» Praias » Sul » Praia de Itapecerica

Praia de Itapecerica Ubatuba: é deserta e fica na Trilha da Ponta da Espia

A Praia de Itapecerica fica próxima ao centro e de praias movimentadas e conhecidas. Apesar disso, ela consta na lista das praias desertas de Ubatuba devido ao difícil acesso e a inexistência de infraestrutura.

-23.503930, -45.077341

A Praia de Itapecerica fica na região sul, entre a Praia de Fora e a Praia do Godói. Obs.: Algumas informações entre elas são redundantes, pois são separadas apenas por pequenas formações rochosas. Os textos descritivos e fotografias são distintos, já a explicação de como ir e o que fazer são similares.

Não há praticamente nada para fazer na Praia de Itapecerica além de contemplar e ouvir os sons da natureza. Com maré baixa talvez ela chegue a medir 15 metros, já com a alta a areia quase desaparece. Para exploradores das praias de Ubatuba, ela merece um lugar na lista. Mesmo que Itapecerica não ofereça boas opções, fica próxima de praias e bairros agitados, tais como Toninhas, Praia Grande, Itaguá e Centro, onde localizam-se muitos atrativos turísticos de Ubatuba.

Siga:      

Sobre a Praia

Itapecerica é uma das menores praias de Ubatuba, cercada por formações rochosas e vegetação. Na linha do horizonte é possível avistar a Ilha das Cabras e, pela costeira, uma área razoável da Ilha Anchieta. Ainda pela costeira, no lado direito, é possível observar a charmosa Praia do Tapiá.

É uma praia rasa com pequenas rochas distribuídas em sua pequena orla e submersas. Quando a maré está baixa ela praticamente se funde com suas vizinhas, Tapiá/Xandra e Godói. Quando há ondas por ali, observá-las chocando-se contra as rocha é um bom passatempo.

Praias próximas da Itapecerica. Sentido Centro: Godói, Praia das Toninhas e Praia Grande. No Centro: Praia do Tenório, Praia Vermelha do Centro, Itaguá, Prainha do Cais, Praia do Cruzeiro, Matarazzo e a Praia do Perequê-Açú. Sul: Tapiá/Xandra, Praia de Fora, Prainha da Enseada, Praia da Enseada, Praia da Santa Rita e Praia do Lamberto.

Outras praias acessíveis apenas por trilha: Centro: Praia do Cedro. Sul: Praia do Flamengo, Praia das Sete Fontes, Praia Cedro do Sul e Praia do Bonete. Região Norte: Saco da Mãe Maria, Praia do Alto e Praia do Lúcio ou Conchas, Praia da Justa e Praia Brava da Almada.

Informações rápidas

Deserta e uma das menores praias de Ubatuba
Praia de Itapecerica fica no início da região sul, sentido Caraguatatuba
Acessível apenas por trilha a partir da Praia da Enseada
Os acessos mais próximos do início da trilha ficam nos quilômetros 59 e 60 da Rio-Santos
Ambos acessos são vias de terra
Tais acessos estão distantes aproximadamente 10 e 11 km do centro de Ubatuba (cortando pelo bairro do Itaguá)
Frequentada por jovens
Com exceção da Praia de Fora, todas são pouco indicadas para crianças
Não há quiosques no caminho, apenas na Praia da Enseada
Ampla diversidade de comércios na região, mas no local não há nada
Bons restaurantes região
Muitos apartamentos e casas para locação temporária na região
É preciso estacionar na Praia da Enseada
Todas as linhas de ônibus para a região sul ou no sentido oposto desembarcam bem próximo da praia da Enseada
-23.503930, -45.077341

+Sobre a Praia de Itapecerica

Penúltima da Trilha de Fora, a Praia de Itapecerica é um lugar para fugir da civilização. Mede aproximadamente 25 metros, mas com a maré alta aparenta ter metade disso.

Fica entre a Praia do Godoi, última da trilha, e do Tapiá ou Xandra. As três são separadas por grandes rochas. A de Itapecerica é facilmente acessada por uma trilha secundária porém, mesmo em dias secos, é escorregadia.

