» Praias » Centro » Praia do Itaguá

Praia do Itaguá: atrativos turísticos, gastronomia e compras

A Praia do Itaguá é um dos principais centros turísticos de Ubatuba. Ponto de partida de escunas para ilhas e outros passeios, grande variedade de atrativos, galerias e lojinhas, hospedagens, restaurantes, bares, casas noturnas e tudo mais para agradar quem está em busca de lazer e entretenimento.

-23.453327, -45.063082

Fica na região central, entre a Praia do Cruzeiro e a Praia do Tenório

Para conhecer e fazer no Itaguá e arredores: Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Sobradão do Porto, Farol do Cruzeiro (ou da Barra), Casa do Artesão, Feirinha Hippie, entre muitas outras alternativas de lazer e entretenimento para todos os públicos.

Apresentação Resumida

O bairro e a orla da Praia do Itaguá são muito frequentados durante a noite. A diversidade de atrativos e a grande concentração de estabelecimentos comerciais atendem todos os públicos. Há passeios e atividades para todos os gostos, bolsos e idades.

Quiosques na orla oferecem uma privilegiada vista da baía central de Ubatuba. Para quem deseja praticar uma atividade ao ar livre, a ciclovia atravessa toda a extensão da praia. Você encontrará muitas lojas, pequenos shoppings, galerias, lojas de artesanato, sorveterias e restaurantes.

Praias próximas ao Itaguá mais conhecidas: Centro: Cruzeiro, Tenório, Vermelha e Perequê-Açú. Sul: Praia Grande e Toninhas.

Outras praias com boa infraestrutura: Sul: Maranduba, Lázaro e Enseada. Norte: Almada e Itamambuca.

Informações rápidas

Compras, Gastronomia e Vida Noturna
Região Central
4 km do Trevo Municipal
KM 52 (aprox.)
Acesso Rio-Santos (BR 101)
Acesso Secundário (asfalto)
Boa para SUP
Boa para Pedalar
Boa para Caminhar
Possui Camping
Quiosques em parte da orla
Restaurantes
Sorveterias
Muitas Opções de Hospedagem
Marina
Todo Tipo de Comércio
Estacionamento na orla
Parada de Ônibus Próxima
Ciclovia em toda a orla
23°27’12.0″S 45°03’47.1″W

+Sobre a Praia do Itaguá

Desde o início desse século o bairro e a Praia do Itaguá vem se consolidando como um dos principais centros comerciais, gastronômicos e turísticos de Ubatuba. Infelizmente a praia é classificada pela Cetesb como imprópria para banho na maior parte do ano (ou todo ele).

Apesar de não ser comumente frequentada por banhistas, as condições do mar são propícias para a prática de Standup. Também, diariamente, é possível encontrar pessoas caminhando, correndo ou pedalando pela orla e ciclovia.

Na região você encontrará alguns dos principais pontos e atrativos turísticos do município. O aquário de Ubatuba, a base do Projeto Tamar, o Shopping Porto Itaguá, o Aeroporto Estadual e o Porto Marítimo Ubatubense são alguns exemplos.

Além dos atrativos, você talvez queira visitar a Rua Guarani, consolidado centro comercial e gastronômico onde reúnem-se lojas de grife, bares e restaurantes tradicionais. A Rua Capitão Felipe também possui inúmeros estabelecimentos comerciais, tais como padarias, mercados e lojas de artigos de praia.

Já na Av. Leovigildo Dias, que é a avenida da orla e um dos mais comuns pontos de partida para a Ilha Anchieta, você poderá alimentar-se em alguns excelentes restaurantes e pizzarias, hospedar-se com qualidade ou contratar os serviços das agências de turismo receptivo.

Se durante o dia, principalmente no verão, é um local pouco frequentado, a vida noturna é bem agitada. Na orla (e bairro) você encontra boas opções de quiosques e bares, além de casas noturnas. Música ao vivo diante da baía central de Ubatuba, uma ótima combinação para seu lazer.

Outras praias com características similares são: Praia Cruzeiro (Iperoig) e Praia Grande.

Fotos da Praia do Itaguá

Breve seleção de fotos da Praia do Itaguá. Veja outras fotografias da Praia do Itaguá

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Receba Gratuitamente

Dicas e informações turísticas sobre Ubatuba

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

O que fazer na Praia do Itaguá

Localizada na região central do município, opções do que fazer na Praia do Itaguá e nas proximidades são muitas.

