» Praias » Centro » Praia Vermelha do Centro

Praia Vermelha do Centro Ubatuba: boa para surfar e frequentada por jovens

A Praia Vermelha do Centro ou Vermelhinha é um paraíso no coração de Ubatuba. Um dos picos mais conhecidos do surf, também é conhecida por seus lendários luaus e pelo belíssimo nascer do sol. Lugar de boas vibrações, alto astral e frequentada basicamente por jovens. Procurando pela Vermelha do Norte ou do Sul?

-23.464688, -45.050682

Fica na região central, entre a Praia do Tenório e a Praia do Cedro

Para conhecer e fazer na Praia Vermelha do Centro e arredores: Além do surf, ela fica entre duas outras praias conhecidas e que merecem uma visita para conhecer, a do Tenório e Cedro. Por estar localizada no centro fica próxima de alguns dos principais atrativos da cidade, tais como o Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Rua Guarani, Sobradão do Porto, Farol do Cruzeiro (ou da Barra), Casa do Artesão, Feirinha Hippie, entre outros atrativos e pontos turísticos de Ubatuba.

Apresentação Resumida

Exuberante e com aspecto rústico, a Praia Vermelha do Centro é um reduto para jovens. De tombo, com correnteza e ondas fortes, é um local pouco indicado para banhistas sem experiência e crianças caírem no mar. Pessoalmente falando, a Vermelha do Centro é mais tranquila que a do Norte para entrar no mar, mas ambas são perigosas para quem não conhece.

O ponto da praia mais frequentado é o direito, enquanto o extremo esquerdo é procurado por quem quer menos agito. Por lá há um pequeno córrego de água doce que deságua no mar. Bom lugar para crianças e, por ali, é possível avistar a Ilha Anchieta. Quem frequenta a Vermelhinha raramente fica ali por pouco tempo, pois é uma delícia passar o dia nela.

Praias próximas da Vermelha do Centro mais conhecidas: Tenório, Cedro, Itaguá e Cruzeiro. Sul: Grande, Toninhas e Enseada.

Outras praias boas para surf em Ubatuba. Norte: Vermelha do Norte, Itamambuca e Félix, Prumirim e Brava do Camburi. Sul: Grande, Toninhas, Sapê e Brava da Fortaleza.

Informações rápidas

Destino de Surfistas
Público Jovem
Região Central
6 km do Trevo Municipal
KM 53 (aprox.)
Acesso Secundário (asfalto)
Pequeno trecho de terra
Boa para Surf
Possui quiosque no lado direito
Opções de Hospedagem
Outros Comércios
Estacionamento na orla
Risco de Afogamento
Correnteza, ondas e buracos
Ondas Fortes
23°27’52.9″S 45°03’02.4″W

+Sobre a Praia Vermelha do Centro

Localizada no coração da cidade (e dos moradores), a Praia Vermelha do Centro pode ser facilmente acessada por todos os tipos de veículos ou até mesmo caminhando. Possui características semelhantes a sua irmã de nome, a Vermelha do Norte.

Praia de tombo, com fortes ondas cavadas, muitos buracos e correnteza, atraí surfistas e praticantes de bodyboard.

Além deles, o público em sua maioria são jovens. Tanto moradores quanto turistas. A Vermelha do Centro, também chamada de Vermelhinha, é muito conhecida pelos tradicionais luaus que ocorrem ali há décadas, onde jovens de todas as idades reúnem-se e, os mais dispostos, passam a noite no embalo do violão aguardando o deslumbrante nascer do sol.

Famílias, especialmente com crianças, e banhistas menos experientes, geralmente só entram no mar o suficiente para molhar o corpo. Nas extremidades podem desfrutar de mais segurança, porém sempre com cautela. Principalmente se observar que o mar está agitado.

Outras praias com características similares são: Praia Vermelha do Norte e Praia de Itamambuca (a característica pela qual as consideramos semelhantes é basicamente pelo público frequentador).

Fotos da Praia Vermelha do Centro

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Receba Gratuitamente

Dicas e informações turísticas sobre Ubatuba

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

O que fazer na Praia Vermelha do Centro

Com ótima localização, há muitas opções do que fazer na Praia Vermelha do Centro, principalmente na região.

