» Praias » Sul » Praia Brava da Fortaleza

Praia Brava da Fortaleza Ubatuba: aconchegante, limpa e cercada de verde

A Praia Brava da Fortaleza tem uma beleza singular e é acessada por trilha rápida e leve, 200m. Pequena e pouco frequentada, no verão as grandes sombras das árvores são disputadas. O mar oras está tranquilo, oras com boas ondas para o surf. Nesses dias, suas águas cristalinas ficam um pouco turvas.

-23.520381, -45.166687

Fica na região central, entre a Praia do Costa e a Praia da Fortaleza.

Para fazer e conhecer nas proximidades da Praia Brava da Fortaleza: localizada em uma região com praias que figuram facilmente na lista das mais belas de Ubatuba, opções para conhecer e do que fazer na praia Brava da Fortaleza não faltam. Ela é acessível por uma estreita estradinha e, ao longo do caminho, você pode conhecer a Praia Dura, Brava do Sul, Praia Vermelha do Sul e do Costa. Na sequência está a Praia da Fortaleza, onde inicia a Trilha das 7 Praias, outra trilha, mais curta, para o Pontão da Fortaleza e, principalmente para as crianças, é possível mergulhar e nadar entre peixes numa piscina natural que forma-se no extremo direito da praia.

SIGA-NOS
   

Conheça a Ilha das Couves em Ubatuba - fotos, dicas, como ir e chegar, passeios de escuna, passeios de barco de Picinguaba, lancha da Almada, Prumirim e Félix e tudo mais para você conhecer esse paraíso

Ir página para em nosso blog com dicas de como ir e chegar na Ilha Couves contratando um passeio de escuna no Itaguá, além de passeios de lancha de Picinguaba, Almada, Prumirim e Félix

Tudo sobre a Trilha das Sete Praias em Ubatuba - Como fazer, praias da trilha, mapa, distância e dicas úteis para planejar e fazer a trilha

Sobre a Praia

Apesar de não ter boa infraestrutura comercial na orla, a Praia Brava da Fortaleza agrada aqueles que procuram uma praia do gênero. Há apenas algumas barracas, que só funcionam no verão e feriados (nem sempre). Também não há banheiro por ali.

Algo que você pode ter certeza de que há no local é beleza e natureza. Outras figuras que estão sempre por lá são os borrachudos, pois um pequeno córrego de água doce escoa pelas areias da praia. Leve alimentos, líquidos, repelente e, por gentileza, sacolas para recolher o lixo que produzir. Não há coleta no local.

Praias próximas da Brava da Fortaleza no mesmo acesso: Praia da Fortaleza, Praia do Costa, Prainha da Vermelha, Praia Vermelha do Sul, Praia Brava do Sul e Praia Dura.

Praias próximas. Sentido centro: Costa, Vermelha e Brava do Sul, Dura, Praia Domingas Dias, Praia da Lázaro e Praia da Sununga. Sentido Caraguá: Praia da Lagoinha, Sapê e Maranduba.

Outras praias boas para famílias na região: Lagoinha, Lázaro, Enseada (um pouco mais distante), Santa Rita (também pouco distante) e Maranduba. Centro: Tenório. Norte: Alto, Ubatumirim e Estaleiro do Padre.

Mais sobre a Praia Brava da Fortaleza

A Praia Brava da Fortaleza fica na região sul. O acesso é pela mesma entrada da Praia Dura, na altura do KM 69,5. Da Dura até ela são cerca de 7 km de distância. Essa via muda de nome, Av. Uniflora até a Vermelha do Sul e, depois, Estrada Vereador José Alves Barreto. É bem estreita, esburacada e sinuosa.

É preciso estacionar na própria estrada ou em estacionamentos próximos e seguir por trilha. Uma descida leve e suave que pode ser feita tranquilamente por crianças. Ao todo são cerca de 200 metros entre a estrada e a Praia Brava da Fortaleza.

Ao chegar você notará grandes sombras naturais, areia escura e compacta. É uma praia pequena, com pouco mais de 210 metros de extensão, porém tem uma boa faixa de areia até chegar no mar.

Durante os períodos mais agitados há comércio improvisado de bebidas e alimentos, além da locação de cadeiras e guarda-sois. Não há, porém, banheiros no local. Algo que sobra na Praia Brava da Fortaleza é natureza. Todo o entorno é arborizado e ela é protegida por costeiras em ambos os lados. Totalmente entranhada na mata atlântica.

Entre o centro e o extremo esquerdo há um córrego de água doce que deságua no mar. Onde há água doce, os borrachudos estão presentes, assegure-se de levar repelente. Por não haver boa estrutura comercial, leve também líquidos e alimentos para passar o tempo desejado.

Da Praia Brava da Fortaleza é possível avistar, ao longe, a Ilha Anchieta. Avista-se também inúmeras praias da região sul. Ela é uma praia rasa, mas incerto com relação as ondas. Se o vento soprar na direção certa, o mar fica agitado, contudo geralmente é calmo e bom para todos os públicos.

Por gentileza recolha o lixo produzido. Não há coleta no local.

Fotos da Praia Brava da Fortaleza

Breve seleção de fotos da Praia Brava da Fortaleza em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

Como ir até a Praia Brava da Fortaleza

A Praia Brava da Fortaleza é acessível por trilha rápida e leve. Em menos de 10 minutos é possível percorrer os 200 metros de declive que distanciam-na da Av. Uniflora.

A Av. Uniflora passa por algumas praias antes da Brava da Fortaleza, tais como as praias Dura, Brava do Sul, Vermelha do Sul e Costa. Para chegar nessa avenida, que é uma espécie de estradinha, é preciso entrar na altura do KM 73.

Caso solicite informações pelo caminho, pergunte pela entrada da Praia Dura ou da Fortaleza. São as principais nesse trecho.

Uma vez que você entrou ali, é preciso seguir por essa via que, apesar de toda asfaltada, é muito estreita, sinuosa e tem muitos buracos.

Após pouco mais de 6 quilômetros você estará nas proximidades da trilha que leve até a praia. Antes de ir até a Praia Brava da Fortaleza é preciso estacionar. No verão isso pode ser um grande desafio, pois a estrada é estreita e conseguir um lugarzinho próximo é difícil mesmo.

Existem estacionamentos privados e, em feriados prolongados e no verão, pode ser uma boa e segura alternativa.

A trilha pode ser feita por praticamente qualquer pessoa, inclusive crianças. Não oferece perigos ou desafios, descida suave que termina sob grandes árvores que sombreiam as areias da Brava da Fortaleza.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia Brava da Fortaleza no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia Brava da Fortaleza

Veja informações completas sobre como chegar na Praia Brava da Fortaleza no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Praia Brava da Fortaleza Ubatuba Mapa - Mapa da Praia Brava da Fortaleza em Ubatuba

Praia Brava da Fortaleza Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia Brava da Fortaleza

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

4 + 9 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 21/11/2018 por Deyves Martins (Redação UG)