» Praias » Centro » Praia do Itaguá

Praia do Itaguá: atrativos turísticos, gastronomia e compras

A Praia do Itaguá é um dos principais centros turísticos de Ubatuba. Ponto de partida de escunas para ilhas e outros passeios, grande variedade de atrativos, galerias e lojinhas, hospedagens, restaurantes, bares, casas noturnas e tudo mais para agradar quem está em busca de lazer ou diversão.

A Praia do Itaguá reúne, no bairro, alguns dos mais tradicionais estabelecimentos hoteleiros, gastronômicos, lojas e atrativos turísticos.

Avaliação média: 4.3

Apresentação Resumida

Desde o início desse século o bairro e a Praia do Itaguá vem se consolidando como um dos principais centros comerciais, gastronômicos e turísticos de Ubatuba. Infelizmente a praia é classificada pela Cetesb como imprópria para banho na maior parte do ano (ou todo ele).

Apesar de não ser comumente frequentada por banhistas, as condições do mar são propícias para a prática de Standup. Também, diariamente, é possível encontrar pessoas caminhando, correndo ou pedalando pela orla e ciclovia.

Na região você encontrará alguns dos principais pontos e atrativos turísticos do município. O aquário de Ubatuba, a base do Projeto Tamar, o Shopping Porto Itaguá, o Aeroporto Estadual e o Porto Marítimo Ubatubense são alguns exemplos.

Além dos atrativos, você talvez queira visitar a Rua Guarani, consolidado centro comercial e gastronômico onde reúnem-se lojas de grife, bares e restaurantes tradicionais. A Rua Capitão Felipe também possui inúmeros estabelecimentos comerciais, tais como padarias, mercados e lojas de artigos de praia.

Já na Av. Leovigildo Dias, que é a avenida da orla e um dos mais comuns pontos de partida para a Ilha Anchieta, você poderá alimentar-se em alguns excelentes restaurantes e pizzarias, hospedar-se com qualidade ou contratar os serviços das agências de turismo receptivo.

Se durante o dia, principalmente no verão, é um local pouco frequentado, a vida noturna é bem agitada. Na orla (e bairro) você encontra boas opções de quiosques e bares, além de casas noturnas. Música ao vivo diante da baía central de Ubatuba, uma ótima combinação para seu lazer.

Outras praias com características similares são: Praia Cruzeiro (Iperoig) e Praia Grande.

Role a página para ler informações detalhadas ou clique aqui.

Compras, Gastronomia e Vida Noturna
Região Central
4 km do Trevo Municipal
KM 52 (aprox.)
Acesso Rio-Santos (BR 101)
Acesso Secundário (asfalto)
Boa para SUP
Boa para Pedalar
Boa para Caminhar
Possui Camping
Quiosques em parte da orla
Restaurantes
Sorveterias
Muitas Opções de Hospedagem
Marina
Todo Tipo de Comércio
Estacionamento na orla
Parada de Ônibus Próxima
Ciclovia em toda a orla
23°27’12.0″S 45°03’47.1″W

Fotos da Praia do Itaguá

As fotografias abrem em tela cheia nos dispositivos móveis. Compartilhe apenas as imagens que gostou clicando nos ícones. O play ativa a apresentação automática.

Você deseja utilizar essas imagens em trabalhos acadêmicos, artigos ou matérias? Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International, ou seja, você pode utilizá-las desde que siga as orientações descritas nas páginas de Direitos Autorais e Termos de Uso. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto, aliás, podemos fornecê-las sem logo, em outros formatos e resoluções. Saiba mais.

Veja mais fotos da praia

Deseja utilizar essas fotografias em trabalhos acadêmicos ou artigos? Saiba como.

Veja mais fotos da praia

Receba Gratuitamente

Informações e Boletins Turísticos Completos sobre Ubatuba.

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em - para contrair.

Público Frequentador

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

Como já dissemos em outras ocasiões ao longo dessa página, a Praia do Itaguá em si é classificada como imprópria para banho durante a maior parte do ano, senão por todo ele.