  • Projeto Tamar: um dos pontos turísticos indispensáveis no roteiro, especialmente para a criançada. É possível ver e conhecer sobre as espécies de tartarugas marinhas da região. No período da tarde a criançada se deleita ao alimentar as queridas cascudas. A entrada é paga.
  • Aquário de Ubatuba: Outro ponto turístico para incluir no roteiro e, por ser todo coberto, é uma boa opção do que fazer em Ubatuba com crianças em dias de chuva. Pinguins, tubarões, jacarés e uma ampla diversidade de seres do mar podem ser conhecidos. O destaque fica para o tanque de toque, onde todos podem ter contato físico com algumas espécies. Entrada paga.
  • Praça da Baleia: Exposição natural da ossada de uma baleia, da espécie Jubarte, que encalhou na Praia Grande em meados de 2000.
  • Passeios de Escuna: Em toda a extensão da Av. Leovigildo Dias Vieira, na orla da Praia do Itaguá, você pode contratar passeios para a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e outros locais diretamente com agências de turismo.
  • Terminal Marítimo Comodoro Guimarães: Também conhecido como Porto de Ubatuba, aberto ao público durante o dia, com acesso gratuito. É um bom para fotografar e, vez por outra, tartarugas aparecem por lá.

Alguns atrativos no centro de Ubatuba

  • Feirinha, Casa do Artesão, Mercado Municipal de Peixes, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre muitos outros.

Como ir até a Praia do Itaguá

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia do Itaguá no blog Go Ubatuba.

Ir ao Itaguá de carro ou moto

Carro ou Moto

Rota 1: Acesso pela Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga sentido centro da cidade pela Rua Prof. Thomaz Galhardo até a Av. Rio Grande do Sul. Eexiste um posto de combustível na esquina da direita e você irá deparar-se com um semáforo quatro tempos.
  2. Vire para a sua direita. Você entrará na Av. Rio Grande do Sul.
  3. Siga reto pela avenida até a Rua Liberdade.
  4. Vire para a sua esquerda na Rua Liberdade.
  5. Siga reto pela Rua Liberdade até o final. Você sairá na orla da praia.
  6. Vire para a sua direita, passe pelo Aeroporto e continue. A rua fará uma curva para direita e, depois, para a sua esquerda. Siga a sinuosidade sem sair dela. Essa é a Rua Guaicurus
  7. Siga reto toda a vida até cruzar uma ponte.
  8. Vire para a sua esquerda na Av. Prof. Chicó Santos.
  9. Você chegou na Praia do Itaguá, nas proximidades da Praça da Baleia. Caso queira ir mais além, vire para a sua direita e siga até onde desejar. Essa é a Av. Leovigildo Dias Vieira.

Rota 2: Acesso pelo KM 51 da Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a altura do KM 51.
  2. Vire para a sua esquerda na Rua Paranaense.
  3. Siga reto até a Rua XV de Novembro.
  4. Vire para a sua direita na Rua XV de Novembro e siga reto.
  5. Vire para a sua esquerda ao chegar na Rua Taubaté.
  6. Siga reto pela Rua Taubaté e você sairá diante da Praça da Baleia.
  7. Caso queira avançar para o centro da praia e extremo direito, siga o último passo da Rota 1.

Rota 3: Acesso pelo KM 52 da Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a altura do KM 52.
  2. Vire para a sua esquerda na R. Prof. Bernadino Querino.
  3. Siga reto por toda a Rua Professor Bernadino Querino. Você sairá nas proximidades do centro da Praia do Itaguá.

Rota 4: Acesso pelo KM 53 da Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a altura do KM 53.
  2. Na rotatória, tome a sua esquerda. Você deve entrar na Rua Capitão Felipe. Ao seguir adiante na rotatória você irá sair na Praia Grande e terá que retornar.
  3. Siga reto por toda a extensão da Rua Capitão Felipe e você sairá ao final da orla da Praia do Itaguá. Próximo(a) ao Porto Marítimo de Ubatuba.

De Bicicleta

Existe uma ciclovia que cruza toda a região central da cidade e se liga aos bairros vizinhos. Ela tem início no bairro do Perequê-Açú, nas margens do Rio Indaiá, cruza toda a orla da Praia do Cruzeiro (Iperoig) e segue até o final da Praia do Itaguá. A extensão total da ciclovia é de aproximadamente 6,5 KM.

Confira algumas distâncias.

