» Trilhas em Ubatuba » Trilha da Praia de Fora

Trilha da Praia de Fora em Ubatuba: Guia de referência sobre como fazer

Na região sul, um atrativo muito procurado pelos amantes do ecoturismo em Ubatuba é a Trilha da Praia de Fora, que te conduz até uma das praias mais selvagens, rústicas e preservadas da cidade.

A trilha inicia no extremo esquerdo da Praia da Enseada de Ubatuba e, ao longo do caminho, oferece belíssimas vistas. Logo após a Prainha da Enseada, que é ótima para prática de mergulho livre em Ubatuba, há uma clareira na subida de onde pode-se avistar diversas praias.

A Trilha da Praia de Fora é uma secundária da Trilha da Ponta da Espia, que segue adiante e conduz até outras três praias: Tapiá/Xandra, Itapecerica e Godói.

A partir de todas elas é possível admirar a Ilha Anchieta na linha do horizonte. O nome Ponta da Espia foi-lhe dado pois, quando o Presídio da Ilha Anchieta estava ativo, guardas ficavam na “espia” por ali, caso algum detento escapasse. Esse é o local no continente mais próximo da ilha.

A Praia de Fora não oferece nenhuma estrutura. Um lugar para se desconectar da civilização e aproveitar a natureza. Também é um lugar muito procurado para a prática do Surf em Ubatuba.

SIGA-NOS
     

Mapa de localização ilustrativo da Trilha da Praia de Fora em Ubatuba

Mapa de localização e acesso da Trilha da Praia de Fora em Ubatuba com referências da região, inclusive a Praia da Enseada, onde a trilha inicia, e a Ilha Anchieta, muito próxima da Praia de Fora

Qual a melhor época para fazer a Trilha da Praia de Fora?

Em todas as páginas sobre as trilhas em Ubatuba esclarecemos essa questão para orientar quem deseja saber deseja saber qual a melhor época para fazer a Trilha da Praia de Fora e outras pela cidade.

Ainda que seja conhecida como Ubachuva, hoje as oscilações climáticas podem tornar o planejamento complicado. Ainda assim, a Temporada de Trilhas em Ubatuba inicia em maio e segue até agosto.

Esse é o período em que menos chove e, com isso, é mais seguro percorrer as trilhas de Ubatuba. Elas ficam mais secas, o risco de erosões e queda de árvores é menor, além do terreno ser menos escorregadio.

A Trilha da Praia de Fora é relativamente fácil até certo ponto. Ela é uma trilha secundária da Ponta da Espia, como já dissemos, e no trecho de descida para a Praia de Fora há erosões mesmo nos períodos secos. É preciso ter atenção para evitar lesões.

Se desejar seguir adiante na trilha, você poderá visitar a Praia do Tapiá, a Praia de Itapecerica e a Praia do Godói. O trajeto entre a Praia da Enseada e a do Godói leva entre 40 minutos e 1 hora.

Devo contratar uma agência ou guia de turismo para fazer a Trilha da Praia de Fora?

É possível fazer de modo autônomo e, assim como outras trilhas de Ubatuba, existem vantagens em contratar guias e agências para fazer a Trilha da Praia de Fora.

É grande o número de pessoas que fazem a Trilha da Praia de Fora por conta própria. De fato não é um dos trekkings e trilhas mais desafiadoras da cidade, entretanto tem trechos de mata fechada e há risco de acidentes, assim como picadas de cobras nem sempre são apenas casos a parte.

Além disso, há muitas vantagens em contratar profissionais especializados. Eles estão preparados para prestar os primeiros socorros diante de emergências, bem como oferecer informações sobre a flora, a fauna, dados e informações históricas e sobre a cultura local.

Sempre recomendamos a contratação de agências de ecoturismo em Ubatuba para desfrutar ao máximo e com segurança os diversos passeios pela natureza que a cidade tem para oferecer.

O que levar

Algumas sugestões do que levar na Trilha da Praia de Fora.

