» Praias » Centro » Praia do Matarazzo

Praia do Matarazzo: a beleza do pôr do sol

A Praia do Matarazzo está localizada literalmente no centro de Ubatuba. De fácil acesso, é utilizada pelos moradores do condomínio que fica nas margens e por alguns poucos em busca de um belo visual, porém pouco procurada por turistas ou banhistas.

A Praia do Matarazzo é de fácil acesso, ótima para pescar, porém pouco frequentada por banhistas.

Avaliação: 4

Apresentação Resumida

Localizada na região central da cidade, você pode chegar com facilidade até a Praia do Matarazzo (prainha) a partir do Centro ou do bairro do Perequê-Açú. O único acesso terrestre é por uma pequena rua logo após atravessar a Ponte Félix Guisard, que liga o Centro ao Perequê.

Também é possível ir caminhando ou de bicicleta e, ao longo de toda a orla da Praia do Itaguá e do Cruzeiro (Iperoig), além do Farol do Cruzeiro, será possível avistá-la.

Marcante na história de Ubatuba, a Praia do Matarazzo carrega tal nome pois, no local, Ciccillo Matarazzo (Leia mais sobre ele na Wikipedia) residiu na metade do século XX. Entre 1964 e 1969 Ciccillo foi prefeito de Ubatuba e, a mansão onde residiu, atualmente é uma das casas noturnas mais tradicionais e badaladas do município.

Apesar de charmosa e aconchegante, é pouco frequentada, especialmente por banhistas. Entretanto é um local gostoso para passear, fazer fotos e, também, muito procurado por quem aprecia a pesca de linha e anzol.

As praias mais próximas são: Cruzeiro (Iperoig), Perequê-Açú e Itaguá.

Role a página para ler informações detalhadas ou clique aqui.

Região Central
2,7 km do Trevo Municipal
Acesso Secundário (asfalto)
Boa para SUP
Boa para ir Pedalando
Estacionamento na orla
Parada de Ônibus Próxima
23°25’52.2″S 45°03’56.0″W

Fotos da Praia do Matarazzo

Dicas: 1. Compartilhe somente as fotos que gostou (é só clicar no ícone da rede social). 2. Clique no 'X' (toggle fullsize) para ativar a tela cheia. 3. O play ativa a apresentação automática.

Você deseja utilizar essas imagens em trabalhos acadêmicos, artigos ou matérias? Elas estão licenciadas sob a licença CC-BY NC 4.0 International, ou seja, você pode utilizá-las desde que siga as orientações descritas nas páginas de Direitos Autorais e Termos de Uso. Se preferir, entre em contato para mais informações e saiba que sentiremos imenso prazer em contribuir com seu projeto, aliás, podemos fornecê-las sem logo, em outros formatos e resoluções. Saiba mais.

Veja mais fotos da praia

Deseja utilizar essas fotografias em trabalhos acadêmicos ou artigos? Saiba como.

Veja mais fotos da praia

Receba Gratuitamente

Informações e Boletins Turísticos Completos sobre Ubatuba.

GRÁTIS SEGURO LIVRE DE SPAM

r

Informações detalhadas da praia

Clique no sinal de + para expandir o texto ou em - para contrair.

Público Frequentador

Quais pessoas você geralmente encontra por aqui?

Normalmente a praia recebe alguns poucos visitantes, muitas vezes dos proprietários de imóveis do condomínio que existe no local. Banhos de mar são incomuns, tanto para turistas como para moradores.

Apesar das águas calmas e tranquilas, que seriam ótimas para banhistas inexperientes, a praia compartilha das águas da baía central de Ubatuba. A Praia do Itaguá é classificada durante a maior parte do ano como imprópria para banho e, talvez por essa razão, as pessoas sintam-se inseguras para entrar no mar. Além disso, a praia é rota de embarcações que partem ou retornam do mar para a Ilha dos Pescadores.

