» Praias » Sul » Praia da Caçandoquinha

Praia da Caçandoquinha Ubatuba: águas calmas e pouco frequentada

A Praia da Caçanquinha é um lugar tranquilo e, diferente de sua vizinha, recebe um fluxo muito menor de visitantes. O mar é calmo, existem sombras e, no extremo direito, próximo a costeira, há um córrego de água doce. Apesar dos muitos borrachudos, ali é um ponto comum entre pescadores de vara e anzol.

-23.565341, -45.215488

A Praia da Caçandoquinha fica no extremo sul de Ubatuba, entre a Praia da Caçandoca e a Praia da Raposa.

Para conhecer e fazer na Praia da Caçandoquinha e região: a praia fica diante de uma Casa da Fazenda do período escravagista mas que, infelizmente, é privada e fechada ao público. Em seu quintal inicia/termina a Trilha do Saco das Bananas que, ao todo, passa por dez praias. Outra opção para quem gosta de caminhar pela mata é a Trilha das 7 Praias, que inicia na Praia da Lagoinha e termina na Praia da Fortaleza. Por perto, as opções do que fazer em Maranduba são inúmeras, desde passeios de barco, banana boat, toboágua no mar, além de movimentada vida noturna. Por ali também chega-se no Sertão da Quinta, onde estão localizadas inúmeras cachoeiras. Mas não para por aí, a região é repleta de opções para quem busca algo mais além de praia e sol.

SIGA-NOS
   

Conheça a Ilha das Couves em Ubatuba - fotos, dicas, como ir e chegar, passeios de escuna, passeios de barco de Picinguaba, lancha da Almada, Prumirim e Félix e tudo mais para você conhecer esse paraíso

Ir página para em nosso blog com dicas de como ir e chegar na Ilha Couves contratando um passeio de escuna no Itaguá, além de passeios de lancha de Picinguaba, Almada, Prumirim e Félix

Tudo sobre a Trilha das Sete Praias em Ubatuba - Como fazer, praias da trilha, mapa, distância e dicas úteis para planejar e fazer a trilha

Sobre a Praia

Pela rodovia, quem visita a Praia da Caçandoquinha inevitavelmente passa pela Praia da Fazenda da Caçandoca ou, como é simplesmente conhecida, Praia da Caçandoca. Por ser desprovida de todo e qualquer tipo de infraestrutura comercial ou turística, pode-se dizer, desprovida da intenção de ofender a bagagem histórica e cultural do local, que a Caçandoquinha é um atrativo da Caçandoca.

Durante o verão é um pequeno refúgio de sua vizinha, que é mais agitada e tem boa infraestrutura na orla. Um lugar tranquilo para conversar, curtir a relação a dois e, por ser rasa e ter mar extremamente calmo, Caçandoquinha é uma boa praia para crianças. Tanto no caminho como no local a água doce está presente e, com ela, os borrachudos. Leve repelente e, por gentileza, sacolas plásticas para recolher o lixo.

Praias próximas da Caçandoquinha. Na Trilha do Saco das Bananas: Raposa, Saco das Bananas, Simão (Brava do Frade), Lagoa, Ponta Aguda, Figueira, Mansa e Galhetas. Praias próximas sentido Centro: Caçandoca, Praia do Pulso, Praia de Maranduba, Praia do Sapê e Praia da Lagoinha.

Todas da Trilha das Sete Praias: Oeste, Peres, Praia do Bonete, Grande do Bonete, Prainha da Deserta, Deserta e Cedro do Sul.

Outras praias boas para crianças na região sul de Ubatuba: Pulso, Maranduba, Lagoinha, Praia do Lázaro, Praia Domingas Dias, Praia da Santa Rita e Praia da Enseada.

Mais sobre a Praia da Caçandoquinha

A Praia da Caçandoquinha é deserta na baixa temporada e pouco frequentada durante o verão. É uma ótima praia de Ubatuba para conhecer, porém é pequeno o número de turistas que a procuram para passar o dia, pois não há infraestrutura comercial ou turística.

No local há apenas um casarão da época que precede a abolição da escravidão no Brasil. Apesar de não ter infraestrutura comercial nem turística, na Praia da Caçandoca encontra-se quiosques hospitaleiros.

No extremo direito da praia há um pequeno córrego de água doce. O local é muito procurado por pescadores de vara e anzol e habitado por borrachudos. É o ponto de origem, ou de chegada, da Trilha do Saco das Bananas, que se estende até a Praia da Tabatinga, já em Caraguatatuba. O trajeto passa por oito praias, sem incluir a Tabatinga e a Caçandoca.

As águas são calmas e convidam para um banho de mar. Crianças e pessoas de todas as idades podem banhar-se em suas águas com segurança.

Algo marcante na Praia da Caçandoquinha é o visual que se tem da costa sul. Dali tem-se uma boa vista da Praia da Lagoinha, do Bonete e Grande Bonete. Também avista-se uma parte da Ilha do Mar Virado e, distante, a Ilha Anchieta. Levar um binóculo ou equipamento com zoom potente para admirar a vista é bom passatempo.

O acesso é fácil e tem início no extremo direito da Praia da Caçandoca. Atravessando o raso e pequeno trecho de rio sobe-se por uma grande rocha com auxílio de uma corda que fica sempre disponível. Depois é uma caminhada leve de 5 minutos.

Ela está distante 35 km do centro de Ubatuba e 29,2 km de Caraguá.

Fotos da Praia da Caçandoquinha

Breve seleção de fotos da Praia da Caçandoquinha

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

A única rede social que alimentamos com frequência é o Instagram. Nos esforçamos para alimentar o Grupo Facebook e, frequentemente, publicamos vídeos em nosso Canal no YouTube. Se desejar utilizar nossas fotografias, por gentileza escreva-nos. Licenças CC-BY-NC 4.0, liberamos com prazer após análise.

Como ir até a Praia da Caçandoquinha

A Praia da Caçandoquinha fica no extremo sul de Ubatuba e o acesso é por trilha muito fácil e leve a partir do extremo direito da Praia da Praia da Caçandoca.

A Caçandoca é acessível por uma via secundária de terra, cuja entrada fica na altura do KM 82. Saindo de Caraguá para Ubatuba, ele fica um pouco antes da Praia de Maranduba, diante de um pequeno condomínio.

Essa via tem grandes pedras e buracos. A distância entre a rodovia e a Praia da Caçandoca é de aproximadamente 4,5 km, passa pelo Castelo Arautos do Evangelho e portaria do Condomínio do Pulso. No caminho o Mirante da Maranduba oferece vista panorâmica da Praia de Maranduba, Praia do Sapê, Praia da Lagoinha, além da Ilha do Pontal e as primeiras praias da Trilha das Sete Praias.

Só é possível seguir com o veículo até a Caçandoca. Encontra-se facilmente vagas para estacionar. Uma vez na Caçandoca, caminhe até o extremo direito da praia, onde há um rio.

Atravessando-o, suba a formação rochosa com o auxílio da corda que sempre fica disponível. A trilha da Caçandoca para a Praia da Caçandoquinha é facílima e em menos de cinco minutos chega-se até ela.

Dúvidas? Escreva-nos!

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na praia da Caçandoquinha no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia da Caçandoquinha

Veja informações completas sobre como chegar na Praia da Caçandoquinha no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Mapa da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba - Como ir até a Praia da Caçandoquinha em Ubatuba

Mapa da Praia da Caçandoquinha Ubatuba – Como chegar na Praia da Caçandoquinha em Ubatuba

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

15 + 7 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 21/11/2018 por Deyves Martins (Redação UG)