Praia Brava do Camburi Ubatuba: preservada, com acesso por trilha e ótima para surfar

A Praia Brava do Camburi é paradisíaca, porém o mar é bravio e o acesso é apenas por trilha. Ela figura na lista das melhores praias de Ubatuba para surfar, contudo há outra ressalva: indicada apenas para quem já tem prática.

Além dos atletas, a Brava do Camburi é um oásis para quem curte praticar ecoturismo em Ubatuba, seja pelo acesso ser apenas por trilha, seja por ser uma praia totalmente preservada, deserta praticamente o ano todo, inclusive no verão.

Aliás, a região de Camburi é incrível, tem comunidade quilombola, trilhas, cachoeiras e a natureza é exuberante.

Ondas avançando para a Praia Brava do Camburi num registro feito a partir da Praia do Groza, capturando as ondas por trás

Orla da Praia Brava do Camburi registrada a partir da Praia do Groza, ou Prainha do Camburi

SIGA-NOS
     

O que fazer na Praia Brava do Camburi

Ela é um atrativo, entretanto explorar os atrativos naturais da região é a melhor pedida do que fazer na Praia Brava do Camburi.

Muitas das cachoeiras de Ubatuba ficam na região, tal como a Cachoeira dos Poços, que é acessível pelo extremo esquerdo da Praia do Camburi, e a Cachoeira da Escada, localizada no km 1 da Rio-Santos, bem diante do acesso do Camburi.

Um lugar incrível para se conhecer é a Praia da Fazenda, onde fica o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba -- Parque Estadual da Serra do Mar. Assim como a Brava do Camburi, é uma praia totalmente rústica e preservada, sem quiosques e outras construções.

No extremo direito da Fazenda inicia a Trilha da Praia Brava da Almada.

Pelo extremo esquerdo da Fazenda há outra trilha, que leva até a Praia de Picinguaba, onde você pode contratar o serviço dos barqueiros da comunidade e conhecer a Ilha das Couves. Se desejar saber mais sobre turismo náutico, confira as opções de passeios de escuna em Ubatuba, ou ainda, passeios de lancha em Ubatuba.

Há muitas outras opções do que fazer na Praia Brava do Camburi. Se desejar mais informações, sinta-se a vontade para nos procurar que teremos prazer em auxiliar.

Como ir até a Praia Brava do Camburi

Para chegar na Praia Brava do Camburi é preciso fazer trilha. Existem duas trilhas, uma que inicia na altura do KM 5 da Rio-Santos, outra a partir da Praia do Camburi.

A trilha que inicia na rodovia é muito íngreme e é preciso ter bastante atenção para não escorregar. Definitivamente a Praia Brava do Camburi não é uma dessas praias de Ubatuba para levar dezenas de artigos de praia, cadeiras, coolers etc.

O acesso mais fácil para a Praia Brava do Camburi é a partir de Camburi. Essa é uma das trilhas em Ubatuba deliciosas de se fazer.

Ainda que algumas pessoas façam por conta própria, é recomendado contratar monitores do Parque Estadual da Serra do Mar ou agências de ecoturismo locais.

Mapa da Brava do Camburi

Mapa simplificado da Brava do Camburi, praia e arredores.

Mapa de localização da Praia Brava do Camburi em Ubatuba

Mapa de Localização da Praia Brava do Camburi em Ubatuba

Fotos da Praia Brava do Camburi

Breve seleção de fotos da Praia Brava do Camburi.

Mais Detalhes da Brava do Camburi

Em breve diversas informações e orientações da Brava do Camburi e região. Dúvidas comuns, perguntas frequentes e dicas de quem vive em Ubatuba.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em 17/11/2019 por Deyves Martins (Editor UG)

Referências Relacionadas

Ubatuba Guide - Seu Guia do Paraíso

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.