» Atrativos » Projeto Tamar

Projeto Tamar em Ubatuba: horário de funcionamento, valores dos ingressos e outras orientações

Um dos atrativos mais visitados e procurados ao longo do ano, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba recebe mais de 100 mil visitantes todos os anos.

Com suas atividades voltadas para a conservação e preservação das tartarugas marinhas, além da educação ambiental, visitar o Projeto Tamar é uma oportunidade para aprender sobre a biologia desses seres encantadores.

O Tamar está localizado no Itaguá, próximo de diversos atrativos e com muitas possibilidades para aproveitar aquilo que há de melhor para se fazer na região central, tal como o Aquário de Ubatuba, localizado na Rua Guarani.

SIGA-NOS
     

Início do circuito do Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba com alguns tanques e o espaço temático da pesca

A Base e Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba conta com cinco tanques de observação das tartarugas marinhas, além de diversos outros recitnos e espaços temáticos

Fotos do Projeto Tamar em Ubatuba

Breve seleção de fotos do Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais ou Escreva-nos.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Vídeo do Projeto Tamar em Ubatuba

Faça um tour rápido e conheça a Base e Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba. Entrada, tanques, recintos e outros espaços que você conhecerá ao fazer uma visita no único centro do Projeto Tamar em todo o estado de São Paulo.

Projeto Tamar em Ubatuba - EP#15 - Final do City Tour sobre o que fazer em Ubatuba

Saiba antes de Visitar o Projeto Tamar

Algumas informações importantes para planejar visitar o Projeto Tamar sem surpresas e para aproveitar ao máximo o passeio.

Valor do Ingresso do Tamar em Ubatuba

Valor do ingresso do Projeto Tamar em Ubatuba atualizado em maio de 2019.

  • Valor do ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada). Meia é válida para crianças e jovens de até 17 anos, assim como estudantes com carteirinha e professores com identificação.
  • Isentos de pagamento: crianças com menos de 1,20 m, além de jovens senhoras e senhores com mais de 60 primaveras.
  • Moradores não pagam o ingresso, porém é necessário fazer um cadastro rápido. Para mais informações, por gentileza consulte a equipe do Tamar nos telefones: 12 3832-6202 | 7014 | 4046.

O circuito do Projeto Tamar de Ubatuba é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Horário de Funcionamento

Confira os horários de funcionamento do centro de visitantes do Projeto Tamar de Ubatuba e planeje sua visita. Uma boa sugestão é reservar entre 1h30 e 2h para aprender sobre as tartarugas, visitar todos os espaços, aproveitar o passeio e aprender sobre elas.

Os horários de funcionamento do Tamar variam entre as férias escolares e o período letivo.

Férias Escolares e Feriados

  • Férias escolares (dezembro a fevereiro e julho): todos os dias das 10 às 20 horas
  • Sábados e Feriados também funciona entre 10 e 20 horas

Período Letivo

  • Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas
  • Durante o período letivo o Tamar fecha todas as quartas-feiras para manutenção.

Para mais informações, inclusive sobre excursões e visitas escolares, por gentileza entre em contato com a equipe do Tamar em Ubatuba através dos telefones: 12 3832-6202 | 7014 | 4046

Atrativos do Projeto Tamar em Ubatuba

Ao visitar o Projeto Tamar em Ubatuba você encontrará diversos atrativos dispostos em uma área de 1.800 m². Tanques, recintos, loja, quiosque, museu, parque recreativo e muito mais, como você verá a seguir.

Tanques, Terrários e Recintos

Um dos grandes atrativos do Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba é o aquário com praia artificial e visor panorâmico. Nele é possível observar as maiores tartarugas através de três vidros. Elas chegam bem pertinho e, tanto adultos como crianças, ficam fascinadas por observá-las tão próximas.

Há ainda outros quatro tanques onde é possível observar as tartarugas marinhas. No Brasil ocorrem cinco das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo. No Projeto Tamar de Ubatuba, geralmente, você poderá ver quatro delas.

É possível aprender sobre todas dialogando com monitores e monitoras. Em horários específicos são oferecidas visitas guiadas pelo circuito. Uma grande oportunidade para aprender. Apesar de crianças pequenas dispersarem, para adolescentes e jovens é uma fonte enriquecedora de conhecimento.

No Centro de Visitantes do Tamar em Ubatuba você também poderá conhecer e aprender sobre Tartarugas de Água Doce, Jabutis e Tartarugas Terrestres. Ao todo são 7 recintos, sendo 5 para as tartarugas de água doce e um para cada uma das outras espécies.

