» Melhores praias de Ubatuba para Famílias

Melhores praias de Ubatuba para famílias com crianças e bebês

Nós já elaboramos um guia das melhores praias de Ubatuba boas para banho porém, apesar de serem ótimas para ir com a família, muitas são acessíveis apenas por trilhas ou não possuem infraestrutura comercial. Essa página é um guia útil sobre as melhores praias de Ubatuba para famílias.

Em geral, uma boa praia para ir com a família, principalmente na companhia de crianças e bebês, deve ter fácil acesso, dispor de opções comerciais e oferecer alguma estrutura comercial e turística.

Algumas delas também podem ser consideradas como praias românticas. Apesar desse artigo ser voltado para famílias, as praias listadas aqui são ótimas para todos os públicos.

Ir para as melhores na região: central | sul | norte | lista

Praias boas para famílias no centro

Além das praias boas para família no centro de Ubatuba, veja também o índice das praias de Ubatuba no centro.

A região central tem apenas oito praias. Dessas, duas são pouquíssimo visitadas: Matarazzo e Cais; A do Cruzeiro é pouco procurada para banho e a do Itaguá é comumente classificada como imprópria.

Dessas quatro, apesar de receber famílias, a Praia Vermelha é a menos indicada para famílias com crianças, pois é uma praia adequada para surfar, de tombo e com ondas fortes.

Crianças brincando próximo da água na Praia do Tenorio, uma das melhores praias de Ubatuba para famílias

Praia do Tenório

No verão a Praia do Tenório costuma ficar bem cheia. É relativamente pequena e uma das praias de Ubatuba mais procuradas por famílias.

Suas areias são finas na superfície e, ao cavar, ficam grossas: passatempo garantido para as crianças. O mar possui ondas boas para bodyboard. Em dias agitados é preciso redobrar a atenção, mesmo que exista uma base fixa dos guarda vidas.

Enquanto as crianças aproveitam o dia, nós, papais e mamães, podemos relaxar nos bons quiosques. Encontra-se também barracas de acessórios de praia e aquelas que servem alimentos e líquidos.

A Praia do Tenório é uma excelente escolha para curtir o dia com a família.

Guarda vidas reunidos na orla da Praia do Perequê Açú realizando treinamento. Com base fixa dos guarda vidas, Perequê Açú é uma das melhores praias de Ubatuba para banho

Praia do Perequê Açú

Uma das praias mais movimentadas de Ubatuba, Perequê Açú é frequentada o ano todo e muito procurada por famílias com crianças e bebês.

Tem areias compactas, boas para correr e praticar atividades. As ondas tem a medida certa para a prática de bodyboard e a central dos Guarda Vidas de Ubatuba fica no Perequê Açú.

Bairro vizinho ao centro, o acesso é muito fácil e rápido. Estaciona-se na marginal, bem pertinho da areia. Oferece completa infraestrutura comercial e turística. Pousadas, quiosques, barracas de praia, passeios de banana boat, restaurantes, mercados e outros comércios.

Se você procura uma praia mais agitada, com boa infraestrutura e boa para família, a Praia do Perequê Açú é uma boa opção.

Praia do Cedrinho

Apesar de ser de tombo, a Praia do Cedrinho é muito frequentada por famílias

A Praia do Cedrinho também é frequentada por famílias, porém é de tombo. Por isso nem todos sentem-se seguros para escolher o Cedro como opção.

Famílias que já conhecem a praia e que tem filhos mais crescidos, por assim dizer, são vistas com frequência.

Diferente das outras praias no centro, a do Cedrinho é a única acessível por trilha. Além disso, é uma das menos agitadas. Ela figura na lista das melhores praias de Ubatuba para mergulho livre.