  • Seguindo a rua de acesso da Praia Vermelha do Centro chega-se na Praia do Cedro. A distância entre as duas é de aproximadamente 2 km. Praia excelente para mergulho livre, remar de SUP ou caiaque e muito frequentada por famílias e jovens. Lugar mais familiar.
  • Um pouco além do Cedro, pela mesma via, está o Mirante Baguari de Fora. De lá é possível avistar as praias Vermelha do Centro, Grande, Toninhas e a Ilha Anchieta, imponente no horizonte.
  • Algumas dezenas de metros após o mirante há uma trilha, de difícil identificação. Ela leva até uma pequena praia, cheia de pedras, onde existe uma casa de pescadores. Lagartos dão sempre as caras por lá, mas o acesso é íngreme e escorregadio.

Atrativos e pontos turísticos no Itaguá e Centro

  • Projeto Tamar: um dos pontos turísticos indispensáveis no roteiro, especialmente para a criançada. É possível ver e conhecer sobre as espécies de tartarugas marinhas da região. No período da tarde a criançada se deleita ao alimentar as queridas cascudas. A entrada é paga.
  • Aquário de Ubatuba: Outro ponto turístico para incluir no roteiro e, por ser todo coberto, é uma boa opção do que fazer em Ubatuba com crianças em dias de chuva. Pinguins, tubarões, jacarés e uma ampla diversidade de seres do mar podem ser conhecidos. O destaque fica para o tanque de toque, onde todos podem ter contato físico com algumas espécies. Entrada paga.
  • Praça da Baleia: Exposição natural da ossada de uma baleia, da espécie Jubarte, que encalhou na Praia Grande em meados de 2000.
  • Passeios de Escuna: Em toda a extensão da Av. Leovigildo Dias Vieira, na orla da Praia do Itaguá, você pode contratar passeios para a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e outros locais diretamente com agências de turismo.
  • Terminal Marítimo Comodoro Guimarães: Também conhecido como Porto de Ubatuba, aberto ao público durante o dia, com acesso gratuito. É um bom para fotografar e, vez por outra, tartarugas aparecem por lá.

Alguns atrativos no centro de Ubatuba

  • Feirinha, Casa do Artesão, Mercado Municipal de Peixes, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre muitos outros.

Como ir até a Praia Vermelha do Centro

A praia é acessível via secundária asfaltada até o final da Praia do Tenório. Todo o trajeto dessa via na extensão da Vermelha do Centro é de terra. Existem muitos buracos, dirija com atenção. As principais vias de acesso são: através da Rod. Rio-Santos, no trecho da BR-101, altura do KM 53, além da região central.

Se você está na região sul e deseja ir até a Praia Vermelha do Centro, se liga como. Depois da Praia Grande há um trevo, que dá acesso a Rua Capitão Felipe, entre nele. Siga até o primeiro posto de combustível e entre na Rua Irene. Ela termina na entrada do condomínio da Praia do Tenório. Ali vire para a esquerda e siga reto. Quando acabar o asfalto basta procurar uma entrada.

Ainda pela Praia Grande, é possível tomar a marginal ao invés de seguir pela rodovia até o trevo. Ela também conduz até a portaria do condomínio do Tenório. Basta seguir reto toda vida.

Para quem está na região central, basta seguir até o final da Praia do Itaguá. Há uma rotatória antes do Porto de Ubatuba. Vire para a direita e, no segundo posto de combustível, vire para a esquerda. Siga as mesmas orientações a partir da Rua Irene, mais acima.

Existem algumas entradas para a Vermelhinha, sendo a primeira a mais utilizada. A segunda é um pouco encondidinha, pequena entrada que termina aproximadamente no centro da praia. Por fim a última, que dá acesso ao extremo esquerdo e onde há um pequeno córrego de água doce.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia Vermelha do Centro no blog Go Ubatuba.