Assim como a grande maioria dos moradores, nós não temos o hábito de frequentar o local, entretanto, em uma ou outra rara ocasião, ao passar pela orla da Praia do Cruzeiro ou atravessar a ponte que liga o centro ao Perequê-Açú, vemos algumas pessoas por ali.

Nas poucas vezes que vamos até lá, geralmente de bicicleta, vez por outra encontramos adolescentes e jovens. Em poucas ocasiões vemos jovens casais aproveitando os momentos de paixão. Além disso, também com pouca frequência, são vistos pescadores de vara e anzol pelo local.

Para quem gosta de pescar, além da praia em si, existem trilhas escondidasao longo de todo o trajeto. Através delas é possível alcançar a costeira.

Por fim, além do público já mencionado, acreditamos ser um local muito procurado por quem gosta de pedalar e conhecer a cidade. Algo inegável é que o local oferece uma bela vista e, desse modo, um excelente ponto para fazer bons registros fotográficos.

Infraestrutura Comercial

Quais comércios e serviços estarão disponíveis?

Orla

Não existe infraestrutura comercial ou turística na orla da praia, nem mesmo ao longo do trajeto. Você encontrará apenas duas casas noturnas e um condomínio durante o caminho.

Bairro do Centro

Por ser uma praia localizada na região central do município, você não terá dificuldades em encontrar os principais comércios, tais como restaurantes, supermercados, lojas de artigos de praia, assim como, muito próximo, estão o mercado de peixes, as principais peixarias da região e lojas que comercializam artigos de pesca.

No Bairro do Perequê-Açú

O bairro é um dos mais estruturados do município. Você terá ao seu dispor adegas bem próximas Rua Cuaquira (de acesso a a Praia do Matarazzo), logo na Rua Félix Guisard (a via de acesso a partir do bairro do Perequê-Açú).

Poderá também ir caminhando ou pedalando até a orla da Praia do Perequê, com quiosques, restaurantes, pousadas entre muitos outros estabelecimentos comerciais.

Atrativos Próximos

O que há para se fazer no local ou nas proximidades?

  • A partir da praia do Matarazzo é possível avistar o Farol do Cruzeiro. Ele recebe muitos turistas e moradores e é um bom local para fotos e para pescar (não sabemos se é permitida a pesca ali, mas é comum ver pessoas praticando a pesca).
  • Feirinha Hippie: Tradicional atrativo turístico do município. São poucos os artesãos que comercializam seus produtos no local, sendo que grande parte dos itens comercializados são xing ling (bugigangas da China). Mas vale uma visita.
  • Casa do Artesão de Ubatuba: Produtos para quem valoriza as expressões artísticas e o artesanato local. A Casa do Artesão de Ubatuba é uma associação (entidade do terceiro setor), ou seja, sem vínculos com a prefeitura. O controle das peças artesanais é rigoroso e você encontrará artesanatos autênticos com valores justos.
  • Sobradão do Porto: Além de um Monumento Histórico, também é onde a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realiza seus eventos. Na frente, a partir do final da tarde e início da noite, você poderá conferir a exposição de obras de arte de alguns dos principais artistas plásticos do município.Durante o verão, alguns dos eventos são realizados na Praça de Eventos, na própria Av. Iperoig. Já na baixa temporada, a maioria das atividades de lazer e entretenimento artísticas e culturais são realizadas na praça, diante no Sobradão do Porto ou na parte interna do mesmo.
  • Mercado Municipal de Peixes: Onde você poderá comprar pescados sempre frescos. Caso goste de pesca, nos arredores você encontrará estabelecimentos comerciais do gênero, além de tradicionais peixarias.

