» Praias

Praias de Ubatuba: todas e melhores, destacando as praias paradisíacas de Ubatuba por estilo

Ao longo da costa você poderá desfrutar das mais de cem paradisíacas praias de Ubatuba e, se você já visitou a cidade uma, ou algumas poucas vezes, provavelmente a seleção das melhores praias de Ubatuba e das praias para conhecer aumentou, não é mesmo?

Agora, se é sua primeira vez por aqui, talvez você se identifique com os seguintes questionamentos: “em qual praia me hospedar?”, “quais as melhores para ir com a família, para passar o dia ou apenas visitar…” e as dúvidas só aumentam, certo?

Muito além de mais um site de atrativos e praias de Ubatuba, vivemos aqui, somos produtores de conteúdo e escrevemos apenas sobre lugares que conhecemos pessoalmente. Nosso conteúdo é autêntico original, descrições e informações, fotos, vídeos etc.

Existimos para te auxiliar e prover todas informações que precisa para viver uma experiência inesquecível ao visitar Ubatuba, seja uma viagem romântica, com a família e amigos, para passar um feriado, um final de semana ou uma semana toda.

Aqui você conhecerá as melhores praias de Ubatuba para variados perfis, com links para índices relacionados. Praias para ir com a família, seguras e boas para banho, desertas, com quiosques, acessíveis por trilha etc.

Diversas praias de Ubatuba possuem duas ou mais características. Ex.: com quiosques e boa para crianças. Abaixo há um menu para navegar até seções específicas. Ao final da página há outras referências relacionadas.

Sempre que sentir o impulso para esclarecer quaisquer dúvidas, escreva-nos! Teremos prazer em te auxiliar sobre tudo aquilo que sabemos e conhecemos sobre as praias de Ubatuba, assim como outras quaisquer informações turísticas.

SIGA-NOS
     

Imagem ilustrativa do Guia de Todas e Melhores Praias de Ubatuba

Guia de Referência com todas e melhores praias de Ubatuba, SP

Vídeos com todas as Praias de Ubatuba

Nos vídeos abaixo você conhecerá as praias de Ubatuba sentido Paraty e sentido Caraguatatuba. Vídeos sem cortes que revelam, uma a uma, as mais 90 praias de Ubatuba no continente.

Praias de Ubatuba - Todas Sentido Paraty (a partir do Centro até o extremo Norte)
Praias de Ubatuba na Região Sul

Geografia das Praias de Ubatuba e Locomoção

Antes de decidir onde se hospedar ou escolher quais conhecer e visitar, é fundamental considerar a distribuição geográfica das praias de Ubatuba para se locomover com fluidez e aproveitar a estadia.

Ubatuba é uma cidade sazonal ou, em outras palavras, o fluxo turístico ocorre em períodos bem marcados. São comuns os relatos de que a viagem entre São Paulo e Ubatuba (e vice-versa), de 225 km, ultrapassou 10 horas em feriados ensolarados e prolongados, sem mencionar virada de ano e carnaval.

A temporada de verão inicia pra valer no dia 26 de dezembro e, até a primeira quinzena de janeiro, toda a costa fica praticamente intransitável. Hospedar-se nos extremos fará com que você tenha dificuldade para percorrer distâncias mais longas que 30 km, especialmente nos trechos das praias mais movimentadas.

Todas as praias de Ubatuba: distribuição geográfica

Considerando essas informações, as praias de Ubatuba no continente estão distribuídas da seguinte maneira: 8 praias no centro, 30 na praias no norte e 54 praias no lado sul de Ubatuba, totalizando 92.

Ainda temos as praias nas Ilhas de Ubatuba, são elas: 7 na Ilha Anchieta, 2 na Ilha das Couves, além de outras 3, uma em cada na Ilha do Prumirim, Ilha da Almada (Porcos) e na Ilha de Maranduba.

Praias de Ubatuba no continente + nas ilhas = 104. Se você se acostumou com 102, pois é! E… não, não estamos inventando, tampouco acrescentando praias em Ubatuba. Oficialmente são 102 e ponto!

Fato é algumas praias estão em formação, tem sua faixa de areia encoberta pelas marés altas ou, simplesmente, são desinteressantes, por assim dizer.

Algumas dessas são: Brava de Itamambuca, Palmira, Surutuba,Taquara, Bicas, Codó, Dóca, Dionísia, Flamenguinho e por aí segue a lista. Isso sem mencionar que algumas sempre figuram na lista das praias impróprias de Ubatuba.

