» Praias » Norte » Praia Saco da Mãe Maria

Praia Saco da Mãe Maria: reservada, um bom lugar para casais

A Praia Saco da Mãe Maria é selvagem, reservada, discreta e acessível somente por trilha ou embarcação. Utilize o menu abaixo para navegar pela página e ver fotos, mapa, como chegar e outras informações sobre essa intocada praia de Ubatuba.

A Praia Saco da Mãe Maria é selvagem, reservada, discreta e acessível somente por trilha ou embarcação.

Avaliação média: 4.1

Apresentação Resumida

A Praia Saco da Mãe Maria é a segunda da região norte de Ubatuba. Está localizada entre as praias da Barra Seca e Vermelha do Norte, onde inciam-se as trilhas de acesso, única forma de chegar até ela por terra. Aliás, sequer é possível notá-la a partir da rodovia.

Possui muitas rochas, grandes e pequenas, ao longo de seus cem metros de extensão. Você irá se deparar com elas tanto na faixa de areia como também submersas. Algo que é ótimo para a prática de snorkeling, mas que a torna perigosa para banhistas. Em dias de maré cheia, a faixa de areia praticamente desaparece sob as águas do mar.

Pouco frequentada por turistas e moradores, é praticamente deserta e, por vezes, procurada por naturalistas, casais apaixonados e, comumente, por pescadores locais.

Não possui nenhum tipo de infraestrutura, porém é facilmente acessada por uma trilha leve e rápida a partir do extremo direito da Praia Vermelha do Norte, a mais utilizada.

As praias vizinhas são: Praia Vermelha do Norte e Praia da Barra Seca.

Role a página para ler informações detalhadas ou clique aqui.

Praia Selvagem e Deserta
Região Norte
6,8 km do Trevo Municipal
KM 41,5 (aprox.)
Acesso por Trilha
Acesso por Embarcação
Acesso por SUP
Boa para Snorkeling
Parada de Ônibus Próxima
Muitas Pedras
23°25’20.3″S 45°02’34.0″W

Fotos da Praia Saco da Mãe Maria

As fotografias abrem em tela cheia nos dispositivos móveis. Compartilhe apenas as imagens que gostou clicando nos ícones. O play ativa a apresentação automática.

Você deseja utilizar essas imagens em trabalhos acadêmicos, artigos ou matérias? Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International, ou seja, você pode utilizá-las desde que siga as orientações descritas nas páginas de Direitos Autorais e Termos de Uso. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto, aliás, podemos fornecê-las sem logo, em outros formatos e resoluções. Saiba mais.

Veja mais fotos da praia

Deseja utilizar essas fotografias em trabalhos acadêmicos ou artigos? Saiba como.

Veja mais fotos da praia

Receba Gratuitamente

Informações e Boletins Turísticos Completos sobre Ubatuba.

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em - para contrair.

Público Frequentador

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

Tanto durante a alta temporada como ao longo de todo o ano, a Praia Saco da Mãe Maria é pouco frequentada por banhistas e turistas. Com exceção de alguns casais, muito raramente vemos turistas por lá.

Pessoalmente nunca me deparei com naturalistas, mas as características da praia são propícias. Sempre ouvimos comentários acerca. Devido ao acesso ser restrito e não ter contato direto com a civilização, sugerimos que, se aprecia tal prática, procure ir em grupos maiores de pessoas.

Dos poucos visitantes que a praia recebe, praticamente todos são moradores. Frequentamos pouco, porém ouvimos de outras pessoas, como também constatamos ao andar pelas costeiras, que a presença de pescadores amadores é algo bem comum.

Como o acesso a partir da Vermelha do Norte é muito rápido e fácil, uma quase insignificante parcela do público que a frequenta vai até lá. A grande maioria dos turistas sequer sabem que a praia existe.

Para quem gosta de fazer trilhas ou praticar snorkeling, assim como para aqueles que estão em busca de paz e conexão com a natureza, esse é um local singular.