Carro e Moto

Carro ou Moto

+ Rota 1: Pela Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a rotatória que dá acesso a Rua Capitão Felipe.
  2. Tome a saída para a sua esquerda, que dá acesso ao bairro do Itaguá. Você entrará na Rua Capitão Felipe.
  3. Siga reto pela Rua Capitão Felipe até o primeiro posto de combustível (sua direita).
  4. Vire para a sua direita e entre na Rua Irene.
  5. Siga a Rua Irene até o final o Portal do Condomínio do Tenório.
  6. Sem entrar no condomínio, tome a sua esquerda. Av. Francisco M. Sobrinho.
  7. Siga reto por cerca de 1 km e você chegará na entrada principal, ao seu lado direito. É uma pequena viela por onde é possível ver o mar.

Obs.: No início desse trajeto, a avenida mudará de nome para Rua Franklin de Tôledo Piza, mantenha-se, é apenas uma continuação.

Você pode estacionar nas proximidades dessa primeira entrada, que também é a mais utilizada. Caso opte seguir adiante, talvez possa perder-se da segunda entrada, mas certamente irá identificar a última, pois, assim como a primeira, poderá ver o mar ao seu lado direito.


+ Rota 2: A partir da Região Central, pelo bairro do Itaguá

  1. Siga pela Av. Leovigildo Dias Vieira (orla da praia do Itaguá) até a rotatória da Rua Capitão Felipe.
  2. Vire para a direita na Rua Capitão Felipe.
  3. Siga reto e observe os postos de combustíveis localizados a sua esquerda.
  4. Vire para a sua esquerda na rua paralela ao segundo posto de combustível. Deve estar na Rua Irene.
  5. Siga os passos descritos a partir no Item 5 da Rota 1.

+ Rota 3: Acesso pela Marginal da Praia Grande

  1. Siga reto pela marginal da Praia Grande, a Av. Armando Barros Pereira. Você chegará na rotatória, em frente ao portal do condomínio do Tenório.
  2. Continue reto pela Av. Francisco M. Sobrinho.
  3. Siga os passos a partir do Item 6 da Rota 1.

Veja a distância da Praia Vermelha do Centro e outros locais próximos:

  • Praia do Cedro (Cedrinho): 2,5 km
  • Praia Grande: 2,5 km
  • Praia das Toninhas: 5,5 km
  • Praia do Itaguá: 3 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Bicicleta

De Bicicleta

O acesso até a Praia do Tenório, vizinha da Vermelha do Centro, é totalmente asfaltado, tanto no sentido sul como no oposto. Após passar o Tenório, o trecho é totalmente de terra até a entrada da Trilha de Acesso para a Praia do Cedro (Cedrinho). Isso inclui toda a extensão da Praia Vermelha do Centro e suas três entradas principais.

Veja a distância da Praia Vermelha do Centro e outros locais próximos:

  • Praia do Cedro (Cedrinho): 2,5 km
  • Praia Grande: 2,5 km
  • Praia das Toninhas: 5,5 km
  • Praia do Itaguá: 3 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ônibus

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas para a Praia Vermelha do Centro a partir do Terminal Rodoviário Urbano (VerdeBus), tampouco de outros locais.

Os pontos de desembarque mais próximos da praia desembarcam passageiros no início da Praia Grande (sentido centro-sul) ou no trevo de acesso para a Rua Capitão Felipe.

A caminhada será relativamente curta, cerca de 30 minutos, ao longo de 1.700 metros. Você passará pelas entradas da Praia do Tenório e pela Praia Vermelha do Centro.

Na Rua Capitão Felipe você encontrará mercados e adegas, onde poderá comprar alimentos e líquidos, se desejar.


Clique aqui e obtenha informações sobre os Terminais Rodoviários de Ubatuba. Veja a aba VerdeBus – Urbano.

Embarcação ou SUP

Embarcações – Geolocalização

23°27’52.9″S 45°03’02.5″W


Standup – SUP

Você pode remar até a Vermelhinha a partir da Praia do Tenório e de algumas praias localizadas no início da região sul, tais como: Praia Grande e Praia das Toninhas.