Para identificar o ponto de descida é necessário olhar com atenção. Ele se confunde em meio a mata e dá a impressão de sair na costeira. A trilha acompanha uma imensa formação rochosa.

É uma boa praia de Ubatuba para namorar e curtir a dois. As ondas quebram na costeira e proporcionam um belo visual. Não há outros sons senão os da natureza. Olhando um pouco para a direita é possível ver a Ilha Anchieta e, bem diante dela, avista-se a Ilha das Cabras.

Apesar de ser um bom lugar para namorar, casais solitários em trilhas pouco utilizadas ficam vulneráveis. O ideal é comunicar o passeio a alguém antes de ir ou visitar em grupo.

Por ser uma região preservada, levar repelente é imprescindível. Pernilongos não são problema, mas sim os temíveis borrachudos. E eles atacam.

Para chegar até ela você deve seguir para a trilha no extremo esquerdo da Praia da Enseada. A trilha corta algumas propriedades e segue seu caminho. Após esse trecho há uma clareira de onde se avista o Saco da Ribeira, ótimo para fazer fotos. Depois o trecho é de mata fechada e, na primeira bifurcação, siga para a esquerda. O trajeto leva cerca de 30 minutos.

A Praia da Enseada está localizada na altura do KM 58, distante 10 KM do centro de Ubatuba.

Fotos da Praia de Itapecerica

Breve seleção de fotos da Praia de Itapecerica

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Dicas de Ubatuba

Atualizações e Dicas de Ubatuba em seu e-mail: Cadastre-se

Siga-nos

Como ir até a Praia de Itapecerica

A Praia de Itapecerica fica na Trilha da Ponta da Espia que, antigamente, era a única rota entre a região sul e central. Essa trilha passa por sete praias, mas não é a famosa Trilha das Sete Praias. Ela começa na Praia da Enseada e termina na Praia das Toninhas.

Entre essas duas existem outras cinco: Prainha da Enseada, Praia de Fora, Praia do Tapiá, Praia de Itapecerica e a Praia do Godói.

Atualmente, por terra, só é possível ir até a Praia de Itapecerica a partir da Enseada por trilha. O trecho entre as Toninhas e Godói foi cercada com arame farpado por um condomínio nas Toninhas.

Existem diversos acessos para a Praia da Enseada. Os dois mais próximos de onde a trilha inicia são vias de terra e ficam na altura do KM 59 e outro no KM 60.

Uma vez no extremo esquerdo da praia da Enseada, suba uma pequena rampa. Você passará diante de uma casa, onde veículos motorizados são proibidos, mas bicicleta pode. Apesar de possível, é inviável ir de bicicleta até a Praia de Itapecerica.

Após essa casa está a Prainha da Enseada. Seguindo exitem outros imóveis. A trilha passa em áreas de propriedades particulares, mas diferente das Toninhas, o acesso é liberado.

Há um portão, que sempre fica aberto e, logo adiante começa de fato a trilha. No topo do morro há uma clareira com belíssima vista da região do Saco da Ribeira, onde avista a Praia da Ribeira e a Praia do Flamengo, assim como algumas outras.

Após esse ponto a mata se fecha e só haverá outra clareia após a Praia de Fora, que não é vista pela trilha. A Praia de Itapecerica é facilmente acessada por uma trilhinha que desce ao lado de uma gigantesca rocha.

A Trilha da Ponta da Espia, entre a Enseada e Itapecerica, pode ser feita entre 35 e 55 minutos. É leve-moderada.

Dúvidas? Escreva-nos!

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia de Itapecerica no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia de Itapecerica

Veja informações completas sobre como chegar na Praia de Itapecerica no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Mapa da Praia de Itapecerica em Ubatuba - Como ir até a Praia de Itapecerica em Ubatuba

Mapa da Praia de Itapecerica Ubatuba – Como chegar na Praia de Itapecerica em Ubatuba

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

10 + 14 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 09/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)