Praia do Itaguá e de Iperoig (Cruzeiro)

Pouco procurada por banhistas, tanto a Praia de Iperoig como a Praia do Itaguá oferecem boas opções do que fazer. Na imagem, pessoas caminham a noite pela Av. Iperoig

Apesar de receber bandeira verde em muitas ocasiões, a estigma de imprópria para banho afasta os banhistas da Praia de Iperoig. Já a Praia do Itaguá, essa sim, recomenda-se evitar banho de mar. Principalmente no extremo direito, onde desemboca o Rio Acaraú.

Contudo, após aproveitar o dia nas inúmeras praias de Ubatuba, é nelas que você você encontrará um sem fim de atrativos e opções do que fazer.

Algumas opções: Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Feirinha de Ubatuba, Rua Guarani, entre muitos outros.

Melhores praias de Ubatuba para famílias na região sul

A ordem é a partir do Centro, relacionando boa parte das melhores praias de Ubatuba para famílias na região sul.

As praias de Ubatuba na região sul são conhecidas por oferecer boa infraestrutura comercial e turística. Muitas são acessíveis por trilha, boa opção para quem gosta de aventura e que tem filhos maiores.

Mas se você procura boas praias em Ubatuba para ir com bebês ou crianças menores, a região sul oferece boas alternativas também. Praias bem equipadas e de fácil acesso.

Com ampla faixa de areia, a Praia da Enseada em Ubatuba é uma ótima praia para aproveitar o dia em família, inclusive com crianças e bebês

Praia da Enseada

Distante apenas 6 km do centro, a Praia da Enseada é uma excelente opção para levar crianças e aproveitar o dia em família.

Suas águas são extremamente calmas durante todo o ano e é uma praia rasa, onde se pode avançar com segurança no mar. Também é ótima para remar de stand up paddle.

No extremo esquerdo fica a Trilha da Ponta da Espia, que leva até a Praia do Godói, passando pela Praia de Fora. É possível fazê-la com crianças maiores mas, logo no início, fica a Prainha da Enseada, rasinha e calminha.

No bairro é possível encontrar mercados, restaurantes e outros comércios. Na orla tem boa infraestrutura comercial e turística, com destaque para os passeios de barco para a Ilha Anchieta.

A Praia do Lázaro é uma das melhores praias de Ubatuba para famílias na região sul

Praia do Lázaro

Seguindo sentido Caraguá, a 12 km do centro, fica a Praia do Lázaro, uma das melhores de Ubatuba para ir com a família.

Assim como a Enseada, Lázaro é uma praia extensa, rasa, sem ondas e correnteza. No extremo direito não há comércios e é menos movimentado, local mais indicado para levar bebês.

No extremo esquerdo você encontrará quiosques, barracas de praia e artigos de praia para alugar. Caiaques e pranchas de sup são facilmente encontradas e oferecem diversão, assim como passeios de barco.

A partir do Lázaro é possível conhecer a Praia da Sununga, onde fica a famosa Gruta que Chora. É possível ir caminhando inclusive, assim como na Praia Domingas Dias, a próxima da lista.

Praia Domingas Dias

Com águas rasas e calmas, crianças podem entrar no mar com segurança. Uma boa praia para famílias em Ubatuba.

Na Praia Domingas Dias não há quiosques, então, para aproveitar o dia com a família, leve líquidos e alimentos para as crianças. Existem lixeiras para descartar o lixo.

Há apenas um acesso para veículos na Domingas Dias e é preciso passar por um condomínio. Desde a última temporada (2018), o número de veículos simultaneamente foi restringido.

Fruto do desrespeito de muitos turistas, que estacionam diante de garagens. Para estacionar paga-se zona azul.

Praia Vermelha do Sul

Diferente das outras Praias Vermelhas de Ubatuba, a Vermelha do Sul é calma e tranquila, ótima para crianças e famílias

Outra praia sem infraestrutura comercial é a Praia Vermelha do Sul mas que, porém, fica próxima de regiões bem estruturadas.

A Vermelha do Sul é menos agitada e tumultuada, excelente para levar bebês e aproveitar a calmaria.

