Algumas das Praias de Ubatuba no extremo sul, após Caçandoca e antes da Tabatinga (já em Caraguá), são ótimas para mergulhar. Do mesmo modo, há outras opções na região norte. Aqui tentamos apenas oferecer algumas informações para você se aventurar no mergulho pelas águas de Ubatuba.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

4 + 13 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 01/05/2019 por Deyves Martins (Redação UG)