Praia do Português Ubatuba: paraíso acessível pela costeira do Félix

Para eliminar dúvidas, a Praia do Português, em Ubatuba, também é conhecida como Prainha do Félix e Praia Esquecida.

Paradisíaca e pequenina praia cercada pela natureza, de águas transparentes e, porém, acessível apenas por trilha, ou melhor, em trechos pela água e pela costeira a partir do extremo direito da Praia do Félix.

Fica na região norte, entre a Praia do Félix e a Praia de Itamambuca

Ela pode ser tida como um atrativo do Félix, assim como a Praia das Conchas, que é uma opção para quem vai a praia do Português.

A das Conchas é acessível por trilha no outro extremo do Félix. Mais uma opção é levar máscara e snorkel para praticar mergulho livre, pois as águas são cristalinas.

O lado direito do Félix é ótimo para remar de SUP ou caiaque, aliás, é possível ir até a Praia do Português remando dali. Português é um lugar para relaxar e curtir a natureza em sua magnitude.

Pequena orla da Praia do Português, que tem apenas 25 metros aproximadamente

A Praia do Português tornou-se uma das praias mais desejadas para se conhecer em Ubatuba e, algumas pessoas, a tratam inclusive como uma das praias mais incríveis de Ubatuba

SIGA-NOS
     

Vídeo sobre a Praia do Português

Nesse vídeo você vai saber tudo sobre a Praia do Português em Ubatuba. Dicas do que fazer, quando visitar e tudo mais para você planejar o passeio e desfrutar desse pequeno paraíso de Ubatuba.

O que fazer na Praia do Português

Pode-se dizer que a Praia do Português é um atrativo por si só. Destino desejado por muitas pessoas, figura na lista das praias de Ubatuba para conhecer.

Uma ótima opção é levar máscara e respirador (snorkel), porém cuidado ao avançar além da costeira, pois há correntes e, se o mar estiver mexido, podem complicar a vida de quem não tem tanta prática assim.

Dela é possível avistar a Ilha do Prumirim, cujos passeios podem ser contratados na Praia do Félix por valores acessíveis.

No Félix também são oferecidos passeios para cobiçada e paradisíaca Ilha das Couves.

A travessia do Félix para a Ilha das Couves dura menos de 40 minutos e é feita de lancha. O passeio inclui ainda um tour por 8 ilhas, ilhotes e ilhotas da costa norte de Ubatuba.

Se desejar contatos, por gentileza acesse a página como ir para a Ilha das Couves e procure pelo Félix.

Outra opção para quem gosta de natureza é fazer a trilha para a Praia do Lúcio ou Conchas que inicia no extremo esquerdo do Félix. Essa trilha dura menos de 30 minutos e é leve-moderada.

Ainda na região fica a Cachoeira do Prumirim, que em breve publicaremos conteúdo sobre. Você também pode obter mais informações sobre a Ilha das Couves no Go Ubatuba.

Como ir até a Praia do Português

Acessível através da Praia do Félix, a Trilha da Praia do Português, como alguns chamam, não é bem trilha. Na verdade é preciso caminhar por trechos entre a água e a costeira.

A Praia do Félix é acessível através de um condomínio. A entrada fica na altura do KM 33 da Rio-Santos. Excelente ponto de referência é o Posto da Polícia Rodoviária Federal.

Uma vez ali você vai descer uma ladeira, então se for de carro ou se pretende ir na praia do Português de ônibus, prepare-se.

Após descer essa ladeira asfaltada, estacione e siga por um corredor até a Praia do Félix. Depois caminhe até o extremo direito da praia e, entre grandes rochas, começa o caminho.

Se a maré estiver baixa, a água não passará do joelho. Se estiver alta, demorará um pouquinho mais, pois a água passa da cintura. Com maré alta a água geralmente fica turva. Existem pequenas rochas submersas que podem fazer escorregar e não será possível vê-las.

A distância é curta e a “trilha” da Praia do Português, com maré baixa, pode ser feita em 10 minutos ou menos.

Depois de caminhar um pouco pela água é hora de subir na costeira e a dificuldade nesse trecho é pequena. Existe apenas uma rocha que dificulta um pouco. Você vai perceber, pois é preciso se agachar e passar entre elas.

Depois é só curtir o visual e desfrutar da paradisíaca Praia do Português.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia do Português no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Português

Mapa simplificado do Português.

Mapa de localização da Praia do Português em Ubatuba

Mapa de Localização da Praia do Português em Ubatuba

Vídeo sobre como chegar na Praia do Português

Nesse vídeo mostramos o caminho completo sem cortes e explicamos como chegar na Praia do Português a partir do Félix.

Fotos da Praia do Português

Essa é uma breve seleção de fotos da Praia do Português em Ubatuba.

Mais Detalhes da Praia do Português

Em breve diversas informações e orientações da Praia do Português e região. Dúvidas comuns, perguntas frequentes e dicas de quem vive em Ubatuba.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 16/11/2019 por Deyves Martins (Editor UG)

Referências Relacionadas

  • Praia do Português no site Go Ubatuba
  • Praia do Félix agora no blog Go Ubatuba
  • Praia de Itamambuca agora no blog Go Ubatuba. Itamambuca é a mais próxima para quem vem ou passa pela região central para ir até a praia do Português.
  • Praia do Ubatumirim no blog Go Ubatuba. Ubatumirim é uma das mais próximas ao norte de Ubatuba.
  • Praia Grande agora no blog Go Ubatuba. A Praia Grande é onde o trânsito geralmente fica muito lento, então se o ponto de origem for mais distante na região sul, vale a pena conferir.
Ubatuba Guide - Seu Guia do Paraíso

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.