» Praias » Centro » Praia do Cedro

Praia do Cedro: para curtir o dia com tranquilidade

A Praia do Cedro ou Praia do Cedrinho é acessada por uma leve trilha após 3 km da entrada do condomínio da Praia do Tenório. De tombo, mas sem correnteza, é frequentada por todos os públicos. Uma encantadora praia de Ubatuba para se passar o dia todo com a família e amigos.

A Praia do Cedro ou Praia do Cedrinho é de tombo, reservada, de fácil acesso e ótima para praticar snorkeling.

Avaliação média: 4.7

Apresentação Resumida

Reservada e pequenina, a Praia do Cedro ou Praia do Cedrinho está localizada na região central do município, é acessível por trilha leve e você pode chegar até ela pela rodovia Rio-Santos ou através do bairro do Itaguá, passando pelo Tenório e Vermelha do Centro.

Entranhada na mata atlântica, ao redor você verá um espetáculo de cores ao mesmo tempo em que os ouvidos se harmonizam com os sons da natureza. O visual é realmente incrível, digno de encher os olhos de qualquer turista.

É frequentada por grupos de jovens, casais e famílias, além de pessoas em busca de tranquilidade e discrição. Durante o verão a praia recebe algumas escunas e, durante todo o ano, é destino de praticantes de snorkeling.

Apesar de ser uma praia de tombo, não possui ondas fortes. Mas atenção, essa é uma daquelas praias que você dá dois passos e o corpo já está imerso na água. Quem gosta de nadar pode desfrutar do local e mergulhar nas águas calmas e transparentes. Talvez se depare com algumas tartarugas marinhas, que frequentemente visitam o local em busca de alimento.

A Praia do Alto possui características similares em extensão, forma de acesso e de público. A diferença mais expressiva entre elas, no nosso entendimento, é que o Cedro é de tombo e na do Alto você pode entrar mais fundo no mar e não ficará sem pé.

Role a página para ler informações detalhadas ou clique aqui.

Ótima para Snorkeling
Região Central
7,9 km do Trevo Municipal
KM 53 (aprox.)
Acesso Secundário (terra)
Acesso por Trilha
Acesso por Embarcação
Acesso por SUP
Boa para Famílias
Boa para Crianças
Boa para Nadar
Boa para Mergulho/Snorkeling
Boa para SUP
Quiosque na orla
Estacionamento no início da trilha
Risco de Afogamento
23°27’34.5″S 45°02’06.3″W

Fotos da Praia do Cedrinho

Dicas: 1. Compartilhe somente as fotos que gostou (é só clicar no ícone da rede social). 2. Clique no 'X' (toggle fullsize) para ativar a tela cheia. 3. O play ativa a apresentação automática.

Você deseja utilizar essas imagens em trabalhos acadêmicos, artigos ou matérias? Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International, ou seja, você pode utilizá-las desde que siga as orientações descritas nas páginas de Direitos Autorais e Termos de Uso. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto, aliás, podemos fornecê-las sem logo, em outros formatos e resoluções. Saiba mais.

Veja mais fotos da praia

Deseja utilizar essas fotografias em trabalhos acadêmicos ou artigos? Saiba como.

Veja mais fotos da praia

Receba Gratuitamente

Informações e Boletins Turísticos Completos sobre Ubatuba.

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em - para contrair.

Público Frequentador

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

Na temporada

Localizada geograficamente na região central, mas fora da badalação e com características reservadas, a Praia do Cedro, ou Praia do Cedrinho, é muito procurada por casais, famílias, além de grupos de jovens e de meia idade que desejam desfrutar da beleza natural que Ubatuba oferece com tranquilidade e discrição.

Com frequência você irá encontrar praticantes de snorkeling, pois é um excelente ponto para esse tipo de prática. É muito comum encontrar tartarugas marinhas no local.

Uma grande parcela das pessoas que frequentam a praia tem o hábito de ler, o local é excelente para isso, pois não há música ou outros ruídos para tirar a concentração.

