» Atrativos

O que fazer em Ubatuba: passeios, pontos turísticos, atrativos naturais, turismo náutico, ecoturismo e muito mais

Com mais de 100 praias distribuídas em aproximadamente 100 km de costa, é comum associar o que fazer em Ubatuba com opções de praias para todos os perfis, porém a cidade oferece dezenas de pontos turísticos, passeios para todos os perfis e os mais variados atrativos.

Aqui temos aldeias indígenas, quilombos e comunidades de pesca, além de ilhas e trilhas incríveis. Festas tradicionais com quase dois séculos de história, manifestações culturais, artesanato e gastronomia típica, entre muitas outras opções do que fazer por toda Ubatuba estão disponíveis, independente do perfil.

Utilizamos o formato de artigo mesclado com índice de opções do que fazer. Falaremos um pouquinho das alternativas e disponibilizamos referências para se aprofundar naquilo que desejar. Assim que as dúvidas surgirem, procure-nos para que possamos tentar te auxiliar para aproveitar esse paraíso.

Estamos trabalhando em novos conteúdos, fotografando e filmando os locais para criar artigos originais. Alguns dos links apontam para páginas do Guia de Ubatuba parceiro (Go Ubatuba).

SIGA-NOS
     

Imagem ilustrativa da página sobre o que fazer em Ubatuba: passeios, atrativos e pontos turísticos

O que fazer em Ubatuba: passeios, atrativos e pontos turísticos

O que fazer em Ubatuba: atrativos na região central

Se essa é sua primeira vez por aqui e você deseja saber o que fazer em Ubatuba, saiba que a região central concentra alguns dos principais atrativos e pontos turísticos urbanos, por assim dizer. Na região sul e norte você encontrará diversos atrativos naturais, os quais descreveremos mais abaixo.

Projeto Tamar de Ubatuba

Início do Circuito do Projeto Tamar em Ubatuba, um dos atrativos e pontos turísticos para quem busca o que fazer em Ubatuba

O centro de visitantes Projeto Tamar em Ubatuba é um passeio indicado para todos os públicos e para todos aqueles que buscam o que fazer em Ubatuba.

É possível aprender sobre a biologia das tartarugas marinhas, acompanhar uma visita guiada, conhecer o museu caiçara e muito mais. As crianças podem alimentar as tartarugas diariamente e há tanto parque recreativo como um espaço dedicado exclusivamente para elas.

Esses são apenas alguns fatores que tornam o Projeto Tamar um dos principais atrativos e pontos turísticos de Ubatuba. Visita indispensável!

Aquário de Ubatuba

Tubarões, arraias e outras espécies no Tanque Oceânico do Aquário de Ubatuba

Assim como o Tamar, o Aquário de Ubatuba é outro atrativo indicado para todos os públicos e visitado por milhares de pessoas todos os anos.

Apesar de ser uma empresa e não uma ONG, o foco do trabalho é a sensibilização e educação ambiental. A visita é auto-guiada e pode-se conhecer mais de 100 espécies distintas de animais marinhos e de água doce.

Frequentemente são oferecidas palestras, inclusive uma que orienta sobre a biologia dos pinguins e antecede a alimentação deles. Uma experiência memorável para as crianças (e para muitos adultos!).

Casa do Artesão de Ubatuba

Interior repleto de cores na Casa do Artesão de Ubatuba, um importante Atrativo e Ponto Turístico de Ubatuba

Um dos melhores locais para adquirir lembrancinhas feitas artesanalmente, bem como objetivos decorativos para sua casa de praia, a Casa do Artesão é, sem dúvida, uma das melhores opções de passeios.

Esse importante atrativo de Ubatuba é, na verdade, uma associação com dezenas de artistas locais que se revezam e comercializam seus trabalhos. Você encontrará produtos que utilizam as mais variadas técnicas e, como é possível notar na imagem, são coloridos, alegres e de muito bom gosto.