  • Praia do Perequê-Açú: 4 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 2,5 km
  • Praia Grande: 2,5 km
  • Praia das Toninhas: 5 km

Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ir ao Itaguá de bicicleta ou caminhando

De Bicicleta

Existe uma ciclovia que cruza toda a região central da cidade e se liga aos bairros vizinhos. Ela tem início no bairro do Perequê-Açú, nas margens do Rio Indaiá, cruza toda a orla da Praia do Cruzeiro (Iperoig) e segue até o final da Praia do Itaguá. A extensão total da ciclovia é de aproximadamente 6,5 KM.

Confira algumas distâncias.

  • Praia do Perequê-Açú: 4 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 2,5 km
  • Praia Grande: 2,5 km
  • Praia das Toninhas: 5 km

Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ir ao Itaguá de ônibus

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas a partir do Terminal Rodoviário Urbano (VerdeBus). Algumas poucas linhas que de ida e volta para a Região Sul passam pela orla da praia.

Existem pontos de desembarque ao longo de toda a extensão da praia.

Você precisará confirmar diretamente no terminal rodoviário urbano quais linhas passam pela orla da Praia do Itaguá. Algumas linhas, em horários específicos, passam e desembarcam passageiros na Av. Leovigildo Dias Vieira ou Rua Capitão Felipe.

A maioria das linhas segue pela Rod. Rio-Santos e, dependendo da altura em que desembarcar, será necessário caminhar por cerca de 1 e 3 quilômetros.


Clique aqui e obtenha informações sobre os Terminais Rodoviários de Ubatuba. Veja a aba VerdeBus – Urbano.

Ir ao Itaguá pelo mar

Embarcações – Geolocalização

23°27’12.0″S 45°03’47.1″W


Standup – SUP

Entranhada na baía central de Ubatuba e com águas calmas, a Praia do Itaguá é o ponto de partida de praticantes de standup para vários outros locais. É uma das mais frequentadas por praticantes, inclusive já recebeu inúmeros campeonatos.


Distâncias Marítimas

  • Praia do Cruzeiro: 2 KM
  • Praia do Matarazzo: 2,5 metros
  • Praia do Perequê-Açú: 3,7 KM
  • Praia da Barra Seca: 4,2 KM
  • Praia Saco da Mãe Maria: 4 KM
  • Praia Vermelha do Norte: 5 KM
  • Praia do Alto: 6 KM
  • Prainha do Cais: 1,7 KM
  • Praia do Cedro (Cedrinho): 4,3 KM

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

Rotas para o Itaguá

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

Mapa da Praia do Itaguá

Veja informações completas sobre como chegar na Praia do Itaguá no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais acima.

Praia do Itaguá Ubatuba Mapa - Mapa da Praia do Itaguá em Ubatuba

Praia do Itaguá Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia do Itaguá

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em para contrair.

Quem frequenta

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

Por sua privilegiada localização, em bairro vizinho ao centro, é uma praia muito popular e eclética. Durante a alta ou baixa temporada, você sempre encontrará pessoas de todas as idades caminhando, pedalando, surfando ou praticando standup na praia.

Apesar de possuir boas ondas para a prática do surfe e bodyboard, não tem correnteza forte. Tais características atraem muitas famílias e turistas de meia idade. Com base do corpo de bombeiros e guarda-vidas percorrendo toda a orla, a diversão fica garantida para a criançada e banhistas menos experientes.

Antigamente era muito procurada por suas areias medicinais mas, talvez, por conta da baixa divulgação dessa informação, muitas pessoas não saibam disso.

Outra característica muito importante e que, talvez, não seja tão divulgada como poderia é o fato da praia possui estrutura de acessibilidade para cadeirantes. Muito além das rampas de acesso, na praia fica a base de operações do Programa Praia Acessível.

Por fim, a Praia do Perequê-Açú é muito popular e oferece uma das melhores estruturas entre as praias de Ubatuba. É frequentada por pessoas de todas as idades, que apreciam o conforto dos quiosques para consumir porções, aperitivos e drinks nos quiosques, assim como por todos aqueles que gostam de praticar atividades físicas, seja na água ou na areia.

Infraestrutura comercial

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

Orla

Você encontrará quiosques, bares, hospedagens (pousada, hostel, etc), restaurantes, pizzarias, sorveterias e outros pequenos comércios. Durante a alta temporada e feriados, principalmente os prolongados, sempre se encontra um carrinho de sorvete e muitas barracas de praia.

