» Ilhas em Ubatuba

Ilhas em Ubatuba

Em aproximadamente 100 km de costa existem dezenas de lajes e parcéis, ilhotas e ilhas em Ubatuba. Nosso material é original e aqui você encontrará tais referências.

Obviamente, não sabemos tudo, porém existimos para compartilhar aquilo que sabemos e auxiliar você a desfrutar de tudo aquilo que a cidade e as Ilhas de Ubatuba têm para oferecer.

Daquelas que recebem turistas, são cinco as principais ilhas de Ubatuba, duas na região sul e três na região norte. Ao sul do município estão a Ilha Anchieta e a Ilha de Maranduba. No norte, a Ilha das Couves, Ilha do Prumirim e a Ilha dos Porcos (ou da Almada).

Além das ilhas turísticas, há dezenas de outras Ilhotas e Ilhas em Ubatuba. Essas não possuem infraestrutura para receber turistas, tal como quiosques, tampouco praias. Elas são mais procuradas para pesca ou para mergulho e, nesse caso, é preciso contratar serviço especializado, tal como passeios de mergulho.

Assim como na página de cada ilha/ilhota, no final da página você encontrará referências e contatos de empresas que realizam passeios. Se preferir, acesse já: Passeios de Escuna em Ubatuba e Passeios de Lancha em Ubatuba

SIGA-NOS
     

Ilhas em Ubatuba: imagem ilustrativa do artigo sobre as paradisíacas Ilhas de Ubatuba

Conheça paradisíacas Ilhas em Ubatuba: dicas de passeios, travessias, mergulho e muito mais

Ilhas Paradisíacas de Ubatuba

Algumas pessoas querem saber quais são as ilhas paradisíacas de Ubatuba. Para nós todas as ilhas de Ubatuba são paradisíacas. Acreditamos que essa questão seja pessoal e varia de acordo com o estilo de cada um.

Iniciamos pelas cinco principais ou, se preferir, as turísticas e indicas para todos os perfis.

Ilha Anchieta Ubatuba - Parque Estadual da Ilha Anchieta

1. Ilha Anchieta

A principal Ilha de Ubatuba é também um parque, o PEIA, Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Além de preservada, a 2ª maior ilha de São Paulo oferece sete praias, algumas acessíveis apenas por trilha, museu, ruínas do presídio, além de ter alguns dos melhores pontos de mergulho de Ubatuba e do Brasil.

Há saídas de diversos locais, alguns deles são: a Praia da Enseada, Saco da Ribeira, Praia do Itaguá, Lázaro e outros. A oferta é grande tanto de escuna como de lancha.

Veja algumas referências no Go Ubatuba, Guia de Ubatuba parceiro: passeios de escuna para a Ilha Anchieta, passeios de lancha para a Ilha Anchieta ou ainda passeios de lancha para a Ilha Anchieta e Praia das 7 Fontes

Ilha das Couves em Ubatuba - Praia da Terra, a menor da Ilha das Couves

2. Ilha das Couves

Desde 2015 a Ilha das Couves tornou-se alvo de uma divulgação massiva. No verão, essa que é uma das ilhas mais paradisíacas de Ubatuba torna-se destino de milhares de pessoas, os quais ela sequer comporta.

É um lugar mágico e único para a prática de mergulho em Ubatuba, entretanto durante o verão os peixes e animais marinhos sorem com o lixo e com o grande fluxo de embarcações. Nessa época, a maioria deles ficam agitados demais, dificultando o avistamento. Sugerimos evitar visitá-la entre dezembro e março.

O local mais próximo para visitá-la é a Praia de Picinguaba, entretanto há saídas da Praia do Prumirim, da Praia do Félix e outros locais. Como fica no extremo norte, recomendamos os passeios de lancha em Ubatuba

Ilha do Prumirim, Ubatuba SP: travessia, como ir, fotos, vídeos, quiosque, trilha e dicas

3. Ilha do Prumirim

A Ilha do Prumirim é indicada para todos os públicos. Praia ampla, águas rasas e translúcidas, áreas sombreadas e com quiosque.

Para quem gosta de praticar stand up paddle em Ubatuba, desde que tenha prática e experiência, é possível fazer a travessia para a Ilha do Prumirim remando a partir do Canto Itaipu, no extremo esquerdo da Praia do Prumirim. Uma distância aproximada de 800 metros.

Se você prefere contratar um passeio de barco, encontrará opções próximas, principal em Prumirim e no Félix. Mas também há saídas e passeios de escuna na Praia do Itaguá e outros locais.

Ilha da Almada, Ubatuba SP: travessia, como ir, fotos, vídeos e dicas

4. Ilha da Almada (dos Porcos)

Também ao norte de Ubatuba, a Ilha da Almada, ou Ilha dos Porcos Pequena, é uma ilhas de Ubatuba menos visitadas.

Trata-se de uma ilha arrendada, onde fica uma mansão maravilhosa mas que, porém, não é aberta ao público. A Ilha da Almada é excelente para mergulho livre, entretanto não oferece infraestrutura para os visitantes, tal como quiosques e, além disso, é pouco sombreada.

Ela fica mais próxima da Praia da Almada e, por isso, ficou assim conhecida. Por lá barqueiros fazem a travessia, assim como em Picinguaba, Prumirim, Félix e alguns outros locais.