Espaços Temáticos

Existem dois espaços temáticos no Tamar, um da Pesca e outro do Lixo no Mar. Em ambos são discutidas e apresentadas as principais ameaças, em áreas de alimentação, às populações de tartarugas marinhas.

No Espaço Temático da Pesca o foco são os diferentes tipos de pescas e pescarias praticadas na região e que interagem e impactam na vida das tartarugas marinhas.

Já no Espaço Lixo no Mar o objetivo é sensibilizar, através da informação, sobre o impacto causado pelo lixo, especialmente plástico e micro plástico. Ele é um problema sério e uma das maiores ameaças não apenas para elas como também para todos os habitantes marinhos e para nós, seres humanos.

Museu Caiçara

Com mais de 200 peças expostas no Museu Caiçara instalado no Projeto Tamar em Ubatuba, você pode conhecer mais sobre a cultura dos moradores tradicionais da região.

São utensílios diversos, entre ferramentas e utensílios domésticos, bem como artefatos de pesca e outros tantas.

O espaço foi construído como em tempos passados, de pau-a-pique ou taipa de pilão.

Programas de Educação Ambiental

Diversos são os programas de educação ambiental desenvolvidos para escolas no Projeto Tamar de Ubatuba.

Para destacar apenas alguns: Tartarugas vivendo livres no mar, Nem tudo o que cai na rede é Peixe e a Campanha permanente sobre a Duração de Lixo no Mar.

Para saber mais e obter orientações de como inserir sua escola, por gentileza entre em contato com a equipe do Tamar em Ubatuba.

Atrativos para as crianças no Tamar

O Espaço Infantil tem como objetivo proporcionar aos pequenos e pequenas visitantes uma conexão com cultural e com o ambiente natural de Ubatuba.

Tudo feito para sensibilizar sobre o cuidado e a preservação do mar e das tartarugas marinhas. Pesca seletiva de lixo, desenhos e muito mais com orientação e supervisão de monitores.

No Tamar também há um pequeno Parque Recreativo Infantil para que as crianças possam se divertir. Balanço e escorregador, combinação perfeita para entreter e prolongar a visita.

Por fim, duas atividades muito apreciadas: o Picolé das Tartarugas, que ocorre 13h e apenas para observação, além da alimentação, essa interativa e, para participar, basta chegar antes das 15h30 e se informar por lá mesmo.

Outros Atrativos do Tamar em Ubatuba

Desde de 2010 o Casco Acústico vem sendo implantado nos Centros de Visitantes do Projeto Tamar pelo Brasil.

O centro de Ubatuba foi construído no início da implantação, em 2010. No espaço são realizadas apresentações artísticas de linguagens diversas.

O principal objetivo é promover e valorizar a cultura e tradições artísticas locais, além da divulgação do trabalho de conservação das tartarugas marinhas.

No final do circuito passa-se pela Loja do Tamar, onde é possível adquirir lembranças e diversos acessórios temáticos para o dia a dia.

Bonés e chapéus para adultos e crianças, chaveiros, animais de pelúcia, camisas com filtro solar, livros educativos e uma infinidade de outros acessórios.

Há também uma Loja do Projeto Tamar na Rua Guarani. Ela fica ao lado do Aquário de Ubatuba.

Como chegar no Projeto Tamar em Ubatuba

A Base e Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Ubatuba está localizada no Bairro do Itaguá, região central.

O Endereço é Rua Antônio Atanásio, 273. Se você não conhece, o trajeto mais fácil para chegar no Projeto Tamar é pela Av. Leovigildo Dias Vieira.

Ao chegar no Shopping Porto Itaguá. A partir daí basta seguir a sinalização. O Tamar está distante aproximadamente 600 metros da orla da Praia do Itaguá.

Em breve: história, educação ambiental e mais

Essa página sobre o Projeto Tamar de Ubatuba está sendo construída e, em breve, teremos mais informações, tal como a história, programas de educação ambiental, espécies de tartarugas marinhas e algumas outras.

No momento você pode saber mais sobre elas no site oficial do projeto, assim como na página sobre o Projeto Tamar no site de nosso parceiro, o Go Ubatuba. Lá você encontra informações das sete espécies existentes de tartarugas marinhas.

Caso tenha alguma dúvida ou queira informações, a melhor sugestão é procurar a equipe do Tamar. Se desejar entrar em contato conosco, teremos prazer em compartilhar aquilo que conhecemos.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

3 + 3 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 10/10/2016 e atualizada em 13/05/2019 por Deyves Martins (Redação UG)