  • Repelente
  • Filtro Solar
  • Calçado confortável ou bota de caminhada
  • Calça ou bermuda para trilha
  • Roupa de banho
  • Toalha
  • Muda de roupa seca
  • Cantil de água
  • Boné/chápeu
  • Lanterna com pilhas extras
  • Mochila de ataque
  • Máquina fotográfica
  • Alimentos leves: frutas, cereais etc
  • Caso você já saiba surfar, leve sua prancha

Como fazer a Trilha da Praia de Fora

Com todas as informações sobre a melhor época, se é possível fazer por conta própria ou se é preciso contratar um guia, saiba como fazer a Trilha da Praia de Fora.

Antigamente era possível fazer a Trilha da Praia de Fora a partir da Praia das Toninhas e da Praia da Enseada. Aliás, essa era a via de conexão entre a região sul e central.

Hoje essa trilha só pode ser feita a partir da Enseada, iniciando no extremo esquerdo. Após passar por algumas propriedades chega-se na Prainha da Enseada, onde habitam pescadores. A partir daí há um trecho de subida íngreme e, logo no início, há uma clareira.

A partir dessa clareira é possível avistar diversas praias. Além da Enseada, pode-se ver o Condomínio da Praia da Santa Rita, o Saco da Ribeira, além de algumas praias acessíveis pela Trilha das Sete Fontes.

Avista-se quatro delas: Praia da Ribeira, Dionísia, a Praia do Flamengo e a do Flamenguinho. É um ótimo lugar para fazer registros fotográficos.

Depois dos clientes ou da apreciação dessas paradisíacas praias, a trilha prossegue e, logo após atingir o cume, na primeira bifurcação, no início de um trecho plano, a Trilha da Praia de Fora é acessível pelo lado direito. Seguindo adiante chega-se nas praias do Tapiá, Itapecerica e Godói.

Conheça a Praia de Fora

Um secret point do surf em Ubatuba, a Praia de Fora também é muito procurada pessoas que gostam de trilhas e, principalmente, pelos amantes de atrativos naturais e do Ecoturismo em Ubatuba

Ilha Anchieta ao fundo no horizonte com rochas e grandes sombras de árvores no primeiro plano no final da Trilha da Praia de Fora, cujo acesso é secundário a partir de um trecho da Trilha da Ponta da Espia

Essa é a vista no fim da Trilha da Praia de Fora, cujo acesso secundário é feito pela Trilha da Ponta da Espia. Ao fundo, na linha do horizonte, está a Ilha Anchieta

Na Trilha da Ponta da Espia, sem dúvida a Praia de Fora é a mais procurada. Tanto que algumas pessoas se referem ao percurso como Trilha da Praia de fora, ainda que, de certo modo, equivocado.

Algumas dezenas de metros após a subida da Prainha da Enseada há uma bifurcação. Seguindo para a esquerda continua até as praias seguintes e, seguindo pela direita, chega-se na de Fora.

Ela é uma praia totalmente rústica e preservada em Ubatuba e, quando o vento sopra favoravelmente, entram boas ondas que a colocam temporariamente na lista das praias boas para surfar em Ubatuba.

Dela tem-se uma vista privilegiada da Ilha Anchieta

A Praia de Fora está localizada em um dos pontos mais próximos da ilha no continente e, se você possuir um equipamento com zoom, conseguirá avistar o píer e o acesso do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta de suas areias e costeiras.

Devido ao seu isolamento e a facilidade de acessar suas costeiras, para quem tem prática e experiência, o local pode oferecer uma ótima experiência de mergulho em Ubatuba

Para quem gosta de desbravar e explorar as praias desertas de Ubatuba, é um local indispensável para se conhecer. Fácil acesso e uma beleza peculiar.

Saiba mais sobre a Praia de Fora

Fotos da Praia de Fora em Ubatuba
Praia de Fora no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

Conheça a Prainha da Enseada

A caminhada entre a Enseada e a Prainha nem pode ser considerada uma trilha, já para ir de uma até a outra é preciso caminhar algumas poucas dezenas de metros, passando diante de alguns imóveis.

