» Praias » Centro » Praia do Tenório

Praia do Tenório Ubatuba: boa para famílias e crianças

A Praia do Tenório tem ótima localização, infraestrutura e é belíssima. Apesar de pequena, no verão, recente milhares de turistas em busca de uma boa praia para banho e com ótima infraestrutura. É muito frequentada por famílias, especialmente com crianças, e durante o ano também é muito procurada.

-23.465054, -45.057943

Fica na região central, entre a Praia Grande e a Praia Vermelha do Centro

Para conhecer e fazer na Praia do Tenório e arredores: além de boa para banho, comumente entram boas ondas, que tornam o bodyboard e o surf opções do que fazer no Tenório. Para quem gosta de costeira, é possível chegar na Praia Grande a partir do extremo direito. Seguindo adiante pela via de acesso chega-se na Praia Vermelhinha e na Praia do Cedro. Além disso, ela fica próxima do Aquário de Ubatuba e do Projeto Tamar, no Itaguá. Já no centro estão o Farol do Cruzeiro, Sobradão do Porto, Casa do Artesão, Feirinha Hippie, entre muitas outras alternativas de lazer e entretenimento para todos os públicos.

SIGA-NOS
   

Conheça a Ilha das Couves em Ubatuba - fotos, dicas, como ir e chegar, passeios de escuna, passeios de barco de Picinguaba, lancha da Almada, Prumirim e Félix e tudo mais para você conhecer esse paraíso

Ir página para em nosso blog com dicas de como ir e chegar na Ilha Couves contratando um passeio de escuna no Itaguá, além de passeios de lancha de Picinguaba, Almada, Prumirim e Félix

Tudo sobre a Trilha das Sete Praias em Ubatuba - Como fazer, praias da trilha, mapa, distância e dicas úteis para planejar e fazer a trilha

Apresentação Resumida

Pequena e com areias grossas, a Praia do Cedrinho, como também é conhecida, oferece muito mais opções que o mergulho livre. No local há apenas um quiosque e uma casinha de pesca, que fica sob os cuidados do proprietário do quiosque e onde pode-se alugar tanto pranchas de SUP como caiaques.

Para quem gosta de caminhar pela costeira, no lado direito é possível avançar. Local muito procurado para a pesca amadora. É uma praia de tombo e, apesar de não ter correnteza, basta alguns passos para ficar totalmente sem pé. Sua profundidade assusta banhistas inexperientes mas, com atenção, é possível divertir-se com tranquilidade e segurança.

Praias próximas ao Tenório mais conhecidas: Centro: Vermelha, Cedro, Itaguá, Cruzeiro e Perequê-Açú. Sul: Praia Grande e Toninhas.

Outras praias familiares ou boas para mergulho: Sul: Santa Rita, Lázaro e Enseada. Norte: Ubatumirim, Almada e, para snorkeling, Alto e Português.

Mais sobre a Praia do Tenório

A Praia do Tenório está localizada entre a Praia Grande e a Praia Vermelha do Centro. A saída de acesso pela Rod. Rio-Santos encontra-se na altura do KM 53. Também é possível chegar facilmente até ela através do bairro do Itaguá ou pela marginal da Praia Grande.

É, sem dúvida, uma das melhores praias para famílias e jovens de Ubatuba e, talvez, do litoral norte paulista.

As águas claras e limpas são excelentes para crianças, banhistas com diferentes níveis de experiência e praticantes de bodyboard. Somente no extremo direito da praia é necessário ter cautela para banhos de mar, aliás, ele é o mais procurado por surfistas.

Ao pisar na areia você perceberá que ela é fofa, solta e macia. Uma delícia para as crianças brincarem e fazerem castelinhos incríveis. Nas proximidades da água as características dela alteram-se para compacta e firme, um convite para caminhar por toda a extensão da praia.

A infraestrutura comercial e turística, em harmonia com o charme e a beleza natural do local, talvez sejam a razão para atrair públicos tão distintos.

Fotos da Praia do Tenório

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

O que fazer na Praia do Tenório

As opções do que fazer na Praia do Tenório são muitas, mas a região oferece completa infraestrutura turística e comercial, além de alguns dos principais atrativos e pontos turísticos do município.

Para quem gosta de costeira, nos dois lados é possível caminhar sobre as rochas. A vista é incrível nos dois lados. A costeira pelo lado direito dá acesso a Praia Grande, porém não é indicada para crianças. Existe uma rocha, ainda no lado do Tenório, que é difícil transpor, sendo necessário agarrar-se com firmeza para subir.