Sem nenhuma intenção criar polêmica sobre quantidade! Aqui você encontra todas e, principalmente, as melhores praias de Ubatuba de acordo com seu estilo ou para atender aquilo que busca em uma viagem específica.

Começaremos por duas muito procuradas nesse momento. Depois listaremos as praias que atendem a maioria das pessoas e, por fim, listaremos as praias de Ubatuba por estilos mais específicos.

Praias de Ubatuba: queridinhas do momento

Apesar de estarem em evidência nas redes sociais, é importante notar que essas duas praias de Ubatuba estão sofrendo com uma massiva e desenfreada divulgação. Além disso, elas não possuem infraestrutura para atender o fluxo de pessoas que as procuram.

Praias de Ubatuba: Praia da Santa Rita

A Praia da Santa Rita é acessível por um condomínio que comporta apenas 250 veículos simultaneamente. Ela não possui quiosques e a infraestrutura comercial é escassa. Além disso, em períodos mais movimentados, figura frequentemente na lista das praias impróprias.

Praias de Ubatuba: Praia do Português

A Praia do Português é um cenário paradisíaco, entretanto tem apenas 25 metros de extensão e, apesar do declive ser leve, há pequenas rochas na entrada da água. O acesso é pela costeira do Félix e é preciso ter atenção com a maré, que sobe repentinamente.

Melhores Praias de Ubatuba para famílias

Em linhas gerais, as praias de Ubatuba frequentas por famílias possuem características peculiares. Mar calmo, razoável infraestrutura comercial na orla e entorno (quiosques e outros comércios próximos), estacionamento próximo, fácil acesso, entre outras conveniências.

Há uma linha tênue entre as boas para famílias e para banho de mar que, entendemos, serem praias calmas, seguras para banhistas com pouca prática, crianças e até mesmo para levar bebês.

As praias abaixo atendem basicamente esses requisitos porém, caso tenha interesse, posteriormente amplie as possibilidades lendo o artigo sobre as melhores praias de Ubatuba para banho.

As primeiras ficam na região sul, depois Tenório e Perequê-Açú no centro e, finalmente, as praias do norte de Ubatuba boas para crianças e famílias.

Praia das Toninhas

Praias boas para famílias em Ubatuba: Toninhas

A Praia das Toninhas fica próxima ao centro, tem diversos hotéis e pousadas pé na areia, quiosques, posto dos guarda vidas, ambulantes e barracas de praia. É preciso ter atenção com crianças pequenas no mar, há correnteza.

Praia da Enseada

Praias calmas em Ubatuba: Enseada

Além de boa estrutura comercial, um diferencial da Praia da Enseada é o turismo náutico. Nela você pode contratar um passeio de escuna, assim como fazer passeios de lancha em Ubatuba para conhecer ilhas e praias paradisíacas.

Praia do Lázaro

Praias de Ubatuba boas para famílias: Lázaro

A Praia do Lázaro é rasa e pode-se avançar no mar com segurança, sem ondas, buracos e correnteza. É tão calma e tranquila que figura na lista das melhores praias para praticar stand up paddle em Ubatuba.

Praia da Fortaleza

Melhores praias de Ubatuba para famílias: Fortaleza

Apesar de ficar cerca de 6 km distante do acesso na rodovia e ter poucos comércios na orla, a Praia da Fortaleza é destino de famílias. Tem piscina natural, hotel e restaurante pé na areia e, no extremo direito, inicia a Trilha das 7 Praias.

Praia da Lagoinha

Praias de Ubatuba familiares e boas para levar crianças: Lagoinha

A Praia da Lagoinha tem apenas um quiosque, porém no extremo sul e com fácil acesso, é uma das praias mais familiares e boas para levar crianças. Em seu extremo esquerdo inicia/termina uma das mais conhecidas trilhas em Ubatuba, a das 7 Praias.

Praia de Maranduba

Com ótima infraestrutura comercial e turística, a Praia de Maranduba é destino de famílias com crianças e todos os outros públicos

A Praia de Maranduba é uma das mais movimentadas, muito procurada por famílias e concentra um grande número de atrativos de Ubatuba. No Sertão da Quina estão diversas cachoeiras de Ubatuba, incluindo a da Renata e a Cachoeira da Água Branca.

Praia do Tenório

Panorâmica, com pessoas caminhando pela orla e tomando banho de mar na Praia do Tenório, uma das mais praias de Ubatuba no centro mais frequentadas por famílias

Entre a Praia Grande e o Itaguá, a Praia do Tenório tem fácil acesso em todos sentidos e, na região central, é uma das referências para famílias com crianças. Tem pousadas próximas, quiosques na orla, estaciona-se a algumas dezenas de metros da areia e tem posto de guarda vidas.