Apesar desse lamentável fato, o bairro, a orla e arredores oferecem ampla gama de comércios, pontos e atrativos turísticos para todos os tipos de público.

Vale salientar que, por ser um dos bairros com melhor infraestrutura, o valor praticado por muitos estabelecimentos é um pouco acima da média se comparado, por exemplo, com o bairro do centro, que também oferece inúmeros atrativos.

Atividades físicas: Jovens e Jovens de Espírito

Pessoas de todas as idades que apreciam caminhar, correr ou pedalar, certamente irão encontrar outros colegas de tais práticas por toda a orla. Especialmente nas primeiras horas do dia e aos finais de tarde.

Por possuir uma baía extremamente calma e tranquila, a praia é muito procurada por praticantes de Standup (SUP).

Compras e Gastronomia: Todos os públicos

É comum ver moradores e turistas passeando pelo bairro em busca de uma loja, um local para alimentarem-se ou um atrativo.

Nas Ruas Capitão Felipe e Guarani (que pertence mais ao Centro que Itaguá) você encontra pessoas de todas as idades. O mesmo ocorre com a Av. Leovigildo Dias Vieira que, por conta dos inúmeros estabelecimentos comerciais, atrai turistas e moradores de todas as idades e classes sociais.

Para as crianças

Por sua vez, as crianças e adolescentes são comuns por conta dos inúmeros parques e, principalmente, pelo Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba. Ambos atendem todos os públicos.

O bairro do Itaguá é um dos mais ecléticos do município. Todos misturam-se entre os atrativos e comércios tanto na alta como na baixa temporada.

Infraestrutura Comercial

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

A definição de onde começa e onde termina o bairro do Itaguá por vezes confunde aos turistas e até mesmo moradores. Consideraremos o Rio Tavares como o divisor entre o bairro do Centro e o Itaguá. Ao menos na região da orla.

Outros bairros que avizinham-se, tais como Barra da Lagoa e Jd. Paula Nobre e outros serão, sem o intuito de exclusão, referenciados como sendo Itaguá. O fazemos apenas para facilitar a identificação e localização.

Orla

Logo ao cruzar a ponte sobre o Rio Tavares você irá sair diante de uma das casas noturnas (bar) mais tradicionais de Ubatuba e, na esquina da Av. Leovigildo dias Vieira, um famoso restaurante e uma renomada churrascaria.

A sucessão de estabelecimentos comerciais consagrados, e muitos novos, segue até o outro extremo da orla, ainda a Av. Leovigildo.

Ao longo desse trajeto você encontrará o Shopping Porto Itaguá, com dois pisos, cinema e algumas lojas diversas, além de um pequeno mercado. Existem algumas empresas de turismo receptivo, locação de bicicleta, hospedagens, restaurantes que servem pratos típicos e também os populares.

As opções são para todos os bolsos, mas a grande maioria tem valores um pouco acima da média em comparação a bairros mais populares.

Além disso, são muitas as lojas de artesanato, de moda praia, centros comerciais com lojas diversas, quiosques beira mar e, como se bastasse, a praia do Itaguá é um dos principais pontos de partida de escunas para a Ilha Anchieta. Ao final da Av. Leovigildo você encontrará o Porto Marítimo de Ubatuba, o Iate Clube de Ubatuba, duas ou três marinas, um grande camping, entre outros estabelecimentos diversificados.

Bairro

Relativamente grande, o bairro do Itaguá possui uma completa infraestrutura de hospedagens, mercados, padarias e diversos outros tipos de comércio.

Na Rua Capitão Felipe você encontrará opções de mercados, postos de combustíveis, muitas lojinhas de moda praia, casa lotérica, padarias, casa de material de construção, uma pequenina agência do banco Itaú, entre muitos outros estabelecimentos.

Nas proximidades

Ruas Guaicurus e Guarani
Logo no início da Rua Guaicurus, sentido centro-bairro, você encontra um posto de combustível e, seguindo adiante, pizzaria, mercado, assim como opções diversas de lojas e alguns poucos bares. Nos arredores existem muitas pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem.