Feira de Artesanato de Ubatuba

Centenas de pessoas transitando por um dos corredores da Feira de Artesanato de Ubatuba, também conhecida como Feira Hippie, e um dos mais procurados atrativos de Ubatuba

Assim como a Casa do Artesão, a Feira de Artesanato de Ubatuba é um dos melhores locais para comprar lembrancinhas. Contudo, é importante ressaltar que talvez você precise procurar com cautela para distinguir produtos artesanais de industriais.

Visitar a Feira Hippie, nome original quando foi criada, é uma das opções do que fazer em Ubatuba mais procuradas por turistas. Região repleta de atrativos, muito agradável para passear durante a noite com a família.

Rua Guarani em Ubatuba

Músicos tocando em uma das calçadas da Rua Guarani em Ubatuba, um local repleto de opções do que fazer em Ubatuba

Apesar de se tratar de uma via, a Rua Guarani é considerada um atrativo e é um excelente local para passear com a família.

Nela você encontrará uma variedade de estabelecimentos comerciais variados. Lojas de moda praia, de artesanato, restaurantes, sorveterias, bares, pousadas, entre outros tantos. Ela fica entre o Centro e a Praia do Itaguá.

Shoppings em Ubatuba

Fachada do Shopping Porto Itaguá, o principal shopping da cidade e um atrativo muito procurado pelos turistas

Ainda que talvez os Shoppings de Ubatuba não sejam considerados atrativos em, pois existem em todas as cidades, se você deseja realizar compras ou passear com as crianças, é uma opção durante a noite.

Quem vive em grandes centros Urbanos considera os Shoppings de Ubatuba pequenos centros comerciais, é fato. Independente da estrutura, você encontra shoppings e centros comerciais no Itaguá, Centro e Praia Grande.

Outras opções do que fazer em Ubatuba na região central

Há muitas outras opções de passeios, atrativos e pontos turísticos e o que fazer na região central de Ubatuba. O Mercado de Peixes é muito visitado por quem aprecia frutos do mar.

Os bares, casas noturnas, restaurantes, pizzarias e sorveterias também são muito disputados no verão. Passear pelo calçadão da Av. Iperoig, no centro, ou pela Leovigildo Dias Vieira, na orla do Itaguá, revelará diversas opções para tomar uma gelada ou degustar pratos típicos da região.

A Praça Trópico de Capricórnio abriga um monumento por onde cruza a linha imaginária do Trópico de Capricórnio, marcando o início do verão.

Próximo da Feirinha e da Casa do Artesão está o Farol da Barra ou do Cruzeiro. Durante o dia oferece uma vista singular da baía central e, durante a noite, é um local agradável para relaxar.

Caso queira outras dicas e informações dos atrativos, pontos turísticos e opções do que fazer no centro de Ubatuba, sinta-se a vontade para nos escrever que teremos prazer em auxiliar.

Turismo náutico, um atrativo de Ubatuba a parte

Com dezenas de parcéis, lajes, ilhotas e Ilhas, o turismo náutico é uma opção de passeio e atrativo de Ubatuba a parte.

Passeios de Escuna em Ubatuba

Imagem ilustrativa de Passeio de Escuna em Ubatuba

Você encontrará empresas que oferecem passeios de escuna por toda a costa de Ubatuba.

Os dois principais pólos emissores de embarcações turísticas são o Saco da Ribeira e a Praia do Itaguá, mas há oferta em outras praias de Ubatuba.

Passeios de Escuna em Ubatuba

Imagem ilustrativa de Passeio de Lancha e Barco em Ubatuba

Assim como as escunas, você também terá a sua disposição grande oferta de passeios de lancha em Ubatuba, muitos deles feitos por barqueiros das comunidades tradicionais.

Ótima pedida para conhecer praias desertas, acessíveis apenas por trilhas, além das paradisíacas ilhas de Ubatuba.

Outras referências

Estamos sempre a disposição para auxiliar e desejamos que você tenha as melhores referências. No Guia de Ubatuba Go Ubatuba, há bons artigos sobre.

