» Praias » Norte » Praia da Barra Seca

Praia da Barra Seca: águas calmas para as crianças

A Praia da Barra Seca tem águas calmas, fácil acesso, alguns quiosques na região central e ótima para crianças. Utilize o menu abaixo para navegar pela página e ver fotos, mapa, como chegar e outras informações sobre essa tranquila praia de Ubatuba.

A Praia da Barra Seca tem águas calmas, fácil acesso, alguns quiosques na região central e ótima para crianças.

Avaliação média: 4.2

Apresentação Resumida

Localizada logo no início da região norte, a Praia da Barra Seca tem acesso fácil e rápido. Muito procurada por quem deseja fugir da badalação das praias mais movimentadas e, principalmente, por famílias.

As águas são calmas, excelentes para as crianças. Os pais podem aproveitar o dia com tranquilidade. Por ser um mar muito calmo, também é excelente para a prática de standup (SUP) e passeios de caiaque.

O bairro é pequeno e oferece pouca infraestrutura turística. Você encontrará algumas hospedagens e pequenos comércios, além de uma marina. Na orla você terá opções de quiosques, barracas de alimentos e poderá alugar uma prancha de standup.

É possível ir caminhando até as praias do Perequê-Açú (basta atravessar um rio), Saco da Mãe Maria e Vermelha do Norte. Essas duas últimas por trilha a partir do lado esquerdo.

Outras praias indicadas para famílias são: Praia do Perequê-Açú, Praia do Lázaro e Praia da Maranduba.

Role a página para ler informações detalhadas ou clique aqui.

Região Norte
5,8 km do Trevo Municipal
KM 44 (aprox.)
Acesso Secundário (asfalto)
Acesso por Trilha
Boa para Famílias
Boa para Crianças
Boa para Nadar
Boa para SUP
Quiosques
Opções de Hospedagem
Marina
Outros Comércios
Estacionamento
Parada de Ônibus Próxima
23°25’01.4″S 45°02’59.1″W

Fotos da Praia da Barra Seca

Dicas: 1. Compartilhe somente as fotos que gostou (é só clicar no ícone da rede social). 2. Clique no 'X' (toggle fullsize) para ativar a tela cheia. 3. O play ativa a apresentação automática.

Você deseja utilizar essas imagens em trabalhos acadêmicos, artigos ou matérias? Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International, ou seja, você pode utilizá-las desde que siga as orientações descritas nas páginas de Direitos Autorais e Termos de Uso. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto, aliás, podemos fornecê-las sem logo, em outros formatos e resoluções. Saiba mais.

Veja mais fotos da praia

Deseja utilizar essas fotografias em trabalhos acadêmicos ou artigos? Saiba como.

Veja mais fotos da praia

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em - para contrair.

Público Frequentador

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

Na Alta Temporada

A Praia da Barra Seca sempre manteve as mesmas características e, apesar da facilidade de acesso, nunca foi uma das mais badalas.

Por conta das águas muito calmas, sem correnteza ou ondas fortes, é muito procurada por famílias com crianças pequenas e iniciantes na prática de standup (sup).

Ao longo dos últimos anos a estrutura melhorou consideravelmente e, hoje, também tem recebido muitos jovens, casais e grupos de amigos. Grupos de amigos entre 30 e 50 anos são bem comuns.

Um ótimo lugar para relaxar e repousar, curtir o visual, para uma boa leitura, assim como procurada por quem gosta de nadar e está aprendendo a arte de remar em pé sobre uma prancha.

Na Baixa Temporada

Assim como a grande maioria das praias de Ubatuba, a Praia da Barra Seca não foge a regra e, na baixa temporada, você a encontrará praticamente deserta, especialmente em dias de semana.

Aos finais de semana e, esporadicamente, vemos publicações de um quiosque que frequentemente promove eventos. Eles ocorrem durante o dia e, com menor frequência, no período noturno.

Geralmente, fora da estação do verão, é frequentada por moradores. Esse público tende a ter uma idade diferente do verão, sendo um pouquinho mais velho. Assim como a idade altera, também é comum identificar que não necessariamente são famílias, mas sim grupos de amigos.

O local não é paradisíaco, mas a calmaria e tranquilidade destacam-se. Para quem gosta de sossego sem fugir tanto da região central, uma boa opção.

