Trilhas em Ubatuba: trekking, praias acessíveis por trilha e travessias feitas por embarcações

O Ecoturismo em Ubatuba é um diferencial do município e você encontrará opções de trekking e Trilhas em Ubatuba por todas as regiões e sentidos que percorrer.

Ao longo de aproximadamente 100 km de costa e 80% do território em área de proteção ambiental pelo Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, há trilhas sentido serra, trilhas em ilhas e, claro, as trilhas que levam até as praias desertas de Ubatuba.

A cidade tem 102 Praias, sendo 92 no continente e 10 nas ilhas. Dessas 92 do continente, 54 estão na região sul, 8 na região central e 30 localizam-se na região norte.

Até mesmo a região central, onde ficam as praias de Ubatuba mais urbanas, Cedrinho é acessível por trilha. Ao menos 27 praias da região sul são acessíveis por trilha e, ainda que algumas sejam leves, são cerca de 15 na norte. Trekking propriamente dito são as trilhas nos sertões e cachoeiras no Pé da Serra do Mar.

Aqui você encontrará principalmente referências de trilhas que todos podem fazer e isso inclui as praias de Ubatuba acessíveis por trilha. Gradativamente iremos inserir as opções de trekking, ou trilhas mais pesadas, assim como as trilhas nas Ilhas de Ubatuba.

SIGA-NOS
     

Trekking e Trilhas em Ubatuba: imagem ilustrativa do artigo sobre as Trilhas de Ubatuba

Conheça e faça trekking e Trilhas em Ubatuba: guia de referência com informações úteis para planejar passeios de ecoturismo

Trilhas em Ubatuba: Trilha das 7 Praias

Imagem ilustrativa do link para a página completa da Trilha das 7 Praias em Ubatuba

Uma das mais famosas trilhas de Ubatuba, destino de amantes da natureza, a Trilha das 7 Praias é um passeio agradável pela mata atlântica.

Com aproximadamente 9 km de extensão, para fazê-la é recomendada a contratação de agências de ecoturismo em Ubatuba. Muitas pessoas fazem por conta própria, porém é importante reconhecer o valor que um profissional agrega ao passeio. Informações da fauna, flora, história e, dentre outras, da segurança que proporcionam.

Se você não se sente em condições de percorrer a distância de 9km em pelo menos 3h30 de caminhada, há outra opção: contratar um passeio de escuna em Ubatuba mesmo e visitar algumas das praias.

Além das escunas que saem de Maranduba, apesar de não serem muitas opções, e possível contratar passeios de lancha oferecidos em Ubatuba nas praias da região.

Você encontrará barqueiros que fazem a travessia na Praia da Lagoinha, na Praia de Maranduba ou na Praia da Fortaleza.

Além de nosso site você pode obter boas informações sobre a Trilha das 7 Praias no Go Ubatuba, outro guia especializado na cidade e nosso parceiro.

Trilhas em Ubatuba: Trilha das 7 Fontes

Imagem ilustrativa do link para a página completa da Trilha das 7 Fontes em Ubatuba

Apesar da similaridade no número, a Trilha das Sete Fontes recebe esse nome por oferecer, como o nome sugere, sete fontes de água.

Ela começa na direta da Praia da Ribeira e passa pela Praia do Flamengo, de Ubatuba, claro. As outras duas são a da Dionísia, que exige acessar propriedade particular para chegar, e a do Flamenguinho, cujo acesso pode ser feito pela costeira ou, caso tenha prática, a nado.

Dionísia e Flamenguinho são pouco visitadas. Algumas escunas também incluem a Praia das 7 Fontes na rota, tal como barqueiros e operadoras que realizam o passeio para a Praia das 7 Fontes.

Para chegar na Praia da Ribeira é preciso, antes, ir até o Saco da Ribeira. O percurso pode ser feito entre 50 minutos e 1h30, dependendo do preparo e da prática. O trecho entre a Ribeira e a Praia do Flamengo é mais fácil, porém é preciso ter cuidado para descer/subir as escadarias.

