» Sobre

Sobre Ubatuba Guide

Por Deyves Martins. Atualizada em: 22/04/2017

Sobre Ubatuba Guide

Sobre: O Ubatuba Guide é um produto da Amonati Marketing Turístico.

Cada página de nosso site origina-se de pesquisas aprofundadas e somente após essa etapa é que iniciamos a fase de criação do conteúdo.

Objetivamos criar o mais rico e completo conteúdo para quem busca informações turísticas sobre essa paradisíaca cidade do litoral norte paulista.

Ubatuba Guide - Completo por Natureza Click To Tweet

Tom da conversa

O conteúdo foi redigido e revisado pelo fundador e líder do Ubatuba Guide. Além do UG, lidera projetos ligados ao fomento do turismo no município e de auxílio aos empreendedores locais.

Através das palavras dele, você conhecerá sua relação pessoal com a cidade e origens do projeto. Tomará notas sobre o estudo de mercado, posicionamento, tecnologias e planejamento estratégico.

Embarque nessa jornada e descubra como o Ubatuba Guide tornará-se o mais completo guia turístico da cidade.

Considerações Iniciais

O que é

Ubatuba Guide é parte de um projeto maior da Amonati Marketing Turístico que visa oferecer canais digitais e físicos de informações turísticas sobre o município para turistas, habitantes e empreendedores locais.

Isoladamente é um canal segmentado que oferece sólidas informações turísticas, bem como um elo entre clientes potenciais e estabelecimentos comerciais.

O que não é

Um site periódico de notícias, tampouco base de artigos publicitários para promover partidos políticos ou empresas em detrimento de outras por uma simples soma de valores.

O Ubatuba Guide também não é um site com fins de monetização de anúncios. Assim como você, detestamos navegar em sites cheios de anúncios que, muitas vezes, não nos interessam. Em respeito aos nossos usuários, parceiros e clientes, veicularemos somente anúncios segmentados.

Origens: uma história pessoal

Taubaté, minha terra natal. Foto do Cristo Redentor, localizado no bairro Alto de São Pedro
Igreja Matriz de Taubaté

Considero ter sido criado em três cidades ao mesmo tempo. Taubaté, onde nasci. São Luis do Paraitinga, terra onde meu pai nasceu. Em Ubatuba, onde a família de minha mãe possuía imóveis desde antes de eu nascer. Por fim, onde meus pais também decidiram construir uma residência de veraneio.

O Ubatuba Guide existe desde meus 15 anos de idade, em meados de 1998. Lá, com a bolha da internet estourando no Brasil e eu ministrando treinamentos de tecnologia em uma importante instituição, decidi abrir mão de tudo para me aventurar a lançar um portal sobre a cidade.

Aquela aventura resultou em muito aprendizado, porém nenhum resultado financeiro. Sabia desenvolver sites, mas era jovem demais para conduzir um negócio, definir estratégias, planejar estrategicamente e tudo mais que envolve a gestão de um empreendimento com valor de mercado.

Em 2016, dezoito anos após aquela empreitada, tendo vivido em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras experiências, decidi que era chegada a hora de realizar esse sonho e tirar o projeto da gaveta.

Igreja Matriz de São Luis do Paraitinga antes da enchente enfeitada para a Festa do Divino
Prancha velha onde está escrito Preserve a Natureza

Novas perspectivas

Uma ideia na cabeça (desenho de lâmpada no centro de uma cabeça)

Vivo em Ubatuba com minha esposa desde 2011 e aqui, em 2015, com muito orgulho nasceu nosso filho, onde também é e continuará a ser criado.

Entre julho e agosto de 2016, no auge da crise econômica do país, além do comércio físico e através de e-commerce dos acessórios femininos advindos de nossa pequena confecção, decidimos diversificar os negócios e atuar, em paralelo, com atividades profissionais nas quais nos dedicamos para conquistar especializações.

Foi então que a possibilidade de realizar aquele sonho de adolescente ressurgiu. Nessa ocasião sem a pretensão de ser um portal, pois isso é absurdamente distante da realidade em que vivemos.

Já algum tempo, com clareza, percebo que colocar um projeto de tal porte no mesmo patamar que portais, tais como UOL ou Globo, seria o mesmo que comparar um barco a remo com um transatlântico. Ambos cumprem o mesmo propósito, porém com evidente distinção.

Prefiro encarar os projetos que tenho para a cidade como barcos a remo, navegando tranquilamente por todos os locais do município e conhecendo as histórias, aprendendo com elas e, assim, poder contar minhas próprias.

