Prainha e Cais do Porto de Ubatuba: lugar para conhecer e tirar fotos

A Prainha do Cais e o Cais do Porto de Ubatuba ficam no mesmo local, sendo que a prainha fica ao lado do Cais.

Atualmente está interditado sob risco de desabamento, porém as pessoas continuando indo até lá para fazer fotos, pescar ou simplesmente para passear e conhecer. A vista da baía central de Ubatuba é panorâmica.

A Prainha e o Cais do Porto de Ubatuba ficam na região central, entre a Praia do Itaguá e a Praia do Cedro.

O Cais do Porto ou Caisão era um local procurado para mergulhar no mar e, consequentemente, uns nadavam até a Prainha do Cais e, outros, subiam as escadas do cais.

Hoje não é permitido, pois esse atrativo turístico de Ubatuba está interditado. A Estrada do Porto, que dá acesso a prainha e ao cais, é um bom lugar para caminhar, correr, pedalar e até mesmo andar de long ou skate.

Ao longo do caminho existem alguns pontos procurados para pesca e, por lá, a melhor opção é contemplar a panorâmica vista da baía central de Ubatuba.

Bom lugar para conhecer e fazer uns registros fotográficos. Mas não se preocupe, há muitos atrativos ali por perto.

Rochas pequenas distribuídas na orla da Prainha do Cais, onde fica o Caisão de Ubatuba

Pequenina e repleta de rochas, a orla da Prainha do Cais é pouco utilizada e as pessoas visitam o local pelo visual e pelo Caisão de Ubatuba (interditado)

SIGA-NOS
     

Vídeos sobre o que fazer na região central

Nessa série revelamos quinze opções de passeios e do que fazer nas proximidades Praia do Matarazzo (centro de Ubatuba).

Mercado de Peixes ou Mercado de Pescados de Ubatuba - EP#01 - O que fazer no Centro de Ubatuba
 

O que fazer por perto do Caisão de Ubatuba e prainha

Como a Prainha do Cais e o Cais do Porto de Ubatuba estão localizados no extremo direito da Praia do Itaguá e, por serem atrativos em si, não oferecem infraestrutura turística, listamos opções do que fazer na Praia do Itaguá.

Algumas operadores que oferecem passeios de escuna em Ubatuba embarcam nas proximidades do Caisão, numa prainha que alguns chamam de Praia do Porto.

Na orla da Praia do Itaguá são oferecidos passeios de escuna para diversas ilhas de Ubatuba. O principal destino é a Ilha Anchieta, mas você também encontrará opções de passeios para a belíssima Ilha das Couves

  • Projeto Tamar de Ubatuba: um dos pontos turísticos indispensáveis no roteiro, especialmente para a criançada. É possível ver e conhecer sobre as espécies de tartarugas marinhas da região. No período da tarde a criançada se deleita ao alimentar as queridas cascudas. A entrada é paga.
  • Aquário de Ubatuba: Outro ponto turístico para incluir no roteiro e, por ser todo coberto, é uma boa opção do que fazer em Ubatuba com crianças em dias de chuva. Pinguins, tubarões, jacarés e uma ampla diversidade de seres do mar podem ser conhecidos. O destaque fica para o tanque de toque, onde todos podem ter contato físico com algumas espécies. Entrada paga.
  • Praça da Baleia: Exposição natural da ossada de uma baleia, da espécie Jubarte, que encalhou na Praia Grande em meados de 2000.
  • Passeios de Escuna: Em toda a extensão da Av. Leovigildo Dias Vieira, na orla da Praia do Itaguá, você pode contratar passeios para a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e outros locais diretamente com agências de turismo.
  • Terminal Marítimo Comodoro Guimarães: Também conhecido como Porto de Ubatuba, aberto ao público durante o dia, com acesso gratuito. É um bom para fotografar e, vez por outra, tartarugas aparecem por lá.

Alguns atrativos no centro de Ubatuba

Onde ficar no Itaguá em Ubatuba

Na Prainha do Cais não há hospedagens, entretanto ela é acessível por um bairro onde há diversas opções. Confira as opções de hospedagens, hotéis e pousadas na Praia do Itaguá, entre outras hospedagens.

Hospedagens, hotéis e pousadas em Ubatuba

Todas as opções de hospedagens, hotéis e pousadas em Ubatuba

Como ir até a Prainha do Cais

A Prainha do Cais, assim como o Cais do Porto de Ubatuba, tem privilegiada localização e são acessíveis por vias asfaltadas a partir do extremo direito da Praia do Itaguá.

O acesso mais próximo pela Rio-Santos fica na altura do KM 53. Essa saída dá acesso a Rua Capitão Felipe e, ao final dela, há uma rotatória diante da Praia do Itaguá.

Nesse ponto basta virar para a direita e seguir até uma ponte. Ali vire para a esquerda e siga até o final.

Se você deseja ir até o Cais do Porto pelo centro, informe-se e chegue até o Aeroporto. Contornando-o pela marginal da Praia do Cruzeiro (Rua Guarni), você sairá na Rua Guaicurus. Siga até o final, atravesse a ponte e vire para a esquerda, depois para a direita.

Essa é a Av. Leovigildo Dias Vieira, a principal da orla do Itaguá. Basta segui-la até o final e, novamente haverá uma ponte. Após atravessá-la vire para a esquerda e siga até o final.

Para mais informações, mapa interativo do Google Maps e linhas de ônibus em tempo real, por gentileza acesse como chegar na Prainha do Cais no blog Go Ubatuba.

Mapa da Prainha do Cais

Mapa da Prainha do Cais simplificado.

Mapa de localização da Prainha do Caisão de Ubatuba

Mapa de Localização da Prainha do Caisão de Ubatuba

Fotos da Prainha do Cais

Essa é uma breve seleção de fotos da Prainha do Caisão de Ubatuba em Ubatuba.

Mais Detalhes do Caisão

Em breve diversas informações e orientações do Cais do Porto, da prainha e região. Dúvidas comuns, perguntas frequentes e dicas de quem vive em Ubatuba.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 17/11/2019 por Deyves Martins (Editor UG)

Referências Relacionadas

Ubatuba Guide - Seu Guia do Paraíso

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.