Infraestrutura Comercial

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

Orla

Na orla você encontrará comércios somente no meio da praia. Existem alguns pouquíssimos quiosques, porém bem estruturados e que oferecem muito conforto para os visitantes. Cadeiras, música ao vivo, diversas opções de petiscos, porções e de bebidas.

Esporadicamente também são realizados shows no local. Além deles, você encontrará, principalmente na temporada, barracas de alimentos e serviço de locação de pranchas de standup (SUP).

Bairro

Você não encontrará uma gama comércios, porém terá ao seu dispor muitas casas de locação temporária. Os preços por ali são acessíveis e, ao hospedar-se nas poucas ruas do local, estará nas proximidades dos bairros mais badalados durante a noite: o Centro e o Itaguá.

Os estabelecimentos comerciais não são completamente escassos por ali. Você encontrará mercadinhos, bares (botecos), uma marina e estacionamento privado. O bairro é bem pequenino, aconchegante e tranquilo.

Atrativos Próximos

O que há para se fazer no local ou nas proximidades?

Localizado entre o Perequê-Açú e Praia Vermelha do Norte, assim como próximo do Bairro do Casanga, não faltarão opções para você divertir-se e aproveitar a estadia. É também próximo ao centro (ver Praia do Cruzeiro) e também do bairro do Itaguá (ver Praia do Itaguá).

Praia Vermelha do Norte

  • A distância entre a Barra Seca e a Vermelha do Norte, pela rodovia, é de apenas 3 km. Você pode ir caminhando ou pedalando. Talvez opte por caminhar pela orla e fazer uma pequena trilha, aí a distância fica ainda menor, cerca de 1 km. Você passará pela entrada da trilha que leva até a Praia Saco da Mãe Maria.
  • Na Vermelha do Norte fica uma das casas noturnas mais badalas do município.

Bairro do Casanga

  • O bairro do Casanga é um reduto de artesãos e uma famosa Rota do Artesanato. Através da estrada do Casanga, que chama-se Rua Manoel Soares da Silva, você chegará na Praia de Itamambuca. São cerca de 8,5 km de estrada de terra, com trechos de subida e descida relativamente íngremes. Para quem curte pedalar é uma ótima alternativa.

Alguns atrativos e pontos turísticos da região central

  • Feirinha Hippie: Um dos principais atrativos turísticos da cidade. Atualmente poucos são os artesãos que realmente comercializam produtos, sendo a maioria produtos chineses que você encontra em qualquer box de camelô.
  • Casa do Artesão: Diante da Feirinha Hippie, aqui sim você encontrará produtos feitos por artesãos da cidade. A Casa do Artesão é uma entidade do terceiro setor. Você não terá dificuldades em encontrar uma valiosa lembrança por um valor muito justo.
  • Mercado Municipal de Peixes: Apesar da Barra Seca ter alguns pescadores artesanais (na própria orla existe um rancho), talvez você queira visitar esse atrativo turístico. Se gosta de pescar, saiba que nos arredores do mercado de peixes tem muitas casas de pesca.
  • No centro você encontrará esses e muitos outros atrativos: Sobradão do Porto, Igreja Matriz, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre outros tantos.

Atrativos e pontos turísticos no bairro do Itaguá

  • Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar: ótimas opções de passeios para as crianças aprenderem sobre a vida marinha. Os preços da entrada são acessíveis.
  • Praça do Trópico do Capricórnio e Pista de Skate: Um ótimo local para crianças e jovens praticarem atividades físicas. Durante a noite muitos jovens concentram-se na praça e ficam por ali madrugada adentro curtindo um som e na azaração.
  • Praça da Baleia: Exposição natural da ossada de uma baleia da espécie Jubarte que encalhou no município. Geralmente não há nenhuma atividade na praça
  • Passeios de Escuna: Ao longo de toda a orla existem representantes de empresas de turismo comerciando passeios de escuna.
  • O bairro do Itaguá possui muitos outros atrativos, tais como o Porto Marítimo, o Shopping Porto Itaguá, entre outros. Além disso, você encontrará facilmente alguns dos mais tradicionais restaurantes, pizzarias e bares da cidade. A Rua Guarani é uma galeria a céu aberto de lojas e outros estabelecimentos comerciais para todos os gostos.
Outras Informações

