» O que fazer

O que fazer em Ubatuba durante o dia e a noite, com chuva e com crianças, atrativos e pontos turísticos, ilhas, trilhas e tudo mais

Com mais de 100 praias distribuídas em aproximadamente 100 km de costa, é comum associar o que fazer em Ubatuba com opções de praias para todos os perfis, porém a cidade tem muito mais a oferecer.

Aqui temos aldeias indígenas, quilombos e comunidades de pesca, além de ilhas e trilhas incríveis. Festas tradicionais com quase dois séculos de história, manifestações culturais, artesanato e gastronomia típica, entre muitas outras opções do que fazer por toda Ubatuba estão disponíveis, independente do perfil.

Utilizamos o formato de artigo mesclado com índice de opções do que fazer. Falaremos um pouquinho das alternativas e disponibilizamos referências para se aprofundar naquilo que desejar. Assim que as dúvidas surgirem, procure-nos para que possamos tentar te auxiliar para aproveitar esse paraíso.

Estamos trabalhando em novos conteúdos, fotografando e filmando os locais para criar artigos originais. Alguns dos links apontam para páginas do Guia de Ubatuba parceiro (Go Ubatuba).

SIGA-NOS
   

O que fazer em Ubatuba: Conheça as praias

Com tantas opções, falar sobre o que fazer em Ubatuba sem sugerir conhecer as Praias de Ubatuba seria até incoerente.

Existem praias para todos os gostos e perfis. As mais procuradas são as praias de Ubatuba boas para ir com a família, assim como as melhores praias para banho em Ubatuba.

Das 102 praias, a maioria fica na região sul do município (54), que faz divisa com Caraguatatuba. No centro existem apenas oito praias e na região norte 30. Obviamente que não há uma separação natural por perfil e as praias boas para família avizinham-se com praias boas para surf, por exemplo.

Algo que se pode dizer sobre as Praias de Ubatuba é que, na região sul, elas são mais estruturadas, enquanto a região norte oferece um grande número de praias rústicas e selvagens.

Apesar da distribuição de praias boas para banho, famílias e crianças ser homogênea, há um grande número delas na região sul.

Acesse o nosso índice e conheça todas. Nesse momento você encontrará uma melhor classificação e organização delas no Go Ubatuba. Praias boas para mergulho, para surf, para remar de stand up paddle, para admirar o nascer ou o pôr do sol, românticas, acessíveis por trilha e outras inúmeras categorias para você encontrar opções de acordo com o seu perfil.

Caso tenha dúvidas, sinta-se a vontade para nos enviar um e-mail solicitando dicas e orientações. Teremos prazer em auxiliar para que você possa aproveitar ao máximo as belíssimas e paradisíacas Praias de Ubatuba.

O que fazer em Ubatuba: Conheça as ilhas

No segundo semestre de 2018 nos dedicamos a documentar as Ilhas de Ubatuba da costa norte do município.

Talvez você não saiba, então vou contar rapidinho. O UG é relativamente novo, só em março de 2018 concluímos as páginas de aproximadamente 70 praias. Contribuímos para criar as páginas de atrativos do Go Ubatuba e, por lá, você encontrará mais opções do que aqui (por enquanto).

Esse ano filmamos e fotografamos 8 ilhas da região norte de Ubatuba. Estamos reunindo informações e elaborando as páginas para poder liberá-las, assim como os vídeos em nosso canal no YouTube

Lá você encontrará quatro vídeos da Ilha do Prumirim e outros quatro da Ilha das Couves, organizados em playlists. No momento apenas a página da Ilha das Couves está disponível.

No Go Ubatuba você pode conhecer a Ilha do Prumirim e também a Ilha das Couves

Ambas são ótimas opções do que fazer em Ubatuba. Passeio agradável para casais, famílias e crianças. As águas são totalmente transparentes e mergulhar nas duas é uma experiência incrível.

Elas também são facilmente acessadas a partir das praias próximas. A travessia de barco/lancha é de apenas 15 minutos. A Praia de Picinguaba é a mais próxima da Ilha das Couves. Já para ir até a Ilha do Prumirim há duas opções, Praia do Prumirim ou Praia do Félix.

Outras Ilhas de Ubatuba

Ainda na região norte, outra muito procurada é a Ilha dos Porcos. O local mais próximo para ir até ela é a Praia da Almada. Passeio rápido e acessível.

Há outras, porém menos turísticas e mais procuradas para pesca ou mergulho. É o caso da Ilha da Selinha, Ilha Rapada e da Ilha Comprida. Mas a lista não para por aí e num futuro breve, ao voltar aqui, você encontrará referências para páginas sobre cada uma, além de vídeos.

A região sul de Ubatuba oferece menos opções, porém é lá que fica a Ilha Anchieta. Além dela, apenas a Ilha da Maranduba recebe turistas em busca de praia. Outra bem conhecida é a Ilha do Mar Virado, mas essa mais procurada para pesca e mergulho.

Existem dois grandes pólos emissores de embarcações turísticas em Ubatuba, a Praia do Itaguá e o Saco da Ribeira

Contratar e fazer um Passeio de Escuna é uma ótima opção do que fazer em Ubatuba. Passeios agradáveis, seja de escuna ou de lancha, para lugares paradisíacos. Essa é, aliás, a melhor maneira de avistar golfinhos, sempre presentes pela costa de Ubatuba.

Fazer trilhas é outra boa opção do que fazer em Ubatuba

Para desfrutar da natureza, uma boa opção do que fazer em Ubatuba é trilhar. As trilhas mais difíceis e que exigem o acompanhamento de guias de turismo estão no sentido da serra. Algumas outras pela costa também são complicadinhas, mas a maioria pode ser feita sem acompanhamento.

Por gentileza note que ao invés de estimular fazê-las sem acompanhamento, nossa intenção é de oferecer dicas. Contratar ou não uma agência ou profissional é uma decisão exclusivamente sua, mas algumas poucas realmente exigem acompanhamento. O conhecimento que tais profissionais possuem não apenas orientam como também oferecem segurança para o passeio.

Uma das mais conhecidas é a Trilha das 7 Praias