» Praias » Centro » Prainha do Cais

Prainha do Cais

A Prainha do Cais está localizada no antigo Porto de Ubatuba, também conhecido como Caisão de Ubatuba.

Nossa avaliação: 3.5

Breve Descrição

A Prainha do Cais está localizada no final da Estrada do Porto, no lado extremo direito da Praia do Itaguá. A principal saída da Rod. Rio-Santos que dá acesso a praia está localizada na altura do KM 53 e, a partir dali, o trajeto é feito por vias urbanas asfaltadas.

Existem outras duas (talvez até mais) pequenas praias ao longo do trajeto de acesso pela Estrada do Porto. Enfatizaremos apenas uma delas por hora. Após realizarmos mais registros fotográficos, apresentaremos as outras duas, ok?

Apesar da baía do Itaguá ser imprópria ao longo de todo o ano e, consequentemente, não ser recomendado tomar banho de mar no local, os principais frequentadores, que são moradores, ignoram o fato para saltar no mar a partir do píer.

Apesar disso, a estrada do Porto (única via de acesso terrestre) é excelente para você caminhar, correr ou pedalar. Tranquilo, reservado e com uma belíssima vista de toda a baía do centro de Ubatuba.

As praias mais próximas são: Praia do Cruzeiro, Praia do Itaguá e Praia do Tenório.

Role a página para ler informações detalhadas ou clique aqui.

Região Central
7,2 km do Trevo Municipal
KM 53 (aprox.)
Acesso Secundário (asfalto)
Boa para ir de Standup (SUP)
Boa para praticar caminhada ou corrida
Boa para ir pedalando
Estacionamento na orla
23°25’15.9″S 45°03’43.1″W

Galeria de Fotos

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em - para contrair.

Público Frequentador

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

Por conta do Caisão do Porto, a Prainha do Cais sempre recebeu um público bem diversificado. Em sua maioria são jovens, principalmente moradores da cidade, além de pais seus com filhos e praticantes de pesca frequentam o local. Tempos atrás era muito comum ver alguém fisgar um peixe espada e muitas pessoas iam ate lá somente para comprar os peixes ainda frescos.

Após a Interdição do Caisão, infelizmente a frequência diminuiu e deixou de ser um atrativo turístico. Esse ato do Instituto de Pesca e do Governo do Estado, responsáveis pela manutenção do local, gerou uma grande polêmica entre moradores e forçou o poder público municipal a tomar uma ação.

Após o acesso da estrada ser liberado, o píer permaneceu interditado, sob risco de desmoronar. Com relativa frequência a Guarda Municipal faz rondas no local e advertem os que ali estão.

O pessoal da pesca diminuiu drasticamente no píer mas, mesmo diante da interdição, ainda é comum a presença de jovens e adolescentes, que divertem-se saltando na água. Provavelmente você encontrará alguns pescadores no trajeto ou nas proximidades, assim como praticantes de Standup (SUP) que, constantemente, passam por ali remando.

Além deles, na Estrada do Porto onde você pode ver frequentemente pessoas de todas as idades caminhando, correndo ou pedalando. Principalmente no período da manhã e nos finais de tarde.

Por fim, a Prainha do Cais não é o Caisão em si e é possível visitá-la sem problemas. Como é uma prainha pequena, com muitas pedras e pequena faixa de areia, o público que a procura são basicamente adolescentes e jovens.

Infraestrutura Comercial

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

Orla

A Prainha do Cais, tampouco as outras pequeninas praias (que não possuem nomes usuais utilizados por moradores) existentes ao longo do trajeto, possuem uma orla propriamente dita. Chega a ser relativamente difícil chegar na faixa de areia, pois é necessário descer por entre as rochas ou, no caso das outras prainhas, por curtas trilhas. Com isso, não há nenhum tipo de estabelecimento comercial aberto ao público no local ou arredores.

Ao longo da estrada você encontra uma fábrica de gelo e o núcleo de pesquisa e desenvolvimento do litoral norte (ou simplesmente Instituto de Pesca). Não sabemos precisar, porém talvez a fábrica atenda no varejo.

Se você pretende visitar a praia e aproveitar tranquilamente o tempo, leve alimentos e líquidos consigo.

Nas proximidades

A Estrada do Porto é a continuação da Av. Leovigildo Dias Vieira, a avenida da orla da Praia do Itaguá. Logo no início existe um grande camping e marinas, mas além disso, você encontrará alguns dos principais restaurantes da cidade, assim como hospedarias e lojas.

