» Cachoeiras » Cachoeira do Crânio

Cachoeira do Crânio em Ubatuba

A Cachoeira do Crânio é antepenúltima da trilha da Cachoeira da Água Branca e, nela, você encontrará uma pequena queda d’água e um poço raso para se banhar.

Ela faz parte do circuito das cachoeiras de Ubatuba no Sertão da Quina, extremo sul de Ubatuba. Para fazer a trilha e chegar até ela é altamente recomendada a contratação de empresas especializadas. Saiba mais sobre as agências de ecoturismo em Ubatuba.

O acesso é difícil, mas perder-se é muito fácil, pois há muitas trilhas secundárias no percurso. Essa é uma das trilhas de Ubatuba classificadas como difícil, mas o passeio é recompensador.

Mata fechada, árvores centenárias, raras, inúmeras espécies de pássaros e o frescor da mata atlântica. Um autêntico oásis para os amantes do ecoturismo em Ubatuba.

Se você está na trilha rumo a Cachoeira da Água Branca, a partir da Cachoeira do Crânio o caminho começa a ficar extremamente íngreme. Tomar fôlego e deixar o refrescante banho para o retorno pode ser a melhor sugestão.

SIGA-NOS
     

Queda d'água e poço com águas translúcidas na Cachoeira do Crânio em Ubatuba

Pequena queda d'água e poço raso na Cachoeira do Crânio em Ubatuba, uma das últimas na Trilha da Cachoeira da Água Branca

Fotos da Cachoeira do Crânio

Breve seleção de fotos da Cachoeira do Crânio.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais ou Escreva-nos.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Atrativos próximos da Cachoeira do Crânio

Em meio a mata e com difícil acesso, a Cachoeira do Crânio é um atrativo por si, porém há muitos atrativos naturais na região do Sertão da Quina e Maranduba. Para quem gosta de fazer trekkings e trilhas em Ubatuba, encontrará algumas opções próximas.

Se você chegou até a Cachoeira do Crânio, provavelmente está em busca do cume: a Cachoeira da Água Branca. Entre outras da trilha, que inicia na Cachoeira da Renata, antes do Crânio, você passará pela Cachoeira do Poço Verde e pela Cachoeira do Chafariz. Entre a do Crânio e a Água Branca você ainda passará pela Cachoeira da Queda Brava.

Na Praia da Lagoinha, provavelmente você já ouviu falar, afinal é uma das trilhas de Ubatuba mais conhecidas e procuradas, a Trilha das 7 Praias.

Como o nome indica, você poderá conhecer 7 praias incríveis: Oeste, Peres, Bonete e Grande do Bonete, Prainha e Praia do Deserto e a Praia do Cedro do Sul. Contando com Lagoinha e Fortaleza, onde a trilha inicia/termina, são nove praias.

Ainda na região estão as Ruínas da Lagoinha, o Castelo Arautos do Evangelho, além de duas Ilhas de Ubatuba muito procuradas.

Com travessia fácil e rápida, a Ilha de Maranduba é boa para mergulho livre, enquanto a Ilha do Mar Virado tem excelentes pontos de mergulho em Ubatuba.

Se desejar visitar nossas ilhas, confira as opções de passeios de escuna em Ubatuba, ou ainda, nosso guia de referência de passeios de lancha em Ubatuba, ambos com opções por toda a cidade.

Ainda tem mais, muito mais. Há inúmeros outros atrativos no extremo sul de Ubatuba. Essas são apenas algumas sugestões.

Onde ficar em Maranduba e nas proximidades da Cachoeira do Crânio

Ao final de 2019 disponibilizaremos opções de hospedagens selecionadas em Maranduba e região.

Por enquanto, se desejar, faça uma pesquisa no Booking.

Como chegar na Cachoeira do Crânio

A Cachoeira do Crânio está localizada aproximadamente no meio da Trilha da Cachoeira da Água Branca.

Elas ficam no Sertão da Quina, região de Maranduba e, para chegar na Cachoeira da Renata, onde a trilha inicia, é preciso seguir por via secundária acessível pela rua lateral do posto de combustível diante da Praia de Maranduba.

Para realizar a trilha até a Cachoeira do Crânio é altamente recomendada a contração de uma agência de ecoturismo em Ubatuba.

No caminho você passará por algumas das mais belas cachoeiras de Ubatuba. Percorrendo a trilha com um grupo e boa disposição, chega-se na Cachoeira do Crânio em cerca de 1h45 de trekking.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia de Maranduba no blog Go Ubatuba.

Mapa da Cachoeira do Crânio

Mapa da Cachoeira do Crânio simplificado.

Mapa de localização da Cachoeira do Crânio em Ubatuba

Mapa de Localização da Cachoeira do Crânio em Ubatuba

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

6 + 11 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 09/09/2016 e atualizada em 28/06/2019 por Deyves Martins (Redação UG)