O trecho mais complicadinho mesmo é entre o Flamengo e a Praia das Sete Fontes, com muitos degraus para subir e mata fechada. Nada absurdo para quem tem o hábito de percorrer as trilhas em Ubatuba.

São oferecidos passeios de barco para a Praia das Sete Fontes, confira: passeios de escuna ou ainda passeios de lancha em Ubatuba. Sabia ainda mais sobre a Trilha das 7 Fontes no Go Ubatuba.

Trilhas em Ubatuba: Trilha Praia Brava da Almada

Imagem ilustrativa do link para a página completa da Trilha da Praia Brava da Almada em Ubatuba

Paradisíaca e muito procurada por surfistas, fazer a Trilha da Praia Brava da Almada é um passeio corriqueiro para muitas pessoas.

Existem duas maneiras de fazer a trilha da Brava da Almada, sendo a mais comum a que inicia na Praia do Engenho de Ubatuba. A outra opção é a partir da Praia da Fazenda mas para fazê-la considere contratar guias ou monitores do Parque Estadual.

A Praia Brava da Almada é a primeira, sentido Paraty, em área de preservação ambiental. Deserta e selvagem!

Começando ali pelo Engenho é mais fácil e pode ser feita entre 20 e 40 minutos. Atenção com os trechos de subida e descida, pois são íngremes e, pós chuva, ficam bem escorregadios. No mais é só curtir o visual.

Algo importante a se notar é que Engenho é acessível a partir da Praia da Almada, que fica próxima de outras conhecidas como a Praia da Fazenda e a Praia do Estaleiro.

Obtenha mais informações sobre a Trilha da Praia Brava da Almada no Go Ubatuba.

Trilhas em Ubatuba: Trilha da Ponta da Espia

Imagem ilustrativa do link para a página completa da Trilha da Ponta da Espia em Ubatuba

A Trilha da Ponta da Espia está localizada na região sul e inicia no extremo esquerdo da Praia da Enseada.

Através dela é possível conhecer cinco praias de Ubatuba e, no caminho, avista-se diversas outras, além da Ilha Anchieta.

Logo no início, após 5 minutos de caminhada, está a Prainha da Enseada, local tranquilo e ótimo para relaxar. Depois está a Praia de Fora, acessível por trilha secundária e, finalmente, as últimas três.

A Praia do Tapiá é a primeira delas, com acesso íngreme e escorregadio. Depois a Praia de Itapecerica oferece uma das menores faixas de areia na região e, por fim, a maior de todas, Praia do Godói.

Com preparo, prática e poucas paradas, faz-se tranquilamente a Trilha da Ponta da Espia em 30 ou 40 minutos de trekking.

Obtenha mais informações sobre a Trilha da Ponta da Espia no Go Ubatuba.

Trilhas em Ubatuba: Trilha da Praia de Fora

Imagem ilustrativa do link para a página completa da Trilha da Praia de Fora em Ubatuba

Secundária da Ponta da Espia, a Trilha da Praia de Fora é mais rápida e fácil que percorrer toda a Trilha da Ponta Espia, entretanto você passará apenas pela Prainha da Enseada.

Obviamente ela também inicia na Praia da Enseada e, para percorrer a trilha completa, são aproximadamente 30 minutos. Na descida há muitas erosões e é preciso ter atenção para evitar lesões.

Ela figura na lista das praias desertas de Ubatuba e, por ter acesso mais difícil, é um dos secret points para surfar em Ubatuba.

Em breve outras Trilhas de Ubatuba

Estamos reunindo e compilando informações de outras trilhas de Ubatuba para você e, em breve, estarão disponíveis aqui.

Conheça a Trilha da Praia do Alto em Ubatuba

O vídeo revela todo o percurso da Trilha da Praia do Alto, do início ao fim.

Essa é considerada uma das trilhas de Ubatuba mais fáceis, aliás, não é bem uma trilha famosa. Decidimos mostrá-la, pois muitas pessoas nos procuram para obter informações sobre Onde fica e Como chegar na Praia do Alto em Ubatuba

Saiba mais sobre a Praia do Alto no Go Ubatuba.

