» Praias » Sul » Praia de Fora

Praia de Fora Ubatuba: belíssima, deserta e acessível apenas por trilha

A Praia de Fora recebe pouquíssimos visitantes no verão. Na baixa temporada figura na lista das praias desertas de Ubatuba. O acesso é somente pelo mar ou por trilha e não existe infraestrutura comercial ou turística. Grande parte das pessoas que a visitam são jovens e apreciadores da natureza.

-23.509077, -45.080995

Fica na região sul, entre a Prainha da Enseada e a Praia do Tapiá.

Para fazer e conhecer nas proximidades: a Trilha de Fora é um percurso de 30 minutos entre a Enseada e a Praia de Fora e, durante o caminho, é possível contemplar o Saco da Ribeira e, entre outras, a Praia da Ribeira, Lamberto e a Praia do Flamengo. Na praia de Fora contempla-se a Ilha Anchieta na linha do Horizonte. Esporadicamente entram boas ondas e ela recebe o pessoal do surf. Por não haver infraestrutura ou atrativos turísticos no local, curtir a natureza é a melhor opção do que fazer na Praia de Fora. Porém, na região há muitas atrações, pois ela fica próxima ao Centro e bairros movimentados, como o Itaguá e a Praia Grande.

Siga:      

Sobre a Praia

Percorrendo a trilha com tranquilidade chega-se na Praia de Fora em cerca de 30 minutos. No caminho passa-se pela Prainha da Enseada e após ela há uma subida íngreme. Em um ponto há uma clareira onde o Saco da Ribeira e algumas praias da região revelam-se diante dos olhos. Bom lugar para registrar o passeio.

Toda a infraestrutura comercial e turística encontra-se na Praia da Enseada. Assegure-se de levar líquidos e alimentos e, por ter água doce desembocando na praia, repelente será bem útil. Por gentileza recolha o lixo produzido e descarte nas lixeiras da Enseada, pois não há coleta por lá.

Praias próximas do Tapiá. Sentido Centro: Godói, Praia das Toninhas e Praia Grande. No Centro: Praia do Tenório, Praia Vermelha do Centro, Itaguá, Prainha do Cais, Praia do Cruzeiro, Matarazzo e a Praia do Perequê-Açú. Sul: Prainha da Enseada, Praia da Enseada, Praia da Santa Rita e Praia do Lamberto.

Outras praias acessíveis apenas por trilha: Centro: Praia do Cedro. Sul: Praia do Flamengo, Praia das Sete Fontes, Praia Cedro do Sul e Praia do Bonete. Região Norte: Saco da Mãe Maria, Praia do Alto e Praia do Lúcio ou Conchas, Praia da Justa e Praia Brava da Almada.

Informações rápidas

Praia Deserta de Ubatuba
Fica na Região Sul
Está 10 km de distância (aproximadamente) do Centro de Ubatuba
Acesso pela praia da Enseada, altura do KM 59 (aprox.)
Acessível por trilha de nível leve-moderado
Vez por outra entram boas ondas para surfar
É uma praia boa para Nadar, mas tenha atenção pois…
o Acesso de Bombeiros Guarda Vidas é muito difícil e demorado
Quiosques na Praia da Enseada
Restaurantes na Praia da Enseada
Hotéis e pousadas na Praia da Enseada
Comércios próximos na Enseada
Estacionamento próximo na Enseada
Parada de ônibus na Praia da Enseada
-23.509077, -45.080995

+Sobre a Praia de Fora

A Praia de Fora fica no início da região sul de Ubatuba, sentido Caraguatatuba. Precisamente entre a Praia das Toninhas e a Praia da Enseada. É acessível apenas pelo mar ou por trilha, conhecida como Trilha da Ponta da Espia.

Cercada pela mata atlântica e com aproximadamente 80 metros de extensão, a Praia de Fora é um paraíso escondido e reservado. Não há nenhuma infraestrutura comercial ou turística e a presença de público é rara.

Se no verão figura na lista das praias pouco frequentadas, durante a baixa é uma praia deserta e, em geral, os frequentadores são jovens.

Dela é possível avistar grande área da Ilha Anchieta no horizonte. A Ponta da Espia é o trecho mais próximo da ilha no continente. Além disso, apenas mata nativa. Visual magnífico que encanta quem a visita.

Essa trilha era a única ligação entre a região central e sul de Ubatuba antigamente e ligava as praias das Toninhas e Enseada. Hoje, por terra, só é possível na Praia de Fora a partir da Praia da Enseada. O trecho entre as Toninhas e a de Fora foi fechado com cerca de arame farpado por um condomínio.

Seguindo a partir da Enseada, antes da Praia de Fora, está a Prainha da Enseada. O trajeto entre as duas dura cerca de 30 minutos e passa por trechos de mata fechada. Logo após a prainha da Enseada há uma subida de onde avista-se o Saco da Ribeira e outras praias da região, tal como a da Ribeira e Flamengo.

É preciso ter atenção, pois a entrada da trilha para a Praia de Fora é um pouco escondida na mata. No final da descida há um pequeno córrego que deságua no mar. Por gentileza leve sacolas para recolher o lixo, pois não há coleta.

Fotos da Praia de Fora

Breve seleção de fotos da Praia de Fora em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Dicas de Ubatuba

Atualizações e Dicas de Ubatuba em seu e-mail: Cadastre-se

Siga-nos

Como ir até a Praia de Fora

O acesso da Praia de Fora é pela Trilha da Ponta da Espia. Para ir até ela, antes é preciso chegar na Praia da Enseada, que possui diversos acessos a partir da Rodovia Rio-Santos. Entre os quilômetros KM 59 e KM 60 existem duas entradas que ficam mais próximas do extremo esquerdo da Enseada. Esse é o local onde a trilha inicia.

Antigamente era possível ir da Praia das Toninhas até a Praia da Enseada e vice-versa. Há alguns anos um condomínio entre as Toninhas e a Praia do Godói cercou com arame farpado o acesso. Essa rota faz parte da história de Ubatuba e era a principal via de acesso entre a região sul e o centro.

Voltando para os dias atuais, caminhe até o extremo esquerdo da Enseada. Siga margeando a costeira e passe pelas casas. Após uma pequena descida está a prainha da Enseada.

Indo adiante, você se deparará com um portão. Ele fica sempre aberto durante o dia e corta propriedades privadas, mas acessível ao público. Após esse trecho há uma subida um pouco íngreme, onde pode-se avistar inúmeras praias da região.

O percurso seguinte é por mata fechada e, para chegar na Praia de Fora é preciso identificar a trilha secundária. Ela fica escondida na mata, mas é relativamente fácil localizar, pois é uma bifurcação. Tome a sua direita. Se optar por seguir reto, o caminho conduzirá até as praias do Tapiá, Itapecerica e Godói.

Entre a Enseada e a Praia de Fora são cerca de 30 minutos de caminhada por trilha leve-moderada.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia de Fora no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia de Fora

Veja informações completas sobre como chegar na Praia de Fora no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Obs.: A rota abaixo é sugerida pelo Google Maps e, como não é possível traçar a rota na ferramenta seguindo pela trilha, a imagem mostra um caminho por onde não é possível chegar, tal como já mencionamos na seção como ir, ou seja, pela praia das Toninhas. A finalidade do mapa abaixo é apenas dar uma orientação e noção de onde fica, ok?

Praia de Fora Ubatuba Mapa - Mapa da Praia de Fora em Ubatuba

Praia de Fora Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia de Fora

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

10 + 1 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)