Pontos para visitas rápidas

  • No início do trajeto você poderá desejar fazer uma rápida para para contemplar a vista a partir do Monumento de São Pedro que, vale ressaltar, é o Padroeiro dos Pescadores e da cidade.O monumento está localizado em um pico, de onde é possível ver a baía das praias do Cruzeiro (Iperoig) e do Itaguá, além do Sobradão do Porto e um pequeno trecho da Ilha dos Pescadores. Um bom local para fazer registros fotográficos.
  • Marco da Paz: Um monumento para reforçar a importância da paz (?). Fica próximo a Feirinha Hippie, no final da Av. Iperoig sentido bairro do Perequê-Açú.
  • Chafariz: Mais uma obra que parece ter sido abandonada. Fica localizado logo na chegada a Av. Iperoig a partir da Rua Professor Thomaz Galhardo.
  • Igreja Matriz: Muito procurada, não apenas para quem está em busca de religiosidade, mas também por sua agradável praça. Nos arredores você encontrará carrinhos de pipoca, churros, sorveterias e outras guloseimas. Existem bancos em toda a praça e é um ótimo local para descansar, especialmente aos finais de tarde e início da noite.

Indo além

  • Atrativos no bairro do Itaguá: Pista de Skate (centro), Praça do Trópico do Capricórnio (centro), Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Praça da Baleia, Passeios de Escuna e outros tantos.
Outras Informações

Informações que podem ser úteis

  • É fácil chegar na praia caminhando ou pedalando.
  • Apenas por precaução, e somente por isso, sugerimos que mulheres e adolescentes visitem o local com companhia ou em grupo. É uma rua bem deserta e sem visibilidade. Mas sem alarde, não temos notícias de ocorrências policiais. Somente precaução.
  • Caso queira passar um tempo na praia, sugerimos que leve alimentos e líquidos. Não existem comércios no local ou durante o caminho.
  • A Cetesb nunca emitiu alerta de que a praia é imprópria para banho. Entretanto não é comum ver banhistas no local e, particularmente, nunca entramos ali.
    É rota de embarcações que parte ou retornam da pesca, a caminho da Ilha dos Pescadores, e um ponto de encontro entre o Rio Grande e o mar.
    Devido a proximidade com o Mercado Municipal de Peixes e a concentração de peixarias nas proximidades, com frequência são lançados restos de peixes no rio para alimentar garças, mergulhões e urubus.
Distâncias de Outros Locais por Terra

Distâncias terrestres aproximadas de outros locais e localidades

Região Sul

  • Praia Grande: 6 km
  • Praia da Enseada: 9,5 km
  • Praia do Lázaro: 15 km
  • Praia Dura: 19 km
  • Praia de Maranduba: 27 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 10 km
  • Praia de Itamambuca: 16 km
  • Praia do Félix: 15 km
  • Praia do Ubatumirim: 33,5 km
  • Praia da Fazenda: 39,5 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 74 km
  • Angra dos Reis (RJ): 167 km
  • Caraguatatuba: 47,5 km
  • São Sebastião: 70,5 km
  • Santos: 231 km

Capitais Mais Próximas

  • São Paulo: 226 km
  • Rio de Janeiro: 320 km
  • Belo Horizonte: 625 km
  • Curitiba: 634 km

Distâncias das Capitais Brasileiras

Na página como chegar em Ubatuba você encontra distâncias e rotas para todas as capitais brasileiras.

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Para a medição entre outros locais do município e cidades vizinhas, a Rodovia Rio-Santos (BR 101) foi utilizada como referência de via principal.

Importante: Em alguns casos, você pode ter a impressão de que a distância está incorreta. Essa variação ocorre pelo fato de que tomamos como referência a orla da praia ao invés da entrada principal ou via de acesso. O trajeto varia de uma praia para outra, pois nem todas estão precisamente na mesma distância da rodovia.

Distâncias de Outros Locais pelo Mar

Distâncias marítimas aproximadas de outros locais e localidades

Região Sul

  • Praia Grande: 11,5 km
  • Praia da Enseada: 20 km
  • Praia do Lázaro: 24 km
  • Praia Dura: 27 km
  • Praia de Maranduba: 32 km

Região Norte

  • Praia Vermelha do Norte: 4,5 km
  • Praia de Itamambuca: 8 km
  • Praia do Félix: 12 km
  • Praia do Ubatumirim: 21 km
  • Praia da Fazenda: 24 km

Cidades Vizinhas

  • Paraty (RJ): 95 km
  • Angra dos Reis (RJ): 100 km
  • Caraguatatuba: 54 km
  • Ilhabela: 50 km

Informações acerca da medição de distâncias

Todas as distâncias foram estimadas utilizando a ferramenta medir distância do Google Maps. São distâncias aproximadas, porém procuramos obter a informação mais próxima da realidade.

