» Praias » Sul » Praia do Tapiá

Praia do Tapiá Ubatuba: completamente deserta e cercada pela natureza

A Praia do Tapiá, ou Praia da Xandra, assim como suas vizinhas, figura na lista das praias desertas de Ubauba. O acesso até ela é feito pelo mar ou por trilha. Isolada, não oferece infraestrutura comercial ou turística e não há o que fazer por lá senão curtir a natureza e o visual. Não é uma das mais populares e raramente você encontrará alguém nela.

-23.505002, -45.077232

Fica na região sul, entre a Praia de Fora e a Praia de Itapecerica.

Completamente isolada e sem infraestrutura, não há quase nada para fazer na Praia do Tapiá além de curtir o visual e silenciar a mente. De tombo, entrar no mar pode ser arriscado para quem não a conhece. É uma praia para conhecer e, para quem gosta de explorar e desbravar, uma oportunidade para ampliar a lista das praias de Ubatuba conhecidas. Apesar da Praia do Tapiá não contar com atrativos próximos, ela fica próxima de praias e bairros agitados, tais como Toninhas, Praia Grande, Itaguá e Centro, onde localizam-se muitos atrativos turísticos de Ubatuba.

SIGA-NOS
   

Sobre a Praia

Frequentada por pessoas com espírito aventureiro, a descida da trilha para a Praia do Tapiá é um desafio, principalmente no retorno. Trecho muito íngreme e escorregadio, tanto em dias secos como chuvosos.

É uma praia de tombo e, com a maré alta, as ondas quebram na entrada da água. Apesar de não ser conhecida para tal fim, a baixa frequência de pessoas mantém o local preservado e, para quem aprecia e tem prática, pode praticar mergulho livre.

Praias próximas do Tapiá. Sentido Centro: Godói, Praia das Toninhas e Praia Grande. No Centro: Praia do Tenório, Praia Vermelha do Centro, Itaguá, Prainha do Cais, Praia do Cruzeiro, Matarazzo e a Praia do Perequê-Açú. Sul: Itapecerica, Praia de Fora, Prainha da Enseada, Praia da Enseada, Praia da Santa Rita e Praia do Lamberto.

Outras praias acessíveis apenas por trilha: Centro: Praia do Cedro. Sul: Praia do Flamengo, Praia das Sete Fontes, Praia Cedro do Sul e Praia do Bonete. Região Norte: Saco da Mãe Maria, Praia do Alto e Praia do Lúcio ou Conchas, Praia da Justa e Praia Brava da Almada.

Mais sobre a Praia do Tapiá

Também conhecida como Praia da Xandra, a Praia do Tapiá fica no início da região sul, entre a Praia das Toninhas e a Praia da Enseada. Ela é de tombo, mede aproximadamente 40 metros, bem sombreada e não possui nenhuma infraestrutura comercial ou turística.

Para chegar até a Praia do Tapiá é preciso ir pelo mar ou por trilha, essa conhecida como a Trilha da Ponta da Espia. Antiga rota entre a região sul e o centro de Ubatuba, essa trilha hoje é feita somente pela Praia da Enseada. A partir das Toninhas ela é restrita pelo condomínio, com cercas de arame farpado impedindo a o acesso.

Da Enseada até a Praia da Xandra são cerca de 40 minutos de caminhada. Trajeto com trechos de subida e descida íngremes, porém sem grandes riscos. É de nível leve-moderado e, entre a Enseada e ela, você passará pela Prainha da Enseada e pela Praia de Fora. Nessa última passa-se apenas pelo início da trilha, não necessariamente pela areia.

Após a Praia do Tapiá estão as praias de Itapecerica e do Godói. Quando a maré está baixa, é possível ir de uma a outra pela areia. Com maré alta apenas por trilha, apesar delas serem separadas apenas por grandes rochas.

É um lugar encantador e, apesar de deserta, os visitantes em geral são apreciadores da natureza e que gostam de leves aventuras. Ao longo do caminho tem-se uma belíssima vista do Saco da Ribeira, da Praia da Ribeira e da Dionísia, além da Praia do Flamengo e Flamenguinho. Dela é possível contemplar a Ilha Anchieta, aliás, a Ponta da Espia é o local mais próximo da ilha no continente.

Uma dica importante sobre a Praia do Tapiá é a descida, ou melhor, a subida, muito escorregadia. É preciso agarrar-se para não escorregar.

Fotos da Praia do Tapiá

Breve seleção de fotos da Praia do Tapiá em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

Como ir até a Praia do Tapiá

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia do Tapiá no blog Go Ubatuba.

Atualmente o único acesso por terra é pela Trilha da Ponta da Espia. Essa trilha inicia no extremo esquerdo da Praia da Enseada e passa por cinco praias, terminando na do Godói. Para chegar na Praia do Tapiá é necessário caminhar entre 35 e 40 minutos em trechos de mata fechada e poucas clareiras.

A trilha é relativamente fácil e pode ser feita por praticamente qualquer pessoa. Não é perigosa mas requer atenção, especialmente após a Praia de Fora. A descidinha para a Praia do Tapiá exige cautela redobrada. Tanto para descer como para subir o trecho é extremamente escorregadio. Em várias ocasiões é preciso agarrar-se em raízes que, muitas vezes, dão a sensação de que arrebentarão.

Antigamente a Trilha da Ponta da Espia ligava a região sul ao centro e vice-versa. Hoje em dia ela foi fechada entre o trecho da Praia das Toninhas e a Praia do Godói. No caminho está uma cerca de arame farpado colocada ali pelo condomínio para evitar o tráfego de pessoas.

A Praia da Enseada, onde inicia a trilha, fica na altura do KM 59. A primeira das cinco praias é a Prainha da Enseada, na sequência a Praia de Fora, então Tapiá, Itapecerica e Godói.

Na subida, após a Prainha da Enseada, é possível avistar o Saco da Ribeira, praia da Ribeira, do Flamengo, entre outras. Uma vista muito agradável. Dali pra frente a mata se fecha e só volta a abrir na subida após a Praia de Fora, de onde avista-se as Praias do Godói e de Itapecerica, além de algumas casas entranhadas na mata.

Mapa da Praia do Tapiá

Veja informações completas sobre como chegar na Praia da Enseada, onde inicia a trilha para a praia do Tapiá, no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Praia do Tapiá Ubatuba Mapa - Mapa da Praia do Tapiá em Ubatuba

Praia do Tapiá Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia do Tapiá

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

10 + 3 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)