Conheça a Trilha da Praia das Conchas em Ubatuba

Nesse vídeo você verá a Trilha da Praia das Conchas completa, com diversas orientações úteis.

Essa trilha inicia no extremo esquerdo da Praia do Félix e dura aproximadamente 10 minutos para quem tem prática em trilha. Caso contrário, recomendamos a contratação de uma das muitas agências de ecoturismo em Ubatuba.

A Praia das Conchas é isolada, pequenina e uma boa opção para quem gosta de praticar mergulho em Ubatuba.

Saiba mais sobre a Praia das Conchas no Go Ubatuba.

Trilha na Ilha das Couves

Para você que não consegue ficar muito tempo numa praia e que sente aquele comichão para explorar, não deixe de fazer a Trilha da Ilha das Couves. Ela conduz até o cume da ilha e oferece um visual singular.

Essa trilha inicia no extremo esquerdo da Praia de Fora, a maior da ilha. Entretanto não recomendamos fazê-la sem guias de turismo ou monitores ambientais.

Saiba mais sobre a Ilha das Couves no Go Ubatuba.

Praias de Ubatuba acessíveis por trilha

Conheça as praias de Ubatuba com acesso por trilha ou por embarcações. É importante notar que algumas das praias acessíveis por trilha não são necessariamente acessíveis pelo mar.

Nesse caso, vale conferir as opções de passeios de lancha em Ubatuba. Talvez você queira conferir também as opções de Passeios de Escuna em Ubatuba, entretanto considere que as escunas desembarcam em menos praias que lanchas e barcos devido ao seu tamanho.

Praias acessíveis por trilha em Ubatuba – Região Sul

As praias com acesso por trilha em Ubatuba na região sul seguem do Centro para Caraguatatuba

  • Praia do Godói: logo após a Praia das Toninhas, na Trilha da Ponta da Espia ou Trilha da Praia de Fora, que fica antes dela. Acesso apenas pela Praia da Enseada.
  • Praia de Itapecerica: outra na Ponta da Espia, entre Godói e a do Tapiá.
  • Praia do Tapiá ou Xandra: mais uma na Ponta da Espia, fica logo após a de Fora
  • Praia de Fora: talvez a mais conhecida do trecho, que ficou conhecido por alguns como Trilha da Praia de Fora.
  • Prainha da Enseada: ainda que o acesso seja muito fácil, ela fica no início da Trilha da Ponta da Espia. O acesso é feito pela Praia da Enseada (Ubatuba)
  • Praia da Boa Vista ou do Gerônimo: acessível pela costeira ou por um rota, bem fácil, percorrendo as ruas do condomínio da Praia da Santa Rita
  • Praia do Lamberto: acesso por rampa ou um trecho que provavelmente nem possa ser chamado de trilha mas que, por ser familiar, pessoas sem prática por vezes alegam dificuldade.
  • Praia do Codó: talvez a menor de Ubatuba, é acessível por propriedade privada no extremo esquerdo do Píer do Saco da Ribeira
  • Praia da Dionísia: com propriedade particular instalada na orla da praia e com acesso apenas por ela, fica logo após a Praia da Ribeira
  • Praia do Flamengo
  • Praia do Flamenguinho: assim como a Dionísia, uma propriedade impede o acesso por terra, sendo assível apenas pela costeira da Praia do Flamengo.
  • Praia das Sete Fontes
  • Praia do Dóca: trilha fácil a partir de sua vizinha que, diga-se, tem acesso um pouco escondidinho, a Praia Brava do Sul
  • Prainha da Vermelha: acessível pela costeira, nadando, remando de stand up paddle ou caiaque, o acesso é feito a partir da Praia Vermelha do Sul
  • Praia do Costa: um pouco adiante do acesso da Praia Dura e após a Brava e Vermelha do Sul, o início da trilha leve para ela pode passar batido aos olhos desatenciosos.
  • Praia Brava da Fortaleza: vizinha da Praia da Fortaleza é a penúltima nesse acesso. Trilha de descida rápida, porém com trechos que, para algumas pessoas, torna a caminhada mais lenta e deve ser feita com atenção por crianças e pessoas sem prática.
  • Praia do Cedro do Sul: uma das mais belas e desafiadoras praias para serem acessadas na Trilha das 7 Praias.
  • Prainha da Deserta: vizinha do Cedro.
  • Praia Deserta: seguinte na Trilha das Sete Praias.
  • Praia Grande do Bonete: vizinha da Deserta e do Bonete.
  • Praia do Bonete: vizinha da Grande do Bonete e Peres.
  • Praia do Peres: vizinha do Bonete e Oeste
  • Praia do Oeste: vizinha do Peres e da Praia da Lagoinha
  • Praia da Caçandoquinha: acessível a partir da Praia da Caçandoca subindo uma grande rocha e percorrendo 5 minutos por trilha.
  • Praia da Raposa: localizada na Trilha do Saco das Bananas, o acesso mais fácil é pela Caçandoquinha.
  • Praia do Saco das Bananas
  • Praia do Simão ou Brava do Frade
  • Praia da Lagoa
  • Praia Mansa
  • Praia da Ponta Aguda
  • Praia da Figueira
  • Praia das Galhetas

