» Praias » Norte » Praia Brava da Almada

Praia Brava da Almada Ubatuba: preservada e boa para surf

A Praia Brava da Almada é um desses lugares magnéticos para quem gosta de natureza, assim como uma das melhores praias de Ubatuba para surfar e pouco indicada para crianças e banhistas. Aliás, por ser acessível apenas por trilha é um pouco difícil ir com os pequenos. É preservada e quase deserta.

-23.363089, -44.879304

A Praia Brava da Almada fica na região norte, entre a Praia do Engenho e a Praia da Fazenda.

Para conhecer e fazer na Praia Brava da Almada e região: como está em área de proteção ambiental, construções não são permitidas e, com isso, por ali não há comércios ou infraestrutura turística. Um convite para quem quer relaxar e esquecer do tempo. Bom lugar para refletir, ler, meditar, trocar ideias ou curtir a relação. Vale a pena conhecer as praias após a Brava da Almada sentido Paraty, todas ficam em área de proteção ambiental. No local há dois simpáticos moradores. Trocar ideias e ouvir suas histórias e estórias é uma boa oportunidade para aprender sobre a região e Ubatuba.

Sobre a Praia

Uma das mais belas e preservadas de Ubatuba, a Praia Brava da Almada encanta quem visita. Lugar de aspecto rústico e sem nenhum comércio ou atração turística, é totalmente cercada pela natureza. Ela é a primeira das oito praias em área de proteção ambiental. As outras sete ficam na sequência, sentido Paraty.

O visual é magnífico e, a 6 km de distância, admira-se a Ilha das Couves. Também é possível avistar outras, tais como a da Selinha e Comprida, por exemplo. Pode-se ver também a Praia de Picinguaba. Por conta do difícil acesso, a Praia Brava da Almada é praticamente deserta e, salvo no verão, dificilmente encontra-se outras pessoas por ali. Por gentileza recolha o lixo que produzir, pois não há coleta no local.

Praias próximas mais conhecidas. Sentido Centro: Engenho, Almada, Estaleiro do Padre, Ubatumirim, Puruba. Sentido Paraty: Fazenda, Picinguaba e Camburi.

Outras praias boas para surfar: Norte: Brava do Camburi, Prumirim, Félix, Itamambuca e Vermelha do Norte. Centro: Tenório e Vermelha do Centro. Sul: Praia Grande, Toninhas e Sapê.

Informações rápidas

Totalmente preservada e boa para surf
Praia Brava da Almada fica na região norte de Ubatuba
Acessível apenas por trilha a partir das praias do Engenho (30 min) ou Fazenda (1h30)
O acesso da praia do Engenho fica na altura do KM 13
O acesso da praia da Fazenda fica na altura do KM 11
Está distante aproximadamente 39 km do centro de Ubatuba
Praia para passar o dia, mas leve líquidos e alimentos
Não há quiosques ou comércios
Brava da Almada é muito frequentada por jovens
Existem bons quiosques na praia da Almada
Boas opções de bares e restaurantes na praia da Almada
Ampla diversidade de casas para locação e pousadas na região da Almada
Estacionamentos próximos da praia tanto na Almada como na Fazenda
Existem linhas diretas de ônibus para a Almada
Desembarque distante 700 metros da Praia da Fazenda
Ondas fortes, buracos e correnteza
Risco de afogamento, independente de saber nadar ou não
-23.363089, -44.879304

+Sobre a Praia Brava da Almada

A Praia Brava da Almada é a primeira das praias de Ubatuba, no sentido sul, em área de proteção ambiental. Por conta disso é praticamente intocada e mantém seu aspecto e visual tal como sempre foi.

Pode-se dizer que é uma praia deserta de Ubatuba, porém apreciadores da natureza e principalmente surfistas estão sempre presentes. Se não deserta, é pouquíssimo frequentada, especialmente na baixa temporada. Durante o verão, turistas hospedados no Engenho ou na Almada costumam tomar a trilha para contemplar essa maravilha de Ubatuba.

Apesar das boas ondas, fortes e gordas, não somente surfistas a procuram e esporadicamente encontra-se famílias, inclusive com crianças. É uma praia rasa, com águas limpas e transparentes. Em ambos os extremos pequenos córregos de água doce encontram-se com o mar.

É possível acessar somente por trilha ou embarcação. Para chegar até o início da trilha existem duas opções: a partir da Praia do Engenho ou através de uma estradinha de terra, onde estaciona-se praticamente entre as duas trilhas. Seguindo pelo lado esquerdo chega-se até a Brava da Almada e, pelo direito, na Praia do Engenho.

A trilha é leve, bem marcada e possui degraus de madeira em trechos mais íngremes. A ida e volta são rápidas apesar da descida e subida mais acentuadas e, com preparo e passos largos, em menos de 15 minutos é possível sentir a areia sob os pés.

