» Praias » Norte » Praia da Almada

Praia da Almada Ubatuba: boa para crianças, familiar e com bons quiosques

A Praia da Almada é familiar e muito procurada por suas águas calmas, excelentes para crianças. É também na Almada que ocorre o tradicional Festival do Camarão de Ubatuba e, na orla, há boas opções de quiosques. O visual da costa norte e o pôr do sol são peculiaridades marcantes do local.

-23.360889, -44.888361

A Praia da Almada fica na região norte, entre a Praia Estaleiro do Padre e a Praia do Engenho.

Para conhecer e fazer na Praia da Almada e região: ali não se vê o dia passar. Rasa e sem ondas, é ideal para aprender a remar de stand up paddle e para passear de caiaque. Máscara e snorkel também divertem, independente da idade. Caminhando pelo lado esquerdo chega-se na Praia do Engenho e Laço da Cavala. No engenho começa a Trilha da Praia Brava da Almada, opção para quem deseja mexer o esqueleto. Almada ainda oferece outras alternativas, mas aquilo que a maioria dos frequentadores busca é paz e calmaria.

SIGA-NOS
   

Sobre a Praia

No extremo norte de Ubatuba está a Praia da Almada que, apesar de não fazer parte das oito praias de Ubatuba em área de proteção ambiental, é muito preservada. Responsáveis por tal preservação são, em grande parte, os moradores que vivem na região. Há uma grande comunidade de pesca por ali, muitos na Praia do Engenho.

Apesar de muito conhecida por ser uma praia familiar de Ubatuba, não somente famílias a frequentam. O ambiente é propício para todos aqueles que apreciam a natureza, longe do agito das praias mais badaladas. Um lugar para relaxar, degustar boas porções, drinks e gelados a beira mar e, principalmente, curtir um bom dia de praia com tranquilidade, sem ver a hora passar.

Praias próximas mais conhecidas. Sentido Centro: Estaleiro, Ubatumirim, Justa, Puruba e Prumirim. Sentido Paraty: Engenho, Brava da Almada, Fazenda e Picinguaba.

Outras praias familiares e boas para crianças: Norte: Fazenda, Estaleiro do Padre, Ubatumirim, Justa e Félix. Centro: Tenório. Sul: Santa Rita e Praia da Lagoinha.

Mais sobre a Praia da Almada

A Praia da Almada é uma das últimas de Ubatuba no sentido norte, próxima da divisa com Paraty/RJ. Dela é possível chegar por trilha em outras duas, a Praia do Engenho e a Brava da Almada.

Suas águas calmas e limpas, assim como a magnífica vista da costa norte são grandes atrativos. Também é um lugar charmoso, onde pode-se contemplar o pôr do sol como em nenhum outro.

Essas características, aliadas ao fato de ser uma praia rasa, atraem turistas de todas as idades. Casais encontram um lugar romântico e sombreado. O mar calmo e o clima de tranquilidade proporcionam bons momentos para famílias, especialmente com crianças. Jovens de todas as idades aproveitam o mar e a vista para praticar SUP, fazer a trilha para a Brava da Almada e, todos, usufruem da boa infraestrutura comercial na orla da praia.

Como se não bastasse, anualmente a Praia da Almada é palco da Festa do Camarão de Ubatuba. Motivos suficientes para conhecer, não é mesmo?

Para se chegar até ela, toma-se uma estradinha de terra, cujo acesso fica na altura do KM 13. A estrada é estreita, íngreme e um tanto esburacada. Além disso, existem linhas de ônibus diretas que partem do terminal urbano, no centro. Caso opte por ir com veículo próprio, saiba que há onde estacionar próximo da areia.

Não importa o meio de transporte, ao longo do caminho você poderá contemplar e talvez, como muitos, admirar-se com a vista das praias Estaleiro do Padre e Ubatumirim com a Serra do Mar no pano de fundo. Convida a fazer uma parada para registrar o passeio.

A Praia da Almada é, definitivamente, um lugar para passar o dia!

Praias com características similares são: Tenório e Fortaleza.

Role a página para ler informações detalhadas ou clique aqui.

Fotos da Praia da Almada

Breve seleção de fotos da Praia da Almada

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

O que fazer na Praia da Almada

Um lugar tão agradável e convidativo para relaxar que por vezes nem nos preocupamos com o que fazer na Almada.

Os quiosques são excelentes, assim como o atendimento. Com pequena extensão a praia convida a uma caminhada e, para quem gosta da prática, conhecer a Praia do Engenho é uma ótima pedida.

E desejar fazer uma trilha, adivinhe? É possível sim, mas a partir do Engenho, onde inicia a Trilha da Praia Brava da Almada, que conduz a um lugar intocado e paradisíaco. Praia muito procurada por surfistas e com mar traiçoeiro, cuidado ao avançar no mar.

Em ambas o mar é tranquilo e calmo, outro convite, dessa vez para remar de stand up paddle.

Por fim, na Praia da Almada são oferecidos passeios de lancha para a disputada Ilha das Couves, assim como para outras ilhas da região.

Geralmente a disponibilidade do pessoal é exclusiva ao verão e feriadões. Mas conversando, na baixa temporada, talvez você também consiga realizar o passeio.

No mais é relaxar e curtir com a família, afinal, a Almada é uma das melhores e mais procuradas praias de Ubatuba para famílias.

Como ir até a Praia da Almada

Para ir até a praia da Almada é preciso seguir por via secundária asfaltada, uma estradinha. O acesso dela pela Rio-Santos fica na altura do KM 13.

Apesar de oferecer uma belíssima vista e alguns mirantes onde é possível contemplar singularmente a costa norte de Ubatuba, essa estradinha é bem estreita, sinuosa, íngreme e possui muitos buracos.

Como se não bastasse, a praia da Almada possui linhas diretas de ônibus e, muitas vezes, é preciso engatar a ré para permitir ao ônibus passar e seguir caminho. Mas não deixe de ir por conta disso! Ao final do arco-íris há um pote de ouro para quem busca uma praia tranquila e familiar.

No verão é um pouco difícil encontrar vagas em estacionamentos públicos (nas ruas). Muitas vezes é preciso estacionar nos privados. Além da rota principal, é possível chegar na Praia da Almada por outros caminhos.

Pela Praia do Engenho chega-se na Almada com facilidade. Basta subir e descer alguns degraus construídos sobre a pequena costeira que as separam.

Já pela trilha da praia Brava da Almada também chega-se. Conhecer a Brava é uma opção do que fazer na Almada, entretanto, muitas pessoas não sabem que a Brava é acessível, também por trilha, a partir da Praia da Fazenda.

Por ser uma praia rasa e nunca ter ondas, é fácil ancorar a algumas dezenas de metros da areia. Anote a geolocalização: -23.360889, -44.888361.

Dúvidas? Escreva-nos!

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia da Almada no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia da Almada

Veja informações completas sobre como chegar na Praia da Almada no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Mapa da Praia da Almada em Ubatuba - Como chegar na Praia da Almada

Mapa da Praia da Almada Ubatuba – Como chegar na Praia da Almada

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

6 + 11 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em 15/11/2018 por Deyves Martins (Redação UG)