» Trilhas em Ubatuba » Trilha das Sete Fontes

Trilha das Sete Fontes em Ubatuba: dicas do acesso, mapa, localização, passeio de barco, fotos e praias

Uma das mais procuras na região sul, a Trilha das Sete Fontes é moderada e o acesso inicia no Saco da Ribeira, mas a trilha em si começa apenas na Ribeira.

Com privilegiada localização, próxima de praias muito movimentadas, como Lázaro e Enseada, ela se revela uma excelente opção para quem gosta de praticar Ecoturismo em Ubatuba.

Aqui você poderá conferir todas as informações não apenas para fazer a trilha, como também como fazer um passeio de barco para a Praia das Sete Fontes, destino final e que dá nome ao percurso.

Após a Praia da Ribeira há outras três antes chegar no destino: Dionísia, Praia do Flamengo e a Prainha do Flamengo. Dessas apenas a do Flamengo é acessível pela trilha, enquanto nas outras duas imóveis impedem o acesso.

SIGA-NOS
   

Mapa de localização e acesso da Trilha das Sete Fontes em Ubatuba

Mapa de localização e acesso da Trilha das Fontes em Ubatuba com todas as praias acessíveis pela trilha

Qual a melhor época para fazer a Trilha das Sete Fontes?

Muitas pessoas questionam qual a melhor época para fazer a Trilha das Sete Praias. Essa é, aliás, uma questão recorrente sobre trekking e trilhas em Ubatuba

O melhor período para fazer a Trilha das Sete Fontes e outras trilhas de Ubatuba é entre maio e agosto. Período conhecido com Temporada de Trilhas em Ubatuba.

Apesar das estações não serem bem marcadas como antigamente, nesses meses costuma chover menos. Terreno seco reduz o risco de erosões, queda de árvores e outros desafios que podem ser evitados.

Ainda que muitas pessoas façam trilhas na alta temporada, o sol do verão é escaldante e desgasta demais.

É comum contratar um passeio de escuna em Ubatuba. Alguns incluem as praias do Flamengo e 7 Fontes, enquanto outros oferecem passeio para a Praia das Sete Fontes apenas.

O mais procurado, entretanto, é o passeio para a Ilha Anchieta + Praia das 7 Fontes. Falaremos mais tarde sobre as opções e onde você pode contratar.

Ótima opção no verão, contudo se desejar evitar o calor excessivo desse período, sugerimos fazer entre setembro e dezembro, além de março e abril. Épocas ótimas para realizar a Trilha das 7 Fontes.

Apesar de chover menos durante a temporada de trilhas, nesses meses a temperatura é mais baixa que nos outros meses citados, além da água estar mais fria e menos convidativa para um refrescante banho de mar.

Se você gosta de trilha e não necessariamente da água salgada, considere os meses entre maio e agosto.

Preciso de agência ou guia de turismo para fazer a Trilha das 7 Fontes?

É sempre aconselhável a contratação de agências, monitores e guias de turismo para realizar trilhas, não apenas em Ubatuba. Contratar profissionais com especialização só traz vantagens, porém muitas pessoas optam por realizar a Trilha das Sete Fontes de por si próprias.

Se você tem prática e experiência e está planejando realizar a Trilha das 7 Fontes por ser uma pessoa apaixonada por trekking ou para estar em contato com a natureza, então talvez possa dispensar a contratação de uma agência ou guia de turismo.

Entretanto, atenção: é altamente recomendado sempre ter uma companhia ao fazer trilhas. Do contrário, sob quaisquer circunstâncias adversas, você não terá ninguém para lhe dar suporte e auxiliar.

É importante mencionar que a Gruta do Pirata é acessível pela Trilha das Sete Fontes. Ou melhor, é uma trilha que inicia na Praia das 7 Fontes e, essa, deve ser feita apenas com profissionais especializados(as).

Muitas pessoas que optam por realizar a Trilha das 7 Fontes por conta própria encerram o percurso na Praia do Flamengo. Do Flamengo até o destino final há um trecho íngreme e com centenas de degraus e nem todos estão aptos para esse esforço.