Na Rua Capitão Felipe e proximidades existem mercados e adegas/depósitos de bebidas, além de restaurantes, padarias, lojas, postos de combustível, entre outros estabelecimentos comerciais.

Caso tenha deixado para a última hora para comprar alimentos ou bebidas, nessas duas vias você poderá adquirir tudo aquilo que precisar para passar o tempo desejado na praia ou, até mesmo, ao retornar dela.

Se você estiver planejando ir até lá para praticar pesca, os principais comércios desse segmento estão localizados na região central, nas proximidades do mercado municipal de peixes.

Atrativos Próximos

O que há para se fazer no local ou nas proximidades?

Com privilegiada localização, a Prainha do Cais está próxima de praias muito frequentadas. Por exemplo, Praia do Itaguá (2,4 km), Praia do Cruzeiro (4,5 km), Praia do Tenório (2,5 km) e Praia Grande (3,5 km).

Nesses bairros estão concentrados alguns dos principais atrativos de Ubatuba.

No Itaguá você encontrará o Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar, o Porto Marítimo e excelentes estabelecimentos comerciais de diversos segmentos. Além disso, você encontrará praças e um parque recreativo infantil, assim como pode aproveitar a ciclovia, que cruza toda a orla e segue até o Perequê-Açú.

Um dos locais muito visitado é o Shopping Porto Itaguá, assim como outros centros comerciais, onde encontrará lojas de diversos segmentos. Durante a noite você encontrará ótimas opções de bares e casas noturnas.

O Centro (Praia do Cruzeiro ou Iperoig) também oferece ampla estrutura turística e comercial. Destaque para a Rua Guarani, a pista pública de skate, a praça de eventos (que raramente tem eventos agendados), parque de diversões e parques recreativos públicos, feirinha de artesanato, Sobradão do Porto, Casa do Artesão, entre outros tantos.

Entre os bairros do Itaguá e do Tenório existe o Acaraú, onde você encontrará muitas lojas, um campo de futebol, mas não atrativos propriamente ditos.

Na Praia Grande um dos principais atrativos para turistas são os centros comerciais, ao lado direito e logo no início da praia para quem segue no sentido sul. Ali você encontra muitas opções para alimentar-se, comprar lembranças, além de alugar triciclos e realizar outras várias atividades.

Outras Informações

Informações que podem ser úteis

  • Durante a noite existe pouquíssimo movimento na estrada de acesso. A prainha é totalmente isolada, então talvez seja um tanto arriscado ir até o local sozinho(a).
  • No trecho entre a Av. Leovigildo Dias Vieira e a rotatória da Rua Capitão Felipe, você encontrará bancos. Uma boa sugestão é se sentar para descansar ou simplesmente contemplar a bela vista da baía do Itaguá.
  • Na orla da Praia do Itaguá você encontrará muitas empresas que comercializam passeios de escuna para as principais ilhas da cidade. Especialmente durante a temporada de verão.
  • Se você aprecia a prática de pesca, certamente não terá dificuldades em encontrar um local tranquilo durante toda a estrada do porto. Algumas das principais lojas de pesca você encontrará nos arredores do mercado municipal de peixes, na região central.
Distâncias de Outros Locais por Terra

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 4,5 km

Região Sul

  • Praia Grande: 4 km
  • Praia da Enseada: 8,5 km
  • Praia do Lázaro: 14 km
  • Praia Dura: 18 km
  • Praia de Maranduba: 26 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 14 km
  • Praia de Itamambuca: 20,5 km
  • Praia do Félix: 23,5 km
  • Praia do Ubatumirim: 38 km
  • Praia da Fazenda: 44 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 80 km
  • Angra dos Reis (RJ): 173 km
  • Caraguatatuba: 53,5 km
  • São Sebastião: 76,5 km
  • Santos: 237 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 230 km
  • Rio de Janeiro: 325 km
  • Belo Horizonte: 630 km
  • Curitiba: 640 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias de Outros Locais pelo Mar

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Central

  • Praia do Cruzeiro ou Iperoig: 3 km

Região Sul

  • Praia Grande: 10 km
  • Praia da Enseada: 24 km
  • Praia do Lázaro: 28 km
  • Praia Dura: 30 km
  • Praia de Maranduba: 34 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 4 km
  • Praia de Itamambuca: 8 km
  • Praia do Félix: 12 km
  • Praia do Ubatumirim: 20 km
  • Praia da Fazenda: 22,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 105 km
  • Angra dos Reis (RJ): 102 km
  • Caraguatatuba: 50 km
  • Ilhabela: 47,5 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Todos os comentários de Usuários

Avalie você também! Avance até a seção Avalie a Praia ou clique aqui.