Outro público comum são os praticantes de Mountain Bike, que também costumam ir até a praia, especialmente por ser acessada por trilha. O caminho é relativamente desafiador, passando por trechos asfaltados e um bom caminho por vias de terra e repleta de buracos e pedras. A descida da trilha de MTB (Mountain Bike) é prazerosa e, talvez, não tão desafiadora para os mais radicais, porém oferece um belo visual e cercada pela mata atlântica. O ar úmido é uma delícia.

Durante o ano

Deserta! Isso mesmo, durante o ano a praia fica praticamente deserta. Em dias de semana a sensação é de que foi feita somente para você.

É comum encontrar alguns poucos pescadores, pois existe um pequeno rancho no lado esquerdo da praia. O quiosque só funciona durante o verão e datas especiais, tais como feriados prolongados, então nem mesmo ali será possível encontrar alguém.

Nesse período também não é necessário pagar estacionamento. Visitar Ubatuba na baixa temporada é uma maravilha para quem gosta de paz e tranquilidade.

Infraestrutura Comercial

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

Orla

Logo ao chegar na areia você encontrará um quiosque, o único da praia aliás. Devido ao difícil acesso, os valores praticados estão na média das praias do gênero, nem tão populares, nem tão elevados.

Você encontrará também quiosques para locação. Garantia de diversão para os adultos e para a criançada, que devem ser utilizar coletes e estar devidamente acompanhadas de um adulto ou responsável.

Tanto o quiosque quanto os caiaques não tem datas e horários fixos para funcionamento. Evite encurtar o dia de descanso e leve consigo alimentos, lanches, frutas e líquidos, assim como brinquedos de praia e outros atrativos que desejar, caso esteja com crianças.

Entretanto, lembre-se sempre de levar consigo sacolas para recolher o lixo que produzir, pois não há serviço de coleta na praia e quem faz o trabalho de limpeza, quando podem, são os próprios frequentadores. Ajude-nos a preservar o local.

Bairro e Proximidades

A Praia do Cedrinho, ou do Cedro se preferir, está localizada na Ponta Grossa e, por ali, não existem comércios disponíveis.

Ao longo do caminho você passará por praias que oferecem apenas serviços de quiosques e hospedagens, que são as praias do Tenório e Praia Vermelha do Centro.

Através das únicas rotas para chegar, através do bairro do Itaguá ou Praia Grande, você encontrará estabelecimentos capazes de atender praticamente qualquer necessidade. Mercados, padarias, adegas/depósitos de bebida, lojas de artigos de praia e de moda praia.

Nesses bairros você não terá dificuldades em encontrar aquilo que precisa para assegurar um longo e prazeroso dia de praia sem faltar nada.

Atrativos Próximos

O que há para se fazer no local ou nas proximidades?

No local

Tartarugas Marinhas
Pessoalmente costumo encontrar tartarugas marinhas por ali. A maioria parte delas permite gentilmente que se nade serenamente ao seu lado. A dica é evitar movimentos bruscos para não assustá-las e, além disso, jamais jogue lixo nas costeiras ou na água. Afinal, dentro da água, nós somos os estranhos.

Jamais alimente-as, a costa de Ubatuba é capaz de prover todos os alimentos que elas necessitam.

Cores
Em dias ensolarados, o tom levemente escuro da areia, em contraste com as águas do mar e o verde da vegetação das encostas, é simplesmente fascinante. Uma explosão de cores encantadora e digna para ser registrada fotograficamente. Por ser muito sombreada, é fácil fugir do sol escaldante.

Costeira
Para quem curte andar pela costeira, no lado direito da praia é possível caminhar até um ponto turístico, a Pedra do Collares. Não tem nada demais, apenas um nome. Porém de lá é possível avistar toda a orla da região central do município.