Mapa da Praia do Matarazzo

Ver rota abaixo, a partir do Trevo Municipal, no Google Maps
Você encontra links para rotas com origem em outros bairros na seção Como Chegar, mais abaixo.

Mapa da Praia do Matarazzo em Ubatuba: Rota a partir do Trevo Municipal de Ubatuba
Rota para a Prainha do Matarazzo a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

Como Chegar na Praia do Matarazzo

A praia é acessível por vias secundárias asfaltadas, com pequeno trecho de terra nas proximidades da praia. Está localizada na região central e é facilmente acessada pela Praia do Cruzeiro ou do Perequê-Açú. O acesso do centro está na altura do KM 49 da Rodovia Rio-Santos, no trecho da BR-101.

Carro e Moto

Carro ou Moto

Rota 1: Pela Região Central, a partir do Trevo Municipal de Ubatuba

  1. Siga pela R. Prof. Thomaz Galhardo até a orla da Praia do Cruzeiro/Iperoig.
  2. Vire para a esquerda na Av. Iperoig.
  3. Atravesse a ponte Félix Guisard, que conecta o Centro ao bairro do Perequê-Açú.
  4. Vire para a direita logo após o fim da ponte.
  5. Sua por toda a extensão da Rua Cuaquira até chegar na praia.

Rota 2: Pelo Bairro do Perequê-Açú

  1. Siga pela Rua Padre Manoel da Nóbrega até o Posto Ipiranga (Posto do Jija).
  2. Vire para a direita na Av. São Paulo e siga até o final.
  3. Vire para a esquerda na Av. Minas Gerais.
  4. Vire para a direita na Rua Félix Guisard e siga até a ponte.
  5. Antes da Ponte Félix Guisard, vire para a esquerda em uma rua que sobe. Esta é a Rua Cuaquira.
  6. Sua por toda a extensão da Rua Cuaquira até chegar na praia.

Rota 3: Pelo Bairro do Itaguá, a partir do Trevo de acesso a Praia Grande

  1. Ao vir da Praia Grande, vire para a sua direita no Primeiro Trevo.
  2. Siga reto por toda a extensão da Rua Capitão Felipe até chegar na orla da Praia do Itaguá.
  3. Tome a sua esquerda na rotatória. Você entrará na Av. Leovigildo Dias Vieira.
  4. Siga reto e permaneça reto quando chegar na Rua Guarani. Mantenha-se reto, passe o Aeroporto, diante da Praça do Trópico do Capricórnio e continue. Você entrará na Av. Iperoig.
  5. Ao final da Av. Iperoig haverá uma ponte. Atravesse-a e tenha atenção. A rua de acesso a Praia do Matarazzo fica logo após a Ponte Félix Guisard.
  6. Logo após atravessar a ponte, vire para a sua direita. Essa é a Rua Cuaquira
  7. Sua por toda a extensão da Rua Cuaquira até chegar na praia.

Veja a distância da Vermelha do Norte e outros locais próximos:

  • Praia do Perequê-Açú: 1,5 km
  • Praia do Cruzeiro: 650 km
  • Praia do Itaguá: 3 km
  • Praia Grande: 6,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Bicicleta

De Bicicleta

O acesso até a praia do Matarazzo de bicicleta é muito fácil, com pequenos trechos de subida. Os pontos de partida mais próximos são a partir das praias Grande, Itaguá, Cruzeiro (ou Iperoig) e Perequê-Açú. Todo o trecho, até a entrada de acesso (Rua Cuaquira) é plano a partir de qualquer um desses pontos de partida. Assim como todos, exceto a praia Grande, possuem ciclovia até o início do percurso.