Na Rua Guarani, por sua vez, você encontrará uma infinidade de lojas dos mais diversos segmentos. Assim como bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias, pousadas etc. Entre outras tantas opções, destaque para o Aquário de Ubatuba, que fica nos limites do Centro e Itaguá.

O que fazer na Praia do Itaguá

O que há para se fazer no local ou nas proximidades?

  • Projeto Tamar
    Rua Antonio Atanázio, 273 – Jardim Paula Nobre
    Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046
    E-mail: [email protected]
    Horários de Visitação
    Dom à Qui: 10h às 18h
    Sex, Sáb, Feriados e Férias escolares: 10 às 20 horas.
    Durante o período letivo, fecha às quartas-feiras para manutenção.
  • Aquário de Ubatuba
    Rua Guarani, 859 – Itaguá
    Tel: (12) 3834-1382
    E-mail: [email protected]
    Horários de Visitação
    Durante o ano letivo
    Dom à Qui: 10h às 20h
    Sex, Sáb e Feriados: 10h às 22h
    Durante as férias escolares
    Aberto diariamente: 10h às 22h
  • Praça da Baleia: Onde está localizada a ossada de uma baleia, da espécie Jubarte, em exposição natural. Também existem alguns aparelhos para atividades físicas.
  • Passeios de Escuna: Em toda a extensão da Av. Leovigildo Dias Vieira, na orla da Praia do Itaguá, você encontra guarda-sois de empresas que comercializam passeios para a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e outras ilhas.
  • Terminal Marítimo Comodoro Guimarães: O Porto de Ubatuba, onde desembarcam passageiros de botes vindos dos Cruzeiros que, em pequena quantidade, atracam na costa do município. O espaço é aberto durante o dia e permite visitações públicas gratuitamente. Bom para registrar fotograficamente a estadia e contemplar a vista.
  • Alguns atrativos da região central: Feirinha, Casa do Artesão, Mercado Municipal de Peixes, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre muitos outros.
Outras Informações

Informações que podem ser úteis

  • Durante toda a temporada de verão o trânsito fica completamente congestionado nas vias principais de acesso, principalmente nos horários de pico. Existem algumas alternativas, veja na seção como chegar algumas possibilidades.Outras sugestões: utilize o Google Maps (selecione uma rota e habilite a função Trânsito em tempo real) ou outros aplicativos de trânsito, tais como o Waze e afins.
  • No verão e feriados prolongados você terá que pagar uma taxa (zona azul) em toda a orla. É possível evitar estacionando em ruas próximas. Em alguns casos será realmente necessário procurá-las, pois é praticamente impossível conseguir uma boa vaga. Em muitos locais onde não há zona azul, existem tomadores de conta, muitos informais.
  • Se você pretende aproveitar a vida noturna do bairro, talvez a melhor opção sejam os estacionamentos privados.
  • A praia oferece ciclovia em toda sua extensão. Tenha cuidado ao atravessá-la e procure respeitar os ciclistas, afinal de contas nenhum pedestre gostaria que uma bicicleta viesse de encontro consigo. Imagine de uma criança ou senhora. Tenha consciência.
  • Ainda sobre bicicletas, tenha muita atenção com sua bike, pois em períodos de grande concentração de pessoas muitos furtos ocorrem.
  • Por ser um grande centro comercial, os preços de serviços e produtos praticados pelos comércios em geral costumam ser mais elevados que outros bairros. Em outras palavras, paga-se o preço da conveniência. Nada exorbitante se comparado com Maresias, por exemplo.
  • Nas proximidades do Shopping Porto Itaguá existe um rancho de pescadores onde é possível adquirir pescados frescos.
Distâncias terrestres de outros lugares

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 1 km

Região Sul

  • Praia Grande: 5 km
  • Praia da Enseada: 8,5 km
  • Praia do Lázaro: 14 km
  • Praia Dura: 18 km
  • Praia de Maranduba: 26 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 11 km
  • Praia de Itamambuca: 17 km
  • Praia do Félix: 16 km
  • Praia do Ubatumirim: 34,5 km
  • Praia da Fazenda: 40,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 75 km
  • Angra dos Reis (RJ): 170 km
  • Caraguatatuba: 50 km
  • São Sebastião: 76,5 km
  • Santos: 235 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 226 km
  • Rio de Janeiro: 320 km
  • Belo Horizonte: 620 km
  • Curitiba: 634 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias marítimas de outros locais