Nos arredores

Ao continuar pela Avenida que dá acesso a Praia do Cedro, pelo lado esquerdo, é possível chegar até o Mirante Baguari de Fora, com uma vista incrível.

Um pouquinho mais além existe uma trilha, difícil de ser identificada, no lado direito. Ela leva até uma pequena praia, cheia de pedras, onde existe uma casa de pescadores. Passar a tarde ali é uma delícia, fazer um piquenique ou andar pela costeira. Com facilidade você poderá ver alguns lagartos por ali. Porém é uma trilha bem íngreme e escorregadia.

Além disso você poderá visitar a Praia Vermelha do Centro, muito procurada por jovens e surfistas ou, até mesmo, estender e conhecer a Ponta Grossa.

Outras Informações

Informações que podem ser úteis

Antes e durante a ida

Não é possível chegar até lá com veículos motorizados, sendo necessário estacionar no início da trilha. O acesso, por via secundária de terra, requer que se dirija com cautela, pois existem buracos causados pela erosão e algumas pedras bem grandes. Mas não se assuste, o trajeto é bem tranquilo e o visual é recompensador.

É necessário estacionar no início da trilha, pode ser em estacionamento pago ou na própria avenida. Ela é estreita e corre-se o risco de ver algum arranho em seu veículo ao retornar.

A trilha tem cerca de 300 metros de extensão. É larga, possui alguns buracos e não é tão íngreme, por isso a consideramos leve.

Considere levar alimentos e líquidos caso queira ter mais opções e flexibilidade para prolongar o dia na praia, pois só existe um quiosque no local. Os valores praticados pelo único quiosque está na média entre os praticados em praias mais populares e super badaladas. Como não existem comércios próximos, programe-se.

Se planeja ir com crianças, levar boias, coletes ou uma prancha de bodyboard certamente trarão bastante tranquilidade e tempo para relaxar. Elas também poderão gostar de brincar nas areias da praia.

Você pode chegar até a praia pelo mar com seu Standup. Partindo da Praia do Itaguá ou até mesmo da Praia do Cruzeiro (Iperoig).

Após pisar na areia

É incomum notícias de afogamento na praia e, além de não haver correnteza forte, é necessário ter cautela. Especialmente se você não sabe nadar e, principalmente, com crianças.

Apesar de ser de tombo, possuí características um pouco diferente das Praias Vermelhas e outras do gênero. Ao contrário delas, suas águas são bem calmas. Se tiver um pouquinho de experiência, poderá relaxar ao boiar tranquilamente por suas águas, sem risco de deixar-se levar pela correnteza.

É importante dizer que, após cinco passos, não dá pé. Com algumas poucas braçadas você estará novamente com os pés em areia firme.

Durante o verão e em alguns feriados existem caiaques disponíveis para locação. Uma excelente opção para explorar o local. Depois de algumas remadas poderá avistar toda a baía central de Ubatuba.

Durante o verão e feriados é comum ver embarcações atracarem bem próximas da praia. São escunas que param por ali para que turistas visitem a praia.

Distâncias de Outros Locais por Terra

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 8 km

Região Sul

  • Praia Grande: 4 km
  • Praia da Enseada: 8,5 km
  • Praia do Lázaro: 14 km
  • Praia Dura: 18 km
  • Praia de Maranduba: 26 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 16 km
  • Praia de Itamambuca: 22 km
  • Praia do Félix: 25 km
  • Praia do Ubatumirim: 39,5 km
  • Praia da Fazenda: 45,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 80 km
  • Angra dos Reis (RJ): 173 km
  • Caraguatatuba: 53,5 km
  • São Sebastião: 76,5 km
  • Santos: 237 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 232 km
  • Rio de Janeiro: 326 km
  • Belo Horizonte: 631 km
  • Curitiba: 640 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias de Outros Locais pelo Mar

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 5 km

Região Sul

  • Praia Grande: 6 km
  • Praia da Enseada: 15 km
  • Praia do Lázaro: 19,5 km
  • Praia Dura: 22 km
  • Praia de Maranduba: 27 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 5 km
  • Praia de Itamambuca: 7,5 km
  • Praia do Félix: 10,5 km
  • Praia do Ubatumirim: 20 km
  • Praia da Fazenda: 22 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 94 km
  • Angra dos Reis (RJ): 99 km
  • Caraguatatuba: 49 km
  • Ilhabela: 43 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Mapa da Praia do Cedro

Ver rota abaixo, a partir do Trevo Municipal, no Google Maps
Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais abaixo.

