» Atrativos » Casa da Farinha

Casa da Farinha em Ubatuba

Localizada no Sertão da Fazenda (próxima da Praia da Fazenda, a Casa da Farinha de Ubatuba está localizada em área de proteção ambiental.

Ali habita, geração após geração, uma acolhedora comunidade quilombola, cujo mestre é o Seu Zé Pedro. Figura querida por todos, sempre sorridente, com mil e uma histórias e estórias para compartilhar. É comum encontrar suas filhas, netas e bisnetas pelo local, aguçando a intimidade com a cultura e saberes transmitidas por décadas, senão séculos.

No local funciona um engenho e, além da farinha da mandioca, cultivada no próprio local, são produzidos diversos outros produtos, que podem ser adquiridos por valores acessíveis.

Há também inúmeros atrativos naturais, como a Trilha do Corisco, que liga Paraty a Ubatuba. Essa é uma das trilhas em Ubatuba que só deve ser feita com agências de ecoturismo, guias ou monitores ambientais do Parque Estadual da Serra do Mar.

O mesmo rio que move a grande roda do engenho também passa pelas margens da Casa da Farinha. Uma boa oportunidade para refrescar-se, inclusive com as crianças, pois é bem raso. Um pouco mais acima, por trilha, chega-se em alguns poços, como o Poço da Rasa.

Se você planeja viajar no tempo e viver uma experiência cultural, histórica e natural, esse é um dos atrativos de Ubatuba que não pode deixar de conhecer.

SIGA-NOS
     

Fachada da Casa da Farinha em Ubatuba, um dos principais atrativos histórico-culturais e naturais de Ubatuba

Acesso da Casa da Farinha. Ao fundo segue a Trilha do Corisco, mais a direita o acesso ao Rio Picinguaba

Fotos da Casa da Farinha em Ubatuba

Breve seleção de fotos da Casa da Farinha em Ubatuba.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais ou Escreva-nos.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Como chegar na Casa da Farinha em Ubatuba

A Casa da Farinha está localizada no Sertão da Fazenda, extremo norte de Ubatuba. Sentido Paraty, aproximadamente 500 metros do acesso da Praia da Fazenda, na marquem esquerda da rodovia há um acesso, estrada de terra.

Seguindo por cerca de 2,5 km chega-se na Casa da Farinha. Você saberá que está chegando quando começar a avistar casas da comunidade. Na bifurcação onde fica o ponto de ônibus, siga para a esquerda. Dali até a Casa da Farinha são cerca de 500 metros.

Se desejar, acesse a página com explicações completas de onde fica e como chegar na Praia da Fazenda em Ubatuba. Lá você encontrará mapa interativo e referências para linhas de ônibus e trânsito em tempo real.

Atrativos Próximos

A Casa da Farinha está localizada em uma região repleta de atrativos naturais, um oásis do Ecoturismo em Ubatuba. Confira algumas opções de passeios, lugares para conhecer e o que fazer nas proximidades da Casa da Farinha.

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

8 + 14 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 10/10/2016 e atualizada em 25/06/2019 por Deyves Martins (Redação UG)