Águas cristalinas com muitas rochas na orla e na água, ao fundo fica o Saco da Ribeira e, no extremo esquerdo da Prainha da Enseada a Trilha da Ponta da Espia segue

Diante desse visual deslumbrante, a Prainha da Enseada é o primeiro ponto de passagem da Trilha da Ponta da Espia ou Trilha da Praia da Enseada

Para quem deseja escapar do agito e badalação da Enseada, Prainha da Enseada é um pequeno refúgio.

Mesmo sem infraestrutura comercial, o fácil acesso e o visual impressionam. Dela é possível avistar as embarcações ancoradas no Saco da Ribeira e na Praia da Ribeira, além do Flamengo. Todas, com exceção do Saco da Ribeira, têm acesso pela Trilha das 7 Fontes

Assim como sua vizinha, a Prainha da Enseada tem águas muito calmas durante todo o ano. Cristalinas e rasas, é possível caminhar por sua orla e ver os pés no fundo.

Entretanto, pela baixa profundidade, não figura na lista das praias boas para mergulho em Ubatuba. Mas se você tem pouca prática, o snorkeling é uma opção, especialmente para as crianças.

É muito comum ver pessoas chegando na Prainha da Enseada remando de stand up paddle e caiaque, vindas da Enseada.

Ela até poderia figurar na lista das melhores prais de Ubatuba para banho de mar, mas devido a escassez de infraestrutura e ao seu pequeno tamanho, com exceção do verão, é pouco visitada.

Ainda assim, tanto moradores com turistas que já tiveram a oportunidade de conhecê-la, a consideram uma boa opção de praia em Ubatuba para visitar com a família. Mas atenção, é importante proteger as crianças com repelente, pois há borrachudos.

Em outras épocas ela é um ponto de passagem para quem está fazendo a Trilha da Praia de Fora ou que irá percorrer a Trilha da Ponta da Espia até a Praia do Godói.

Saiba mais sobre a Prainha da Enseada

Fotos da Prainha da Enseada em Ubatuba
Prainha da Enseada no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

Conheça a Praia da Enseada em Ubatuba

É no extremo esquerdo da Praia da Enseada de Ubatuba que a Trilha da Ponta da Espia inicia. Mas há muitos atrativos interessantes na Enseada.

Registro do mirante com muitos turistas na orla e banhistas na água, assim como embarcações, a Praia da Enseada em Ubatuba fica próxima ao centro, tem muitos quiosques e é nela que inicia a Trilha da Ponta da Espia

Em diversos índices de referência, a Praia da Enseada de Ubatuba é ótima para banho, para levar crianças e bebês, frequentada por famílias, próxima do centro, do Saco da Ribeira e da Praia da Santa Rita e com ótimos quiosques, também oferece a opção de fazer a Trilha da Ponta da Espia para as pessoas mais aventureiraas

Com muitas pousadas e comércios, a Praia da Enseada é um ótimo lugar se hospedar em Ubatuba. Rasa, com águas calmas e tranquilas ao longo de todo o ano, figura no índice das praias de Ubatuba mais procuradas por famílias, assim como é ótima para banho

Além disso, o mar calmo é convidativo até mesmo para quem deseja aprender a se equilibrar sobre uma prancha de stand up paddle.

A ampla extensão e faixa de areia compacta atraí àqueles que gostam de caminhar pela orla ou praticar esportes na areia. Nos extremos é comum ver pessoas jogando uma pelada.

Com características tão abrangentes e acolhedoras, não é para menos que a Enseada é uma das praias mais badaladas e movimentadas de Ubatuba.

Se no extremo esquerdo há essa agradável trilha na Praia da Enseada, pelo extremo direito, utilizando as ruas do bairro, é possível ir caminhando até a Praia da Santa Rita ou até o Perequê-Mirim que, infelizmente, figura constantemente na lista das praias impróprias em Ubatuba

Vizinha da Praia das Toninhas e da Praia Grande, Enseada fica próxima do centro de Ubatuba, onde estão alguns dos principais atrativos e opções do que fazer em Ubatuba

Como se não bastasse a ótima infraestrutura hoteleira e diversidade de quiosques pé na areia, é possível contratar passeios de escuna na Praia da Enseada. A Anchieta é a mais próxima, mas há passeios para outras praias e Ilhas de Ubatuba

Saiba mais sobre a Praia da Enseada

Fotos da Praia da Enseada em Ubatuba
Praia da Enseada (Ubatuba) no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação

Conheça a Praia do Tapiá ou Xandra

Primeira das três últimas acessíveis pela Trilha da Ponta da Espia, a Praia do Tapiá, que também é conhecida por alguns como Praia da Xandra, tem um acesso íngreme e escorregadio.