Nem por isso os projetos estão limitados. A internet permite que essas vivências e histórias possam ser contadas ao mundo sem a necessidade de navegar por outros mares para leva-las até os interessados.

Em essência o Ubatuba Guide tem como propósito ser o mais completo site de informações turísticas de Ubatuba.

BMC vs. Business Plan

Trabalhamos tanto com canvas como com business plan. Por ser mais flexível, o BMC é mais utilizado para curto prazo. Já o BP reflete os planos de médio prazo.

Como somos apenas um pequeno negócio, talvez startup seja o termo que melhor nos identifica no mercado, realizar planos de longo prazo mostra-se inviável.

Deixo claro que tal declaração é diferente de dizer que o negócio não possui uma sólida visão.

Temos como missão documentar os atrativos e pontos turísticos e torna-los facilmente acessíveis ao público através de meios eletrônicos e físicos, bem como ser um elo entre o turista e o trade turístico local.

A visão, já declarada, é conquistar e manter o reconhecimento de mercado como o mais completo guia turístico de Ubatuba.

Acredito sinceramente que um negócio reflete os valores de seus idealizadores e líderes. Para o Ubatuba Guide, tudo aquilo que mostra-se transparente, honesto, que contempla todas as partes homogeneamente, ou seja, que é justo, reflete e condiz com nossos valores.

Posicionamento Estratégico

Atualmente o volume de informações produzidas na internet é infinitamente maior em comparação ao volume que somos capazes de absorver. A alta disputa por um espaço na primeira página do Google faz com que empresas adotem práticas que as colocam no topo o mais rápido possível.

Uma dessas práticas é conhecida como Black SEO, onde empresas obtém um sem número de domínios relacionados a um determinado tema e interligam tais sites entre si para aumentar o valor de suas páginas, também conhecido como Page Rank.

É tentador seguir essa estratégia, entretanto nos mantemos a par da evolução tecnológica e optamos por alicerçar o Ubatuba Guide em valor para o usuário em primeiro plano e, posteriormente, otimizamos para os mecanismos de busca.

Mas não se engane ao pensar que desmerecemos o Google. Ao contrário, atuamos lado a lado junto a esta empresa. Particularmente sou um dos voluntários responsáveis por manter o mapa de Ubatuba, disponível através do Google Maps, organizado e repleto de informações.

Como Guia Local, dentro do programa global Local Guides, em apenas dois meses, entre janeiro e março de 2017, as 500 fotografias que inseri em diversos locais de Ubatuba obtiveram mais de 500 mil visualizações.

Sou reconhecido como criador de conteúdo pelo Google, além de ser certificado em Google Analytics e possuir todas as certificações do AdWords. Como esse papo todo é muito extenso, falarei mais sobre isso em meu perfil.

Retomando o assunto… Utilizamos a tecnologia de algumas das maiores empresas do mundo em segmentos diversos. Contarei um pouco mais sobre isso.

Tecnologias Utilizadas

Além de seguir as melhores práticas sugeridas pela W3.org para CSS e HTML e, também, utilizar as versões mais recentes de PHP, banco de dados, entre outros, estamos sempre de olho nas novidades. Nesse momento o Ubatuba Guide utiliza dados estruturados (schema.org) e AMP (ampproject.org).

Falar em sites responsivos como uma novidade, tornou-se obsoleto e, sites que não conseguem se adaptar aos diferentes dispositivos (desktops, smartphones, tablets, smarTVs, etc) tem uma grande oportunidade de se igualarem tecnologicamente aos mais atuais.

Preferimos dialogar sobre Mobile First ao invés de Responsividade, pois a ideia de criar sites pensando primeiro em dispositivos móveis tornou-se essencial diante dos números apresentados pelo Google. Atualmente mais de 50% das pesquisas são realizadas a partir de mobiles.

Além do Google, utilizamos tecnologia de empresas tais como: HubSpot, CloudFlare, WordFence, Sucuri, Yoast, Automattic, NuancedMedia, Imagely, para citar apenas algumas.

Nossos sites rodam sob WordPress, CMS com o qual trabalho pessoalmente desde 2008.

A regra da casa acerca de tecnologia é manter-se a par daquilo que é mais moderno e atual no cenário global. Você poderá saber mais acerca de meus esforços pessoais em meu perfil.

Lançamento Oficial e Planos para o Futuro

O site do Ubatuba Guide está disponível para o público desde dezembro de 2016, entretanto o lançamento oficial ocorrerá somente no último trimestre de 2017.

Ao longo de 2017 o site será alimentado com conteúdo sobre os diversos atrativos turísticos que a cidade de Ubatuba oferece.