Assim como a Trilha das Sete Praias, contratar uma agência ou guia para fazer a Trilha das Sete Fontes traz segurança. Mas os benefícios são inúmeros, afinal são profissionais que se dedicam a estudar a história, a fauna e a flora, estabelecem vínculos com as comunidades locais e tem preparo para lidar com emergências.

O investimento na contratação do serviço traz benefícios que você dificilmente conseguirá obter por conta própria, mesmo que seja possível fazer a trilha por si.

Como fazer a Trilha das Sete Fontes

Com todas as informações sobre a melhor época, se é possível fazer por conta própria ou se é preciso contratar um guia, saiba como fazer a Trilha das Sete Fontes.

A Trilha das 7 Fontes inicia na Praia da Ribeira que, por sua vez, é acessível pelo Saco da Ribeira

O acesso do Saco da Ribeira fica na altura do KM 66. É possível estacionar por ali e caminhar até a Ribeira ou seguir com veículo, entretanto a via de acesso é estreita e há pouquíssimas vagas. A caminhada dura entre 15 e 20 minutos.

A Trilha das 7 Fontes inicia no extremo direito da Praia da Ribeira. Ali há uma subida pela mata que leva até a Praia do Flamengo.

Esse trecho entre a Ribeira e o Flamengo dura também entre 15 e 20 minutos. No caminho é possível avistar a Praia do Lamberto, a Praia do Perequê-Mirim, a Praia da Santa Rita e a Praia da Enseada. Algumas outras também podem ser vistas mais distantes.

A descida da Praia do Flamengo exige atenção, pois é uma escadaria em zigzag onde qualquer deslize pode causar um acidente leve. Com tempo úmido ou seco, os degraus costumam ser escorregadios.

Existem alguns imóveis pé na areia no Flamengo. A trilha continua um pouco depois do centro da praia. É um corredor estreito ao lado de um quiosque da garagem náutica de um imóvel.

Há uma placa indicativa e ela informa que a Praia das Sete Fontes está a 2.674 passos. Talvez alguém realmente tenha contato, talvez seja apenas ironia, já que ela também sugere “não alimentar os elefantes”.

Fato é que, após avançar algumas dezenas de metros, a mata fica mais fechada e as centenas de degraus, entalhados na terra, se revelam um esforço para os joelhos. Cerca de 40 minutos de caminhada e você chegará no destino final.

O que levar

Apesar da Trilha das 7 Fontes ser relativamente rápida, talvez você queira considerar levar alguns dos itens abaixo no passeio.

  • Repelente
  • Filtro Solar
  • Calçado confortável ou bota de caminhada
  • Calça ou bermuda para trilha
  • Roupa de banho
  • Toalha
  • Muda de roupa seca
  • Cantil de água
  • Boné/chápeu
  • Lanterna com pilhas extras
  • Mochila de ataque
  • Máquina fotográfica
  • Alimentos leves: frutas, cereais etc

Passeio para a Praia das Sete Fontes

Algumas empresas que atuam na região oferecem passeio para a Praia das Sete Fontes de barco.

Nem todos desejam realizar trilhas para conhecer algumas praias de Ubatuba e, se esse for o seu caso, a boa notícia é que, principalmente do Saco da Ribeira, é possível contratar um Passeio de Escuna para a Praia das Sete Fontes.

Geralmente tais passeios de escuna são para a Praia das 7 Fontes e Ilha Anchieta. Entretanto a oferta na região é grande e você encontrará passeios de catamarã, saveiro e também uma boa oferta de passeios de lancha em Ubatuba privativos.

Além do Saco da Ribeira, em algumas praias próximas você encontrará passeios, sendo as principais a Praia da Enseada (Ubatuba) e a Praia do Lázaro

Nelas o mar costuma ser bem calmo, ótimo para saídas de barco. A Praia das 7 Fontes fica mais próxima do Saco da Ribeira, sendo que Enseada é uma das mais próximas sentido centro e a do Lázaro praticamente vizinha, tendo apenas a Praia da Sununga entre elas.