Informações que podem ser úteis

  • Ao longo dos últimos anos a praia perdeu uma grande faixa de areia, tendo sua extensão drasticamente reduzida. Como nunca foi uma das praias mais frequentadas de Ubatuba, o avanço do mar não afetou o público. Porém, quando a maré está cheia, tal avanço impossibilitou as caminhadas pela orla até a extremidade esquerda da praia, que somente são mais possíveis em maré baixa.
  • Até o início do século era possível – e comum – caminhar por toda a praia do Perequê-Açú, atravessar o rio que liga ambas e continuar a caminhada até o final da Barra Seca. Em dias atuais, em alguns trechos, para chegar na extremidade esquerda da praia, só é possível com a água na altura da cintura (maré alta).
  • No extremo esquerdo existe uma trilha que leva até a Praia Saco da Mãe Maria e Praia Vermelha do Norte.
  • É uma praia praticamente sem ondas, sem correnteza ou buracos, onde você pode avançar no mar sem ficar sem pé.
Distâncias de Outros Locais por Terra

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 9 km

Região Sul

  • Praia Grande: 12 km
  • Praia da Enseada: 17 km
  • Praia do Lázaro: 23 km
  • Praia Dura: 27 km
  • Praia de Maranduba: 35 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 2 km
  • Praia de Itamambuca: 8 km
  • Praia do Félix: 11 km
  • Praia do Ubatumirim: 26 km
  • Praia da Fazenda: 30 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 66,5 km
  • Angra dos Reis (RJ): 158,5 km
  • Caraguatatuba: 51 km
  • São Sebastião: 74 km
  • Santos: 235 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 230,5 km
  • Rio de Janeiro: 317,5 km
  • Belo Horizonte: 629 km
  • Curitiba: 639,5 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias de Outros Locais pelo Mar

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 2,5 km

Região Sul

  • Praia Grande: 12 km
  • Praia da Enseada: 20 km
  • Praia do Lázaro: 24 km
  • Praia Dura: 27 km
  • Praia de Maranduba: 34 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 3 km
  • Praia de Itamambuca: 7 km
  • Praia do Félix: 10,5 km
  • Praia do Ubatumirim: 20 km
  • Praia da Fazenda: 22,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 94,5 km
  • Angra dos Reis (RJ): 99 km
  • Caraguatatuba: 57 km
  • Ilhabela: 50 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Mapa da Praia da Barra Seca Ubatuba

Ver rota abaixo, a partir do Trevo Municipal, no Google Maps
Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais abaixo.

Praia da Barra Seca Ubatuba Mapa - Praia Barra Seca Ubatuba Mapa - Rota a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

Praia da Barra Seca Ubatuba Mapa – Praia Barra Seca Ubatuba Mapa

Como Chegar na Praia da Barra Seca

A praia é acessível por via secundária asfaltada. A entrada fica aproximadamente no KM 44 da Rodovia Rio-Santos, no trecho da BR 101. Depois de entrar, basta seguir pela Rua Juscelino Monteiro por cerca de 1 km.

Carro e Moto

Carro ou Moto

Rota 1: Pela Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Norte até a a altura do KM 44.
  2. Vire para a direita ao avistar as placas de sinalização. É a única entrada para veículos ao seu lado direito. Um ponto de referência é o ponto de ônibus na margem esquerda da rodovia.
  3. Siga reto Rua Juscelino Monteiro por cerca de 600 metros. Você poderá estacionar próximo da orla ou em estacionamentos privados.

Rota 2: Acesso a partir do bairro do Perequê-Açú

  1. Siga pela Rua Padre Manoel da Nóbrega (a principal do Perequê-Açú além da orla) no sentido bairro do Casanga ou Rodovia Rio-Santos
  2. Vire para a direita ao avistar o Trevo do Bairro do Casanga – Perequê-Açú. Você entrará na Rod. Rio-Santos.
  3. Siga reto pela rodovia por cerca de 900 metros e você avistará a entrada, no seu lado direito, para o bairro e a praia.
  4. Vire para a direita na Rua Juscelino Monteiro
  5. Siga pela rua por cerca de 650 metros e você avistará a praia.

Rota 3: Pela Rod. Rio-Santos, a partir de qualquer ponto da Divisa com Paraty (RJ)

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Centro-Sul até a a altura do KM 44.
  2. Pare no acostamento e aguarde até poder cruzar a rodovia. Vire para a esquerda. É a única entrada para veículos ao seu lado esquerdo. O ponto de referência é o ponto de ônibus na margem direita da rodovia.
  3. Siga reto Rua Juscelino Monteiro por cerca de 600 metros. Você poderá estacionar próximo da orla ou em estacionamentos privados.