Infraestrutura Comercial

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

Orla

A Praia Saco da Mãe Maria não possui infraestrutura de turismo ou comércio em sua pequena orla. O acesso é feito por trilhas que também não possuem qualquer tipo de estabelecimento comercial, salvo nas orlas das praias vizinhas. É um local selvagem e muito reservado.

Em ambas as praias que dão acesso você encontrará quiosques na orla da praia e, na Vermelha do Norte, um clube que abre durante o dia e, nas noites de verão, é uma das casas noturnas mais badaladas de Ubatuba.

Os valores praticados pelos comerciantes nas praias vizinhas varia de acordo com o público que as frequenta. Mais acessíveis na barra seca e mais elevados na Vermelha.

Se você pretende passar um tempo considerável na praia, nossa dica é preparar-se com antecedência. Adquira ou prepare os alimentos que serão consumidos durante a visita.

Por ser um local selvagem, a coleta de lixo não chega até lá, então, por gentileza leve sacolas plásticas para recolher o lixo produzido. Na saída da Praia Vermelha você encontrá lixeiras para descarte.

Num futuro próximo, nossos filhos certamente nos agradecerão por essa atitude. 😉

Bairro

Não existem propriedades nos arredores e a praia sequer possui um bairro constituído. Ela está localizada entre os bairros da Vermelha do Norte e Barra Seca.

Como não existe infraestrutura turística ou comercial, é necessário locomover-se até os bairros vizinhos ou até a região central para adquirir quaisquer produtos de necessidade básica.

Na Vermelha existem algumas poucas opções de hospedagem no extremo esquerdo da praia. Além dos quiosques da orla, você não encontrará outro tipo de estabelecimento comercial.

A Barra Seca possui algumas hospedagens e casas de aluguel temporário, bem como alguns poucos e pequenos comércios na rua principal e arredores.

O bairro próximo mais bem estruturado é o Perequê-Açú, onde você encontrará mercados, adegas, padarias, entre outros. Por ser muito próxima da região central, certamente você não ficará na mão.

Atrativos Próximos

O que há para se fazer no local ou nas proximidades?

Pode-se considerar a Praia Saco da Mãe Maria como o atrativo em si.

Localizado entre a Barra Seca e Vermelha do Norte, assim como próximo do Bairro do Casanga, não faltarão opções para você nas proximidades. É também próximo ao centro (ver Praia do Cruzeiro) e também do bairro do Itaguá (ver Praia do Itaguá).

Praia Vermelha do Norte

  • A distância entre a Saco da Mãe Maria e a Vermelha do Norte é de apenas 800 metros.
  • Na Vermelha do Norte fica uma das casas noturnas mais badaladas do município.

Bairro do Casanga

  • O bairro do Casanga é um reduto de artesãos e uma famosa Rota do Artesanato. Através da estrada do Casanga, que chama-se Rua Manoel Soares da Silva, você chegará na Praia de Itamambuca. São cerca de 8,5 km de estrada de terra, com trechos de subida e descida relativamente íngremes. Para quem curte pedalar é uma ótima alternativa.

Alguns atrativos e pontos turísticos da região central

  • Feirinha Hippie: Um dos principais atrativos turísticos da cidade. Atualmente poucos são os artesãos que realmente comercializam produtos, sendo a maioria produtos chineses que você encontra em qualquer box de camelô.
  • Casa do Artesão: Diante da Feirinha Hippie, aqui sim você encontrará produtos feitos por artesãos da cidade. A Casa do Artesão é uma entidade do terceiro setor. Você não terá dificuldades em encontrar uma valiosa lembrança por um valor muito justo.
  • Mercado Municipal de Peixes: Apesar da Barra Seca ter alguns pescadores artesanais (na própria orla existe um rancho), talvez você queira visitar esse atrativo turístico. Se gosta de pescar, saiba que nos arredores do mercado de peixes tem muitas casas de pesca.
  • No centro você encontrará esses e muitos outros atrativos: Sobradão do Porto, Igreja Matriz, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre outros tantos.

