» Praias » Norte » Praia do Português, Praia Esquecida ou Prainha do Félix

Praia do Português Ubatuba: paraíso acessível pela costeira da Praia do Félix

Para eliminar dúvidas, a Praia do Português, em Ubatuba, também é conhecida como Prainha do Félix e Praia Esquecida. Paradisíaca e pequenina praia cercada pela natureza, de águas transparentes e, porém, acessível apenas por trilha, ou melhor, em trechos pela água e pela costeira a partir do extremo direito da Praia do Félix.

-23.392989, -44.971111

Fica na região norte, entre a Praia do Félix e a Praia de Itamambuca

Para conhecer e fazer na Praia do Português e arredores: sem desmerecimentos, ela pode ser tida como um atrativo do Félix, assim como a Praia das Conchas, que é uma opção para quem vai a praia do Português. A das Conchas é acessível por trilha no outro extremo do Félix. Mais uma opção é levar máscara e snorkel para praticar mergulho livre, pois as águas são cristalinas. O lado direito do Félix é ótimo para remar de SUP ou caiaque, aliás, é possível ir até a Praia do Português remando dali. Português é um lugar para relaxar e curtir a natureza em sua magnitude.

SIGA-NOS
   

Sobre a Praia

Um lugar extremamente aconchegante, sombreado e de águas límpidas que convidam a um mergulho. Assim é a Praia do Português que, apesar de não ter nenhuma infraestrutura comercial, é muito desejada por turistas. Os frequentadores são, em sua maioria, jovens. O acesso da Praia Esquecida é difícil para crianças e idosos.

Para quem procura hotéis, casas para locação, campings e pousadas na Praia do Português, notará que não existem opções. Ela é uma prainha pequenina, cerca de 30m apenas e, diante dela, há somente um imóvel privado. Então se você está buscando hospedagens na praia do Português, encontrará apenas nas proximidades, seja na própria praia do Félix ou Itamambuca. Campings também na Itamambuca, Puruba e Ubatumirim.

Praias próximas da Praia do Português mais conhecidas. Sentido Centro: Itamambuca, Alto Vermelha do Norte. Sentido Paraty: Conchas, Prumirim e Puruba.

Outras praias acessíveis por trilha, costeira e preservadas: Norte: Alto,
Léo, Ubatumirim e Brava da Almada. Centro: Cedro. Região Sul: Flamengo e Cedro do Sul.


assista no YouTube assine nosso canal

Mais sobre a Praia do Português

Em busca de uma praia tranquila com águas transparentes para curtir o dia em Ubatuba? Frequentada basicamente por jovens e casais e um visual de tirar o fôlego, a Praia do Português revela-se uma excelente opção.

Apesar do mar ser calmo, a frequência de outros públicos é pequena. Só é possível chegar na Praia do Português passando por trechos entre o mar e a costeira.

É fácil identificar o percurso quando a maré está baixa, mas tranquilize-se caso esteja alta, não é um desafio radical. Alta ou baixa, perigos ocultos inexistem, mesmo para pessoas pouco acostumadas.

Se estiver alta e decidir ir, a dica é subir na costeira ao avistar um pequenino portão na mata. Auxilie quem estiver com você a subir e solicite auxílio.

Após pequeno trecho pela costeira você estará na Praia do Português e certamente terá uma magnífica visão, livre de ruídos e interferências da civilização. A vegetação no entorno, as areias alaranjadas em contraste com as águas azul-esverdeadas são dignas de contemplação e nos fazem esquecer do tempo.

As costeiras são acessíveis em ambos os lados. Suficientemente extensas para se ter visão ampla da pequena praia de aproximadamente 25 metros. Excelentes pontos para fotos e também para admirar a Ilha do Prumirim, distante 2 km ao norte.

Caso possua máscara e snorkel, considere levá-los, pois é uma praia com rochas submersas e, consequentemente, vida marinha.

Recebemos muitos e-mails solicitando informações sobre campings e pousadas na Praia do Português. Ali não há, somente na Praia do Félix. Tampouco existem quiosques ou outros comércios, então assegure-se de levar consigo líquidos, alimentos e sacolas plásticas.

É uma praia preservada e, ao retornar, você pode descartar o lixo em inúmeras lixeiras disponíveis na Praia do Félix.

Fotos da Praia do Português

Breve seleção de fotos da Praia do Português

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

O que fazer na Praia do Português

Pode-se dizer que a Praia do Português é um atrativo por si só. Destino desejado por muitas pessoas, figura na lista das praias de Ubatuba para conhecer.

Uma ótima opção é levar máscara e respirador (snorkel), porém cuidado ao avançar além da costeira, pois há correntes e, se o mar estiver mexido, podem complicar a vida de quem não tem tanta prática assim.

Dela é possível avistar a Ilha do Prumirim, cujos passeios podem ser contratados na Praia do Félix por valores acessíveis.

No Félix também são oferecidos passeios para cobiçada e paradisíaca Ilha das Couves.

A travessia do Félix para a Ilha das Couves dura menos de 40 minutos e é feita de lancha. O passeio inclui ainda um tour por 8 ilhas, ilhotes e ilhotas da costa norte de Ubatuba.

Se desejar contatos, por gentileza acesse a página como ir para a Ilha das Couves e procure pelo Félix.

Outra opção para quem gosta de natureza é fazer a trilha para a Praia do Lúcio ou Conchas que inicia no extremo esquerdo do Félix. Essa trilha dura menos de 30 minutos e é leve-moderada.

Ainda na região fica a Cachoeira do Prumirim, que em breve publicaremos conteúdo sobre.

Como ir até a Praia do Português

Acessível através da Praia do Félix, a trilha da Praia do Português, como alguns chamam, não é bem trilha. Na verdade é preciso caminhar por trechos entre a água e a costeira.

Como já notou, antes de ir até a Praia do Português você precisa estar no Félix. Essa praia é acessível através de um condomínio. A entrada fica na altura do KM 33 da Rio-Santos. Excelente ponto de referência é o Posto da Polícia Rodoviária Federal.

Uma vez ali você vai descer uma ladeira, então se for de carro ou se pretende ir na praia do Português de ônibus, prepare-se.

Após descer essa ladeira asfaltada, estacione e siga por um corredor até a Praia do Félix. Depois caminhe até o extremo direito da praia e, entre grandes rochas, começa o caminho.

Se a maré estiver baixa, a água não passará do joelho. Se estiver alta, demorará um pouquinho mais, pois a água passa da cintura. Com maré alta a água geralmente fica turva. Existem pequenas rochas submersas que podem fazer escorregar e não será possível vê-las.

A distância é curta e a “trilha” da Praia do Português, com maré baixa, pode ser feita em 10 minutos ou menos.

Depois de caminhar um pouco pela água é hora de subir na costeira e a dificuldade nesse trecho é pequena. Existe apenas uma rocha que dificulta um pouco. Você vai perceber, pois é preciso se agachar e passar entre elas.

Depois é só curtir o visual e desfrutar da paradisíaca Praia do Português.

Dúvidas? Escreva-nos!

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia do Português no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Português

Veja informações completas sobre como chegar na Praia do Português no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais acima.

Mapa da Praia do Português em Ubatuba - Mapa da Prainha do Félix em Ubatuba - Mapa da Praia Esquecida em Ubatuba

Mapa da Praia do Português Ubatuba – Mapa da Praia Esquecida Ubatuba

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

10 + 4 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 15/11/2018 por Deyves Martins (Redação UG)