Veja a distância de algumas praias próximas abaixo.

  • Praia do Perequê-Açú: 3 km
  • Praia do Cruzeiro: 5 km
  • Praia do Itaguá: 7 km
  • Praia Grande: 9,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Distâncias de Outros Locais por Terra, na seção Informações Detalhadas, um pouco acima.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Bicicleta, Trilha ou Caminhando

De Bicicleta

A Praia da Barra Seca é bem próxima da região central. Se gosta de pedalar, é uma ótima pedida. Veja a distância de algumas praias próximas abaixo.

  • Praia do Perequê-Açú: 3 km
  • Praia do Cruzeiro: 5 km
  • Praia do Itaguá: 7 km
  • Praia Grande: 9,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Distâncias de Outros Locais por Terra, na seção Informações Detalhadas, um pouco acima.


Por trilha

Você também pode chegar na praia através de outros dois caminhos. Vindo da Praia Vermelha do Norte, passando pela entrada (trilha) da Praia Saco da Mãe Maria. Sairá na Rod. Rio-Santos e tomará novamente uma trilha, ao seu lado esquerdo e de fácil identificação. É um trecho curto, menos de 1 km.


Caminhando

Além disso é possível chegar até a Praia da Barra Seca através da Praia do Perequê-Açú, caminhando pela orla. Você terá apenas que atravessar o Rio Indaiá. Travessia tranquila, com água na altura do peito. Em horários de maré baixa a água fica na altura da cintura.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ônibus

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas a partir do Terminal Rodoviário Urbano (VerdeBus).

Existe um ponto de ônibus próximos da orla da praia. Você precisará caminhar por cerca de 650 metros.

Se você deseja ir até a Praia da Barra Seca e está na Região Central, tome qualquer ônibus sentido norte. Todos eles irão parar para você desembarcar em um ponto bem na frente da entrada de acesso.

Agora, se está na região norte do município, qualquer linha que tomar para o Centro te servirá.

A Praia da Barra Seca está localizada entre as praias do Perequê-Açú e Vermelha do Norte. Fica a uma centena de metros após o Trevo do Casanga e Perequê-Açú, no sentido norte.

Já para quem vem do norte no sentido centro, após a praia Vermelha a chegada até o ponto de desembarque é bem rápida, então, atenção para desembarcar.


Clique aqui e obtenha informações sobre os Terminais Rodoviários de Ubatuba. Veja a aba VerdeBus – Urbano.

Embarcação ou SUP

Embarcações – Geolocalização

23°25’01.4″S 45°02’59.1″W


Standup – SUP

É possível chegar até a Praia da Barra Seca a partir das praias vizinhas: Vermelha do Norte, Perequê-Açú ou Cruzeiro (Iperoig). O trajeto de standup (SUP) é bem tranquilo e fácil de se fazer.


Distâncias Marítimas

  • Praia Vermelha do Norte: 2,8 KM
  • Praia do Perequê-Açú: 1 KM
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 2 KM
  • Praia do Itaguá (do ponto mais distante da praia): 4 KM

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

Rotas

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

L

Referências e Conteúdos

Navegue, explore e descubra tudo aquilo que esse paraíso ecológico que é Ubatuba pode lhe proporcionar

Por Redação Ubatuba Guide: Seu guia do paraíso

O Ubatuba Guide é um guia digital totalmente orientado aos usuários. Nosso foco é fornecer informações valiosas e úteis aos turistas, ao mesmo tempo, fornecemos conteúdos para auxiliar empreendedores locais a expandirem seus negócios e melhorarem a comunicação com seus respectivos clientes através da internet.

Somos uma ponte estratégica entre aqueles que buscam informações sobre o município e prestadores de serviços turísticos.

Essa página foi redigida, editada e revisada por membros de nossa equipe. Contudo somos humanos e erramos com frequência! Apesar de nos considerarmos detalhistas, talvez você encontre um ou muitos erros. Por gentileza nos comunique para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 24/08/2017

v

Você em contato com o Ubatuba Guide

Não encontrou aquilo que procurava?
Imprensa, parcerias ou negócios?

Escreva! Você receberá uma resposta o mais rápido possível dentro de 72h

Whatsapp e Telegram
(1) Envie o número na mensagem (2) Incluir no Whatsapp ou Telegram?
(3) Atendimento Comercial (imprensa, parcerias ou negócios) ou Usuário(a) (leia antes).

Pin It on Pinterest

Share This