Conheça a Praia das Sete Fontes

Mar calmo com duas pequenas embarcações nas águas da Praia das Sete Fontes em Ubatuba

Ainda que o acesso seja apenas por trilha ou contratando passeios de escuna e lancha, a Praia das 7 Fontes é um destinos preferidos por famílias em Ubatuba

Na Praia das Sete Fontes há uma tradicional comunidade de pesca e, logo no final da trilha, você se depara com as casas dos moradores.

Após as poucas casas você chegará nas areias e, ali, há quiosques distribuídos por toda a orla. Para quem aprecia frutos do mar, terá a disposição muitas opções de porções, frescos e pescados por eles mesmos.

Da Praia das Sete Fontes é possível avistar a Ilha do Mar Virado, a Ilha dos Búzios, já em Ilhabela e a própria Ilhabela.

Com mar raso e águas calmas durante praticamente todo o ano, a Praia das 7 Fontes figura na lista das melhores praias de Ubatuba para ir com a família e levar crianças

Suas costeiras também são excelentes para quem gosta de mergulhar em Ubatuba, porém é desaconselhável avançar demais, já que a praia fica em um pontão e, além dele, apenas o mar aberto.

Para quem busca um lugar tranquilo para passar o dia, ela é uma ótima escolha.

Saiba mais sobre a Praia das 7 Fontes

Fotos da Praia das Sete Fontes em Ubatuba
Praia das Sete Fontes no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação

Conheça o Saco da Ribeira

Centenas de embarcações atracadas no Píer do Saco da Ribeira e ancoradas na Praia do Saco da Ribeira em Ubatuba

Um dos maiores centros de turismo náutico de Ubatuba e do litoral norte paulista, o Píer do Saco da Ribeira é um dos principais pólos emissores embarcações turísticas, onde saem grande parte das embarcações das empresas que oferecem passeios de escuna e lancha em Ubatuba

No centro de uma microrregião com completa infraestrutura comercial e turística está o Saco da Ribeira

Ao escolher a região para se hospedar você encontrará tudo aquilo que precisa para ter uma estadia inesquecível em Ubatuba.

As praias da Ribeira, Flamengo e Sete Fontes são facilmente acessíveis por terra e pelo mar. Poucos quilômetros distante, estão excelentes e bem estruturadas praias, como a Enseada e o Lázaro.

Também com fácil acesso, a Praia da Sununga tornou-se a capital nacional do Skimboard e, nela, fica a famosa Gruta que Chora.

Gastronomia, opções de passeios de escuna ou de lancha, veleiro com ou sem charter, atrativos naturais e tudo mais para aproveitar a folga ou as férias.

Como se não bastasse, pouco mais de 10 km é a distância do Saco da Ribeira para a Praia do Itaguá e do centro de Ubatuba, onde estão alguns dos principais atrativos e opções do que fazer em Ubatuba

Saiba mais sobre o Saco da Ribeira

Fotos do Saco da Ribeira em Ubatuba
Saco da Ribeira no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação

Conheça a Praia da Ribeira

Dezenas, senão centenas, de veleiros ancoradas na Praia da Ribeira em Ubatuba, onde inicia a Trilha das Sete Fontes

Além de ser o ponto de início da Trilha das 7 Fontes, a Praia da Ribeira é considerada o maior ancoradouro de veleiros de Ubatuba

Com diversos imóveis pé na areia, a Praia da Ribeira (Ubatuba) é um lugar tranquilo e familiar, excelente para remar de stand up paddle.

Apesar disso está longe de ser uma das praias mais movimentadas de Ubatuba. Talvez pelo fato das embarcações que transitam pelo Saco da Ribeira despejarem muito óleo na água, talvez pelo acesso.

Para chegar até ela é preciso seguir por uma via estreita de terra. Não há estacionamento e é preciso deixar os veículos nessa via. Depois é preciso descer um estreito corredor entre os imóveis do local. Esse é o único modo de chegar na Praia da Ribeira por terra.

Apesar desse fato, quem visita a Praia da Ribeira se encanta com suas águas translúcidas. Outro aspecto interessante é que ela é considerada o maior ancoradouro de veleiros de Ubatuba.