Últimos Comentários

Prainha do Cais – Caisão de Ubatuba – Mapa e Localização

Clique na imagem para ver opções de Rotas no Google Maps

Como Chegar: Rota a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

Rota a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

Como Chegar na Prainha do Cais – Caisão de Ubatuba

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

Carro ou Moto

A praia é acessível por vias secundárias asfaltadas e, muito comumente, por praticantes de Standup (SUP). Os acessos mais comuns por terra são através do bairro do Itaguá. Seguindo pela orla ou pela Rod. Rio-Santos, na altura do KM 53, no final do trecho da BR-101.


Rota 1: Pela Região Central, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela R. Prof. Thomaz Galhardo até a penúltima rua antes de chegar na orla da Praia do Cruzeiro/Iperoig, a Rua Salvador Correa.
  2. Vire para a direita e entre na Rua Salvador Correa.
  3. Siga reto até o final. Você irá sair na lateral do Aeroporto Estadual Gastão Madeira.
  4. Vire a esquerda na Rua Liberdade. Você avistará a Praia do Cruzeiro e o início da Praia do Itaguá.
  5. Vire para a direita na Rua Guaicurus e siga por ela.
  6. Após passar uma pequena ponte, vire para a sua esquerda na Av. Prof. Chicó Santos.
  7. Vire para a direita na Av. Leovigildo Dias Vieira.
  8. Siga reto por toda a orla da Praia do Itaguá e mantenha-se no mesmo sentido quando avistar a primeira rotatória.
  9. No final da praia do Itaguá, a Av. Leovigildo Dias Vieira muda de nome após uma pequena ponte. Mantenha-se a sua esquerda. A avenida passa a chamar-se Estrada do Porto.
  10. Siga por toda a extensão da Estrada do Porto e você passará por duas pequenas praias até chegar na Prainha do Cais.

Rota 2: Vindo da Praia Grande, por dentro do Bairro do Itaguá

  1. Para quem vem da Região Sul, sentido bairro.
  2. Na primeira rotatória após a Praia Grande, vire para a sua direita. Você entrará na Rua Capitão Felipe.
  3. Siga reto até chegar na orla da Praia do Itaguá.
  4. Vire para a sua direita na Av. Leovigildo Dias Vieira.
  5. Siga pela Av. Levigildo até o final. Você passará uma pequena ponte. Ela é a divisa entre a Leovigildo e a Estrada do Porto.
  6. Mantenha-se a sua esquerda.
  7. Siga reto por toda a extensão da Estrada do Porto. Você passará por duas pequenas praias antes de chegar na Prainha do Porto.

Rota 3: A partir da Praia do Perequê-Açú, passando pelo Centro e Itaguá

  1. Chegue até a Rua Padre Manoel da Nóbrega e siga reto, sentido centro, até o Posto Ipiranga (Posto do Jija).
  2. Vire para a direita na Av. São Paulo e siga até o final.
  3. Vire para a esquerda na Av. Minas Gerais.
  4. Vire para a direita na Rua Félix Guisard, siga adiante e atravesse a ponte.
  5. Passe uma pequena rua logo após a ponte, que dá acesso ao Sobradão do Porto e entre na próxima a direita, na Rua Dr. Esteves da Silva.
  6. Vire na primeira a esquerda: R. Dr. Félix Guisard Filho.
  7. Siga reto até o final dessa rua. Ela mudará de nome após a Praça da Igreja Matriz (Exaltação da Santa Cruz), permaneça nela.
  8. Você irá sair na lateral do Aeroporto Estadual Gastão Madeira. Vire a esquerda na Rua Liberdade.
  9. Vire para a direita na Rua Guaicurus e siga por ela.
  10. Após passar uma pequena ponte, vire para a sua esquerda na Av. Prof. Chicó Santos.
  11. Vire para a direita na Av. Leovigildo Dias Vieira.
  12. Siga reto por toda a orla da Praia do Itaguá e mantenha-se no mesmo sentido quando avistar a primeira rotatória.
  13. No final da praia do Itaguá, a Av. Leovigildo Dias Vieira muda de nome após uma pequena ponte. Mantenha-se a sua esquerda. A avenida passa a chamar-se Estrada do Porto.
  14. Siga por toda a extensão da Estrada do Porto e você passará por duas pequenas praias até chegar na Prainha do Cais.

De bicicleta

Se você gosta de pedalar, saiba que existe uma ciclovia em boas condições que se estende desde o final da Praia do Perequê-Açú, passa pela Praia do Cruzeiro (Iperoig) e segue até o final da Praia do Itaguá.