A Praia Brava da Almada integra o Parque Estadual da Serra do Mar, sob a tutela de preservação da Unidade de Conservação Núcleo Picinguaba. Você não encontrará opções de hospedagem ou comércios no local, mas poderá ter a oportunidade de conhecer o Seu Mandico, simpático morador.

Fotos da Praia Brava da Almada

Breve seleção de fotos da Praia Brava da Almada

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Receba Gratuitamente

Dicas e informações turísticas sobre Ubatuba

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

Como ir até a Praia Brava da Almada

Além do mar, só é possível ir até a Praia Brava da Almada por trilha. Existem duas, uma que inicia na Praia do Engenho e outra a partir da Praia da Fazenda.

A trilha para a Brava mais utilizada é partindo do Engenho. Saindo da Fazenda a trilha é mais difícil e longa, cerca de 1h30. É necessário fazê-la na companhia de monitores do Parque Estadual da Serra do Mar e o passeio pode ser contratado no Centro de Visitantes.

Saindo do Engenho a trilha leva aproximadamente 30 minutos. Ela tem trechos íngremes de subida e descida, portanto caso não tenha prática, vá com calma e faça pausas quando necessário.

Após dias chuvosos as trilhas ficam escorregadias e, a trilha da Brava da Almada não é diferente. O trecho de subida no lado da praia do Engenho fica bem escorregadiço. Já no lado da Brava da Almada o trecho de descida/subida conta com degraus de madeira, porém um deslize ali certamente vai ser doloroso, pois os degraus tem quinas.

O acesso da Praia do Engenho é pela Praia da Almada. Para chegar na Almada é preciso tomar uma via secundária que, apesar de asfaltada, é estreita e sinuosa. Dirija com atenção ao longo dos 3,5 km. A entrada fica na altura do KM 13.

Já a Praia da Fazenda fica mais próxima da rodovia, aproximadamente 700 metros. A entrada fica na altura do KM 11. Não é possível ir com o veículo até a praia, sendo necessário estacionar nas proximidades do Centro de Visitantes do PESM.

Dúvidas? Escreva-nos!

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia Brava da Almada no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia Brava da Almada

Veja informações completas sobre como chegar na Praia Brava da Almada no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Mapa da Praia Brava da Almada em Ubatuba - Como ir até a Praia Brava da Almada

Mapa da Praia Brava da Almada Ubatuba – Como chegar na Praia Brava da Almada

Referências externas

  • Praia Brava da Almada no site Go Ubatuba
  • Como chegar na Praia Brava da Almada no blog Go Ubatuba
  • Praia da Almada agora no blog Go Ubatuba. Almada dá acesso a Praia do Engenho que, por sua vez, é onde inicia a trilha da Praia Brava da Almada.
  • Praia do Estaleiro agora no blog Go Ubatuba. Estaleiro é a praia mais próxima, sentido Paraty-Centro, ao acesso da Almada.
  • Praia da Fazenda agora no blog Go Ubatuba. Fazenda é a próxima, sentido Centro-Paraty, ao acesso da Almada. Da Fazenda também há a trilha para a Praia Brava da Almada.
  • Praia Grande agora no blog Go Ubatuba. A Praia Grande é onde o trânsito geralmente fica muito lento, então se o ponto de origem for mais distante na região sul, vale a pena conferir.

Por Redação Ubatuba Guide: Ubatuba é nossa praia!

Ubatuba Guide é um guia turístico online orientado aos usuários. Tudo é carinhosamente desenvolvido e criado para atender as necessidades daqueles que desejam conhecer o município.

Preocupamos-nos com cada detalhe. Nosso site roda na nuvem, a mais alta tecnologia disponível em servidores web no mercado moderno. Utilizamos CDN e cache para armazenar e distribuir conteúdo para você com o mais baixo custo e o mais rápido possível, seja em desktop, tablet ou smartphones.

Todos os textos, fotografias e vídeos são produzidos por nossa equipe. Orgulhamo-nos de produzir ao invés de copiar de outros sites do gênero. Aqui você encontra conteúdo autêntico e original, nada de plágio.

Além disso, procuramos oferecer o mais completo e útil conteúdo sobre cada atrativo de Ubatuba. Nosso site não é nem será monetizado ou, em outras palavras, desejamos proporcionar a você uma navegação limpa, livre daquela enxurrada de anúncios ocupando o espaço onde deveria haver informação.

Essa página foi publicada e revisada por membros de nossa equipe. Apesar de nos considerarmos detalhistas, somos humanos, e muito provavelmente você encontrará alguns erros. Agradecemos desde já sua gentileza em nos comunicar sobre eles para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 12/04/2018

v

Escreva para nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

Pin It on Pinterest

Share This