» Sobre » Ubatuba

Sobre Ubatuba SP

Por Deyves Martins. Atualizada em: 11/04/2017

Sobre Ubatuba SP: Também conhecida como Capital do Surf, Ubatuba está localizada no Litoral Norte de São Paulo, cerca de 250km da capital. Cidade belíssima, cercada pela mata atlântica, cujo povo é acolhedor e hospitaleiro e a população não ultrapassa 90 mil habitantes.

Além de ilhas, trilhas, cachoeiras, pontos de mergulho e outros atrativos turísticos, a costa possui mais de cem praias. São incríveis e com visuais de tirar o fôlego! Você não encontrará dificuldades em criar um roteiro inesquecível para sua viagem.

Praias badaladas, para surf, mergulho, famílias e crianças, com e sem quiosques, acessíveis por trilha, desertas, entre outras. Certamente a beleza natural de Ubatuba é aquilo que atrai turistas brasileiros e estrangeiros ao longo de todo o ano.

Ubatuba oferece ampla infraestrutura hoteleira e de alimentação, inúmeros recursos e atrativos turísticos, manifestações culturais, comunidades tradicionais, arte e artesanato.

Hoteleira

O setor hoteleiro oferece opções para todos os bolsos e gostos. Também é muito fácil encontrar casas de veraneio disponíveis para locação. Talvez seja mais difícil decidir onde se hospedar estando próximo daquilo que se deseja visitar que encontrar uma hospedagem!

Alimentação

O setor de alimentação também possui ampla faixa de preços e alguns dos melhores restaurantes estão concentrados na região central. Você encontrará facilmente restaurantes tradicionais que oferecem comida típica e muitos frutos do mar com ótimos preços.

Grande parte das mais de cem praias possui serviços de quiosques, onde é possível se deliciar com porções à beira mar. No final da tarde, uma boa pedida são as inúmeras casas de açaí e sorveterias. Já durante a noite, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, carrinhos de lanche e muito mais complementam a infraestrutura de alimentação do município.

Comércios

Grande parte dos principais comércios está concentrado na região central. Supermercados, bancos, casas de carne, peixarias, artigos para o lar, entre muitos outros, tudo em alguns poucos bairros. A região sul é melhor estruturada comercialmente que a região norte. Quanto mais afastado do centro, tendenciosamente, menor é o número de comércios disponíveis.

A grande concentração de lojas encontra-se no Centro e no Bairro do Itaguá, especialmente nas proximidades da orla. Ao longo dos últimos anos, a Rua Guarani, no Itaguá, tornou-se o grande pólo comercial turístico do município. Na rua e arredores estão localizadas algumas das principais lojas de roupas, moda praia, sorveterias, restaurantes, sorveterias, bares, entre outros.

Serviços de Turismo

A cidade oferece algumas opções de turismo receptivo, principalmente passeios em embarcações para ilhas. No no bairro do Itaguá também é possível visitar a base do Tamar e o Aquário Municipal.

Fluxo Turístico

Algo a ser considerado acerca da infraestrutura do município está relacionada a temporada verão. Atenção! Na virada de ano de 2015 para 2016, segundo a prefeitura, mais de 1 milhão de turistas estavam no município. Número 12x maior que a população local.  Se deseja tranquilidade, talvez esse não seja o momento mais oportuno para nos visitar.

Como a maioria das cidades da costa brasileira, a concentração de turistas ocorre durante o verão. Em Ubatuba o grande pico se dá entre 26 de dezembro e por volta do dia 10 de janeiro. Esse contingente diminui após o dia 10, mas segue significativo até o carnaval, quando há outro boom. Entre o carnaval e a páscoa o fluxo vai diminuindo e a cidade retorna ao seu ritmo habitual.

Para quem busca badalação, o verão é o melhor período do ano para visitar a cidade. Já para quem está em busca de riquezas naturais e hospitalidade das comunidades, certamente desejará agendar sua viagem entre maio e setembro.

De setembro até dezembro o fluxo é crescente, pois é quando a temperatura começa a se elevar, além dos feriados prolongados e da aproximação do final do ano. Ainda assim é absolutamente menor que o verão.

Em qualquer período do ano, Ubatuba é agradável e encantadora. Um destino turístico inesquecível que desperta o desejo de retornar em todos aqueles que a visitam.

Pin It on Pinterest

Share This