Esse é um passeio muito agradável. Somente durante um pequeno trecho, por cerca de 500 metros, antes/após a ponte que liga o Centro ao Bairro do Perequê-Açú (e vice-versa), não será possível ter a companhia do mar. Ao longo de todo o restante do percurso você terá uma agradável vista.

O trecho de ciclovia possui uma extensão de aproximadamente 6 km. A ciclovia acaba no final da Praia do Itaguá e, a partir dali, você entrará na Estrada do Porto. Tenha atenção, alguns veículos abusam da velocidade nesse trecho e é uma estrada um tanto quanto estreita.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas a partir do Terminal Rodoviário Urbano (VerdeBus).

Existem pontos de ônibus (paradas) relativamente próximos. Você deverá desembarcar no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na Rod. Rio-Santos, aproximadamente no KM 53 ou informar-se sobre as linhas que passam pela orla da Praia do Itaguá e desembarcar no ponto mais próximo da rotatória entre a Rua Capitão Felipe e Leovigildo Dias Vieira.


Caso o desembarque seja próximo da rotatória na rodovia, você deverá seguir pela Rua Capitão Felipe e, ao chegar na Av. Leovigildo Dias Vieira, vire para a sua direita.

Você passará algumas residências, marinas e um camping. Ao avistar uma ponte, continue pela sua esquerda. Ali é a Estrada do Porto, basta seguir por ela até o final.

O percurso tem um total aproximado de 2,7 Km e pode ser feito caminhando em aproximadamente 30 minutos.


Se desembarcar nas proximidades da rotatória da Capitão Felipe e Leovigildo Dias vieira, você economiza 700 metros de caminhada e, entre 5 e 10 minutos de caminhada.


Você também poderá seguir a pé do Terminal de Ônibus Urbano, mas a caminhada será bem mais longa. Caso goste de caminhar, certamente desfrutará de um belo visual das orlas da praia do Cruzeiro (Iperoig) e praia do Itaguá.

O trajeto de ida total da rodoviária urbana até a Prainha do Cais tem cerca de 5 km no total.


Clique aqui e obtenha informações sobre os Terminais Rodoviários de Ubatuba. Veja a aba VerdeBus – Urbano.

Embarcações – Geolocalização

23°25’15.9″S 45°03’43.1″W


Standup – SUP

Sair da Prainha do Cais ou chegar até o local é muito fácil e existem inúmeras opções. Grande parte delas são praias onde se pode estacionar o veículo próximo da faixa de areia, não possuem muitas ondas e excelentes a prática de standup.


Distâncias Marítimas

  • Praia do Itaguá: 1,7 KM
  • Prainha do Cruzeiro: 3 KM
  • Praia do Matarazzo: 3 KM
  • Praia do Perequê-Açú: 3,75 KM
  • Praia da Barra Seca: 3,85 KM
  • Praia Saco da Mãe Maria: 3,3 KM
  • Praia Vermelha do Norte: 4 KM
  • Praia do Alto: 4,8 KM
  • Praia do Cedro (Cedrinho): 2,7 KM

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

v

Avalie a Praia

Compartilhe a experiência vivida por você e ajude outras pessoas a descobrirem Ubatuba.

Nome
E-mail
Avaliação
Comentário
L

Informações para Você

Selecionamos alguns links que acreditamos serem úteis para auxiliar você no planejamento de sua viagem ou visita. Caso tenha sugestões, por gentileza escreva e deixe-nos saber.

Por Redação Ubatuba Guide: Seu guia do paraíso

O Ubatuba Guide é um guia digital totalmente orientado aos usuários. Nosso foco é fornecer informações valiosas e úteis aos turistas, ao mesmo tempo, fornecemos conteúdos para auxiliar empreendedores locais a expandirem seus negócios e melhorarem a comunicação com seus respectivos clientes através da internet.

Somos uma ponte estratégica entre aqueles que buscam informações sobre o município e prestadores de serviços turísticos.

Essa página foi redigida, editada e revisada por membros de nossa equipe. Contudo somos humanos e erramos com frequência! Apesar de nos considerarmos detalhistas, talvez você encontre um ou muitos erros. Por gentileza nos comunique para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 21/04/2017

Você em contato com a equipe Ubatuba Guide

Sentiu falta de alguma informação ou gostaria de dialogar sobre qualquer assunto?

Diga-nos como podemos lhe ser úteis. Nos esforçamos para responder o mais rápido possível (até 72h) todos os e-mails.

11 + 14 =

Pin It on Pinterest

Share This