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 2 km

Região Sul

  • Praia Grande: 11 km
  • Praia da Enseada: 19 km
  • Praia do Lázaro: 23 km
  • Praia Dura: 25,5 km
  • Praia de Maranduba: 30,5 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 5 km
  • Praia de Itamambuca: 9 km
  • Praia do Félix: 12,5 km
  • Praia do Ubatumirim: 22 km
  • Praia da Fazenda: 24,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 93 km
  • Angra dos Reis (RJ): 100 km
  • Caraguatatuba: 54 km
  • Ilhabela: 49,5 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Rota e Mapa da Praia do Itaguá

Ver rota abaixo, a partir do Trevo Municipal, no Google Maps
Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais abaixo.

Praia do Itaguá Ubatuba Mapa: Rota a partir do Trevo Municipal
Acesso da Praia do Itaguá a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

Como Chegar na Praia do Itaguá

A praia possui três entradas pela Rod. Rio Santos, além de fácil acesso pela região central. As entradas principais pela rodovia estão localizadas na altura dos quilômetros KM 51, KM 52 e KM 53. Todos os acessos conduzem até a praia por vias secundárias asfaltadas.

Carro e Moto

Carro ou Moto

Rota 1: Acesso pela Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga sentido centro da cidade pela Rua Prof. Thomaz Galhardo até a Av. Rio Grande do Sul. Eexiste um posto de combustível na esquina da direita e você irá deparar-se com um semáforo quatro tempos.
  2. Vire para a sua direita. Você entrará na Av. Rio Grande do Sul.
  3. Siga reto pela avenida até a Rua Liberdade.
  4. Vire para a sua esquerda na Rua Liberdade.
  5. Siga reto pela Rua Liberdade até o final. Você sairá na orla da praia.
  6. Vire para a sua direita, passe pelo Aeroporto e continue. A rua fará uma curva para direita e, depois, para a sua esquerda. Siga a sinuosidade sem sair dela. Essa é a Rua Guaicurus
  7. Siga reto toda a vida até cruzar uma ponte.
  8. Vire para a sua esquerda na Av. Prof. Chicó Santos.
  9. Você chegou na Praia do Itaguá, nas proximidades da Praça da Baleia. Caso queira ir mais além, vire para a sua direita e siga até onde desejar. Essa é a Av. Leovigildo Dias Vieira.

Rota 2: Acesso pelo KM 51 da Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a altura do KM 51.
  2. Vire para a sua esquerda na Rua Paranaense.
  3. Siga reto até a Rua XV de Novembro.
  4. Vire para a sua direita na Rua XV de Novembro e siga reto.
  5. Vire para a sua esquerda ao chegar na Rua Taubaté.
  6. Siga reto pela Rua Taubaté e você sairá diante da Praça da Baleia.
  7. Caso queira avançar para o centro da praia e extremo direito, siga o último passo da Rota 1.

Rota 3: Acesso pelo KM 52 da Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a altura do KM 52.
  2. Vire para a sua esquerda na R. Prof. Bernadino Querino.
  3. Siga reto por toda a Rua Professor Bernadino Querino. Você sairá nas proximidades do centro da Praia do Itaguá.

Rota 4: Acesso pelo KM 53 da Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a altura do KM 53.
  2. Na rotatória, tome a sua esquerda. Você deve entrar na Rua Capitão Felipe. Ao seguir adiante na rotatória você irá sair na Praia Grande e terá que retornar.
  3. Siga reto por toda a extensão da Rua Capitão Felipe e você sairá ao final da orla da Praia do Itaguá. Próximo(a) ao Porto Marítimo de Ubatuba.