Atrativos e pontos turísticos no bairro do Itaguá

  • Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar: ótimas opções de passeios para as crianças aprenderem sobre a vida marinha. Os preços da entrada são acessíveis.
  • Praça do Trópico do Capricórnio e Pista de Skate: Um ótimo local para crianças e jovens praticarem atividades físicas. Durante a noite muitos jovens concentram-se na praça e ficam por ali madrugada adentro curtindo um som e na azaração.
  • Praça da Baleia: Exposição natural da ossada de uma baleia da espécie Jubarte que encalhou no município. Geralmente não há nenhuma atividade na praça
  • Passeios de Escuna: Ao longo de toda a orla existem representantes de empresas de turismo comerciando passeios de escuna.
  • O bairro do Itaguá possui muitos outros atrativos, tais como o Porto Marítimo, o Shopping Porto Itaguá, entre outros. Além disso, você encontrará facilmente alguns dos mais tradicionais restaurantes, pizzarias e bares da cidade. A Rua Guarani é uma galeria a céu aberto de lojas e outros estabelecimentos comerciais para todos os gostos.
Outras Informações

Informações que podem ser úteis

Se você pretende ir até a Praia Saco da Mãe Maria com o intuito de praticar a pesca, saiba que nos arredores do Mercado Municipal de Peixes é onde encontram-se algumas das principais Casas de Pesca da cidade.

Tanto na Praia Saco da Mãe Maria como em toda a costa de Ubatuba é comum encontrar tartarugas marinhas alimentand-se nas proximidades. Jamais alimente-as. Caso veja que ela está com qualquer tipo de dificuldade, procure o Tamar.

Ubatuba possui uma rica fauna, flora e todo o alimento que elas precisam, acredite, elas encontrarão no habitat natural delas.

Além disso, aproveite e desfrute desse paraíso selvagem de Ubatuba! 🙂

Distâncias de Outros Locais por Terra

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 9 km

Região Sul

  • Praia Grande: 16,5 km
  • Praia da Enseada: 19 km
  • Praia do Lázaro: 24,5 km
  • Praia Dura: 29,5 km
  • Praia de Maranduba: 36,5 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 1 km
  • Praia de Itamambuca: 8 km
  • Praia do Félix: 10,5 km
  • Praia do Ubatumirim: 24,5 km
  • Praia da Fazenda: 32 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 67 km
  • Angra dos Reis (RJ): 158 km
  • Caraguatatuba: 65 km
  • São Sebastião: 89 km
  • Santos: 249 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 232 km
  • Rio de Janeiro: 312 km
  • Belo Horizonte: 638 km
  • Curitiba: 647 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias de Outros Locais pelo Mar

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 3,5 km

Região Sul

  • Praia Grande: 10 km
  • Praia da Enseada: 18 km
  • Praia do Lázaro: 22 km
  • Praia Dura: 24,5 km
  • Praia de Maranduba: 29 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 1 km
  • Praia de Itamambuca: 5 km
  • Praia do Félix: 9 km
  • Praia do Ubatumirim: 18 km
  • Praia da Fazenda: 20 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 91,5 km
  • Angra dos Reis (RJ): 95 km
  • Caraguatatuba: 55,5 km
  • Ilhabela: 47 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Mapa da Praia Saco da Mãe Maria

Ver rota abaixo, a partir do Trevo Municipal, no Google Maps
Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais abaixo.

Praia Saco da Mãe Maria Ubatuba Mapa - Rota a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

Praia Saco da Mãe Maria Ubatuba Mapa

Como chegar na Praia Saco da Mãe Maria

A Praia Saco da Mãe Maria está localizada entre as praias da Barra Seca e Vermelha do Norte. É acessível somente por trilha ou embarcação. O caminho mais curto e fácil é através da Vermelha, na altura do KM 41,5 (aprox.) da Rod. Rio-Santos, no trecho da BR-101. Também é possível acessá-la, por trilha, a partir das praias da Barra Seca e Perequê-Açú.

