» Melhores praias de Ubatuba para banho

Melhores praias de Ubatuba para banho do norte ao sul do município

A maioria das Praias de Ubatuba são boas para banho no sentido de serem próprias ou, em outras palavras, com boa qualidade da água. Essa página foi criada com a intenção de relacionar algumas das melhores praias de Ubatuba para banho e, apesar de reunir mais de 30 delas, não é uma lista definitiva.

Caso você ainda não conheça a cidade, as praias de Ubatuba na região sul (54) totalizam quase o dobro das praias da região norte de Ubatuba (30). Enquanto as praias da região central, juntas, somam apenas oito.
A presença de Guarda-Vidas é comum em muitas das mais populares, mas eles não conseguem cobrir todas. Perequê-Açú, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba são as únicas com base fixa, onde estão o ano todo.
Ir para as melhores na região: central | sul | norte

SIGA-NOS
   

Praias de Ubatuba boas para banho no centro

Com apenas oito praias, é mais prático começar por elas. Na verdade, das boas praias para banho no centro de Ubatuba, apenas duas destacam-se pela segurança de suas águas.
Matarazzo, Cruzeiro e Prainha do Cais são pouco procuradas para banho, assim como a Praia do Itaguá, geralmente imprópria. Já a Praia Vermelha é de tombo, com mar agitado e correnteza forte.

  1. Praia do Tenório

Panorâmica, com pessoas caminhando pela orla e tomando banho de mar na Praia do Tenorio

Apesar de pequena se comparada a muitas praias de Ubatuba, a Praia do Tenório é muito procurada por famílias e casais.

Tem boa infraestrutura comercial na orla e fica bem próxima do Itaguá e Centro, onde estão muitos dos atrativos turísticos do município.

O extremo esquerdo do Tenório é o mais indicado para crianças e banhistas sem prática no mar. A praia conta ainda com uma base fixa dos Guarda Vidas.

  1. Praia do Perequê Açú

Guarda vidas reunidos na orla da Praia do Perequê Açú realizando treinamento. Com base fixa dos guarda vidas, Perequê Açú é uma das melhores praias de Ubatuba para banho

Além de ser uma das mais seguras e melhores praias para banho de Ubatuba, a Praia do Perequê Açú é também uma das mais movimentadas de Ubatuba.

Está localizada tão próxima do centro que é possível ir e vir caminhando. Conta com quiosques e ótima estrutura comercial e turística.

Toda sua extensão é segura para banho, mas atenção em dias de mar agitado, mesmo que a central dos Guarda Vidas de Ubatuba fique ali.

Melhores praias de Ubatuba para banho na região sul

A ordem geográfica da lista abaixo segue do Centro para o Sul de Ubatuba.

A região sul tem 16 praias a mais que as regiões norte e central juntas. Nem por isso as melhores praias para banho de mar na região sul são facilmente acessíveis. Grande parte chega-se apenas por trilhas ou pelo mar.
Diferente da região norte, cujas praias são mais selvagens e rústicas, no lado sul de Ubatuba você encontrará praias mais bem equipadas comercial e turisticamente.

  1. Praia da Enseada

Vista a partir do Mirante da Enseada da Praia da Enseada, uma das melhores praias de Ubatuba para banho na região sul

Logo no início da região sul de Ubatuba, sentido Caraguatatuba, a Praia da Enseada tem águas calmas e sem correnteza.

Um ótimo lugar para remar de stand up paddle e curtir com as crianças. Oferece boa infraestrutura comercial e turística.

No extremo esquerdo há uma trilha que, antigamente, conectava a Enseada e a Praia das Toninhas. A primeira é a Prainha da Enseada, tranquilinha.

  1. Praia da Santa Rita

Praia da Santa Rita, boa para banho e frequentada por casais. Vista a partir da Praia do Lamberto

Apesar da Praia da Santa Rita estar no roteiro de jovens e, principalmente, casais, ela é uma ótima praia para ir com a família.

Suas águas são calmas e serenas. Por tais características, Santa Rita é uma boa escolha para quem busca uma praia para tomar banho de mar com segurança.

A infraestrutura comercial é escassa. Portanto, ao visitar a Praia da Santa Rita, leve líquidos e alimentos para aproveitar o dia.

  1. Praia do Lamberto

Apesar de ter um declive, a Praia do Lamberto não é necessariamente de tombo e, com águas calmas, é uma ótima praia para banho de mar em Ubatuba

Com acesso um pouco escondidinho, a Praia do Lamberto é muito procurada por famílias com crianças e também por casais.

