» Praias » Sul » Praia do Costa

Praia do Costa Ubatuba: praia deserta e simplesmente paradisíaca

A Praia do Costa é simplesmente paradisíaca e encanta aqueles que a visitam. É pouco conhecida, não tem infraestrutura comercial na orla e, mesmo no verão, é praticamente deserta. O acesso é por trilha (5-10 min). As águas são calmas, esverdeadas e transparentes, ótimas para banho e crianças.

-23.516139, -45.166169

Fica na região sul, entre a Praia Brava do Sul e a Praia Vermelha do Sul.

Para fazer e conhecer nas proximidades da Praia do Costa: próximo fica o Pico do Corcovado (é altamente recomendado fazer esse passeio com acompanhamento de um guia de turismo). Pela mesma via de acesso que se chega na Praia do Costa estão as praias Dura, do Dóca e Brava do Sul. Na sequência estão a Brava da Fortaleza e a Praia da Fortaleza, onde você pode querer nadar em uma piscina natural, fazer uma trilha leve até o Pontão da Fortaleza ou aventurar-se na famosa Trilha das 7 Praias.

Siga:      

Sobre a Praia

Rústica e cercada pela mata atlântica, a Praia do Costa faz jus ao referir-se a ela como paradisíaca. Dela ainda é possível avistar as praias Domingas Dias e Lázaro, na linha do horizonte.

Um local reservado e familiar, sem tumultos e agitações. Quem agita por ali são os borrachudos e, como há água doce desaguando no mar, a presença deles é constante, especialmente no início e final do dia. Leve líquidos, alimentos e repelente.

Praias próximas acessíveis pela mesma via: Praia Dura, Praia Brava do Sul, Praia Vermelha do Sul, Praia do Costa, Praia Brava da Fortaleza e Praia da Fortaleza.

Praias próximas sentido centro: Vermelha e Brava do Sul, Dura, Domingas Dias, Lázaro e Sununga. Sentido Caraguá: Lagoinha, Praia do Sapê e Maranduba.

Outras praias boas para crianças e famílias na região: Lagoinha, Lázaro, Praia da Enseada (um pouco mais distante), Praia da Santa Rita (também pouco distante) e Maranduba. Centro: Tenório. Norte: Alto, Ubatumirim e Estaleiro do Padre.

Informações rápidas

Praia deserta e preservada
Fica na Região Sul
Está 21,2 km de distância (aproximadamente) do Centro de Ubatuba
Entrada na altura do KM 73 (aprox.) da Rodovia Rio-Santos
Trecho asfaltado até a entrada principal
Curto e rápido trecho de trilha
Frequentada por famílias e casais, ambiente tranquilo
Mar calmo, seguro para crianças e banhistas
Boa também para nadar
Boa para remar SUP
Chega-se com facilidade de bicicleta
Não possui quiosques
Opções de restaurantes só na região
Muitas opções de pousadas e casas para locação na região
Parada de ônibus na Av. Uniflora, próxima ao acesso (Linha Fortaleza)
-23.516139, -45.166169

+Sobre a Praia do Costa

A Praia do Costa fica na região sul de Ubatuba, entre as praias Dura e Fortaleza. É pouco frequentada durante o verão e na baixa temporada figura na lista de praias desertas de Ubatuba.

O único acesso por terra é pela Praia Dura e a distância aproximada entre as duas é de 5 km. O nome muda de Av. Uniflora para Estrada Vereador José Alves Barreto, mas algo que não muda são as características dessa via. Estreita, sinuosa e esburacada.

É preciso estacionar nessa estradinha e seguir por trilha, que está mais para uma caminhada na mata. Em menos de 5 minutos chega-se na Praia do Costa e é preciso atravessar um pequeno córrego de água doce. Como sempre alertamos, onde tem água doce, tem borrachudo. Leve repelente.

Leve também líquidos e alimentos suficientes para passar o tempo desejado. No local não há nenhuma infraestrutura comercial ou turística. Por não haver estrutura, por gentileza recolha o lixo que produzir, pois não há coleta no local.

Ao longo de aproximadamente 250 metros, a Praia do Costa oferece areias claras e finas. O entorno todo arborizado confere a praia um tom rústico. Talvez aquilo que mais chame atenção dos visitantes seja a transparência das águas. Um ótimo lugar, apesar da pequena biodiversidade, para praticar mergulho livre.

Com mar extremamente calmo, sem ondas ou correntezas, ao longo de todo o ano, a Praia do Costa é boa para banho, famílias, crianças e banhistas com pouca prática. Por ser pouco frequentada, também é um bom lugar para curtir a dois.

Entre a Dura e a Praia do Costa estão as prais do Doca, Brava do Sul, Vermelha do Sul e prainha da Vermelha. Seguindo adiante estão a Brava da Fortaleza e a da Fortaleza, onde começa/termina a Trilha das 7 Praias.

Fotos da Praia do Costa

Breve seleção de fotos da Praia do Costa em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Dicas de Ubatuba

Atualizações e Dicas de Ubatuba em seu e-mail: Cadastre-se

Siga-nos

Como ir até a Praia do Costa

O acesso principal da Praia do Costa é pela Av. Uniflora, mesmo trajeto para a praia da Fortaleza. A entrada é de fácil localização e fica na altura do KM 73. A praia do Costa fica cerca de 5 km distante desse acesso.

Veículos não chegam até a orla da praia. É preciso estacionar nos proximidades da trilha e, depois, caminhar algumas dezenas de metros. Essa trilha é, na verdade, uma leve e rápida caminhada pela mata. Bem marcada e, inclusive, cercada, só se erra o caminho de atravessar a cerca e adentrar na mata.

A inclinação é leve e praticamente qualquer pessoa pode fazer. Se caminhar apreciando as árvores e a natureza chegará em 10 minutos na Praia do Costa.

Tenha atenção ao escolher o local para estacionar. A via de acesso, Av. Uniflora, é uma espécie de estradinha, sinuosa, comumente com muitos buracos e muito estreita. Como é rota de ônibus também, procure um local seguro para seu veículo. Evite ao máximo deixar grande parte dele na rodovia.

Também é comum ir até a Praia do Costa pelo mar. Muitas empresas, em diferentes pontos da cidade, oferecem passeios para lá. Os valores variam de acordo com a distância do ponto de partida.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia do Costa no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Costa

Veja informações completas sobre como chegar na Praia do Costa no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Praia do Costa Ubatuba Mapa - Mapa da Praia do Costa em Ubatuba

Praia do Costa Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia do Costa

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

7 + 12 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)