Praia Vermelha do Centro Ubatuba: boa para surfar e frequentada por jovens

A Praia Vermelha do Centro ou Vermelhinha é um paraíso no coração de Ubatuba.

Um dos picos mais conhecidos do surf, também é conhecida por seus lendários luaus e pelo belíssimo nascer do sol. Lugar de boas vibrações, alto astral e frequentada basicamente por jovens.

Procurando pela Vermelha do Norte ou do Sul?

Fica na região central, entre a Praia do Tenório e a Praia do Cedro

Além do surf, ela fica entre duas outras praias conhecidas e que merecem uma visita para conhecer, a do Tenório e Cedro.

Por estar localizada no centro fica próxima de alguns dos principais atrativos da cidade, tais como o Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Rua Guarani, Sobradão do Porto, Farol do Cruzeiro (ou da Barra), Casa do Artesão, Feirinha Hippie, entre outros atrativos e pontos turísticos de Ubatuba.

Banhistas na areia em um final de tarde ensolarado de domingo com altas ondas rolando no mar da Praia Vermelha do Centro

Conhecida por seus luaus, a Praia Vermelha do Centro é frequentada o ano todo e destino do surf em Ubatuba, tal como nesse registro em uma tarde de domingo

SIGA-NOS
     

Arte digital do 12º Festival Gastronômico de Ubatuba - 27 de agosto a 26 de setembro de 2021

Prestigie o 12º Festival Gastronômico de Ubatuba nos melhores estabelecimentos gastronômicos de Ubatuba

Vídeo sobre como chegar na Praia Vermelha do Centro

Nesse vídeo você verá o caminho completo com dicas de como chegar na Vermelhinha do Centro.

O que fazer na Praia Vermelha do Centro

Com ótima localização, há muitas opções do que fazer na Praia Vermelha do Centro, principalmente na região.

  • Seguindo a rua de acesso da Praia Vermelha do Centro chega-se na Praia do Cedro. A distância entre as duas é de aproximadamente 2 km. Praia excelente para mergulho livre, remar de SUP ou caiaque e muito frequentada por famílias e jovens. Lugar mais familiar.
  • Um pouco além do Cedro, pela mesma via, está o Mirante Baguari de Fora. De lá é possível avistar as praias Vermelha do Centro, Grande, Toninhas e a Ilha Anchieta, imponente no horizonte.
  • Algumas dezenas de metros após o mirante há uma trilha, de difícil identificação. Ela leva até uma pequena praia, cheia de pedras, onde existe uma casa de pescadores. Lagartos dão sempre as caras por lá, mas o acesso é íngreme e escorregadio.

Atrativos e pontos turísticos no Itaguá e Centro

  • Projeto Tamar: um dos pontos turísticos indispensáveis no roteiro, especialmente para a criançada. É possível ver e conhecer sobre as espécies de tartarugas marinhas da região. No período da tarde a criançada se deleita ao alimentar as queridas cascudas. A entrada é paga.
  • Aquário de Ubatuba: Outro ponto turístico para incluir no roteiro e, por ser todo coberto, é uma boa opção do que fazer em Ubatuba com crianças em dias de chuva. Pinguins, tubarões, jacarés e uma ampla diversidade de seres do mar podem ser conhecidos. O destaque fica para o tanque de toque, onde todos podem ter contato físico com algumas espécies. Entrada paga.
  • Praça da Baleia: Exposição natural da ossada de uma baleia, da espécie Jubarte, que encalhou na Praia Grande em meados de 2000.
  • Passeios de Escuna: Em toda a extensão da Av. Leovigildo Dias Vieira, na orla da Praia do Itaguá, você pode contratar passeios para a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e outros locais diretamente com agências de turismo.
  • Terminal Marítimo Comodoro Guimarães: Também conhecido como Porto de Ubatuba, aberto ao público durante o dia, com acesso gratuito. É um bom para fotografar e, vez por outra, tartarugas aparecem por lá.

Alguns atrativos no centro de Ubatuba

  • Feirinha, Casa do Artesão, Mercado Municipal de Peixes, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre muitos outros.

Hospedagens, hotéis e pousadas em Ubatuba

Todas as opções de hospedagens, hotéis e pousadas em Ubatuba

Como ir até a Praia Vermelha do Centro

A praia é acessível via secundária asfaltada até o final da Praia do Tenório. Todo o trajeto dessa via na extensão da Vermelha do Centro é de terra.

As principais vias de acesso são: através da Rod. Rio-Santos, no trecho da BR-101, altura do KM 53, além da região central.

Se você está na região sul e deseja ir até a Praia Vermelha do Centro, se liga como. Depois da Praia Grande há um trevo, que dá acesso a Rua Capitão Felipe, entre nele.

Siga até o primeiro posto de combustível e entre na Rua Irene. Ela termina na entrada do condomínio da Praia do Tenório. Ali vire para a esquerda e siga reto. Quando acabar o asfalto basta procurar uma entrada.

Para quem está na região central, basta seguir até o final da Praia do Itaguá. Há uma rotatória antes do Porto de Ubatuba. Vire para a direita e, no segundo posto de combustível, vire para a esquerda. Siga as mesmas orientações a partir da Rua Irene, mais acima.

Existem algumas entradas para a Vermelhinha, sendo a primeira a mais utilizada. A segunda é um pouco escondidinha, pequena entrada que termina aproximadamente no centro da praia. Por fim a última, que dá acesso ao extremo esquerdo e onde há um pequeno córrego de água doce.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia do Vermelha do Centro no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia Vermelha do Centro

Mapa da Praia Vermelha do Centro simplificado.

Mapa de localização da Praia Vermelhado do Centro em Ubatuba

Mapa de Localização da Praia Vermelha do Centro em Ubatuba

Fotos da Praia Vermelha do Centro

Essa é uma breve seleção de fotos da Praia Vermelha do Centro em Ubatuba.

Mais Detalhes da Vermelhinha

Em breve diversas informações e orientações da Vermelha do Centro e região. Dúvidas comuns, perguntas frequentes e dicas de quem vive em Ubatuba.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 17/11/2019 por Deyves Martins (Editor UG)

Referências Relacionadas

Ubatuba Guide - Seu Guia do Paraíso

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.