É uma praia com certo declive e, mesmo que não tenha correnteza, é preciso sempre estar atento as crianças. Recomendação válida também para banhistas sem prática.

Há apenas um quiosque. E também não seria possível muito além disso, pois é uma praia pequena. A vista é belíssima, Santa Rita ao lado esquerdo e Praia da Ribeira para a direita.

  1. Praia das Sete Fontes

Vista do extremo esquerdo da Praia das Sete Fontes, tranquila, com águas calmas e na lista das melhores de Ubatuba para banho de mar

Acessível por trilha a partir do Saco da Ribeira, ou por embarcações, a Praia das Sete Fontes é sinônimo de calmaria.

Ali habita uma comunidade de pescadores e alguns dos quiosques são deles mesmos. Devido a complexidade de transporte, os valores são um pouco acima da média.

Caso opte ir por trilha, é possível contratar passeios de barco para retornar. Escunas também incluem a Praia das Sete Fontes em alguns roteiros.

  1. Praia do Lázaro

A Praia do Lázaro é uma das mais procuradas em Ubatuba por banhistas e famílias com crianças

Um símbolo das melhores praias de Ubatuba para banho, a Praia do Lázaro é magnífica.

Dela é possível ir caminhando até a Praia da Sununga pelo extremo esquerdo. Já pelo direito chega-se na Domingas Dias.

Se você gosta de quiosques, vá para o extremo esquerdo. No lado direito da Praia do Lázaro você não encontrará nenhum.

  1. Praia Domingas Dias

Reservada e com pouca infraestrutura comercial, a Praia Domingas Dias é boa para banho e para quem quer um pouco mais de discrição

Com águas cristalinas e, ainda que com acesso exclusivamente por um corredor entre imóveis do condomínio, a Praia Domingas Dias é movimentada no verão.

Na baixa temporada poderia facilmente figurar na lista das Praias Desertas de Ubatuba.

Se desejar aproveitar o dia na Domingas Dias, leve alimentos e líquidos. Por gentileza recolha e descarte o lixo.

  1. Praia Dura

Vista do Mirante seguindo para a Fortaleza, a Praia Dura é uma boa escolha se você procura menos agito e, claro, uma praia segura para ir com a família e levar as crianças

Com difícil acesso para veículos, a Praia Dura é pouco frequentada.

A região de mais fácil acesso é o extremo esquerdo, onde há um rio, mangue e a Praia da Barra. Não há quiosques ou comércios.

Ela é a primeira de várias praias pouco frequentadas no caminho para a Praia da Fortaleza, onde inicia a Trilha das 7 Praias.

  1. Praia Vermelha do Sul

Diferente das outras Praias Vermelhas de Ubatuba, a Vermelha do Sul não é de tombo e, com poucos comércios, figura na lista das melhores praias de Ubatuba para banho e também reservada

Dentre as outras no caminho, a Praia Vermelha do Sul é uma das mais movimentadas.

Mas isso não quer dizer tumulto, pois apesar de haver algumas pousadas, a estrutura comercial é quase inexistente.

No extremo direito há um pequeno córrego de água limpa. Toda a extensão da Praia Vermelha é segura para banho de mar.

  1. Praia do Costa

Acessível apenas por trilha, a Praia do Costa não tem nenhum comércio e é tanto reservada como uma ótima praia de Ubatuba para nadar e tomar aquele banho de mar

Após uma rápida trilha chega-se na Praia do Costa. Águas cristalinas e sem ondas te aguardam.

Assim como as outras da região, é uma praia selvagem e deserta. Ótimo lugar para passar o dia em família ou a dois.

Caso tenha oportunidade, leve máscara, stand up paddle ou caiaque para explorar a natureza. Líquidos e alimentos são imprescindíveis, pois não há comércios.

  1. Praia da Fortaleza

Apesar da pouca infraestrutura comercial e das poucas vagas para estacionar, a Praia da Fortaleza oferece uma piscina natural e águas calmas, sendo muito procurada por famílias com crianças

Dentre todas no trecho, a Praia da Fortaleza é a mais bem estruturada comercialmente.

No extremo direito, além da Trilha das 7 Praias, outro atrativo é a piscina natural. Crianças e adultos podem admirar os peixinhos.

Com acesso distante da rodovia, muitos aproveitam para passar o dia nessa que é uma ótima praia de Ubatuba levar crianças.

  1. Praia da Lagoinha

Muito próxima de Maranduba, para quem busca menos agito e uma boa opção de praia para entrar no mar com segurança, a Praia da Lagoinha é uma ótima escolha.

