» Trilhas em Ubatuba » Trilha da Praia Brava da Almada

Trilha da Praia Brava da Almada em Ubatuba: dicas de como fazer a partir do Engenho e da Fazenda

Na região norte, a Trilha da Praia Brava da Almada é uma das opções dos amantes de trilhas em Ubatuba. É possível iniciar a trilha em dois pontos, a partir da Praia do Engenho ou pela Praia da Fazenda.

A Trilha para a Praia Brava da Almada que inicia no Engenho é mais fácil, porém íngreme e, na descida para a Brava é preciso ter muita atenção com os degraus. São estreitos, feitos de madeira e, se escorregar, há o risco de se ferir nas quinas.

Pela Praia da Fazenda, a Trilha da Brava da Almada, só deve ser feita com monitores do Núcleo Picinguaba ou com agências de ecoturismo de Ubatuba. Sentido Paraty, a Brava da Almada é a primeira em área de proteção ambiental e, na Praia da Fazenda fica o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar, onde pode-se contratar o passeio.

SIGA-NOS
     

Mapa de localização e acesso da Trilha da Praia Brava da Almada em Ubatuba

Mapa de localização e acesso da Trilha da Praia Brava da Almada em Ubatuba com todas as referências próximas, inlcuindo a Praia do Engenho e a Praia da Fazenda, onde ficam os pontos de acesso da trilha

Qual a melhor época para fazer a Trilha da Praia Brava da Almada?

Uma dúvida recorrente que recebemos é se há uma melhor época melhor para fazer a Trilha da Praia Brava da Almada, assim como outras trilhas de Ubatuba. Em todas as páginas esclarecemos a questão para os amantes do ecoturismo em Ubatuba.

O melhor período para fazer a Trilha da Praia Brava da Almada e outras trilhas de Ubatuba é entre maio e agosto. Período conhecido com Temporada de Trilhas aqui na cidade.

Apesar das estações não serem bem marcadas como antigamente, nesses meses costuma chover menos. Terreno seco reduz o risco de erosões, queda de árvores e outros desafios que podem ser evitados.

Ainda que muitas pessoas façam trilhas na alta temporada, o sol do verão é escaldante e desgasta demais.

Apesar de ser uma oferta escassa, algumas agências locais incluem a Brava da Almada em roteiros de surf. Saiba mais sobre passeios de lancha em Ubatuba, onde você encontrará opções para alugar uma embarcação.

Preciso contratar guias e agências de ecoturismo para fazer a Trilha da Brava da Almada?

Ainda que muitas pessoas façam a Trilha da Brava da Almada por conta própria, principalmente a partir da Praia do Engenho, são muitas as vantagens em contratar guias e agências de ecoturismo para realizar as trilhas de Ubatuba.

A partir da Praia da Fazenda é imprescindível contratar Monitores do Parque Estadual da Serra do Mar ou agências especializadas, pois trata-se de uma área de proteção ambiental.

Ao contratar o serviço de guias e agências você tem a oportunidade de interagir com outras pessoas. Muitas delas já praticam ecoturismo em Ubatuba e você poderá conhecer mais sobre outros passeios.

Além disso, e de ampliar a rede de contatos, profissionais especializados estão aptos a prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, a lidar com animais peçonhentos, como cobras e aranhas, bem como são pessoas preparadas para contar a história, informar sobre a fauna e flora local, entre muitos outros benefícios. O valor dos passeios costuma ser bem acessível aqui em Ubatuba.

Como fazer a Trilha da Brava da Almada

Com todas as informações sobre a melhor época, se é possível fazer por conta própria ou se é preciso contratar um guia, saiba como fazer a Trilha da Brava da Almada.

Como já dissemos, existem dois pontos de início da Trilha da Praia Brava da Almada. O mais comum é pela Praia do Engenho.

Engenho é acessível por uma escada no extremo esquerdo da Praia da Almada. Ela é acessível pelo KM 13 da Rodovia Rio-Santos, por uma via asfaltada e estreita, com direito a uma parada no Mirante da Almada.

Do mirante há uma vista privilegiada para a Praia do Estaleiro, para a Praia do Ubatumirim e para a Ilha do Prumirim.

A trilha a partir do Engenho leva entre 20 e 40 minutos, dependendo do ritmo e das paradas. Já a trilha para a Praia Brava da Almada a partir da Praia da Fazenda leva entre 40 minutos e 1 hora mas, novamente reforçamos, é imprescindível contratar monitores do parque.

O que levar

Apesar da Trilha da Praia Brava da Almada ser relativamente rápida, talvez você queira considerar levar alguns dos itens abaixo no passeio. Por lá é preciso ter atenção com seus bens materiais, mantenha-os ao alcance da vista.

  • Repelente
  • Filtro Solar
  • Calçado confortável ou bota de caminhada
  • Calça ou bermuda para trilha
  • Roupa de banho
  • Toalha
  • Muda de roupa seca
  • Cantil de água
  • Boné/chápeu
  • Lanterna com pilhas extras
  • Mochila de ataque
  • Máquina fotográfica
  • Alimentos leves: frutas, cereais etc

Conheça a Praia Brava da Almada

Localizada no extremo norte de Ubatuba, a Praia Brava da Almada figura na lista das praias desertas de Ubatuba, com aspecto preservado, rústico e selvagem.

Ela é também uma das referências para a prática de Surf em Ubatuba.

Ondas avançando na direção da areia da Praia Brava da Almada em Ubatuba

Na lista das melhores praias de Ubatuba para surfar, a Praia Brava da Almada fica em área de proteção ambiental e é um dos muitos paraísos ecológicos da cidade.

Saiba mais sobre a Praia Brava da Almada

Fotos da Praia Brava da Almada em Ubatuba
Praia Brava da Almada no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação.

Atrativos próximos

Abaixo estão algumas opções de passeios e atrativos próximos da Praia Brava da Almada.

Dúvidas, orientações e sugestões

Nessa página tentamos esclarecer diversos questionamentos e dúvidas comuns sobre a Trilha da Praia Brava da Almada, porém sempre ficam dúvidas e estamos aqui para te auxiliar.

Sinta-se a vontade para nos enviar e-mails, entrar em contato através de nosso canal no YouTube, pelo Insta ou ainda pelo Facebook que teremos prazer em auxiliar.

Talvez você queira conhecer outras opções de Trilhas em Ubatuba.

Referências Relacionadas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

15 + 6 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 01/07/2019 por Deyves Martins (Redação UG)