Carro e Moto

Carro ou Moto

Rota 1: Pela Rod. Rio-Santos, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Norte até a a altura do KM 41,5.
  2. Você passará pela Rotatória de acesso aos bairros do Perequê-Açú e Casanga.
  3. Siga reto ao invés de tomar uma das entradas e, apenas quatro curvas depois, irá avistar a praia ao seu lado direito.
  4. Entre na primeira entrada da praia, que também é a principal. Caso queira caminhar menos, siga com o veículo até o lado direito da praia, por via de terra.
  5. Após estacionar, caminhe para o lado extremo direito da praia. Você avistará uma pequena trilha, após um pequeno córrego de água.
  6. Siga a trilha e, na primeira bifurcação que encontrar, siga para sua esquerda. É um pequeno trecho de subida. Basta continuar por essa trilha que você chegará na Saco da Mãe Maria.

Rota 2: Acesso a partir do bairro do Perequê-Açú

  1. Siga pela Rua Padre Manoel da Nóbrega (a principal do Perequê-Açú além da orla) no sentido bairro do Casanga ou Rodovia Rio-Santos
  2. Vire para a direita ao avistar o Trevo do Bairro do Casanga – Perequê-Açú. Você entrará na Rod. Rio-Santos.
  3. Siga reto pela rodovia por cerca de 3 km e você avistará a entrada da praia no seu lado direito.
  4. Siga os passos descritos a partir do Item 4 da Rota 1.

Rota 3: Pela Rod. Rio-Santos, a partir de qualquer local da Divisa com Paraty (RJ)

  1. Siga pela Rod. Rio-Santos no sentido Centro-Sul até a a altura do KM 41,5.
  2. Você verá ao seu lado direito um local para retornar ou atravessar a rodovia. Mantenha-se na direita.
  3. Siga os passos descritos a partir do Item 4 da Rota 1.

Por trilha a Partir da Barra Seca ou Perequê-Açú

As praias do Perequê-Açú e Barra Seca são separadas apenas por um rio, o Indiaiá. Ao atravessar do Perequê e caminhar por toda a orla da Barra Seca você chegará em uma pequena trilha.

Ao seguir por ela, você sairá na Rodovia Rio-Santos e, depois de alguns metros, novamente poderá tomar a trilha, ao seu lado direito. Essa trilha é de nível fácil e, além da Saco da Mãe Maria, também dá acesso a praia Vermelha do Norte.

Na primeira bifurcação ao seu lado direito, suba o pequeno trecho de morro e continue por essa trilha. Ela te conduzirá até a Praia Saco da Mãe Maria. Todo o percurso de trilha tem aproximadamente 1 km.


Veja a distância da Vermelha do Norte e outros locais próximos:

  • Praia do Perequê-Açú: 4,8 km
  • Praia do Cruzeiro: 6,7 km
  • Praia do Itaguá: 9 km
  • Praia Grande: 11,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Bicicleta

De Bicicleta

Também é possível ir até a Praia Vermelha do Norte, Barra Seca e, até mesmo, atravessar o Rio Indaiá, pelo Perequê-Açú. Caminho leve e tranquilo.

Você poderá fazer ambas as trilhas de bicicleta (mas não necessariamente o tempo todo pedalando). Veja a distância da Vermelha do Norte e outros locais próximos:

  • Praia do Perequê-Açú: 4,8 km
  • Praia do Cruzeiro: 6,7 km
  • Praia do Itaguá: 9 km
  • Praia Grande: 11,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ônibus

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas para a praia, pois ela só pode ser acessada por vias terrestres por trilha.

Você encontrará pontos de ônibus, para embarque ou desembarque, nas praias vizinhas: Barra Seca ou Praia Vermelha.