O mais abrangente é a página sobre passeios de escuna e de lancha em Ubatuba, porém lá você encontrará opções de passeio de lancha para a Ilha Anchieta, por exemplo, além de muitos outros mais específicos.

O que fazer em Ubatuba: atrativos naturais

Com 80% do território coberto pela mata atlântica, uma das melhores opções do que fazer em Ubatuba é explorar os atrativos naturais.

Ecoturismo em Ubatuba

Imagem ilustrativa da página sobre o Ecoturismo em Ubatuba

Conheça as opções de passeios de Ecoturismo em Ubatuba. Veja e conheça também as empresas, guias e agências de ecoturismo para fazer os melhores roteiros e passeios com segurança.

Ilhas de Ubatuba

Imagem ilustrativa da página e índice das Ilhas de Ubatuba

São dezenas, porém apenas cinco Ilhas de Ubatuba são mais visitadas por turistas: a Ilha Anchieta, a Ilha das Couves, Ilha do Prumirim, Ilha da Almada e a Ilha de Maranduba.

Trilhas em Ubatuba

Imagem ilustrativa da página sobre as Trilhas de Ubatuba

Conheça e faça as inúmeras Trilhas de Ubatuba. Ubatuba tem trilhas para praias, sentido Serra do Mar, para cachoeiras e muitas outras opções para sentir o frescor da mata atlântica.

Cachoeiras de Ubatuba

Imagem ilustrativa da página sobre as Cachoeiras de Ubatuba

Distribuídas por toda a costa, você poderá se refrescar na água doce das inúmeras Cachoeiras de Ubatuba. Muitas tem fácil acesso, outras são boas para esportes de aventura, como rapel, e algumas são acessíveis apenas por trilhas difíceis.

Atrativos Históricos e Culturais

Poucos patrimônios arquitetônicos resistiram ao tempo em nome do “progresso”. Abaixo estão alguns dos atrativos histórico-culturais remanescentes de épocas vindouras.

Casa da Farinha de Ubatuba

Imagem ilustrativa da página sobre a Casa da Farinha em Ubatuba

Ainda ativa e onde vive uma simpática e acolhedora comunidade quilombola, a Casa da Farinha em Ubatuba é um local indispensável para se conhecer caso esteja em busca da história de Ubatuba.

Ela está localizada no extremo norte, no Sertão da Praia da Fazenda e, no entorno, há trilhas e um delicioso rio para se banhar.

Ruínas da Lagoinha

Resquícios da Fazenda Bom Retiro, também conhecidas como Ruínas da Lagoinha

Com data de construção estimada no início do século XIX, as Ruínas da Lagoinha são os escombros da antiga Fazenda Bom Retiro e, nas proximidades, um único pilar é o vestígio da 1ª Fábrica de Vidros do Brasil.

Ela está localizada no extremo sul, bem próxima da entrada do condomínio da Praia da Lagoinha e, pelo mesmo acesso, chega-se em uma bela cachoeira.

Casarão do Porto de Ubatuba

Fachada do Casarão do Porto em Ubatuba com grandes coqueiros na Praça Nóbrega, onde ele está localizado

No centro de Ubatuba, diante da Praia de Iperoig e próximo de diversos outros ativos, o Sobradão do Porto, como também é conhecido, é um patrimônio tombado e ocupado pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).

O Casarão do Porto foi construído em 1846 e, em 1926 foi vendido, transformando em um hotel e restaurante.

Igreja Matriz de Ubatuba

Fachada da Igreja Matriz de Ubatuba e, em primeiro plano, o Obelisco do marco zero

No coração de Ubatuba, a Igreja Matriz é uma das construções mais emblemáticas da história da cidade, levando séculos para ser construída.

Ainda que seja um local indispensável para fiéis e para quem deseja viajar no tempo, há quem diga que ela jamais foi totalmente concluída.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

6 + 12 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em: 02/07/2019 por Deyves Martins (Redação UG)