A vista é deslumbrante, o mar é calmo e você encontra sombras. No extremo direito há um córrego de água limpa onde as crianças maiores podem brincar com tranquilidade. Remar de sup ou caiaque também é uma boa.

Praia da Fortaleza

Mais afastada do agito e com uma piscina natural onde se pode avistar peixinhos, a Praia da Fortaleza é ótima para ir com a família e levar crianças

O grande atrativo para crianças da Praia da Fortaleza é a piscina natural que se forma no extremo direito da praia.

Ali os baixinhos podem admirar a vida marinha em atividade e nadar entre peixinhos. Há alguns quiosques e até um restaurante na orla, mas o ideal é levar alguns alimentos e líquidos.

Os moradores e comerciantes são hospitaleiros e, no extremo direito, incia a famosa Trilha das 7 Praias.

Praia da Lagoinha

Apesar da pouca disponibilidade de comércios, a Praia da Lagoinha é ideal para passar o dia com a família

Acessível pelas margens da Rio-Santos e com possibilidade de estacionar algumas dezenas de metros, a Praia da Lagoinha é destino de famílias com crianças e também de casais.

Há pouca infraestrutura comercial e, por isso, é frequentada por famílias que desejam tranquilidade. É ideal levar alimentos e líquidos.

No extremo esquerdo inicia a Trilha das 7 Praias. Caminhando para o extremo direito chega-se na Praia do Sapê e na Maranduba.

Praia da Caçandoca

Mesmo distante da rodovia, a Praia da Caçandoca é muito frequentada por famílias

Acessível por estrada de terra, a Praia da Caçandoca oferece boa infraestrutura comercial e turística.

Ela fica no Quilombo da Caçandoca e os quiosques são dos quilombolas. Ótima oportunidade para conhecer e aprender sobre a cultura local.

Dela é possível chegar na Praia do Pulso, pelo extremo esquerdo, e na Caçandoquinha, no extremo direito. Onde inicia a Trilha do Saco das Bananas.

Praia de Maranduba

Com ótima infraestrutura comercial e turística, a Praia de Maranduba é destino de famílias com crianças e todos os outros públicos

O bairro e a região onde fica a Praia de Maranduba oferece completa infraestrutura comercial e turística.

Ela figura na lista das praias mais movimentadas de Ubatuba. Durante o verão é preciso redobrar a atenção com as crianças, pois fica bem cheia.

Há inúmeras opções do que fazer, tanto durante o dia como durante a noite. Destaque para as Cachoeiras do Sertão da Quina.

Praia Grande

Uma das mais movimentadas praias do litoral norte, a Praia Grande é também muito frequentada por famílias

Apesar de ser uma das praias mais movimentadas do litoral, muitas famílias procuram a Praia Grande de Ubatuba por conta da grande oferta comercial e turística.

Sem dúvida uma praia completa mas é preciso ter cuidado com as crianças no mar. Há uma base fixa dos guarda vidas, porém é uma praia com muitos buracos e correnteza.

Os locais mais seguros para as crianças na Praia Grande são os extremos. No geral, a máxima água no umbigo, sinal de perigo deve ser levada ao pé da letra.

Praia das Toninhas

Os extremos da Praia das Toninhas são mais seguros para crianças entrarem no mar

Vizinha da Praia Grande, a Praia das Toninhas tem bons quiosques e oferece boas condições para crianças entrarem no mar.

Em dias mais agitados o mar fica realmente perigoso, com fortes correntezas. Também há uma base dos guarda vidas, porém redobre a atenção e prefira os extremos.

A Praia das Toninhas fica muito próxima da região central, onde concentram-se atrativos turísticos e opções do que fazer para todas as idades.

Praias de Ubatuba para levar crianças e bebês na região norte

A ordem geográfica segue do Centro para o Norte de Ubatuba (sentido Paraty). Veja todas as praias de Ubatuba na região norte.