Especialmente para a criançada, uma ótima pedida é levar uma prancha de bodyboard. As ondas no Tenório divertem os pequenos. Mas se o mar estiver bravio, muita atenção, pois nessa ocasião há correnteza e elas são fortes.

  • Seguindo a rua de acesso da Praia do Tenório chega-se nas praias Vermelha do Centro e do Cedro. A distância da Vermelha é menos de 1 km e do Cedro cerca de 3 km. Ambas são paradisíacas, sendo que a Vermelha é muito frequentada por jovens e ótima para surf. Já a do Cedro recebe muitas famílias e é uma das melhores praias de Ubatuba para mergulho live.
  • Um pouco além do Cedro, pela mesma via, está o Mirante Baguari de Fora. De lá é possível avistar as praias Vermelha do Centro, Grande, Toninhas e a Ilha Anchieta, imponente no horizonte.
  • Algumas dezenas de metros após o mirante há uma trilha, de difícil identificação. Ela leva até uma pequena praia, cheia de pedras, onde existe uma casa de pescadores. Lagartos dão sempre as caras por lá, mas o acesso é íngreme e escorregadio.

Atrativos e pontos turísticos no Itaguá e Centro

  • Projeto Tamar: um dos pontos turísticos indispensáveis no roteiro, especialmente para a criançada. É possível ver e conhecer sobre as espécies de tartarugas marinhas da região. No período da tarde a criançada se deleita ao alimentar as queridas cascudas. A entrada é paga.
  • Aquário de Ubatuba: Outro ponto turístico para incluir no roteiro e, por ser todo coberto, é uma boa opção do que fazer em Ubatuba com crianças em dias de chuva. Pinguins, tubarões, jacarés e uma ampla diversidade de seres do mar podem ser conhecidos. O destaque fica para o tanque de toque, onde todos podem ter contato físico com algumas espécies. Entrada paga.
  • Praça da Baleia: Exposição natural da ossada de uma baleia, da espécie Jubarte, que encalhou na Praia Grande em meados de 2000.
  • Passeios de Escuna: Em toda a extensão da Av. Leovigildo Dias Vieira, na orla da Praia do Itaguá, você pode contratar passeios para a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e outros locais diretamente com agências de turismo.
  • Terminal Marítimo Comodoro Guimarães: Também conhecido como Porto de Ubatuba, aberto ao público durante o dia, com acesso gratuito. É um bom para fotografar e, vez por outra, tartarugas aparecem por lá.

Alguns atrativos no centro de Ubatuba

  • Feirinha, Casa do Artesão, Mercado Municipal de Peixes, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre muitos outros.

Como ir até a Praia do Tenório

A praia não é acessível para veículos, sendo necessário estacionar algumas dezenas de metros antes de pisar na areia. Existem estacionamentos privados e zona azul próximos das três entradas do Tenório. Além do acesso urbano, pelo centro, o acesso mais próximo na Rio-Santos fica na altura do KM 53.

Se você está na região sul e deseja ir até a Praia Tenório, veja como. Após passar a Praia Grande há um trevo que dá acesso a Rua Capitão Felipe. Siga para esquerda para tomar esse acesso. Siga até o primeiro posto de combustível e entre na Rua Irene. Ela termina na entrada do condomínio da Praia do Tenório, que é o acesso mais comum e utilizado.

Ainda pela Praia Grande, é possível tomar a marginal ao invés de seguir pela rodovia até o trevo. Ela também conduz até a portaria do condomínio do Tenório.

Para quem está na região central, siga até o final da Praia do Itaguá. Há uma rotatória antes do Porto de Ubatuba. Vire para a direita e, no segundo posto de combustível, vire para a esquerda. Siga as mesmas orientações a partir da Rua Irene, mais acima.

Existem três entradas para o Tenório. O lado direito é mais procurado por quem gosta de ficar mais reservado(a), além de surfistas. No centro concentra-se a maior parte dos turistas em busca de quiosques e badalação. Já o esquerdo é mais indicado para famílias com crianças e banhistas menos experientes, devido as características do mar, com menos correnteza.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia Tenório no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Tenório

Veja informações completas sobre como chegar na Praia do Tenório no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais acima.

Praia do Tenório Ubatuba Mapa - Mapa da Praia do Tenório em Ubatuba

Praia do Tenório Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia do Tenório

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

10 + 14 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 10/10/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)