Igreja Matriz de Ubatuba

Localizada diante da Praça Exaltação da Santa Cruz, marco zero da cidade, a Igreja Matriz de Ubatuba é um dos pouquíssimos patrimônios arquitetônicos que resistiu ao tempo na região central e em toda a cidade.

Símbolo do turismo religioso católico, ela também atrai visitantes que estão em busca de vestígios de como foi a cidade em tempos passados.

Nos arredores já foram gravadas diversas cenas do filme “Banda das Velhas Virgens”, de Mazzaropi.

A Igreja Matriz de Ubatuba no centro de alguns outros patrimônios, como o Casarão do Porto e, em seus arredores, há muitos atrativos de Ubatuba, bem como estabelecimentos de todos os segmentos.

SIGA-NOS
     

Igreja Matriz de Ubatuba atrás do Coreto e do Obelisco, Marco Zero de Ubatuba, na Praça Exaltação da Santa Cruz

Localizada diante do Marco Zero de Ubatuba, na Praça Exaltação da Santa Cruz, a Igreja Matriz de Ubatuba é um dos patrimônios histórico-arquitetônios que resistiram aos séculos de "desenvolvimento"

Fotos da Igreja Matriz de Ubatuba

Breve seleção de fotos da Igreja Matriz de Ubatuba.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais ou Escreva-nos.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Vídeo da Igreja Matriz de Ubatuba

Esse vídeo é um episódio de uma série original que produzimos revelando 15 atrativos de Ubatuba na região central.

Esse vídeo não é apenas sobre a Igreja Matriz de Ubatuba. Seguimos da Estátua do Padre José de Anchieta (hoje Santo), na Av. Iperoig, até a Igreja, mas não entramos. Ao longo do caminho contamos um pouco da história do Obelisco, do Marco Zero, do Coreto e um pouquinho sobre ela, a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, como também é conhecida a Igreja Matriz.

História da Igreja Matriz de Ubatuba, um resumo

No final do século XVII e início do XVIII, a localização da Igreja Matriz ficava entre a Rua Conceição (paralela da Rua Professor Thomaz Galhardo) e a Salvador Corrêa (paralela da Av. Iperoig). No ano de 1.700, devido ao estado de conservação e as dimensões, que já não comportavam a crescente demanda de fiéis na época, teve início a construção de uma nova Igreja Matriz.

Teve início é uma maneira generosa de dizer que naquele momento a ideia foi apresentada. Não foram destinados recursos para a construção, apenas dada a autorização do secretário de governo da, até então Província de São Paulo, para o Capitão Mór da Vila de Ubatuba cobrar subsídios para a construção da nova matriz.

Por diversas razões a arrecadação dos recursos financeiros não foram suficientes. Mais de um século mais tarde, em 1.884, a Câmara Ubatubense solicitou providência em prol das obras. Só por volta de 1.866 a fachada foi terminada. O relógio foi construído entre esse período e 1.890, apesar de hoje estar inativo após substituição, está lá instalado.

De lá para cá, lenta e gradativamente, ela foi sendo finalizada. Há quem diga que ainda não está acabada, alegando que o projeto contemplava duas torres ao invés de uma. Enfim, uma longa história que pode ser encontrada com detalhes na obra Ubatuba Documentário, de Seu Filhinho, figura ilustre que dedicou-se, entre outras atividades, a documentar a história da Igreja Matriz e de toda Ubatuba. Admiração e gratidão eterna a ti Washington de Oliveira.

Horário das Missas na Paróquia Exaltação da Santa Cruz (Igreja Matriz)

Confira o horário das missas celebradas na Paróquia Exaltação da Santa Cruz

  • Terça-Feira: 7h30
  • Quarta à Sextas-Feiras: 7h30 e 19h30
  • Sábados: 19h30
  • Domingos: 7h30, 18h30 e 20h

Para mais informações, por gentileza entre em contato através do número: 12 3832 1325 ou através do e-mail.

Como chegar na Igreja Matriz de Ubatuba

Há diversas ruas de acesso da Igreja Matriz de Ubatuba. Ela está localizada na Rua Dona Maria Alves, 125, no centro da cidade.

Os pontos de referência são a Praça Exaltação da Santa Cruz, o Teatro Municipal e o Calçadão de Ubatuba.

Se você não conhece a região, por gentileza veja como chegar na Praia do Cruzeiro em Ubatuba. O link abrirá em uma nova aba/janela no Blog do Go Ubatuba, nosso parceiro, e onde você encontra informações úteis sobre trânsito e linhas de ônibus em tempo real, como chegar nas praias etc.

Atrativos Próximos

Localizada no coração de Ubatuba, a Igreja Matriz fica próxima de muitos dos principais Atrativos e Pontos Turísticos de Ubatuba. Há muitos passeios que podem ser feitos caminhando.

  • Mercado Municipal de Pescados de Ubatuba: Localizado na Ilha dos Pescadores, é o principal local de comércio de pescados e frutos do mar da cidade.
  • Casarão do Porto de Ubatuba: Outro patrimônio histórico-arquitetônico resistente, localizado bem próximo da Igreja Matriz. Atualmente é utilizado pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).
  • Casa do Artesão de Ubatuba: Associação de Artesãos e Artesãs onde você pode adquirir lembrancinhas e peças decorativas.
  • Feira de Artesanato de Ubatuba: Também conhecida como Feirinha Hippie, é a mais tradicional feira da cidade, fundada no início da década de 90.
  • Rua Guarani: passeio agradável para toda a família, com inúmeras lojas de moda praia, artesanato, restaurantes, pizzarias e muito mais.
  • Passeios de Escuna em Ubatuba: Na orla da Praia do Itaguá são comercializados os passeios. Veja também as opções de Passeios de Lancha em Ubatuba e onde é possível contratar.
  • Aquário de Ubatuba: Oportunidade para conhecer mais de 100 espécies marinhas. Passeio indicado para todos os públicos.
  • Projeto Tamar em Ubatuba: Outro passeio agradável e educativo para todos os públicos, onde é possível conhecer as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro.
Ubatuba Guide - Seu Guia do Paraíso

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 10/10/2016 e atualizada em 15/05/2019 por Deyves Martins (Redação UG)