Você poderá fazer ambas as trilhas de bicicleta (mas não necessariamente o tempo todo pedalando). Veja a distância da Vermelha do Norte e outros locais próximos:

  • Praia do Perequê-Açú: 1,5 km
  • Praia do Cruzeiro: 650 km
  • Praia do Itaguá: 3 km
  • Praia Grande: 6,5 km

Confira também outras distâncias de praias da região norte, sul e central em Informações Detalhadas, um pouco acima.


Caminhando

A partir da região central e do bairro do Perequê-Açú o caminho é extremamente rápido e totalmente plano. Até a rua de acesso.


Veja mais opções para chegar nesta praia na aba Rotas.

Ônibus

Ônibus Urbano

Não existem linhas diretas a partir do Terminal Rodoviário Urbano (VerdeBus).

Existem pontos de ônibus (paradas) próximos da praia.

  1. Você deve desembarcar no ponto de ônibus antes da Ponte Félix Guisard.
  2. Siga no sentido Perequê-Açú, atravesse a ponte.
  3. Vire para a direita e, depois, continue caminhando por toda a extensão da Rua Cuaquira.

O trajeto entre o desembarque e a praia tem cerca de 700 metros. É um caminho prazeroso, arborizado e fresco, porém com trechos íngremes. Você passará pelo Monumento de São Pedro logo no início do percurso. É um ponto bom para fazer fotos e registrar o momento.

Clique aqui e obtenha mais informações sobre o Terminal de Ônibus Urbano na aba VerdeBus – Urbano.

Embarcação ou SUP

Embarcações – Geolocalização

23°25’52.2″S 45°03’56.0″W


Standup – SUP

É possível chegar até a Praia do Matarazzo (Prainha) a partir de inúmeras outras, tais como: Prainha do Cais, Praia do Itaguá, Cruzeiro (Iperoig), Perequê-Açú, Barra Seca ou Vermelha do Norte.


Distâncias Marítimas

  • Prainha do Cais : 3 KM
  • Praia do Itaguá: 2,5 KM
  • Praia do Cruzeiro (Iperoig): 650 metros
  • Praia do Perequê-Açú: 1,8 KM
  • Praia da Barra Seca: 2,5 KM
  • Praia Vermelha do Norte: 3,7 KM

Veja outras em Distâncias de Outros Locais pelo Mar na seção Informações Detalhadas da Praia, logo acima.

Rotas

Rotas a partir de outras praias e bairros

As rotas abaixo foram traçadas utilizando a ferramenta de rotas do Google Maps. Ao clicar em um dos links abaixo será aberta uma nova janela/aba.


Região Sul


Região Norte

L

Referências e Conteúdos

Navegue, explore e descubra tudo aquilo que esse paraíso ecológico que é Ubatuba pode lhe proporcionar

Por Redação Ubatuba Guide: Seu guia do paraíso

O Ubatuba Guide é um guia digital totalmente orientado aos usuários. Nosso foco é fornecer informações valiosas e úteis aos turistas, ao mesmo tempo, fornecemos conteúdos para auxiliar empreendedores locais a expandirem seus negócios e melhorarem a comunicação com seus respectivos clientes através da internet.

Somos uma ponte estratégica entre aqueles que buscam informações sobre o município e prestadores de serviços turísticos.

Essa página foi redigida, editada e revisada por membros de nossa equipe. Contudo somos humanos e erramos com frequência! Apesar de nos considerarmos detalhistas, talvez você encontre um ou muitos erros. Por gentileza nos comunique para que possamos corrigir.

Essa página foi publicada em 16/12/2016 e atualizada em: 24/08/2017

v

Você em contato com o Ubatuba Guide

Não encontrou aquilo que procurava?
Imprensa, parcerias ou negócios?

Escreva! Você receberá uma resposta o mais rápido possível dentro de 72h

Whatsapp e Telegram
(1) Envie o número na mensagem (2) Incluir no Whatsapp ou Telegram?
(3) Atendimento Comercial (imprensa, parcerias ou negócios) ou Usuário(a) (leia antes).

Pin It on Pinterest

Share This