Distâncias Marítimas

  • Praia do Tenório: 1,2 KM
  • Praia Grande: 2 KM
  • Praia das Toninhas: 3,5 KM
  • Praia de Fora: 6 KM
  • Praia do Cedro (Cedrinho): 5,5 KM
  • Praia do Itaguá: 9 KM

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

Rotas

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

Mapa da Praia Vermelha do Centro

Veja informações completas sobre como chegar na Praia Vermelha do Centro no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais acima.

Praia Vermelha do Centro Ubatuba Mapa - Mapa da Praia Vermelha do Centro em Ubatuba

Praia Vermelha do Centro Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia Vermelha do Centro

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em para contrair.

Quem frequenta e quando ir

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

O perfil do público ao longo da alta temporada, assim como na baixa, é praticamente o mesmo. Em um resumo simples, a Vermelhinha é frequentada por praticantes de surf amadores e mais experientes. Marcante pela alta concentração de jovens durante todo o ano, tanto moradores quanto turistas.

Além dos surfistas, frequentam aqueles que curtem pegar jacaré. As ondas cavadas são excelentes e, tomar uns bons rolas, é garantido. Também frequentam praticantes de bodyboard, apesar das ondas serem mais curtas e rápidas.

Logo nos primeiros raios solares é comum ver jovens de meia idade e alguns jovens senhores chegando na praia com suas varas de pesca. Se você pratica a pesca amadora, saiba que além da orla, as costeiras também são bem convidativas e relativamente fáceis de caminhar.

Ao contrário da Praia Vermelha do Norte, na do Centro é incomum ver famílias com crianças. Esporadicamente é possível encontrá-las, geralmente no extremo esquerdo da praia, onde tem um pequeno córrego de águas limpas e a vala na entrada é menos profunda e a correnteza menor.

Banhistas menos experientes são comuns, porém não aventuram-se a entrar no mar, exceto para molhar o corpo. As ondas quebram bem forte já na entrada da água, onde existe uma depressão na areia e, já por ali, não dá pé. Essa é uma característica comum em praias de tombo, porém aqui na Vermelha do Centro a vala é as ondas te empurram para o mar. Tenha cuidado.

Durante as noites, principalmente no verão, são comuns os luaus. Os jovens marcam presença massivamente e, muitos, viram noite embalados pela música para ver o nascer do sol. O show de cores é uma experiência inesquecível.

Qual a infra de comércios e serviços

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

Orla

Na orla você encontrará apenas um quiosque, no lado direito, logo na entrada principal da praia. No lado esquerdo da orla você não terá estabelecimentos a sua disposição.

Se você pretende passar um período de tempo considerável pela praia, considere a possibilidade de levar alimentos e líquidos. Lembre-se sempre de levar também sacolas para recolher o lixo que produzir e descartar corretamente. Você encontrará com facilidade lixeiras na entrada principal.

Bairro

O bairro em si é constituído basicamente por casas e existem poucos comércios (para não dizer praticamente nenhum). Entretanto se você está em busca de hospedagem, certamente encontrará com facilidade. Existem pousadas e algumas casas de aluguel temporário. Os valores são diferenciados, assim como o local.

Durante o caminho para chegar, na Praia Grande, no bairro do Tenório e do Itaguá você encontrará os principais comércios que pessoas prevenidas, e desprevenidas :-), podem precisar. Mercados, adegas/depósitos de bebida, lojas de moda praia, drogarias, restaurantes, sorveterias, entre outros.