No extremo sul de Ubatuba, próximo da divisa com Caraguatatuba, a Praia da Lagoinha é muito procurada por famílias com crianças.

É uma praia de Ubatuba segura para banho de mar. Mesmo com poucos comércios, fica próxima de diversos atrativos naturais.

No extremo esquerdo inicia/termina a Trilha das 7 Praias, que leva até a Praia do Bonete e a Praia Grande do Bonete, entre outras.

  1. Praia de Maranduba

Além de ser uma das mais movimentadas de Ubatuba, a Praia da Maranduba é destino de famílias, banhistas e crianças. Uma das melhores praias de Ubatuba para banho de Ubatuba.

Seguramente a mais movimentada no extremo sul de Ubatuba, a Praia de Maranduba oferece boas opções do que fazer durante o dia e durante a noite.

É uma das poucas praias de Ubatuba com base fixa dos guarda vidas. Segurança extra que fazem dela uma das melhores praias para banho de Ubatuba.

A frequência de público é diversificada. Em geral tem águas calmas, ótimas para crianças e banhistas com pouca prática.

  1. Praia do Pulso

Extremamente vigiada e sem acesso para veículos, a Praia do Pulso é uma boa praia de Ubatuba para entrar no mar, porém pouco visitada por conta dessas características

A Praia do Pulso é um tanto quanto restrita aos condôminos. Por isso mantém a tranquilidade de uma praia deserta, mesmo em meio aos imóveis.

O acesso para veículos só é permitido até certo trecho. Depois é preciso caminhar cerca de 500 metros para chegar.

É pouco frequentada apesar de ter excelentes condições para banho de mar. Sem ondas e correnteza forte. Não há comércios.

  1. Praia da Caçandoca

Para quem gosta de uma praia mais afastada e, ao mesmo tempo agitada, a Praia da Caçandoca merece constar na lista das melhores praias de Ubatuba na região sul para banho

Mesmo que seja acessível apenas por estrada de terra, a Praia da Caçandoca é muito procurada no verão.

Distante, com águas calmas e uma calorosa receptividade dos quilombolas, é uma boa pedida para quem gosta de tranquilidade.

Além disso, no extremo direito há um acesso para a Praia da Caçandoquinha. Lá inicia a Trilha do Saco das Bananas.

Melhores praias no norte de Ubatuba para banho

A ordem geográfica da lista abaixo segue do Centro para o Norte de Ubatuba (sentido Paraty).

Ainda que com cerca da metade das praias da região sul, o norte tem praias mais facilmente acessíveis. Muitas das melhores para banho em Ubatuba estão nessa região.
Diferente da região norte, cujas praias são mais selvagens e rústicas, no lado sul de Ubatuba você encontrará praias com mais ampla infraestrutura comercial e turísticas que nas outras regiões.

  1. Praia da Barra Seca

Com vista privilegiada da baía central de Ubatuba e próxima ao centro, a Praia da Barra Seca é boa para banho de mar, porém, considere o fluxo de embarcações no local.

Mesmo que nunca tenha sido uma das mais populares, a Praia da Barra Seca sempre foi boa para nadar.

Sem absolutamente nenhuma onda, mesmo quando o mar está de ressaca, é totalmente segura. Apesar disso recebe poucos turistas.

Devido ao avanço do mar, sua faixa de areia diminuiu consideravelmente nas duas últimas décadas. É pouco popular, mas boa para banho.

  1. Praia do Alto

Com águas extremamente calmas e limpas, logo no início da região norte, a Praia do Alto é uma boa opção para quem busca uma boa praia de Ubatuba para entrar no mar

Acessível por trilha (5 min), a Praia do Alto é razoavelmente procurada e boa para banho e mergulho livre.

Mesmo distante da costeira é possível observar a vida marinha. Peixes e tartarugas marinhas são comumente vistos.

É uma praia familiar, com apenas um quiosque, excelente para casais e famílias com crianças.

  1. Praia de Itamambuca

Conhecida mundialmente por suas ondas perfeitas para o surf, a Praia de Itamambuca também é uma boa escolha para quem deseja entrar no mar. Ou ainda, no Rio, a direita da praia.

Falar em surf em Ubatuba, sem citar a Praia de Itamambuca, é desrespeito.

Mas nem só de surf vive Itamambuca. Atividades na areia, sup surf, yoga e tudo mais acontece em suas areias.

No extremo direito o Rio Itamambuca oferece segurança para a criançada. Mesmo ao longo da orla é possível entrar no mar com segurança, mas sem avançar muito.