Ainda que com cerca da metade das praias da região sul, o norte tem praias mais facilmente acessíveis. Muitas das melhores para banho em Ubatuba estão nessa região.

Diferente da região norte, cujas praias são mais selvagens e rústicas, no lado sul de Ubatuba você encontrará praias com mais ampla infraestrutura comercial e turísticas que nas outras regiões.

Praia de Itamambuca

Conhecida mundialmente por suas ondas perfeitas para o surf, a Praia de Itamambuca também é uma boa escolha para quem deseja entrar no mar. Ou ainda, no Rio, a direita da praia.

Mundialmente conhecida como uma das melhores praias de Ubatuba para surfar, a Praia de Itamambuca também é frequentada por famílias e boa para levar crianças, inclusive bebês.

Há poucos quiosques, mas no bairro/condomínio, você encontra os mais variados estabelecimentos comerciais.

Algo a se notar sobre crianças na Praia de Itamambuca é que os extremos são mais seguros, sendo o direito mais indicado. Ali o Rio Itamambuca deságua no mar e o encontro das água doce com a salgada oferece boas condições para os pequenos.

Praia do Félix

Apesar de ter ondas fortes no extremo esquerdo, o lado direito é seguro para crianças e banhistas com menos prática. Há um pequeno rio (córrego de água limpa) onde bebês e crianças pequenas se deleitam. O extremo direito da Praia do Félix é excelente para banho de mar.

Assim como Itamambuca, a Praia do Félix é uma ótima praia para surfar em Ubatuba. Mas apenas no extremo direito, onde inicia a Praia do Lucio ou Conchas.

No outro extremo forma-se uma piscina natural e há um estreito córrego de água limpa. Lugar melhor para bebês não há, mas é preciso repelente. Água doce é sinal de borrachudos por perto. Por ali chega-se na Praia do Português.

Você encontrará inúmeras barracas que servem alimentos e líquidos nessa região da Praia do Félix. Já no outro há apenas um comércio, uma espécie de quiosque-restaurante.

Praia do Prumirim

Mesmo sendo de tombo, o extremo direito da Praia do Prumirim é bom para banho de mar. Por ali há também um rio raso e sem correnteza, onde é possível aproveitar com bebês e crianças.

A Praia do Prumirim é bastante frequentada por jovens, porém o extremo direito é ideal para crianças.

Ali, as águas da Cachoeira do Prumirim escoam para o mar e o volume de água é razoável para crianças aproveitarem. Novamente, água doce e borrachudo combinam, principalmente aos finais de tarde.

Também por ali é comum encontrar barqueiros que fazem a travessia para a Ilha do Prumirim, com valores acessíveis.

Praia do Ubatumirim

Extensa e rasa, a Praia do Ubatumirim é uma das melhores praias de Ubatuba para banho de mar na região norte. Muito procurada por famílias.

Já no extremo norte de Ubatuba, a Praia do Ubatumirim é uma das melhores praias de Ubatuba para ir com a família.

Existem quiosques distribuídos em sua orla. Em toda sua extensão o mar oferece condições ideais para crianças pequenas e bebês.

Para os pais mais aventureiros, no extremo direito é possível ir até a Praia da Justa. Não há comércios, mas é uma ótima praia para entrar no mar.

Praia Estaleiro do Padre

Conhecida como Praia do Estaleiro ou Estaleiro do Padre, essa vizinha de Ubatumirim é também uma boa escolha para quem busca boas praias para banho em Ubatuba

Vizinha de Ubatumirim, a Praia do Estaleiro ou Estaleiro do Padre, tem as mesmas características.

Poucos quiosques e um mar extremamente tranquilo e seguro para crianças e para levar bebês. No extremo direito o Rio Ubatumirim é o divisor natural entre as duas. Também um bom lugar para refrescar-se nos dias mais quentes com segurança.