Ilha de Maranduba, Ubatuba SP: travessia, como ir, fotos, vídeos e dicas

5. Ilha de Maranduba

No extremo sul de Ubatuba, a Ilha de Maranduba é um dos inúmeros atrativos naturais da região, que é conhecida por reunir inúmeras cachoeiras de Ubatuba.

Além das cachoeiras e outros atrativos, Maranduba é um pólo do ecoturismo em Ubatuba, sendo a Ilha de Maranduba um ótimo lugar para mergulho livre e snorkeling, considerada uma atividade da área.

Há oferta de passeios de escuna em Maranduba, alguns incluem a ilha, porém um dos destinos mais procurados é a Praia do Bonete, também acessível pela Trilha das 7 Praias.

Outras Ilhas de Ubatuba

Além das ilhas turísticas, há diversas outras Ilhas em Ubatuba. A oferta de passeios são menores, geralmente com empresas especializadas em passeios de pesca ou que atendem os amantes do mergulho em Ubatuba.

Se você deseja alugar uma embarcação, confira a página sobre passeios de lancha em Ubatuba. Algumas das empresas que oferecem passeios também alugam lanchas. Caso queira orientações, escreva-nos.

Ilha Rapada em Ubatuba

6. Ilha Rapada

A Ilha Rapada fica na região norte de Ubatuba. É um destino muito procurado por seus excelentes pontos de mergulho. Algumas escunas incluem a Ilha Rapada no roteiro, entretanto os passeios de mergulho são mais comuns.

Ilha do Mar Virado em Ubatuba

7. Ilha do Mar Virado

Assim como a Rapada, a Ilha do Mar Virado tem ótimos pontos de mergulho. Ela é uma das Ilhas de Ubatuba localizadas no extremo sul do município.

Ilha Comprida em Ubatuba

8. Ilha Comprida

A Ilha Comprida faz parte do Arquipélago das Couves e fica bem próxima de Picinguaba. Ela é uma das Ilhas de Ubatuba pouco procuradas, tanto para pesca como para mergulho.

Ilha da Selinha, Rachada ou Gêmeas em Ubatuba

9. Ilha da Selinha

Também conhecida como Ilha Rachada ou Ilhas Gêmeas, devido a sua curiosa formação, ela fica entre as ilhas do Prumirim e das Couves. Ainda que tenha uma pequena faixa de areia, apenas pequenas embarcações conseguem desembarcar nessa linda ilha de Ubatuba.

Ilha da Pesca em Ubatuba

11. Ilha da Pesca

Como o nome sugere, a Ilha da Pesca é bastante procurada para a prática da atividade. Ela fica um pouco além da Ilha dos Porcos e é vista facilmente tanto da Praia Brava da Almada como da Praia da Fazenda.

Ilha do Pontal em Ubatuba

10. Ilha do Pontal

Localizada entre a Praia do Sapê e a Praia da Lagoinha, é possível ir remando de stand up paddle ou de caiaque até a Ilha do Pontal, ou Ilha da Ponta, como também é chamada.

Ilha do Maracujá em Ubatuba

12. Ilha do Marcujá

Outra que é facilmente acessível a partir do continente, sem necessidade de embarcações, é a Ilha do Maracujá. Ela fica entre a Praia do Ubatumirim e a Praia da Justa.

Ilha Redonda em Ubatuba

13. Ilha Redonda

Mais uma que pode ser avistada a partir de Ubatumirim, a Ilha Redonda fica próxima do continente e comumente visitada por praticantes de stand up, caiaque e jet skis.

Ilha da Pedra em Ubatuba

14. Ilha da Pedra

Fechando a lista das Ilhas de Ubatuba que temos material, a Ilha da Pedra também é acessível remando, seja de stand up ou de caiaque, a partir de Ubatumirim ou da Praia do Estaleiro.

Além das Ilhas em Ubatuba, conheça também as Ilhotas

As Ilhotas de Ubatuba são locais geralmente procurados para pesca submarina ou para mergulho. Se estiver passeando de lancha por Ubatuba, veja algumas que pode conhecer.

Vídeos de algumas Ilhas em Ubatuba

Esses são apenas alguns vídeos de Ilhas em Ubatuba. Você encontrará diversos outros em nosso canal no YouTube.

Ilha das Couves, Ubatuba - Como ir do Félix, do Prumirim, da Almada e do Itaguá com valores e dicas
Ilha das Couves - Praia de Terra, Praia de Fora e Quiosque
Como ir para a Ilha do Prumirim em Ubatuba - Travessia completa a partir do Félix de lancha
Ilha do Prumirim, Ubatuba SP - Por dentro da Ilha do Prumirim - Especial 3 de 4

Passeio para as Ilhas de Ubatuba

Caso esteja procurando empresas, barqueiros e similares que realizam a travessia ou oferecem passeios para as Ilhas de Ubatuba, você encontrará mais informações na página de cada ilha. Abaixo estão nossas páginas de referência sobre os passeios.

Passeios de Lancha em Ubatuba

Conheça os principais locais de embarque e veja onde contratar Passeios de Lancha em Ubatuba

Passeios de Escuna em Ubatuba

Veja também onde contratar Passeios de Escuna em Ubatuba

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

2 + 2 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em: 02/07/2019 por Deyves Martins (Redação UG)