  1. Praia do Félix

Apesar de ter ondas fortes no extremo esquerdo, o lado direito é seguro para crianças e banhistas com menos prática. Há um pequeno rio (córrego de água limpa) onde bebês e crianças pequenas se deleitam. O extremo direito da Praia do Félix é excelente para banho de mar.

A Praia do Félix tem características distintas em seus extremos.

O esquerdo é mais procurado por praticantes de surf e bodyboard, pouco indicado para banho. Já o extremo direito tem águas calmas, onde se forma uma piscina natural.

Do Félix é possível ir até outras duas, a Praia do Lucio e a Prainha do Félix, ou Português.

  1. Praia do Prumirim

Mesmo sendo de tombo, o extremo direito da Praia do Prumirim é bom para banho de mar. Por ali há também um rio raso e sem correnteza, onde é possível aproveitar com bebês e crianças.

Muito procurada por seus quiosques, a Praia do Prumirim recebe muitos jovens.

Praia de tombo, boa para surfar, oferece principalmente no extremo direito boas condições para banho de mar. Lá também há um rio.

Região belíssima, onde você encontra a Cachoeira do Prumirim e a Ilha do Prumirim, cujos passeios são oferecidos na própria praia.

  1. Praia Canto Itaipu

Acessível pelo extremo esquerdo do Prumirim, a Praia Canto Itaipu é um refúgio tranquilo onde pode-se tomar um bom banho de mar com segurança

Se a Praia do Prumirim é de tombo e, comumente, tem ondas fortes, no extremo esquerdo dela chega-se na Praia Canto Itaipu.

O acesso é bem fácil e, diferente de sua vizinha, é possível entrar no mar com mais segurança. É, inclusive, apropriada para crianças.

Em suas areias você encontrará pouca infraestrutura comercial. Já durante os períodos mais agitados é comum contratar passeios de barco para a Ilha do Prumirim.

  1. Praia do Léo

Para quem busca uma ótima praia de Ubatuba para banho e, ao mesmo tempo, fugir da badalação, a Praia do Léo é uma excelente escolha.

Conhecida por ser onde Clodovil Hernandes tinha residência, a Praia do Léo é procurada por quem gosta de natureza e conhece um pouquinho de Ubatuba.

Tem águas rasas e apenas um rancho de pesca. O acesso é apenas por trilha e, nela, é possível relaxar e esquecer do tempo.

Uma boa praia para curtir a dois mas, porém, ótima para famílias. Crianças podem entrar no mar com segurança.

  1. Praia da Justa

Acessível pelo mar ou trilha a partir do Ubatumirim, a Praia da Justa tem águas calmas e é uma boa praia de Ubatuba para banho

Com maré baixa é possível ir até a Praia da JUsta caminhando pela água do mar a partir de Ubatumirim.

Na Justa há uma comunidade de pescadores. Já ouvimos falar de um quiosque mas nunca o vimos aberto, portanto leve líquidos e alimentos.

Algo legal na Praia da Justa é que, de tão rasa, chega-se caminhando pela água na Ilha do Maracujá. Mas com nadadeira e máscara é melhor.

  1. Praia do Ubatumirim

Extensa e rasa, a Praia do Ubatumirim é uma das melhores praias de Ubatuba para banho de mar na região norte. Muito procurada por famílias.

Uma das únicas de Ubatuba onde pode-se trafegar com veículos pela areia, a Praia do Ubatumirim é ótima para banho.

Apesar disso, se notar que os motoristas estão abusando, atenção redobrada. Ultimamente tem havido muita imprudência por ali.

Tirando esse fato, na água não há riscos e, tanto crianças como banhistas, podem se esbaldar no mar com segurança.

  1. Praia Estaleiro do Padre

Conhecida como Praia do Estaleiro ou Estaleiro do Padre, essa vizinha de Ubatumirim é também uma boa escolha para quem busca boas praias para banho em Ubatuba

Assim como acontece em Ubatumirim, na Praia Estaleiro do Padre, veículos trafegam na faixa de areia.

Na Praia do Estaleiro as águas do mar são tranquilas e seguras para os banhistas. No extremo esquerdo há uma trilha que sai na estrada da Almada.

Uma ótima praia de Ubatuba na região para banho de mar, uma característica do Estaleiro é a receptividade dos moradores.

  1. Praia da Almada

Com boa infraestrutura comercial e águas extremamente calmas, merecidamente a Praia da Almada figura na lista das melhores praias da região norte de Ubatuba para banho

Provavelmente a Praia da Almada figure na lista das preferidas de Ubatuba para famílias com crianças.

