» Atrativos » Casarão do Porto

Casarão do Porto de Ubatuba

Localizada diante da Praça Exaltação da Santa Cruz, marco zero da cidade, a Igreja Matriz de Ubatuba é um dos pouquíssimos patrimônios arquitetônicos que resistiu ao tempo na região central e em toda a cidade.

Símbolo do turismo religioso católico, ela também atrai visitantes que estão em busca de vestígios de como foi a cidade em tempos passados.

Nos arredores já foram gravadas diversas cenas do filme “Banda das Velhas Virgens”, de Mazzaropi.

A Igreja Matriz de Ubatuba no centro de alguns outros patrimônios, como o Casarão do Porto e, em seus arredores, há muitos atrativos de Ubatuba, bem como estabelecimentos de todos os segmentos.

SIGA-NOS
     

Fachada do Casarão do Porto de Ubatuba parcialmente oculta sob árvores nas margens do Rio Grande, que passa sob a ponte Félix Guisard que conecta o centro ao Perequê-Açú com o Pico do Corcovado imponente ao fundo na Serra do Mar

Assim como a Igreja Matriz, o Casarão do Porto de Ubatuba é um dos poucos patrimônios arquitetônicos que resistiram ao tempo

Fotos do Casarão do Porto de Ubatuba

Breve seleção de fotos do Casarão do Porto de Ubatuba.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais ou Escreva-nos.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Vídeo do Casarão do Porto de Ubatuba

Esse vídeo do Casarão do Porto é o 2º episódio de uma série original que produzimos revelando 15 atrativos de Ubatuba na região central.

A proposta da duração dos vídeos produzidos para essa série é de fazê-los com 2m30 até 3m30. Por essa razão, essa é uma passagem rápida pelo exterior e interior do Casarão do Porto, bem como tomadas do último andar (antes da restauração e com as devidas autorizações).

História da Igreja Matriz de Ubatuba, um resumo

No final do século XVII e início do XVIII, a localização da Igreja Matriz ficava entre a Rua Conceição (paralela da Rua Professor Thomaz Galhardo) e a Salvador Corrêa (paralela da Av. Iperoig). No ano de 1.700, devido ao estado de conservação e as dimensões, que já não comportavam a crescente demanda de fiéis na época, teve início a construção de uma nova Igreja Matriz.

Teve início é uma maneira generosa de dizer que naquele momento a ideia foi apresentada. Não foram destinados recursos para a construção, apenas dada a autorização do secretário de governo da, até então Província de São Paulo, para o Capitão Mór da Vila de Ubatuba cobrar subsídios para a construção da nova matriz.

Por diversas razões a arrecadação dos recursos financeiros não foram suficientes. Mais de um século mais tarde, em 1.884, a Câmara Ubatubense solicitou providência em prol das obras. Só por volta de 1.866 a fachada foi terminada. O relógio foi construído entre esse período e 1.890, apesar de hoje estar inativo após substituição, está lá instalado.

De lá para cá, lenta e gradativamente, ela foi sendo finalizada. Há quem diga que ainda não está acabada, alegando que o projeto contemplava duas torres ao invés de uma. Enfim, uma longa história que pode ser encontrada com detalhes na obra Ubatuba Documentário, de Seu Filhinho, figura ilustre que dedicou-se, entre outras atividades, a documentar a história da Igreja Matriz e de toda Ubatuba. Admiração e gratidão eterna a ti Washington de Oliveira.

Horário das Missas na Paróquia Exaltação da Santa Cruz (Igreja Matriz)

Confira o horário das missas celebradas na Paróquia Exaltação da Santa Cruz

  • Terça-Feira: 7h30
  • Quarta à Sextas-Feiras: 7h30 e 19h30
  • Sábados: 19h30
  • Domingos: 7h30, 18h30 e 20h

Para mais informações, por gentileza entre em contato através do número: 12 3832 1325 ou através do e-mail.

Como chegar no Casarão do Porto

O Casarão do Porto, ou Sobradão do Porto, está localizado na Praça Anchieta, 38. Você também encontrará o endereço com outra referência, Rua Condessa de Vimiero, 38, que passa diante das portas principais. Pode ser ainda que, além dessas duas referências, você encontre o endereço do acesso lateral, na Rua Hans Staden ou Balthazar Fortes.

Há alguns endereços disponíveis, é fato. Uns de outros períodos, outros atuais que fundem-se e confundem algumas pessoas. Mas para chegar no Casarão do Porto em Ubatuba é muito simples, basta seguir pela Av. Iperoig sentido Praia do Perequê-Açú. No final da Av. Iperoig há uma ponte e, ao invés de seguir, vire para a sua esquerda e você avistará a Praça Nóbrega e o Sobradão do Porto.

Se você não conhece a região, por gentileza veja como chegar na Praia do Cruzeiro em Ubatuba. O link abrirá em uma nova aba/janela no Blog do Go Ubatuba, nosso parceiro, e onde você encontra informações úteis sobre trânsito e linhas de ônibus em tempo real, como chegar nas praias etc.

Atrativos Próximos

Localizado em uma das mais movimentadas avenidas da região central, o Casarão do Porto está bem próximo de alguns dos principais Atrativos e Pontos Turísticos de Ubatuba. Diversos são os passeios que podem ser feitos caminhando ou de bicicleta.

  • Casa do Artesão de Ubatuba: Associação de Artesãos e Artesãs onde você pode adquirir lembrancinhas e peças decorativas.
  • Feira de Artesanato de Ubatuba: Também conhecida como Feirinha Hippie, é a mais tradicional feira da cidade, fundada no início da década de 90.
  • Igreja Matriz de Ubatuba: Outro patrimônio histórico-arquitetônico resistente, localizada na Praça Exaltação da Santa Cruz, Marco Zero da cidade e onde fica o Teatro Municipal.
  • Mercado de Peixes de Ubatuba: Localizado na Ilha dos Pescadores, é o principal local de comércio de pescados e frutos do mar da cidade.
  • Rua Guarani: passeio agradável para toda a família, com inúmeras lojas de moda praia, artesanato, restaurantes, pizzarias e muito mais.
  • Passeio de Escuna em Ubatuba: Na orla da Praia do Itaguá são comercializados os passeios. Veja também as opções de Passeio de Lancha em Ubatuba e onde é possível contratar.
  • Aquário de Ubatuba: Oportunidade para conhecer mais de 100 espécies marinhas. Passeio indicado para todos os públicos.
  • Projeto Tamar em Ubatuba: Outro passeio agradável e educativo para todos os públicos, onde é possível conhecer as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

6 + 5 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 10/10/2016 e atualizada em 15/05/2019 por Deyves Martins (Redação UG)