De Bicicleta

Existe uma ciclovia que cruza toda a região central da cidade e se liga aos bairros vizinhos. Ela tem início no bairro do Perequê-Açú, nas margens do Rio Indaiá, cruza toda a orla da Praia do Cruzeiro (Iperoig) e segue até o final da Praia do Itaguá. A extensão total da ciclovia é de aproximadamente 6,5 KM.

Confira algumas distâncias.

  • Praia do Perequê-Açú: 4 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 2,5 km
  • Praia Grande: 2,5 km
  • Praia das Toninhas: 5 km

Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Bicicleta

De Bicicleta

Existe uma ciclovia que cruza toda a região central da cidade e se liga aos bairros vizinhos. Ela tem início no bairro do Perequê-Açú, nas margens do Rio Indaiá, cruza toda a orla da Praia do Cruzeiro (Iperoig) e segue até o final da Praia do Itaguá. A extensão total da ciclovia é de aproximadamente 6,5 KM.

Confira algumas distâncias.

  • Praia do Perequê-Açú: 4 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 2,5 km
  • Praia Grande: 2,5 km
  • Praia das Toninhas: 5 km

Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ônibus

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas a partir do Terminal Rodoviário Urbano (VerdeBus). Algumas poucas linhas que de ida e volta para a Região Sul passam pela orla da praia.

Existem pontos de desembarque ao longo de toda a extensão da praia.

Você precisará confirmar diretamente no terminal rodoviário urbano quais linhas passam pela orla da Praia do Itaguá. Algumas linhas, em horários específicos, passam e desembarcam passageiros na Av. Leovigildo Dias Vieira ou Rua Capitão Felipe.

A maioria das linhas segue pela Rod. Rio-Santos e, dependendo da altura em que desembarcar, será necessário caminhar por cerca de 1 e 3 quilômetros.


Clique aqui e obtenha informações sobre os Terminais Rodoviários de Ubatuba. Veja a aba VerdeBus – Urbano.

Embarcação ou SUP

Embarcações – Geolocalização

23°27’12.0″S 45°03’47.1″W


Standup – SUP

Entranhada na baía central de Ubatuba e com águas calmas, a Praia do Itaguá é o ponto de partida de praticantes de standup para vários outros locais. É uma das mais frequentadas por praticantes, inclusive já recebeu inúmeros campeonatos.


Distâncias Marítimas

  • Praia do Cruzeiro: 2 KM
  • Praia do Matarazzo: 2,5 metros
  • Praia do Perequê-Açú: 3,7 KM
  • Praia da Barra Seca: 4,2 KM
  • Praia Saco da Mãe Maria: 4 KM
  • Praia Vermelha do Norte: 5 KM
  • Praia do Alto: 6 KM
  • Prainha do Cais: 1,7 KM
  • Praia do Cedro (Cedrinho): 4,3 KM

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

Rotas

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

L

Referências e Conteúdos

Navegue, explore e descubra tudo aquilo que esse paraíso ecológico que é Ubatuba pode lhe proporcionar

Por Redação Ubatuba Guide: Seu guia do paraíso

O Ubatuba Guide é um guia digital totalmente orientado aos usuários. Nosso foco é fornecer informações valiosas e úteis aos turistas, ao mesmo tempo, fornecemos conteúdos para auxiliar empreendedores locais a expandirem seus negócios e melhorarem a comunicação com seus respectivos clientes através da internet.

Somos uma ponte estratégica entre aqueles que buscam informações sobre o município e prestadores de serviços turísticos.

Essa página foi redigida, editada e revisada por membros de nossa equipe. Contudo somos humanos e erramos com frequência! Apesar de nos considerarmos detalhistas, talvez você encontre um ou muitos erros. Por gentileza nos comunique para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 24/08/2017

v

Você em contato com o Ubatuba Guide

Não encontrou aquilo que procurava?
Imprensa, parcerias ou negócios?

Escreva! Você receberá uma resposta o mais rápido possível dentro de 72h

Whatsapp e Telegram
(1) Envie o número na mensagem (2) Incluir no Whatsapp ou Telegram?
(3) Atendimento Comercial (imprensa, parcerias ou negócios) ou Usuário(a) (leia antes).

Pin It on Pinterest

Share This