Praia do Perequê-Açú

Guarda vidas na orla da Praia do Perequê-Açú, segura para crianças e uma das mais prais de Ubatuba mais procuradas por famílias

Se você está procurando onde se hospedar em Ubatuba gastando pouco, a Praia do Perequê-Açú é uma boa opção. São dezenas de quiosques e os mais variados comércios no bairro. É a última praia de Ubatuba no centro sentido norte/Paraty.

Praia do Félix

Praias de Ubatuba para ir com a família: Félix

Com distintas características em seus extremos, a Praia do Félix é tão boa para surfar (extremo esquerdo) como para famílias (extremo direito). Além de banana boat e passeios de lancha, há uma trilha para a Praia das Conchas e pela costeira, chega-se na Praia do Português.

Praia do Ubatumirim

Praias para ir com a família em Ubatuba: Ubatumirim e Estaleiro

Aproximando-se do extremo norte, a Praia do Ubatumirim tem alguns quiosques distribuídos na orla. Praia com mar muito calmo ao longo de todo o ano, assim como sua vizinha Praia do Estaleiro. Juntas possuem cerca 3,5 km de extensão.

Praia da Almada

Praias boas para famílias e crianças: Almada

Com uma vista singular da costa norte, a Praia da Almada destaca-se também pela qualidade dos quiosques e mar extremamente calmo. Barqueiros oferecem passeios de barco para a Ilha da Almada, que pode ser vista no horizonte. Para quem tem prática, pode-se ir remando de sup.

Praia do Engenho

Rasa, abrigada do vento e sem ondas, a Praia do Estaleiro figura na lista das melhores de Ubatuba para crianças e bebês

Vizinha da Almada, a Praia do Engenho tem pouquíssima infraestrutura comercial, é abrigada do vento, rasa e sem ondas o ano todo. Além da Praia Lanço da Cavala, nela inicia a Trilha da Praia Brava da Almada.

Praia da Fazenda

Intocada e preservada, a Praia da Fazenda é uma referência do ecoturismo e também excelente para ir com a família e levar crianças

Se você gosta de aproveitar o litoral com tranquilidade, a Praia da Fazenda é totalmente preservada e, ao longo de seus 3 km de extensão, você poderá encontrar a paz que busca. Nela fica o Centro de Visitantes do PESM e ela é uma referência do ecoturismo em Ubatuba.

Praia do Camburi

A última de Ubatuba no extremo norte, já na divisa com Paraty, a Praia do Camburi oferece uma imersão histórica, cultural e natural ao mesmo tempo. Ela abriga uma comunidade quilombola, há diversas trilhas para praias, inclusive que leva até Paraty, além da Cachoeira dos Poços. Destino de famílias mais sintonizadas com a natureza.

Praias de Ubatuba boas para banho, crianças e bebês

Existe uma pequena diferença sutil entre as praias frequentadas por famílias e as melhores praias de Ubatuba para banho e para levar crianças e bebês. Algumas delas são as mesmas inclusive, entretanto, os guarda vidas orientam que as praias boas para banho são aquelas em que eles estão presentes.

Quatro praias de Ubatuba possuem posto fixo dos guarda vidas e, por isso, elas são as melhores para banho. Durante a alta temporada aumentada o número de praias guarnecidas, atendidas por guarda vidas temporários, conhecidos por nós simplesmente como GVTs.

Como a lista é pequena, iremos apenas citá-las, sem imagens ou descrever sobre elas, pois muitas encontram-se na lista das boas para ir com a família, logo acima. Vamos ao que interessa e, eliminamos todas as praias do norte de Ubatuba, pois são atendidas pelos guarda vidas somente em períodos movimentados.

Praias seguras para crianças e bebês no centro e sul de Ubatuba

No centro de Ubatuba temos a Praia do Perequê-Açú e a Praia do Tenório, ambas com posto fixo dos guarda vidas. Aliás, é no Perequê-Açú que fica a principal de Ubatuba.

Logo no início da região sul sentido Caraguatatuba, a Praia Grande e, sua vizinha, a Praia das Toninhas são as duas melhores para banho segundo os guarda vidas.

Entre a das Toninhas e o extremo sul algumas poucas são guarnecidas ou, em outras palavras, são atendidas durante períodos de grande fluxo. Nas proximidades da divisa com Caraguá, a Praia de Maranduba é a última com posto fixo. Ainda assim, em alguns meses da baixa temporada, os guarda vidas não estão presentes.