Praias com acesso por trilha em Ubatuba – Região Norte

As praias acessíveis por trilha em Ubatuba na região norte segue do centro para Paraty.

  • Praia Saco da Mãe Maria: acessível por duas praias, a da Barra Seca e a Praia Vermelha do Norte.
  • Praia do Alto: trilha de 5 minutos, porém íngreme e, após chuvas, bem escorregadia.
  • Praia Brava da Itamambuca: acessível por trilha difícil a partir do extremo esquerdo da Praia de Itamambuca
  • Praia do Português: não necessariamente acessível por trilha, mas sim pela costeira do extremo direito da Praia do Félix.
  • Praia das Conchas: outra acessível pelo Félix, mas no extremo esquerdo. Essa porém é por trilha, que leva entre 10 e 15 minutos com prática.
  • Praia Canto Itaipu: mais uma que talvez nem possa ser chamada por trilha, mas é preciso percorrer um pequeno trecho sobre a costeira ou por um cantinho da Praia do Prumirim.
  • Praia do Léo: com acesso por trilha fácil a partir da rodovia ou pelas ruas do condomínio do Prumirim.
  • Praia do Meio: intocada e com acesso impedido por uma propriedade particular, não é acessível por trilha, apenas pelo escoamento de água da rodovia.
  • Praia de Surutuba: mística, alguns questionam se existe, acessível por outra que também tem opção de se chegar por trilha, a Praia do Puruba
  • Praia da Justa: mais acessada pela costeira, ou melhor, caminhando pela água margeando a costeira a partir do extremo direito da Praia do Ubatumirim
  • Praia do Engenho (Ubatuba): acessível tanto pelo extremo esquerdo da
  • Praia da Almada, como também por trilha vindo da Brava da Almada, saindo da Fazenda.
  • Praia Lanço da Cavala: trilha rápida e fácil a partir do extremo esquerdo da Praia do Engenho
  • Praia Brava da Almada: duas trilhas levam até ela, uma saindo da Praia do Engenho e outra da Praia da Fazenda, essa apenas com monitores ambientais do Núcleo Picinguaba.
  • Praia das Taquaras: acessível por trilha que deve ser feita com monitores do Parque Estadual da Serra do Mar, é acessível pela Praia da Fazenda
  • Praia das Bicas: outra acessível pela Praia da Fazenda ou a partir da Estrada que leva até Picinguaba.
  • Praia Brava do Camburi: um pouco adiante da Praia de Picinguaba, tem acesso por trilha difícil, íngreme e escorregadia. Excelente pico de surf em Ubatuba.
  • Prainha do Camburi: finalmente, por trilha leve e praticamente plana, chega-se nela a partir do extremo direito da Praia do Camburi.
Ubatuba Guide - Seu Guia do Paraíso

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em: 02/07/2019 por Deyves Martins (Redação UG)