» Praias » Sul » Praia Deserta

Praia Deserta Ubatuba: paraíso escondido na Trilha das Sete Praias

A Praia Deserta, ou Praia do Deserto, é acessível pelo mar ou por trilha de nível médio, a conhecida Trilha das Sete Praias. O mar é calmo e as águas cristalinas, ótimas para a prática de mergulho livre. É intocada e preservada e, apesar da pequena faixa de areia, árvores nativas fazem sombras magníficas.

-23.539760, -45.170991

Fica na região sul de Ubatuba, entre a Praia Grande do Bonete e a Prainha da Deserta.

Para fazer e conhecer nas proximidades: Por ser uma das praias acessíveis pela Trilha das 7 Praias, seria possível referenciá-la como atrativo de Ubatuba. Inserida numa região inseparável da história de Ubatuba e com natureza abundante, há muito o que fazer e conhecer na Praia Deserta e arredores. Você pode querer conhecer as cachoeiras do Sertão da Quina, as Ruínas da Lagoinha, a Piscina Natural na Fortaleza, mas não para por aí, existe muito mais para se fazer e essas são apenas dicas para sua viagem ser inesquecível.

Siga:      

Sobre a Praia

Entranhada na mata e de difícil acesso, a Praia Deserta revela belezas singulares. Um lugar que fascina e encanta aqueles que a visitam. Não há estrutura comercial ou turística no local, apenas o contraste das cores da natureza.

Diante dos olhos está a Ilha do Mar Virado, ao redor apenas mata nativa. É importante notar que não há coleta de lixo no local e recolher aquilo que produzir é um gesto muito apreciado.

Outras praias da Trilha das 7 Praias: Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Prainha da Deserta e Cedro do Sul.

Praias no outro acesso da Trilha das Sete Praias: Praia da Fortaleza, Praia Brava da Fortaleza, Praia do Costa, Praia Vermelha do Sul, Praia Brava do Sul e Praia Dura.

Praias próximas mais conhecidas. Sul: Lagoinha, Sapê e Maranduba. Sentido Centro: Fortaleza, Dura e Domingas Dias.

Informações rápidas

Paradisíaca e deserta praia de Ubatuba
Fica na região sul
Está 24 km de distância (aproximadamente) do Centro de Ubatuba
Acesso pela praia da Lagoinha, altura do KM 77 (aprox.)
Acesso pela praia da Fortaleza, altura do KM 73 (aprox.)
Acessível por trilha de nível médio (feita no mínimo em 3h30)
Ótimo lugar para praticar mergulho livre
Mar calmo e seguro para nadar
Boa para famílias e casais
Crianças podem ir, mas é recomendado ir de barco
Há um pequeno quiosque na Prainha da Deserta que geralmente abre no verão
Muitas opções de restaurantes e lanchonetes na região (Lagoinha, Maranduba e Fortaleza)
Muitas pousadas e casas para locação na região (Lagoinha, Maranduba e Fortaleza)
Na região (Lagoinha, Maranduba e Fortaleza) existem comércios variados
Estacionamento mais próximo fica na Lagoinha e na Fortaleza
Parada de ônibus na entrada do condomínio da Lagoinha e na Praia da Fortaleza
-23.539760, -45.170991

+Sobre a Praia Deserta

A Praia Deserta fica na região sul de Ubatuba. É acessível apenas por embarcações e, por terra, ela é uma das praias que compõem a Trilha das Sete Praias.

O acesso mais rápido da Praia Deserta é pela Praia da Fortaleza. O trecho de subida e descida é bem íngreme e praticamente todo o percurso é feito em mata fechada. A partir da Praia da Lagoinha o trecho mais difícil é depois da Praia Grande do Bonete, também com trechos muito íngremes.

A Praia Deserta fica numa região extremamente bela e preservada. As águas são tranquilas, existem algumas rochas submersas e é um bom lugar para praticar mergulho livre (snorkeling).

Por ali não há nenhuma infraestrutura comercial ou turística. Ao lado, na Prainha da Deserta, há um pequeno quiosque, que só funciona em períodos de grande movimentação turística. Diante dele há uma bica de água potável, ótima para se banhar e tirar o sal do corpo, assim como para hidratar-se.

Por não haver comércios, leve líquidos e alimentos. Repelente também é uma boa pedida. Ah, não se esqueça também de levar, por gentileza, sacolas plásticas para recolher o lixo que produzir. No local não há coleta.

No mais é só admirar a natureza, abundante em todo o entorno. Na linha do horizonte há mais exuberância, da Praia Deserta é possível avistar a Ilha do Mar Virado. Ao visitar a praia, seguramente você irá conhecer a Prainha da Deserta, separada apenas por grandes rochas.

Mais a esquerda, escondida pela costeira, está a Praia do Cedro, que é comumente confundida com a Prainha da Deserta. Para chegar até a praia do Cedro basta caminhar pela costeira, mas se a maré estiver alta, sua faixa de areia desaparece e você terá a sensação de estar apenas na costeira.

Fotos da Praia Deserta

Breve seleção de fotos da Praia Deserta em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Dicas de Ubatuba

Atualizações e Dicas de Ubatuba em seu e-mail: Cadastre-se

Siga-nos

Como ir até a Praia Deserta

A Praia Deserta está no trecho mais difícil da Trilha das 7 Praias. Não importa se você sair da Fortaleza ou da Lagoinha, os trechos de subida e descida são bem íngremes. Não apenas por questões de segurança, mas também para aproveitar ao máximo o passeio, recomenda-se a contratação de um guia.

Pelo mar, você pode contratar o passeio em diversos pontos. Nos períodos mais agitados você encontra com facilidade nas praias da Lagoinha, Maranduba, Fortaleza, Bonete e Grande do Bonete. Os valores costumam ser acessíveis e você pode combinar o horário que gostaria de voltar.

Também é possível combinar e contratar passeios para outras praias e ilhas da região. Não são todos que oferecem, mas você não terá dificuldades em encontrar pessoas flexíveis.

Rochas criam uma divisão natural entre a Praia Deserta, a Prainha da Deserta e a Praia Cedro do Sul. Você pode contratar o serviço para qualquer uma delas que, seguramente, poderá conhecer as três no mesmo dia.

Voltando a terra, se sair da Fortaleza você terá que enfrentar trechos íngremes de subida e descida. Partindo da Lagoinha o caminho é bem tranquilo até a Grande do Bonete. Depois há um trecho difícil, mas não tão pesado e demorado como da Fortaleza.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia do Deserto no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia Deserta

Veja informações completas sobre como chegar na Praia Deserta no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Praia Deserta Ubatuba Mapa - Mapa da Praia Deserta em Ubatuba

Praia Deserta Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia Deserta

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

2 + 14 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)