Optamos por testar nossa capacidade de gerar tráfego orgânico, ou seja, trabalharemos com afinco seguindo as melhores práticas da atualidade quando se fala em Inbound marketing. Área na qual me considero especialista e que busco contínuo aperfeiçoamento.

Acerca dos planos para o futuro, como mencionei anteriormente, o Ubatuba Guide possui planejamento estratégico apenas para curto e médio prazo. A meta é consolidá-lo como principal referência de informações turísticas até 2020.

Ainda considerando médio prazo, temos um plano de geração de conteúdo em diversas mídias até 2022. Ao longo da jornada descobriremos novas possibilidades e, se o modelo adotado já valoriza as mudanças, certamente novos planos e estratégias surgirão.

Nossa única constante é a produção de conteúdo. Jamais ficaremos estáticos após ter uma página para cada atrativo turístico da cidade. Ubatuba Guide é e sempre terá novos conteúdos.

Parcerias

Diante da declaração acima, talvez você esteja se perguntando: como eles farão isso? Antes de mais nada, o cenário atual que envolve a produção de conteúdo já permite uma flexibilidade imensa. Infográficos, e-Books, vídeos, entre tantos outros formatos de mídia diferentes, asseguram a renovação de conteúdo constante.

Entretanto acreditamos no potencial de cada um e sabemos que nem todos dispõem de tempo para estudar e aprender sobre as melhores práticas de áreas que não as suas próprias. Talvez se aprofundar em suas áreas de especialização seja o fator que os torna profissionais diferentes.

Um dos pilares do Ubatuba Guide é a disponibilidade para construir relacionamentos duradouros onde todos ganham: parceiros, usuários e, claro, o UG.

Além do site alimentaremos um blog, onde serão abordados temas relacionados ao turismo, ao turista, moradores e todos aqueles que interessam aos turistas de sol e praia.

Alguns exemplos dos temas que pretendemos trabalhar junto aos parceiros são: alimentação, saúde, atividades físicas e esportes, decoração, entre alguns outros.

Se você representa uma entidade do terceiro setor ou é um profissional autônomo/liberal, gosta de escrever (ou deseja desenvolver essa habilidade), além de construir sua reputação online para atrair novas oportunidades de negócios, conte sua história para nós. Certamente poderemos alinhar nossos objetivos e construir um espaço onde todos possam colher frutos.

Outras Considerações

O Ubatuba Guide não é um projeto isolado. Ele é um produto da Amonati Marketing Turístico, assim como outros serão lançados, gradativamente, até 2022.

Por questões de estratégia mercadológica não nos aprofundaremos sobre eles por aqui, afinal de contas acreditamos que eles nos trarão muitas vantagens competitivas para atingir nossos objetivos.

Estou totalmente aberto para dialogar sobre, porém somente de modo pessoal. Caso o Ubatuba Guide esteja sendo suficiente para cativar seu interesse e queira aprofundar o assunto com o intuito de construir uma relação de negócios, por gentileza me procure para marcarmos uma reunião ou bate papo informal. Encontro-me disponível para ambos.

Por fim, uma breve apresentação pessoal

Meu nome é Deyves mas, em cada cidade ou círculo social, recebo um apelido carinhoso. Antes do profissional existe um ser humano que, em meu caso, é praticamente a mesma pessoa.

Busco ser um pai amigo, bondoso e generoso. É comum me ver passeando de bicicleta com meu filho pela cidade. Valorizo também a relação de companheirismo com minha esposa e, quando surgem oportunidades, gosto de auxiliar as pessoas.

Minha alma aportou nesse planeta sedenta por conhecimento. Aprender algo novo, descobrir novas formas de fazer algo habitual e sair da zona de conforto são meus principais impulsionadores.

Já há algum tempo dedico-me com afinco ao marketing. Mais especificamente ao inbound marketing ou, como também é conhecido, marketing de atração. Tudo aquilo que envolve marketing atrai e fascina: inbound, digital, turístico, etc.

O Ubatuba Guide é para mim como um filho, aliás, trato assim todos os projetos que idealizo ou executo. Nele irei praticar as melhores habilidades e aplicar o pouco conhecimento que adquiri na jornada da vida.

Caso tenha interesse em saber mais sobre virtudes e competências profissionais, por gentileza visite minha página pessoal aqui no site. Você também pode conectar-se diretamente comigo através do Google+ ou Linkedin. Será um prazer.

Gostaria de enviar uma mensagem ao invés de utilizar redes sociais?

Utilize o formulário abaixo. A mensagem será enviada para meu e-mail pessoal no Gmail e responderei com muito prazer.

10 + 13 =

Pin It on Pinterest

Share This