A Trilha das Sete Fontes inicia em seu extremo direito. Por esse mesmo extremo, remando pelo mar de stand up paddle, caiaque ou ainda nadando, é possível chegar até a Praia da Dionísia.

Para quem busca fugir do agito e da badalação, a Praia da Ribeira é uma opção e, ainda que pouco considerada, pode oferecer momentos de profunda paz e tranquilidade.

Saiba mais sobre a Praia da Ribeira

Fotos da Praia da Ribeira em Ubatuba
Saiba mais sobre a Praia da Ribeira no site Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação

Conheça a Praia do Flamengo

Muitas sombras e embarcações ancoradas na Praia do Flamengo em Ubatuba, onde a Trilha das Sete Fontes continua até o destino final

Com imóveis pé na areia, muitas sombras e águas cristalinas, é na Praia do Flamengo que a Trilha das Sete Fontes segue até seu destino final

Sombreada e aconchegante, a Praia do Flamengo oferece um cenário paradisíaco aos seus visitantes.

Na lista das praias boas para mergulhar em Ubatuba e também no índice das praias desertas de Ubatuba, Flamengo tem apenas um quiosque e é um ponto de transição na Trilha das 7 Fontes, entre a Ribeira e o destino final.

Apesar de boa para banho e muito tranquila, ela é uma praia de tombo, onde a profundidade aumenta rapidamente.

Algumas empresas que oferecem passeios de escuna em Ubatuba incluem Flamengo no roteiro, mas nela também é possível contratar um passeio de lancha privativo, com destino à algumas Ilhas de Ubatuba ou ainda definir o próprio roteiro.

Durante a alta temporada, além de trilheiros, a Praia do Flamengo recebe diversas embarcações, turísticas e privadas. Porém, na baixa, você raramente encontrará pessoas por ela, com exceção, claro, de alguns poucos moradores.

Saiba mais sobre a Praia do Flamengo

Fotos da Praia do Flamengo em Ubatuba
Saiba mais sobre a Praia do Flamengo no site Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

Duas outras praias na Trilha das Sete Fontes

Inacessíveis devido ao fato de imóveis privados impedirem o acesso, na Trilha das Sete Fontes há outras duas praias: a Dionísia e o Flamenguinho.

Praia da Dionísia

No trajeto da Trilha das 7 Fontes, logo após a Praia da Ribeira, está a Praia da Dionísia. Ainda que haja um acesso para ela na própria trilha, você provavelmente não o confundirá com um pequeno portão.

Na realidade é um pequeno portão, instalado entre cercas de uma propriedade privada que impede o acesso por terra.

Para visitar a Praia da Dionísia é preciso percorrer a costeira no extremo direito da Praia da Ribeira, ou ainda, remar de stand up ou caiaque, ir nadando e mergulhando ou, claro, com uma embarcação.

Praia do Flamenguinho

Assim como a Dionísia, a Praia do Flamenguinho é publicamente inacessível por terra, com exceção, obviamente, do acesso dos proprietários dos imóveis.

Ainda que essas duas praias sejam inacessíveis, turisticamente talvez sejam pouco interessantes para se conhecer, pois são extremamente pequenas.

Se desejar visitar, é importante considerar que geralmente há cães nesse tipo de praia. Tenha cautela ao visitar e, se possível, dialogue com moradores da região antes de ir até elas.

Dúvidas, orientações e sugestões

Nessa página tentamos esclarecer diversos questionamentos e dúvidas comuns sobre a Trilha das Sete Fontes, porém sempre ficam dúvidas e estamos aqui para te auxiliar.

Sinta-se a vontade para nos enviar e-mails, entrar em contato através de nosso canal no YouTube, pelo Insta ou ainda pelo Facebook que teremos prazer em auxiliar.

Talvez você queira conhecer outras opções de Trekking e Trilhas em Ubatuba. Caso queira saber mais sobre uma com nome similar, visite a página da Trilha das Sete Praias ou ainda, quem sabe, possa se interessar pela Trilha da Ponta da Espia, que inicia na Praia da Enseada de Ubatuba

Conheça e Explore

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

5 + 14 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 24/04/2019 por Deyves Martins (Redação UG)