» Praias » Sul » Praia do Oeste

Praia do Oeste: pouco frequentada, com mar calmo e de fácil acesso

A Praia do Oeste não é uma dessas praias que todos querem conhecer, porém quem a visita tende a gostar daquilo que vê. Ela fica na Trilha das 7 Praias e, saindo da Lagoinha, é a primeira. Tem pequenas rochas distribuídas em sua orla e o mar é sempre muito calmo. Bom para banho e, principalmente, fugir da badalação em épocas mais movimentadas.

-23.527106, -45.187462

Fica na região sul, entre a Praia da Lagoinha e a Praia do Peres.

Para fazer e conhecer nas proximidades: É possível referir-se a ela como um atrativo, principalmente por ser uma das praias acessíveis pela Trilha das Sete Praias. Não há muito o que fazer na Praia do Oeste em si, mas ela fica muito próxima da Praia de Maranduba, onde tem toboágua no mar, feirinha de artesanato, as cachoeiras do sertão da quina e muito mais. Seguindo pela trilha das 7 praias sentido Praia da Fortaleza você pode querer conhecer a a Praia Grande do Bonete, cujo percurso é demorado, mas leve. Entre elas estão as praias do Peres e Bonete.

SIGA-NOS
   

Conheça a Ilha das Couves em Ubatuba - fotos, dicas, como ir e chegar, passeios de escuna, passeios de barco de Picinguaba, lancha da Almada, Prumirim e Félix e tudo mais para você conhecer esse paraíso

Ir página para em nosso blog com dicas de como ir e chegar na Ilha Couves contratando um passeio de escuna no Itaguá, além de passeios de lancha de Picinguaba, Almada, Prumirim e Félix

Tudo sobre a Trilha das Sete Praias em Ubatuba - Como fazer, praias da trilha, mapa, distância e dicas úteis para planejar e fazer a trilha

Sobre a Praia

Quem faz a trilha das sete praias passa obrigatoriamente pela praia do Oeste. Mas algumas pessoas a procuram pela tranquilidade e pelo visual. Contemplar o pôr do sol por ali é um privilégio.

Aqueles que a visitam são movidos por diversas razões. Seja para ter contato direto com a natureza, fazer uma caminhada leve pela mata atlântica, curtir praia sem badalação, aproveitar o mar calmo ou, simplesmente, para ficar na tranquilidade, sem perturbações comuns em praias agitadas.

Outras praias da Trilha das 7 Praias: Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserta, Prainha da Deserta e Cedro do Sul.

Praias no outro acesso da Trilha das Sete Praias: Praia da Fortaleza, Praia Brava da Fortaleza, Praia do Costa, Praia Vermelha do Sul, Praia Brava do Sul e Praia Dura.

Praias próximas mais conhecidas. Sul: Lagoinha, Sapê e Maranduba. Sentido Centro: Fortaleza, Dura, Domingas Dias e Lázaro.

Mais sobre a Praia do Oeste

A Praia do Oeste fica na região sul de Ubatuba e é acessível somente por trilha ou embarcações. É pouco frequentada por turistas, que na verdade passam por ela ao fazer a Trilha das Sete Praias.

A Trilha das 7 Praias tem início na no extremo esquerdo da Praia da Lagoinha ou no extremo direito da Praia da Fortaleza. Se você deseja conhecer a Praia do Oeste, o ponto de partida mais próximo é, sem dúvida, a Lagoinha. Trajeto totalmente plano e seguro para todas as pessoas fazerem, inclusive crianças.

O percurso leva cerca de 15 minutos. Além disso oferece uma belíssima vista das praias da Lagoinha, do Sapê, de Maranduba, do Pulso, além de ilhas e outras praias.

Ao chegar na Praia do Oeste você notará que sua pequena orla existem inúmeras rochas. O mar é calmo o ano todo e suas águas são muito limpas, comumente transparentes e cristalinas. A Praia do Oeste é boa para banho e segura para crianças e banhistas com pouca prática.

Existem muitas sombras, porém não há infraestrutura comercial e turística, assim como também não há banheiros. Se desejar visitá-la, mesmo que seja de passagem a caminho de outras praias, leve filtro solar, repelente, líquidos e alimentos.

Após ela está a Praia do Peres (Perez), onde há um estabelecimento comercial que oferece bebidas e petiscos. Ele funciona apenas em datas e períodos de maior agitação, principalmente no verão.

Da Praia do Oeste e também do Peres é possível contemplar o pôr do sol. Uma das melhores praias da região sul para isso, contudo será muito útil ter uma lanterna consigo.

No Oeste, Peres, Bonete e Grande do Bonete, as duas após o Peres, existem casas de veraneio e habitam algumas famílias caiçaras. A trilha até a Grande do Bonete é leve.

Fotos da Praia do Oeste

Breve seleção de fotos da Praia do Oeste em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

Existem três alternativas para ir até a Praia do Oeste. De barco, passeio que pode ser contratado para todas as praias da Trilha das Sete Praias. Você encontra barqueiros e agências que oferecem o passeio em diferentes locais. Nas proximidades procure na Maranduba e Fortaleza.

Por terra o acesso mais próximo e fácil é a Praia da Lagoinha. Existem algumas entradas para ela, sendo que a mais próxima do início da trilha fica na altura do KM 77 da Rio-Santos. O condomínio da Lagoinha é a referência. É possível estacionar nas proximidades da praia.

Também é possível chegar até ela a partir da Praia da Fortaleza. Nesse caso você estaria com disposição para percorrer toda a Trilha das Sete Praias. Uma trilha de nível médio e que, a passos largos, leva cerca de 3h30.

O trecho a partir da Lagoinha é praticamente todo no nível do mar. Crianças podem acompanhar sem dificuldades. Esse trajeto leva entre 15 e 25 minutos, dependendo do ritmo.

Estendendo um pouco a caminhada chega-se ir até a Praia Grande do Bonete. Percurso mais longo, mas ainda de nível fácil e com trechos pouco íngremes. Da Lagoinha até a Grande do Bonete leva entre 1h30 e 2h. Você ainda passará pelas praias do Peres e do Bonete.

Após a Grande do Bonete há uma subida e descida bem íngremes. Você chegará na Praia Deserta, Prainha da Deserta e Praia Cedro do Sul. Todas muito lindas, cercadas de mata nativa, isoladas e praticamente desertas. Mas esse é um passeio que exige preparo físico.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia do Oeste no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Oeste

Veja informações completas sobre como chegar na Praia do Oeste no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Praia do Oeste Ubatuba Mapa - Mapa da Praia do Oeste em Ubatuba

Praia do Oeste Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia do Oeste

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

15 + 13 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 21/11/2018 por Deyves Martins (Redação UG)