Todas as linhas para locais mais distantes ao norte, que saem da região central, desembarcam passageiros nas duas praias. Assim como todas as linhas sentido centro a partir de locais mais afastados da região norte.


O caminho através da Barra Seca é mais longo, num total aproximado de 2 km. Você terá desembarcar na entrada do bairro, depois caminhar por cerca de 650 metros pela Rua Juscelino Monteiro.

Ao chegar na praia, siga para o extremo esquerdo, serão mais 700 metros. Se a maré estiver cheia, caminhará com a água pela cintura. Ao final você avistará o início da trilha. É bem curta e leve, cerca de 300 metros até sair na rodovia e retomar a trilha que, até o Saco da Mãe Maria, tem aproximadamente 750 metros no total.


A partir da Praia Vermelha do Norte o caminho é bem mais rápido. Você deve desembarcar na entrada principal da praia e caminhar até a areia.

De lá siga para o extremo direito e tome a trilha. Na primeira bifucação que avistar durante o percurso, suba o pequeno morro ao seu lado esquerdo. Fazendo essa escolha, a distância total entre o desembarque do ônibus até a Praia Saco da Mãe Maria é mais curto que 800 metros.


Clique aqui e obtenha informações sobre os Terminais Rodoviários de Ubatuba. Veja a aba VerdeBus – Urbano.

Embarcação ou SUP

Embarcações – Geolocalização

23°25’20.3″S 45°02’34.1″W


Standup – SUP

Você pode chegar até ela remando a partir de diversas praias próximas, tais como a Praia da Barra Seca, Perequê-Açú, Matarazzo, Cruzeiro e Itaguá, no sentido centro. Também a partir das praias do norte: Vermelha do Norte, Alto, Itamambuca, Esquecida e Félix.

De todas acima, as menos sugeridas são a do Alto e a Esquecida, pela complexidade de acesso. Todas as outras possuem estacionamento próximo da faixa de areia e você não precisará caminhar muito até a água.


Distâncias Marítimas

  • Praia da Barra Seca: 2 km
  • Praia Perequê-Açú: 2,5 km
  • Praia Matarazzo: 2,5 km
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 3,5 km
  • Praia do Itaguá: 4 km
  • Prainha do Cais: 3,2 km
  • Praia do Cedro (Cedrinho): 4,3 km
  • Praia Vermelha do Norte: 1 km
  • Praia do Alto: 2,5 km
  • Praia de Itamambuca: 5 km
  • Praia Esquecida: 8,5 km
  • Praia do Félix: 9 km

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

Rotas

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

L

Referências e Conteúdos

Navegue, explore e descubra tudo aquilo que esse paraíso ecológico que é Ubatuba pode lhe proporcionar

Por Redação Ubatuba Guide: Seu guia do paraíso

O Ubatuba Guide é um guia digital totalmente orientado aos usuários. Nosso foco é fornecer informações valiosas e úteis aos turistas, ao mesmo tempo, fornecemos conteúdos para auxiliar empreendedores locais a expandirem seus negócios e melhorarem a comunicação com seus respectivos clientes através da internet.

Somos uma ponte estratégica entre aqueles que buscam informações sobre o município e prestadores de serviços turísticos.

Essa página foi redigida, editada e revisada por membros de nossa equipe. Contudo somos humanos e erramos com frequência! Apesar de nos considerarmos detalhistas, talvez você encontre um ou muitos erros. Por gentileza nos comunique para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 21/08/2017

v

Você em contato com o Ubatuba Guide

Não encontrou aquilo que procurava?
Imprensa, parcerias ou negócios?

Escreva! Você receberá uma resposta o mais rápido possível dentro de 72h

Whatsapp e Telegram
(1) Envie o número na mensagem (2) Incluir no Whatsapp ou Telegram?
(3) Atendimento Comercial (imprensa, parcerias ou negócios) ou Usuário(a) (leia antes).

Pin It on Pinterest

Share This