Praia do Engenho Ubatuba: tranquila, familiar e ótima para banho

A Praia do Engenho fica na região da Almada e, assim como sua vizinha, é rasa e boa para crianças.

Com uma vista maravilhosa e menos agitada, Engenho é destino de quem busca tranquilidade para curtir o dia.

A hospitalidade é característica marcante e é habitada por uma comunidade de pescadores.

A Praia do Engenho fica na região norte, entre a Praia da Almada e a Praia Brava da Almada.

Sem ondas e rasa, é ótima para quem deseja aprender a remar de SUP e, para quem possui prática, bom lugar para explorar. Apesar de não ser uma referência em mergulho, máscara e snorkel são uma boa para criançada.

No extremo esquerdo inicia o caminho para a Praia Lança-Cavala e, aproximadamente no meio, inicia a Trilha da Praia Brava da Almada.

Engenho fica na região da Almada e por ali há muitas opções do que fazer, sendo a melhor delas, sem dúvida, é relaxar, curtir o dia e deixar o tempo correr.

Extensa orla da Praia do Engenho em Ubatuba quase completamente vazia

No extremo norte de Ubatuba e sem acesso para veículos, a Praia do Engenho é menos visitada que sua vizinha, Almada, porém é um paraíso

SIGA-NOS
     

Vídeo sobre a Praia do Engenho

Nesse vídeo você caminhará conosco por toda a orla da Praia do Engenho em Ubatuba e descobrirá como chegar até ela a partir da Praia da Almada. Durante a caminhada daremos dicas e informações sobre ela.
Praia do Engenho em Ubatuba: Conheça e saiba como chegar a partir da Praia da Almada

O que fazer na Praia do Engenho

Estamos reformulando o layout, revisando e criando conteúdos. Em breve dicas do que fazer na Praia do Engenho.

Como ir até a Praia do Engenho

Para ir até a Praia do Engenho é preciso seguir por estrada asfaltada, cujo acesso fica na altura do KM 13 da Rio-Santos.

Essa via tem cerca de 3,5 km de extensão e, ao longo do caminho, existem alguns mirantes. A vista da costa norte é singular e, entre praias e ilhas, sob o pano de fundo está a Serra do Mar e, distante, o Pico do Corcovado.

Muitos reclamam da sinuosidade, de ser estreita, íngreme e também de buracos. Mas o caminho compensa. Mas a chegada recompensa aqueles que estão em busca de uma boa e tranquila praia para passar o dia com a família, amigos ou a dois.

Essa estrada conduz até a Praia da Almada e, dali é preciso seguir a pé para a esquerda da praia para ir até a Praia do Engenho. Basta atravessar uma formação rochosa que cria uma divisão natural entre as duas. Existem degraus para facilitar a travessia, porém não há acesso para cadeirantes.

Para quem deseja conhecer e ir até a praia do Engenho de ônibus, existe linha direta para a Almada. O ponto final fica a poucos metros da praia.

Também é possível chegar na Praia do Engenho pela trilha da praia Brava da Almada. Muitas pessoas não sabem que existe uma trilha que sai da Praia da Fazenda e conduz até a Brava. Esta deve ser feita com monitores ambientes do Parque Estadual da Serra do Mar.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia do Engenho no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Engenho

Mapa simplificado do Engenho, praia e arredores.

Mapa de localização da Praia do Engenho em Ubatuba

Mapa de Localização da Praia do Engenho em Ubatuba

Fotos da Praia do Engenho

Essa é uma breve seleção de fotos da Praia do Engenho em Ubatuba.

Mais Detalhes da praia

Em breve diversas informações e orientações do Engenho, da praia e região. Dúvidas comuns, perguntas frequentes e dicas de quem vive em Ubatuba.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em 17/11/2019 por Deyves Martins (Editor UG)

Referências Relacionadas

  • Praia do Engenho no site Go Ubatuba
  • Praia da Almada agora no blog Go Ubatuba. Almada dá acesso a Praia do Engenho.
  • Praia do Estaleiro agora no blog Go Ubatuba. Estaleiro é a praia mais próxima, sentido Paraty-Centro, ao acesso da Almada.
  • Praia da Fazenda agora no blog Go Ubatuba. Fazenda é a próxima, sentido Centro-Paraty, ao acesso da Almada.
  • Praia Grande agora no blog Go Ubatuba. A Praia Grande é onde o trânsito geralmente fica muito lento, então se o ponto de origem for mais distante na região sul, vale a pena conferir.
Ubatuba Guide - Seu Guia do Paraíso

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.