Praia do Cedro Ubatuba Mapa: Rota a partir do Trevo Municipal de Ubatuba
Rota de acesso da Praia do Cedrinho a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

Como Chegar na Praia do Cedro

A praia é acessível via secundária asfaltada até o final da Praia do Tenório e, depois, todo o caminho será feito por via de terra. As principais vias de acesso são: através da Rod. Rio-Santos, no trecho da BR-101, altura do KM 53, além da região central.

Existe uma única via de acesso por terra para a Praia do Cedro (Cedrinho). Ela inicia na Praia do Tenório, passa pela Vermelha do Centro, até chegar no destino final. Ali você deverá estacionar o veículo (caso seja motorizado) e descer a trilha caminhando.

Carro e Moto

Como ir até a Praia do Cedro de Carro ou Moto

+ Rota 1: Pela Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga no sentido Sul (Praia Grande – Caraguatatuba) até a rotatória que dá acesso a Rua Capitão Felipe.
  2. Tome a saída para a sua esquerda, que dá acesso ao bairro do Itaguá. Você entrará na Rua Capitão Felipe.
  3. Siga reto pela Rua Capitão Felipe até o primeiro posto de combustível (sua direita).
  4. Vire para a sua direita e entre na Rua Irene.
  5. Siga a Rua Irene até o final o Portal do Condomínio do Tenório.
  6. Sem entrar no condomínio, tome a sua esquerda. Av. Francisco M. Sobrinho.
  7. Siga reto e, após 1 km você verá a primeira entradada para a praia Vermelha do Centro. Continue reto.
  8. Após a última entrada da Vermelha, iniciará o trecho de subida. Continue sempre reto até chegar em uma região onde é possível avistar dois estacionamentos, um ao seu lado esquerdo e outro no direito. Ali é o início da trilha.
  9. Desça a trilha, que é leve e possui boa largura (margem). Após cerca de 200 metros você chegará na faixa de areia. O trajeto completo da Rod. Rio-Santos, no trevo de acesso para a Rua Capitão Felipe até a Praia do Cedro tem cerca de 3,5 km.

Obs.: No início desse trajeto, a avenida mudará de nome para Rua Franklin de Tôledo Piza, mantenha-se, é apenas uma continuação.


+ Rota 2: A partir da Região Central, pelo bairro do Itaguá

  1. Siga pela Av. Leovigildo Dias Vieira (orla da praia do Itaguá) até a rotatória da Rua Capitão Felipe.
  2. Vire para a direita na Rua Capitão Felipe.
  3. Siga reto e observe os postos de combustíveis localizados a sua esquerda.
  4. Vire para a sua esquerda na rua paralela ao segundo posto de combustível. Deve estar na Rua Irene.
  5. Siga os passos descritos a partir no Item 5 da Rota 1.

+ Rota 3: Acesso pela Marginal da Praia Grande

  1. Siga reto pela marginal da Praia Grande, a Av. Armando Barros Pereira. Você chegará na rotatória, em frente ao portal do condomínio do Tenório.
  2. Continue reto pela Av. Francisco M. Sobrinho.
  3. Siga os passos a partir do Item 6 da Rota 1.