Descida para a Praia do Tapiá que, apesar de não ser possível perceber nessa foto, é íngreme e extremamente escorregadia devido as folhagens caídas no chão

Talvez não seja possível sentir e perceber como é escorregia a descida e subida do trecho de acesso da Praia do Tapiá apenas olhando olhando essa imagem

Quem ama explorar deseja conhecer tudo e, no caso da Praia do Tapia, o desafio pode ir um pouco além daquilo que estão acostumadas as pessoas que fazem trekking em Ubatuba

A descida para as areias do Tapiá é bem íngreme e muito escorregadia. Não importa se o tempo está seco ou úmido, se choveu ou não nos últimos dias. Na dúvida, talvez essa seja a única para se evitar visitar no trajeto.

Se para descer diz o ditado que todo santo ajuda, o problema está no retorno. Em alguns trechos é preciso se agarrar nas raízes pelo chão e, ainda assim, é um pouco difícil voltar para a trilha.

É uma praia de tombo que, com mar mais agitado, recepciona seus visitantes com ondas já na entrada do mar. Sugerimos firmemente que evite o banho de mar se não estiver na companhia de alguém que conheça o local.

Tapiá é pequenina e bem sombreada. É possível passar um tempo por ali curtindo a natureza e, se desejar explorar, consegue-se avançar um pouco na costeira pelo extremo direito. Dali também avista-se a Ilha Anchieta.

Esporadicamente há uma ou duas canoas de pescadores que, por saber que o acesso é difícil, as deixam em segurança no local.

Saiba mais sobre a Praia do Tapiá

Fotos da Praia do Tapiá em Ubatuba
Praia da Xandra no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação nas proximidades

Conheça a Praia de Itapecerica

Se o Tapiá tem o acesso mais tinhoso da Trilha da Ponta da Espia, o da Praia de Itapecerica é, talvez, o mais fácil de se passar sem notar.

Seguramente uma das menores praias de Ubatuba, essa foto revela toda a extensão da Praia de Itapecerica, que possui menos de 10 metros

Se não de toda Ubatuba, a Praia de Itapecerica é, no mínimo, a menor praia acessível pela Trilha da Ponta da Espia e, nesse registro, é possível observar toda a extensão de sua em um dia com maré um pouco mais alta

Se você desceu ou não no Tapiá, ao retornar para a trilha, apenas alguns metros adiante fica o acesso da Praia de Itapecerica, bem ao lado de uma grande rocha.

Algo interessante sobre a Trilha da Ponta da Espia é que cada praia reserva características muito peculiares. No caso da Praia de Itapecerica, é o seu tamanho. Com maré muito alta sua faixa de areia desaparece completamente.

Além disso ela é totalmente cercada e protegida. As formações rochosas nos dois lados impedem a visão das praias vizinhas, distante pouquíssimos metros umas das outras; atrás a vegetação impede a a visão da trilha.

Já o acesso é bem fácil e rápido. Chegar até estreitíssima orla da Praia de Itapecerica leva entre um e dois minutos, no máximo.

Por ser uma praia deserta de Ubatuba e totalmente rústica, tenha atenção com animais peçonhentos, especialmente aranhas. Elas costumam tecer teias pelo caminho.

Olhe também onde pisa, pois as formigas trabalham constantemente no local e, pisar em um formigueiro não será agradável.

Essa é uma praia para conhecer em Ubatuba bem rapidamente.