Ainda durante o verão, você pode alugar pranchas, fazer passeios de banana boat, tatuagem de henna, entre outros serviços típicos de uma praia popular e tradicional.

Bairro

Você encontrará praticamente todos os tipos de comércios e serviços. Mercados e mini-mercados, quitandas, padarias, sorveterias, postos de combustível, drogarias, bares, adegas, lanchonetes, restaurantes, pousadas, hostels, casas de elétrica e hidráulica, lojas, entre outros.

Além disso, você também poderá optar por hospedar-se ou alugar uma casa para temporada. As opções são inúmeras e os valores acessíveis, pois apesar de muito bem estruturado, o bairro é relativamente simples e popular. Ainda mais se comparado aos bairros do Itaguá e Praia Grande, altamente disputados e com forte especulação imobiliária.

Uma das atenções que você deve ter ao alugar um imóvel no bairro e verificar a rua onde ele se encontra. Muito para o final do bairro no sentido Rodovia, provavelmente você estará em ruas de terra, algumas alagam ou ficam em ruas sem saída. Procure informar-se sobre as condições da rua.

Certamente você estará em uma localização privilegiada, com ampla infraestrutura próxima e flexibilidade para locomover-se entre as praias e atrativos das regiões norte e sul.

Informações complementares

Informações que podem ser úteis

  • Durante o verão e feriados é cobrada uma taxa (Zona Azul) para estacionar na orla. Caso queira evitar o pagamento, procure ruas próximas.
  • A praia oferece ciclovia em toda sua extensão.
  • Na frente do Terminal Turístico existe uma quadra pública de vôlei de praia e outra de futevôlei, além de um pequeno parque recreativo infantil, muito frequentado por moradores ao longo do ano.
  • Os quiosques mais frequentados encontram-se no lado direito da praia.
  • Os preços dos serviços de quiosque e comércios em geral costumam ser mais baixos que outros bairros.
  • No lado esquerdo da praia é possível comprar pescados frescos no Rancho do Pescador do Perequê-Açú.
Distâncias terrestres de outros locais

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 2 km

Região Sul

  • Praia Grande: 8,5 km
  • Praia da Enseada: 13,5 km
  • Praia do Lázaro: 19,5 km
  • Praia Dura: 23,5 km
  • Praia de Maranduba: 31,5 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 5 km
  • Praia de Itamambuca: 11 km
  • Praia do Félix: 14 km
  • Praia do Ubatumirim: 29 km
  • Praia da Fazenda: 33 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 69,5 km
  • Angra dos Reis (RJ): 162 km
  • Caraguatatuba: 59 km
  • São Sebastião: 81,5 km
  • Santos: 242 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 227 km
  • Rio de Janeiro: 314 km
  • Belo Horizonte: 628 km
  • Curitiba: 636 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias marítimas de outros locais

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 2,5 km

Região Sul

  • Praia Grande: 12,5 km
  • Praia da Enseada: 20 km
  • Praia do Lázaro: 24 km
  • Praia Dura: 26,5 km
  • Praia de Maranduba: 31 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 3,5 km
  • Praia de Itamambuca: 7,5 km
  • Praia do Félix: 11 km
  • Praia do Ubatumirim: 20,5 km
  • Praia da Fazenda: 22,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 95 km
  • Angra dos Reis (RJ): 100 km
  • Caraguatatuba: 53 km
  • Ilhabela: 50 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

L

Referências e Conteúdos

Navegue, explore e descubra tudo aquilo que esse paraíso ecológico que é Ubatuba pode lhe proporcionar

Referências externas

Por Redação Ubatuba Guide: Seu guia do paraíso

O Ubatuba Guide é um guia digital totalmente orientado aos usuários. Nosso foco é fornecer informações valiosas e úteis aos turistas, ao mesmo tempo, fornecemos conteúdos para auxiliar empreendedores locais a expandirem seus negócios e melhorarem a comunicação com seus respectivos clientes através da internet.

Somos uma ponte estratégica entre aqueles que buscam informações sobre o município e prestadores de serviços turísticos.

Essa página foi redigida, editada e revisada por membros de nossa equipe. Contudo somos humanos e erramos com frequência! Apesar de nos considerarmos detalhistas, talvez você encontre um ou muitos erros. Por gentileza nos comunique para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 16/04/2018

v

Escreva para nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

Pin It on Pinterest

Share This