» Praias » Sul » Praia do Perequê-Mirim

Praia do Perequê-Mirim Ubatuba: belo visual e trilha para praia da Santa Rita

A Praia do Perequê-Mirim tem mar muito calmo e, além das marinas, não há boa infraestrutura comercial na orla. No bairro e redondezas há muitos e variados comércios. No extremo esquerdo inicia a trilha para a Praia da Santa Rita e, nesse lado, também chega-se na Enseada.

-23.489126, -45.104099

Fica na região sul, entre a Praia da Enseada e a Praia do Lamberto.

Para fazer e conhecer nas proximidades: Além da trilha da Santa Rita e de ir caminhando até a Praia da Enseada, há o que fazer no Perequê-Mirim e região. A propósito, está em uma localização onde muitos comércios funcionam no período da noite. Fica próxima também do Saco da Ribeira, ponto de origem para a Trilha das Sete Fontes, onde você conhece a Praia da Ribeira e a Praia do Flamengo pelo caminho. Na Praia da Sununga fica a Gruta que Chora e, além disso, fica próxima da Praia Grande (6,5 km), do Itaguá (9) e Centro (11 km), onde estão grande parte dos atrativos e opções de lazer e entretenimento da cidade.

Siga:      

Sobre a Praia

Apesar do ambiente familiar e do mar ser muito calmo, não são todos os pais que optam pela Praia do Perequê-Mirim para que seus filhos brinquem na água. Entretanto é um ótimo lugar para remar de SUP ou caiaque.

Por conta das marinas na orla, o trânsito de embarcações é constante. O acesso para veículos é difícil, as vagas são poucas e, muitas vezes, faz-se necessário pagar estacionamentos privados.

Praias próximas mais conhecidas. Sul: Lamberto, Sununga e Lázaro. Sentido Centro: Santa Rita, Enseada, Toninhas e Praia Grande.

Outras praias boas para famílias. Sul: Lázaro, Domingas Dias, Sete Fontes e Lagoinha. Centro: Tenório e Perequê-Açú. Norte: Alto, Ubatumirim e Estaleiro do Padre.

Informações rápidas

Boa para quem prefere areia ao invés do mar
Fica na Região Sul
Está 11 km de distância (aproximadamente) do Centro de Ubatuba
Acesso por via secundária na altura do KM 62,5 (aprox.)
Frequentada basicamente por famílias
Boa para crianças
Mar tranquilo para nadar
Boa para remar de SUP e caiaque
Chega-se facilmente de bicicleta pela rodovia ou Enseada
Muitas opções de restaurantes na região
Muitas opções de pousadas e casas para locação na região
Está em uma região com comércios variados
Estacionamentos privados próximos da orla
Parada de ônibus a algumas dezenas de metros da praia
-23.489126, -45.104099

+Sobre a Praia do Perequê-Mirim

A Praia do Perequê-Mirim fica na região sul de Ubatuba, entre o Saco da Ribeira e a Praia da Enseada. É muito procurada por famílias e por quem busca tranquilidade, apesar disso é pouco frequentada, mesmo durante o verão.

Com cerca de 450 metros de extensão e uma boa faixa de areia, a Praia do Perequê-Mirim é ideal para crianças brincarem e se divertirem. Em alguns períodos suas águas são classificadas como impróprias para banho. A grande frequência de embarcações e as marinas existentes no local influenciam diretamente para isso.

O mar é calmo e as águas são geralmente um pouco turvas. É um bom lugar para remar de Stand Up Paddle ou caiaque. No lado direito há um pequeno córrego de água doce e, pelo lado esquerdo, é possível chegar na Praia da Enseada, percorrendo apenas uma rua.

Apesar de haver muitos comércios nas proximidades, na orla Praia do Perequê-Mirim não há boa infraestrutura comercial. Por ali encontra-se muitas casas pé na areia, além das marinas.

Só é possível chegar até ela por três ruas, sendo uma delas que conecta-a ao bairro da Enseada. Apesar da proximidade com a rodovia Rio-Santos, as ruas são estreitas e o espaço para estacionar é bem restrito.

Pelo extremo esquerdo é possível chegar, por trilha, até a Praia da Santa. Um trecho muito bonito, com ótimos pontos para fotografias e que pode ser feito por qualquer pessoa. Essa trilha contorna a costeira e, do Perequê-Mirim até a Santa Rita são cerca de 15 minutos de caminhada por um caminho plano.

No outro extremo do horizonte, diante dela, é possível avistar a Praia da Dionísia e a Praia da Ribeira. Nas proximidades, sentido sul (Caraguatatuba), está a Praia do Lamberto que, apesar de pequena, é uma outra praia frequentada por famílias e crianças.

Fotos da Praia do Perequê-Mirim

Breve seleção de fotos da Praia do Perequê-Mirim em Ubatuba. Abaixo das imagens ou na seção referências você encontra links.

Deseja utilizar essas imagens para fins jornalísticos ou acadêmicos? Saiba mais.Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International. Você pode solicitar quaisquer imagens para tais fins, desde que siga as orientações descritas na página de Direitos Autorais. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto. Podemos fornecê-las sem logo ou em outros formatos e resoluções.

Veja mais fotos

Publicamos frequentemente fotografias das praias e atrativos de Ubatuba no Instagram. Com menos frequência no Facebook e, além disso, nosso fotógrafo publica no Google+. Já no Flickr você encontra grande parte de nosso acervo. O Flickr serve como referência para jornalistas, webwritters, blogueiros e outros que têm interesse em utilizar nossas fotografias. Talvez você queira seguir nosso Canal no YouTube.

Dicas de Ubatuba

Atualizações e Dicas de Ubatuba em seu e-mail: Cadastre-se

Siga-nos

O que fazer e conhecer na Praia do Perequê-Mirim

Fazer a Trilha para a Praia da Santa Rita é uma boa opção do que fazer na Praia do Perequê-Mirim.

Como ir até a Praia do Perequê-Mirim

Além de ir pelo mar, que é muito comum e cuja geolocalização é -23.489126, -45.104099, existem três outras formas de ir até a Praia do Perequê-Mirim.

Pela Rio-Santos, ela é acessível através da Rua Natanael Aquino. Uma via secundária de terra cujo acesso está na altura do KM 62,5.

Também é possível chegar até a Praia do Perequê-Mirim cortando por dentro do bairro da Enseada. A Rua Amendoeira, que também é uma via de terra, liga essas duas praias. O acesso está no extremo direito da Praia da Enseada.

Muitas pessoas gostam de ir até a Praia do Perequê-Mirim por trilha. Ela inicia no extremo direito da Praia da Santa Rita, é rápida e fácil de se fazer. Por ser bem plana, pouco acima do nível do mar, pode ser feita por praticamente qualquer pessoa. Da trilha tem-se uma vista diferenciada e privilegiada não apenas das duas praias, mas também de outras.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Praia do Perequê-Mirim no blog Go Ubatuba.

Mapa da Praia do Perequê-Mirim

Veja informações completas sobre como chegar na Praia do Perequê-Mirim no site Go Ubatuba. Será aberta uma nova aba/janela.

Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como ir, mais acima.

Praia do Perequê-Mirim Ubatuba Mapa - Mapa da Praia do Perequê-Mirim em Ubatuba

Praia do Perequê-Mirim Ubatuba Mapa – Como chegar na Praia do Perequê-Mirim

Referências Externas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

11 + 15 =

Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Valorizamos o design limpo, com liberdade para navegar sem ter que desviar de uma enxurrada de anúncios monetizados para chegar ao conteúdo.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 18/10/2018 por Deyves Martins (Redação UG)