Suas águas oferecem excelentes condições para banho e são totalmente seguras para crianças. Boas também para remar de stand up paddle.

O pôr do sol é uma experiência singular e, por isso, a Almada também figura da lista das praias românticas de Ubatuba.

  1. Praia do Engenho

Vizinha da Almada, o mar da Praia do Engenho tem as mesmas características, raso, sem ondas e totalmente seguro para banhistas, inclusive famílias com crianças

Vizinha da Almada, porém com menos infraestrutura comercial, a Praia do Engenho é uma das mais tranquilas e seguras para tomar banho de mar.

O acesso é feito pelo extremo esquerdo da Almada, avançando alguns degraus sobre a costeira. No Engenho vivem muitos pescadores.

Aproximadamente no centro da praia há uma trilha que conduz até a Praia Brava da Almada, que é boa para surfar.

  1. Praia da Fazenda

A 1º das oito praias de Ubatuba em área de proteção ambiental, a Praia da Fazenda é não somente uma ótima praia para banho, como também extremamente limpa

Muito além de uma das melhores praias de Ubatuba para banho, a Praia da Fazenda é um símbolo de preservação e ecoturismo em Ubatuba.

Nela fica o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, que integra o Parque Estadual da Serra do Mar. Oportunidade para absorver conhecimentos ambientais.

Trilhas, passeios e muito mais são oferecidos e feitos a partir dela. Contudo, entretanto, não há comércio em sua orla.

  1. Praia de Picinguaba

Existem dois pontos principais para entrar no mar em Picinguaba, sendo o primeiro mais indicado para banho de mar. Há outros pontos onde pode-se entrar com segurança também.

Também em área de preservação ambiental, a Praia de Picinguaba talvez seja mais conhecida como ponto de partida para Ilha das Couves que como praia propriamente dita.

Entretanto, a primeira prainha e as últimas, são ótimas para mergulho livre. Há muita atividade marinha por ali e comumente avista-se tartarugas marinhas nas proximidades.

Mesmo que não seja muito procurada para passar o dia, há boa infraestrutura comercial em Picinguaba.

  1. Praia do Camburi

Além de rios e cachoeiras na região, a Praia do Camburi, já na divisa com Paraty, é uma ótima praia no extremo norte de Ubatuba para tomar banho de mar

A última praia de Ubatuba, já na divisa com Paraty, é difícil resumir a Praia do Camburi.

Nela você encontra de tudo um pouco, inclusive ótimas condições para tomar banho de mar. Assim como cachoeiras e trilhas.

Camburi é também uma das melhores praias de Ubatuba para acampar. Bem como para conhecer um pouco da história com os quilombolas.

Lista das melhores praias de Ubatuba para banho

Uma lista para facilitar a visualização das praias mencionadas nesse artigo que, ao invés de uma lista definitiva das melhores praias de Ubatuba, é apenas a reunião de algumas delas.

A Praia do Puruba, na região norte, ou a Praia do Cedro do Sul, caberiam facilmente nesse breve artigo.

Além disso, há inúmeros filtros possíveis. Exemplos simples: praias de Ubatuba boas para banho com quiosques ou boas para banho e acessíveis por trilha etc.

Na região central, duas ótimas praias para banho são a do Tenório e Perequê-Açú. Também caberia a Praia do Cedrinho, mesmo sendo de tombo.

Melhores praias para banho no norte de Ubatuba

  1. Praia da Barra Seca
  2. Praia do Alto
  3. Praia de Itamambuco
  4. Praia do Félix
  5. Praia do Prumirim
  6. Praia Canto Itaipu
  7. Praia do Léo
  8. Praia da Justa
  9. Praia do Ubatumirim
  10. Praia Estaleiro do Padre
  11. Praia da Almada
  12. Praia do Engenho
  13. Praia da Fazenda
  14. Praia de Picinguaba
  15. Praia do Camburi

Melhores praias de Ubatuba para banho na região sul

  1. Praia da Enseada
  2. Praia da Santa Rita
  3. Praia do Lamberto
  4. Praia das Sete Fontes
  5. Praia do Lázaro
  6. Praia Domingas Dias
  7. Praia Dura
  8. Praia Vermelha do Sul
  9. Praia do Costa
  10. Praia da Fortaleza
  11. Praia da Lagoinha
  12. Praia de Maranduba
  13. Praia do Pulso
  14. Praia da Caçandoca

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 01/01/2018 e atualizada em: 22/02/2019 por Deyves Martins (Redação UG)