Outras Informações

Informações que podem ser úteis

  • Existem três entradas disponíveis para a praia. Turistas geralmente optam pela primeira, logo no início, onde se entra mais para o lado direito da praia. A segunda, entre o centro o lado esquerdo, é muito mais utilizada por moradores. A última mais procurada por famílias, por quem quer ficar de fora do agito e quem gosta de tomar banho de mar. Em todas você encontrará o pessoal do surfe.
  • Na Praia Vermelha do Centro é onde ocorrem os luaus que reúnem mais pessoas na cidade. Um outro que vem se tornando bastante conhecido é o Luau da Sununga.
  • Uma recomendação generosa é ter muita atenção com veículos e pertences em noites de luau. Tranque ou trave bem o possante e evite exibir/ostentar itens de valores. Nessas noites, principalmente durante o verão, sempre pode ter alguém com má intenção aguardando uma oportunidade. Se liga!
  • Se você busca tomar banho de sol, essa é uma excelente praia. Aplique filtro solar várias vezes ao dia, pois o sol por aqui queima pra valer.
  • Moradores e turistas que frequentam o local, com razão, sentem-se ofendidos com lixo na praia. Cuide do seu e conquistará o respeito dos locais, além de preservá-la para quando você retornar. Ajude-nos a manter a Vermelhinha como o paraíso que é.
  • Se você deseja tomar um banho de mar, nossa sugestão é que você procure as extremidades da praia. Nelas, certamente você terá mais segurança, pois as ondas e a correnteza são mais fracas. Mas atenção: fracas em relação ao restante da praia, toda ela é perigosa para banhistas inexperientes e, principalmente, crianças!
  • Não estamos acostumados a encontrar guarda-vidas na praia, mas no verão de 2017 vimos alguns caminhando pela faixa de areia próximos da água.
Distâncias terrestres de outros locais

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 5,5 km

Região Sul

  • Praia Grande: 3,5 km
  • Praia da Enseada: 7 km
  • Praia do Lázaro: 13 km
  • Praia Dura: 17 km
  • Praia de Maranduba: 25 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 14 km
  • Praia de Itamambuca: 20 km
  • Praia do Félix: 23 km
  • Praia do Ubatumirim: 38 km
  • Praia da Fazenda: 42 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 80 km
  • Angra dos Reis (RJ): 172 km
  • Caraguatatuba: 51 km
  • São Sebastião: 75 km
  • Santos: 235 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 230 km
  • Rio de Janeiro: 324 km
  • Belo Horizonte: 630 km
  • Curitiba: 638 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias marítimas de outros locais

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 10 km

Região Sul

  • Praia Grande: 2 km
  • Praia da Enseada: 11 km
  • Praia do Lázaro: 15 km
  • Praia Dura: 17,5 km
  • Praia de Maranduba: 21,5 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 9 km
  • Praia de Itamambuca: 10 km
  • Praia do Félix: 13 km
  • Praia do Ubatumirim: 22 km
  • Praia da Fazenda: 23,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 93,5 km
  • Angra dos Reis (RJ): 99,5 km
  • Caraguatatuba: 44 km
  • Ilhabela: 40,5 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

L

Referências e Conteúdos

Navegue, explore e descubra tudo aquilo que esse paraíso ecológico que é Ubatuba pode lhe proporcionar

Referências externas

Por Redação Ubatuba Guide: Ubatuba é nossa praia!

Ubatuba Guide é um guia turístico online orientado aos usuários. Tudo é carinhosamente desenvolvido e criado para atender as necessidades daqueles que desejam conhecer o município.

Preocupamos-nos com cada detalhe. Nosso site roda na nuvem, a mais alta tecnologia disponível em servidores web no mercado moderno. Utilizamos CDN e cache para armazenar e distribuir conteúdo para você com o mais baixo custo e o mais rápido possível, seja em desktop, tablet ou smartphones.

Todos os textos, fotografias e vídeos são produzidos por nossa equipe. Orgulhamo-nos de produzir ao invés de copiar de outros sites do gênero. Aqui você encontra conteúdo autêntico e original, nada de plágio.

Além disso, procuramos oferecer o mais completo e útil conteúdo sobre cada atrativo de Ubatuba. Nosso site não é nem será monetizado ou, em outras palavras, desejamos proporcionar a você uma navegação limpa, livre daquela enxurrada de anúncios ocupando o espaço onde deveria haver informação.

Essa página foi publicada e revisada por membros de nossa equipe. Apesar de nos considerarmos detalhistas, somos humanos, e muito provavelmente você encontrará alguns erros. Agradecemos desde já sua gentileza em nos comunicar sobre eles para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 12/04/2018

v

Escreva para nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

Pin It on Pinterest

Share This