» Praias » Sul » Prainha da Enseada

Prainha da Enseada: mar calmo, águas cristalinas e boa para banho

A Prainha da Enseada é pequenina, porém muito aconchegante. De fácil acesso, por caminhada em terreno praticamente plano, e muito próxima da Praia da Enseada, a prainha é comumente visitada, mesmo na baixa temporada. Um ótimo lugar para levar crianças e para casais, mesmo sem oferecer estrutura comercial.

-23.497835, -45.082974

Fica na região sul, entre a Praia da Enseada e a Praia de Fora.

Para fazer e conhecer nas proximidades: Apesar de não haver o que fazer na Prainha da Enseada em si, ela fica próxima do centro e do Saco da Ribeira. Na região central estão concentrados alguns dos principais atrativos de Ubatuba. Também por lá existem muitas opções de lazer e entretenimento. Sentido Caraguatatuba, a Praia da Santa Rita é muito procurada, além da Praia da Sununga, onde está a Gruta que Chora. Sununga fica na região do Saco da Ribeira onde, nos últimos anos, tem havido muitos investimentos para oferecer opções de entretenimento e gastronomia aos turistas e frequentadores.

Siga:      

Sobre a Praia

Depois de caminhar por cerca de 10 minutos, a partir do extremo esquerdo da Praia da Enseada, chega-se nessa prainha de águas cristalinas, belo visual e muitas rochas distribuídas na orla. Um lugar sereno e tranquilo em todos os aspectos. Pequena faixa de areia e mar calmo durante todo o ano.

A Prainha da Enseada é excelente para crianças e também para casais que querem curtir o relacionamento sem o tumulto do verão. Ela é a primeira praia da Trilha da Ponta da Espia e, após ela, existem ainda outras quatro. A próxima é a de Fora, seguida das praias do Tapiá, de Itapecerica e do Godói.

Praias próximas mais conhecidas. Sul: Enseada e Santa Rita. Centro: Toninhas e Praia Grande.

Outras praias acessíveis por trilha. Sul: Flamengo, Sete Fontes e Cedro do Sul. Centro: Cedro. Norte: Alto e Lúcio ou Conchas.

Informações rápidas

Prainha com aspecto rústico e boa para banho
Fica na Região Sul
Está 10 km de distância (aproximadamente) do Centro de Ubatuba
Acesso pela praia da Enseada, altura do KM 59 (aprox.)
Acessível por trilha que, na verdade, é um trecho praticamente plano e no nível do mar que pode ser feito por qualquer pessoa
Boa para banho e para nadar
Bom lugar para a criança praticar mergulho livre
Chega-se facilmente de SUP ou caiaque a partir da Enseada
Quiosques na Praia da Enseada
Restaurantes na Praia da Enseada
Hotéis e pousadas na Praia da Enseada
Comércios próximos na Enseada
Estacionamento próximo na Enseada
Parada de ônibus na Praia da Enseada
-23.497835, -45.082974

+Sobre a Prainha da Enseada

A Prainha da Enseada é a primeira na Trilha da Ponta da Espia após a Praia da Enseada. Pouco frequentada na baixa temporada, recebe muitos visitantes no verão e feriados.

Com mar calmo, águas translúcidas e um belíssimo visual de inúmeras praias da região sul, a Prainha da Enseada encanta quem a visita. Encantamento que se dá pela beleza do lugar, pois não há infraestrutura comercial, tampouco turística.

Muitas rochas, de diversos tamanhos, espalham-se pela faixa de areia e no mar. Mede aproximadamente 90 metros de extensão, mas com maré alta a faixa de areia praticamente desaparece. Há sombras em sua orla e também uma pequena bica de água doce e potável.

O acesso é muito fácil, rápido e pode ser feito por qualquer pessoa. Aliás, é comum encontrar crianças divertindo-se em suas águas tranquilas. Também é frequente a visita de pessoas remando de SUP ou caiaque. Muitas remam da Praia da Enseada, cujas águas também são muito tranquilas.

Para chegar na Prainha da Enseada basta caminhar até o extremo esquerdo da Enseada, seguir por um trecho que passa por imóveis e descer uma pequena trilhinha. Menos de 10 minutos de caminhada.

Uma das atividades comuns no local é caminhar por entre as rochas. Com frequência avista-se pequenos peixes em suas águas transparentes.

Seguindo pela trilha chega-se em outras quatro praias: de Fora, do Tapiá/Xandra, de Itapecerica e do Godói. Até a Praia de Fora são cerca de 25 minutos de caminhada e, até a Praia do Godói, aproximadamente 35 minutos.

A Trilha da Ponta da Espia é leve-moderada e pode ser feita por praticamente qualquer pessoa. É importante notar que existem trechos íngremes de subida e descida e, grande parte do trajeto, é por mata fechada.

Não há coleta no local, por gentileza recolha o lixo produzido.

Fotos da Prainha da Enseada

Breve seleção de fotos da Prainha da Enseada em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Dicas de Ubatuba

Atualizações e Dicas de Ubatuba em seu e-mail: Cadastre-se

Siga-nos

Como ir até a Prainha da Enseada

Para chegar na Prainha da Enseada, antes você precisa ir até a Praia da Enseada. Uma vez em suas areias, basta caminhar até o extremo esquerdo e, por ali, você encontrará algumas residências. Não preocupe-se, o acesso é liberado para turistas e visitantes.

Basta acompanhar a costeira, subir uma pequena rampa e continuar. Você passará diante de um imóvel e descerá uma pequena escadinha. Ali você encontrará a pequena e charmosa prainha da Enseada.

A caminhada pode ser feita por praticamente qualquer pessoa. Trecho rápido e que não leva mais de 10 minutos entre o ponto de partida e a faixa de areia da prainha.

Ela é a primeira das cinco praias que são acessíveis a partir da Trilha da Ponta da Espia. A nível informativo, essa trilha era a rota entre as regiões sul e central de Ubatuba. Ela ligava a Praia das Toninhas e a Praia da Enseada, mas hoje só é acessível a partir da Enseada. No outro extremo, nas Toninhas, um condomínio cercou o trajeto com arame farpado.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na prainha da Enseada no blog Go Ubatuba.

Talvez você queira conferir como está o trânsito nas praias mais próximas. Nos links a seguir você também encontra linhas de ônibus em tempo real, entre outras informações. Praia da Enseada Agora e Praia das Toninhas Agora

Mapa da Prainha da Enseada

Veja informações completas sobre como chegar na Prainha da Enseada no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Prainha da Enseada Ubatuba Mapa - Mapa da Prainha da Enseada em Ubatuba

Prainha da Enseada Ubatuba Mapa – Como chegar na Prainha da Enseada

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

9 + 5 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)