Um cuidado que deve-se ter em ambas praias é com o trânsito de veículos na orla. Talvez elas sejam as únicas praias de Ubatuba onde seja permitido o tráfego de veículos.

Praia da Almada

Com boa infraestrutura comercial e águas extremamente calmas, merecidamente a Praia da Almada figura na lista das melhores praias da região norte de Ubatuba para banho

Quando nos solicitam indicações de praias boas para crianças, bebês, para ir com a família ou a dois na região norte, a Praia da Almada sempre surge e o retorno é sempre positivo.

Apesar do acesso ser feito por uma estradinha sinuosa e estreita, a Almada oferece bons quiosques. Dela chega-se na Praia do Engenho, atravessando alguns poucos lances de escada. Outra boa opção para ir com a família, mas sem comércios.

No Engenho começa a Trilha para a Praia Brava da Almada, que pode ser uma boa opção para ir com as crianças mais crescidas.

Praia da Fazenda

A 1º das oito praias de Ubatuba em área de proteção ambiental, a Praia da Fazenda é não somente uma ótima praia para banho, como também extremamente limpa

Para quem gosta de curtir o dia com tranquilidade, talvez a melhor praia de Ubatuba para aproveitar com a família, segura para crianças e famílias, seja a Praia da Fazenda.

Não há comércios porém, pois é uma praia ambientalmente preservada. Ela fica em área de proteção ambiental e, nela, fica o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do PESMParque Estadual da Serra do Mar.

Nos dois extremos a água doce encontra-se com o mar e são ótimos lugares para crianças. Definitivamente a praia da Fazenda é um lugar para curtir o dia livre do agito.

Praia do Camburi das Pedras

Além de rios e cachoeiras na região, a Praia do Camburi, já na divisa com Paraty, é uma ótima praia no extremo norte de Ubatuba para tomar banho de mar

Grande parte dos visitantes da Praia do Camburi das Pedras a escolhe para passar o final de semana ou alguns dias ao invés de apenas visitá-la.

Uma das razões disso é que ela é a última praia de Ubatuba, já na divisa com Paraty. Ir e voltar pode ser um pouco cansativo, então a melhor opção pode ser ficar por lá.

E quem fica tende a gostar. Em Camburi há muito o que se fazer, Cachoeira dos 3 Poços, Quilombo do Camburi, praia segura e muitos quiosques na orla.

Lista das melhores praias de Ubatuba para famílias

Essa lista tem o objetivo de facilitar a visualização das praias mencionadas nesse artigo. Lembrando que essa é apenas uma lista de sugestões das melhores prais de Ubatuba para ir com a família ou para levar crianças e bebês.

Na região central listamos a Praia do Perequê Açú, do Tenório e do Cedrinho como opções para levar crianças e ir com a família. Abaixo seguem as melhores praias de Ubatuba para famílias nas regiões norte e sul.

Melhores praias de Ubatuba para famílias na região norte

  1. Praia de Itamambuca
  2. Praia do Félix
  3. Praia do Prumirim
  4. Praia do Ubatumirim
  5. Praia do Estaleiro do Padre
  6. Praia da Justa
  7. Praia da Almada
  8. Praia do Engenho
  9. Praia da Fazenda
  10. Praia do Camburi das Pedras

Considere: Praia da Barra Seca, Praia do Alto, Praia Canto Itaipu e a Praia do Engenho.

Melhores praias de Ubatuba ir com a família na região sul

  1. Praia da Enseada
  2. Praia do Lázaro
  3. Praia Domingas Dias
  4. Praia Vermelha do Sul
  5. Praia da Fortaleza
  6. Praia da Lagoinha
  7. Praia da Caçandoca
  8. Praia de Maranduba
  9. Praia Grande
  10. Praia das Toninhas

Considere também: Praia da Santa Rita, Praia das Sete Fontes, Praia Dura, Praia do Bonete e a Praia do Bonete Grande.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

15 + 3 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 01/01/2018 e atualizada em: 01/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)