Mesmo que o fluxo turístico seja menor durante o inverno, é nesse período que o mar fica mais agitado. Período ótimo para surfar em Ubatuba, porém pouco indicado para quem tem pouca prática ou está com crianças.

Praias Desertas de Ubatuba

Ainda não criamos uma página para falar sobre as praias desertas de Ubatuba, mas o faremos em breve. É cada vez menor o número de praias desertas no verão, pois Ubatuba o número de pessoas que visitam Ubatuba aumenta ano após ano.

Assim com as boas para banho e para famílias, muitas das praias desertas são incluídas em outros índices, como na lista das paradisíacas, acessíveis pelo mar ou por trilhas, procuradas por quem ama praticar ecoturismo em Ubatuba.

Uma orientação rápida para visitar as praias desertas. Pesquise pela empresa que está oferecendo o passeio antes de contratar e, se desejar, entre em contato conosco que te auxiliamos. Caso goste de fazer passeios pela mata, confira outras opções de trilhas em Ubatuba, não somente para praias.

Por fim: só criamos conteúdos de lugares que conhecemos e temos material próprio, como fotos e vídeos. Ainda não visitamos as praias desertas do extremo sul de Ubatuba, portanto elas ainda não constam na lista. Caso da Figueira, Lagoa, Mansa, Ponta Aguda, Saco das Bananas, Simão e outras.

Praia do Cedro do Sul

Vista panorâmica da Praia Cedro do Sul e da Praia do Deserto em trecho da Trilha das 7 Prias

A Praia do Cedro do Sul fica no trecho mais difícil da Trilha das 7 Praias, região sul de Ubatuba. Ao seu lado há outras duas, a Prainha e a Praia do Deserto, que faz jus ao nome e figura na lista, assim como as outras da trilha: Oeste, Peres, Bonete e Grande do Bonete.

Praia das Sete Fontes

Canoa em Rancho de Pesca na orla da Praia das 7 Fontes em Ubatuba

Reduto de pescadores, a Praia das 7 Fontes é deserta na baixa temporada, porém no verão é incluída no roteiro das empresas que oferecem passeios de escuna e também para quem contrata passeios de lancha em Ubatuba, especialmente na Enseada, Saco da Ribeira e Lázaro.

Praia de Fora

Vista do final da Trilha da Praia de Fora, com a orla dessa praia deserta de Ubatuba em destaque ao fundo

No extremo esquerdo da Enseada inicia uma trilha que leva até Praia de Fora que, apesar de não essa a razão, como o nome sugere, está fora do alcance dos olhos daqueles que procuram praias mais movimentadas. Ainda que não seja tão isolada, a Praia de Fora é uma das praias desertas de Ubatuba mesmo no verão.

Praia Brava da Almada

Ondas avançando na direção da orla da Praia Brava da Almada, uma muitas praias desertas de Ubatuba

Uma referência do surf em Ubatuba e acessível por trilha tanto do Engenho como da Fazenda, a Praia Brava da Almada figura na lista das praias desertas pois não tem infraestrutura, o mar é traiçoeiro, fica no extremo norte de Ubatuba e não são todos que se aventuram a visitá-la.

Praia da Fazenda

Criança correndo atrás de aves na Praia da Fazenda em Ubatuba. Ao longo de mais de 3 km de extensão, a criança e as duas aves são as únicas a saírem nesse registro fotográfico, justificando a Fazenda como uma Praia Deserta de Ubatuba.

Em área de proteção ambiental, não há comércios na orla da Praia da Fazenda. Além desses fatores, é afastada do centro e, ao longo de todo o ano, é uma das praias desertas de Ubatuba. Seus frequentadores são, em geral, pessoas que amam a natureza e estão em busca de tranquilidade.

Praia Brava do Camburi

Ondas quebrando na costeira da Praia Brava do Camburi em Ubatuba. Registro feito a partir da Praia do Grosa que, assim como a Brava, é outra praia deserta de Ubatuba.

No extremo norte, já próximo da divisa com Paraty, a Praia Brava do Camburi encerra nossa breve seleção das praias desertas de Ubatuba. Assim como Brava da Almada e Fazenda, está em área de proteção ambiental, não tem comércios na orla. Acesso apenas por trilha a partir da rodovia ou de Camburi das Pedras.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

3 + 7 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em: 13/11/2019 por Deyves Martins (Redação UG)