Saiba mais sobre a Praia de Itapecerica

Fotos da Praia de Itapecerica em Ubatuba
Praia da Xandra no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação na região

Praia do Godói, a última na Trilha da Ponta da Espia

Antes da construção da Rodovia Rio-Santos, a região sul e central de Ubatuba eram conectadas pela Trilha da Ponta da Espia. Atualmente, com a construção de diversos imóveis na Praia das Toninhas, só é possível fazê-la a partir da Enseada, encerrando na Praia do Godói.

Ilha Anchieta no plano de fundo, com rochas na orla e na água da Praia do Godói, a última acessível pela Trilha da Ponta da Espia

No final da Trilha da Ponta da Espia, a Praia do Godói seguramente é uma recompensa para quem encarou o trekking. É possível tomar banho de mar mas, talvez o mais interessante, seja apreciar o visual singular da Ilha Anchieta, em destaque no fundo da imagem.

Finalmente, após 40 minutos de caminhada sem paradas, chega-se na Praia do Godói. Esse é um tempo estimado e, muito provavelmente você fará pausas para fotos, visitará outras praias e, consequentemente, esse tempo será ampliado.

Para quem tem prática e já conhece o percurso, se percorrer o trajeto sem paradas e caminhando bem rapidamente, quase correndo, é possível chegar da Enseada até o Godói em 20 minutos.

Provavelmente esse não é o seu caso, que está em busca de aproveitar os visuais especulares que Ubatuba oferece e, claro, ampliar a lista das praias que conhece na cidade.

Como dissemos, cada praia da trilha tem características únicas e, ao chegar na Praia do Godói você notará que ela bem mais ampla que todas as outras. Talvez a Praia de Fora tenha uma extensão próxima.

A faixa de areia também é agradável, assim como a área sombreada e o estonteante visual. A partir de sua orla avista-se uma grande área da Ilha Anchieta, assim como a Ilha das Palmas, que não é turística e onde é proibido pescar e até mesmo mergulhar.

Assim como a de Fora, a Praia do Godói é um oásis para aqueles que estão em busca de se desligar da civilização e estabelecer uma profunda conexão com a natureza.

Saiba mais sobre a Praia do Godói

Fotos da Praia do Godói em Ubatuba
Praia do Godói no Go Ubatuba
Em breve: onde ficar, casas e pousadas para locação

Dúvidas, orientações e sugestões

Nessa página tentamos esclarecer diversos questionamentos e dúvidas comuns sobre a Trilha da Praia de Fora, porém sempre ficam dúvidas e estamos aqui para te auxiliar.

Sinta-se a vontade para nos enviar e-mails, entrar em contato através de nosso canal no YouTube, pelo Insta ou ainda pelo Facebook que teremos prazer em auxiliar.

Atrativos próximos

Abaixo estão algumas opções de passeios e atrativos próximos da Praia de Fora. Tanto na Enseada como no Saco da Ribeira há grande oferta de passeios de lancha e de escuna. Aqui vamos listar alguns roteiros no Go Ubatuba, Guia de Ubatuba com o qual nos alinhamos.

Referências Relacionadas

Escreva pra nós

Se você deseja informações de qualquer gênero, não somente sobre essa praia, escreva para nós.

Deseja informações sobre espaços publicitários, teremos prazer em esclarecer suas principais dúvidas e questionamentos. Podemos nos falar ao telefone ou agendar um bate papo presencial para apresentar produtos e serviços.

Agora, caso tenha a intenção é fazer parceria, solicitar imagens, conteúdos ou compartilhar uma ideia diferente que lhe ocorreu, sinta-se a vontade para soltar a voz. Somos entusiastas de boas ideias!

Por fim, desde já agradecemos por reportar erros de português, links quebrados ou erros no site. Suas contribuições nesse sentido auxiliarão milhares de outros visitantes e usuários.

2 + 7 =

Ubatuba Guide: Guia de Ubatuba online dedicado a você, turista, que deseja conhecer esse paraíso ecológico.

Textos, fotos e vídeos autorais disponíveis para uso jornalístico e acadêmico sob distintas licenças Creative Commons.

Página publicada em 16/12/2016 e atualizada em 01/07/2019 por Deyves Martins (Redação UG)