» Ilhas em Ubatuba » Ilha Anchieta

Parque Estadual da Ilha Anchieta, Ubatuba SP

Conheça o Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, com quem relaciona direta e frequentemente com a equipe gestora. Oferecemos informações exclusivas e confiáveis para te auxiliar no planejamento do passeio e para viver experiências memoráveis.

Saiba como, de onde e quais empresas são cadastradas para realizar a travessia com segurança; conheça as praias, trilhas e mirantes; as famosas Ruínas do Presídio (Instituto Correcional) e a história da Ilha Anchieta, contada pela equipe atual e por quem nela viveu na época da Rebelião, em 1.952, além de outras diversas informações úteis.

Quem nos guia e apresenta os atrativos é a própria equipe do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Informações de alta qualidade para você se orientar. Em nosso canal no YouTube você encontra diversos conteúdos, sendo que alguns deles estão distribuídos ao longo dessa página, nas seções relacionadas.

A Ilha Anchieta é a principal das Ilhas de Ubatuba e a 2ª maior de São Paulo. De antemão saiba que, para conhecer todos os atrativos, é preciso visitá-la diversas vezes (aliás, algo irresistível). Alguns mirantes, trilhas e praias da Ilha Anchieta só podem ser visitadas pelo mar ou com guias e monitores credenciados.

Essa página está estruturada de modo a facilitar a compreensão das dimensões e importância histórica, cultural e natural da Ilha Anchieta para Ubatuba e para todo o Brasil. Você pode navegar utilizando o menu abaixo e, ao final de cada tópico, você encontrará um botão para retornar rapidamente até ele. Se desejar conhecer a fundo, siga rolando a página. Caso queira apenas os contatos das empresas que realizam a travessia, avance para a seção como ir.

SIGA-NOS
     

Registro do Píer da Ilha Ancheita a partir do continente, na Praia de Fora, revelando o principal acesso do Parque Estadual da Ilha Anchieta em Ubatuba

Registro da Ilha Anchieta em Ubatuba a partir da Praia de Fora, no continente. Nesse ponto da ilha fica o píer, principal local de desembarque do Parque Estadual da Ilha Anchieta

Você sabia que a Ilha Anchieta é a segunda maior do estado de São Paulo? Apenas Ilhabela é maior que ela, cuja área de 826 hectares (8,26 km²) e 17 km de costões rochosos são protegidos pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta. Para conservação e preservação foi estabelecido o limite diário de visitação em 1.020 pessoas.

Ela está localizada na região sul, sendo que a Praia da Enseada de Ubatuba e o Saco da Ribeira são os pontos mais próximos da Ilha Anchieta no continente.

Tanto nesses dois locais, como na Praia do Itaguá, localizada na região central, muitas são as empresas que oferecem passeios de escuna em Ubatuba, não apenas para a Ilha Anchieta, como também para as outras Ilhas de Ubatuba.

No Itaguá também são oferecidos passeios de escuna para a Ilha do Prumirim e para a Ilha das Couves. Como a Enseada e o Saco da Ribeira ficam mais distantes, uma opção para visitar essas duas ilhas é a contratação de um passeio de lancha em Ubatuba.

Nessa página você conhecerá as praias da Ilha Anchieta, trilhas, pontos de mergulho, estrutura do parque, as ruínas do presídio e todos outros atrativos oferecidos para você desfrutar desse paraíso em Ubatuba.

Ps.: Estamos reunindo material da Ilha Anchieta em Ubatuba.

Publicaremos todas as informações sobre a travessia e como ir, o que fazer, estrutura e tudo mais ao longo de 2019. Antes da próxima temporada já estará disponível.

Atrativos e opções do que fazer na Ilha Anchieta

Para desfrutar de todos os atrativos e opções do que fazer no Parque Estadual Ilha Anchieta, a principal entre as Ilhas de Ubatuba, é necessário visitá-la mais de uma vez. Bom argumento para visitar Ubatuba novamente aliás.

Ao apresentar os atrativos da Ilha Anchieta objetivamos te auxiliar no planejamento. Também estamos disponíveis para oferecer orientações e compartilhar todas informações para aproveitar ao máximo a visita.

Praias da Ilha Anchieta

Existem sete praias no Ilha Anchieta: Presídio, Sapateiro, Palmas, Engenho, do Sul, de Fora e do Leste. O píer de desembarque e acesso fica na Praia do Presídio e é um divisor entre ela e a Praia do Sapateiro, ambas de tombo.

No extremo direito da Praia do Presídio existem duas trilhas que interligam com a Praia do Engenho. Uma por terra e também a conhecida Trilha Subaquática da Ilha Anchieta. Ao lado da Praia do Engenho há uma Piscina Natural.

Apesar de boa, Engenho é pequenina. A melhor praia para banho na Ilha Anchieta é a Praia das Palmas, cujo acesso é por trilha rápida a partir da Praia do Sapateiro. Essa é a mais segura tranquila para banho de mar com fácil acesso.

Está proibido desembarcar na Praia do Leste e de Fora. Elas são acessíveis por trilha, sempre guiada por monitores do PEIA, assim como a Praia do Sul. Contudo nela é permitido o desembarque. Todas são ótimas opções de mergulho em Ubatuba, inclusive iniciantes.

Como ir para Ilha Anchieta de escuna e lancha

Você encontra diversas empresas que realizam a travessia para a Ilha Anchieta. Há opções de passeios de escuna, assim como passeios de lancha em locais próximos na costa de Ubatuba.

O passeio de lancha é a maneira mais rápida de chegar na Ilha Anchieta. Por outro lado, realizar a travessia de escuna permite que, além de desfrutar dos atrativos do PEIA, também aproveite o percurso.

Tanto a Praia da Enseada é o como o Saco da Ribeira são os pontos de embarque mais próximos da Ilha Anchieta. Nessas duas praias são oferecidos passeios de escuna e de lancha. No Saco da Ribeira estão disponíveis outras opções, como saveiro, charter de catamarã, veleiro e locação de lanchas privativas.

A distância da travessia do Saco da Ribeira para a Ilha Anchieta é de aproximadamente 8 km, apenas 1 km a mais que a Praia da Enseada. Já a duração da travessia de lancha para a Ilha Anchieta gira em torno de 10 e 15 minutos, no máximo.

Outro local onde há grande oferta é a Praia do Itaguá, onde os passeios para a Ilha Anchieta são feitos, em sua maioria, de escuna. Por fim, outro local de embarque é a Praia do Lázaro.

Considerações ao contratar um passeio de escuna ou lancha para a Ilha Anchieta

Por segurança verifique as condições da embarcação, itens de segurança (coletes etc) e procure informações antes de contratar. Diferente das outras Ilhas de Ubatuba, no Parque Estadual Ilha Anchieta existem empresas cadastradas (tanto escunas como lanchas). Para sua conveniência e segurança confirme antes de contratar.

Se desejar orientações sobre empresas que oferecem o passeio, será um prazer auxiliar. Basta solicitar.

Outra orientação útil é escolher o ponto de partida e o tipo de embarcação. Quanto mais próxima a localização da praia onde embarcará, mais rápida e a travessia, porém, dependendo de onde estiver hospedado(a), enfrentará mais trânsito (recomendação mais útil no verão, obviamente).

Por fim: Passeios de Escuna oferecem um tempo de permanência menor que lanchas. Entretanto pode compensar navegar e conhecer outros lugares no caminho que ficar no trânsito típico de verão.

Referências Relacionadas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

9 + 12 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 0/2019 por Deyves Martins (Redação UG)