Veja a distância da Praia do Cedro (Cedrinho) e outros locais próximos:

  • Praia Vermelha do Centro: 2,5 km
  • Praia Grande: 5 km
  • Praia das Toninhas: 8 km
  • Praia do Itaguá: 5,5 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 7,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Bicicleta

A pedalada até o Cedrinho é um pouco puxada, especialmente por ser feita em trechos de terra, com muitos buracos e pedras pelo caminho. Se você possui preparo físico, verificou os freios e os câmbios, certamente irá apreciar o percurso e o trecho de descida pela trilha.

Caso não sinta-se preparado(a) fisicamente, não deixe de ir, porém procure descansar nos trechos de subida. Aproveite para recobrar as energias em uma das mais belas praias da região! 😉

Veja a distância da Praia do Cedro (Cedrinho) e outros locais próximos:

  • Praia Vermelha do Centro: 2,5 km
  • Praia Grande: 5 km
  • Praia das Toninhas: 8 km
  • Praia do Itaguá: 5,5 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 7,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.

Ônibus

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas para a Praia do Cedro. As linhas que passam mais próximas da praia são para a região sul. Você pode tomar qualquer linha sentido Sul ou Centro, dependendo de sua localização.

Pontos de ônibus distantes da praia. Você terá que desembarcar na rotatória que dá acesso a Rua Capitão Felipe. A caminhada será relativamente longa, cerca de 1h, ao longo de 3,5 km. Você passará pelas entradas da Praia do Tenório e pela Praia Vermelha do Centro.

Na Rua Capitão Felipe você encontrará mercados e adegas, onde poderá comprar alimentos e líquidos, se desejar.


Clique aqui e obtenha informações sobre os Terminais Rodoviários de Ubatuba. Veja a aba VerdeBus – Urbano.

Embarcação ou SUP

Embarcações – Geolocalização

23°27’34.5″S 45°02’06.3″W

Standup – SUP

Remadas muito prazerosas a partir de (ou para) inúmeras praias da região, tais como: Prainha do Cais (Caisão), Praia do Itaguá, Praia do Cruzeiro (Iperoig), Praia do Matarazzo, além do Perequê-Açú, Saco da Mãe Maria, Barra Seca, Vermelha do Norte e Praia do Alto.


Distâncias Marítimas

  • Prainha do Cais (Caisão): 2,7 KM
  • Praia do Itaguá: 4,2 KM
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 5 KM
  • Praia do Matarazzo: 5 KM
  • Praia do Perequê-Açú: 5,3 KM
  • Praia da Barra Seca: 5,3 KM
  • Praia Saco da Mãe Maria: 4,2 KM
  • Praia Vermelha do Norte: 4,7 KM
  • Praia do Alto: 5,2 KM

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

Rotas

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

L

Referências e Conteúdos

Navegue, explore e descubra tudo aquilo que esse paraíso ecológico que é Ubatuba pode lhe proporcionar

Por Redação Ubatuba Guide: Seu guia do paraíso

O Ubatuba Guide é um guia digital totalmente orientado aos usuários. Nosso foco é fornecer informações valiosas e úteis aos turistas, ao mesmo tempo, fornecemos conteúdos para auxiliar empreendedores locais a expandirem seus negócios e melhorarem a comunicação com seus respectivos clientes através da internet.

Somos uma ponte estratégica entre aqueles que buscam informações sobre o município e prestadores de serviços turísticos.

Essa página foi redigida, editada e revisada por membros de nossa equipe. Contudo somos humanos e erramos com frequência! Apesar de nos considerarmos detalhistas, talvez você encontre um ou muitos erros. Por gentileza nos comunique para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 24/08/2017

v

Você em contato com o Ubatuba Guide

Não encontrou aquilo que procurava?
Imprensa, parcerias ou negócios?

Escreva! Você receberá uma resposta o mais rápido possível dentro de 72h

Whatsapp e Telegram
(1) Envie o número na mensagem (2) Incluir no Whatsapp ou Telegram?
(3) Atendimento Comercial (imprensa, parcerias ou negócios) ou Usuário(a) (leia antes).

Pin It on Pinterest

Share This